Termina nesta quinta-feira prazo de inscrição para voluntariado no HDM/Imip em Petrolina

(Foto: arquivo)

Os interessados em participar do projeto de voluntariado do Hospital Dom Malan (HDM/Imip) em Petrolina, tem até amanhã (20) para se candidatar. Os candidatos passarão por um treinamento no dia 26 de abril e devem começar a atuar na semana seguinte, mas ainda não há data definida.

Para participar é preciso comparecer à sala de voluntariado, na sede da instituição, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, em posse dos originais de CPF, RG e comprovante de residência. É necessário ter, no mínimo, 21 anos de idade e possuir disponibilidade para realizar atividades quatro horas por semana, pela manhã ou tarde, exceto aos sábados e domingos.

Outras informações através do telefone (87) 3202-7027.

Termina hoje o prazo de inscrição para seleção de profissionais do Imip em Petrolina

(Foto: arquivo)

Termina nesta terça-feira (28) o prazo de inscrição para os interessados em participar do processo seletivo Hospital Dom Malan (HDM) e da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE). A seleção é para cadastro reserva.

As vagas são para os níveis Superior, Médio e Técnico e Elementar. A seleção para o nível superior é para biomédico, enfermeiro, enfermeiro do trabalho, eng. segurança do trabalho, farmacêutico, fisioterapeuta (de preferência que tenha experiência em UTI), fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional.

Para médio e técnico as vagas são para almoxarife, assistente administrativo, auxiliar de farmácia, auxiliar de nutrição, auxiliar de recepção e portaria, auxiliar de saúde bucal, faturista, flebotomista, instrumentador cirúrgico, tec. em informática, tec. de seg. do trabalho, tec. de suporte em sistema júnior, tec. de radiologia e tec. de enfermagem.

As vagas para o nível elementar são para aux. de lavanderia e rouparia, aux. operacional, auxiliar de serviços gerais, copeiro, cozinheiro, costureiro, eletricista, encanador, jardineiro, magarefe, maqueiro, marceneiro, motorista, pedreiro, pintor e soldador.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem cadastrar o currículo no site do Imip. Quem já tiver cadastro, deve atualizar os dados. Após cadastrar o currículo, o candidato deve fazer login com o CPF e a senha no link para verificar o processo seletivo. A seleção será por análise curricular.

Hospital Dom Malan/IMIP abre seleção para médicos especialistas

(Foto: arquivo)

Começa nesta terça-feira (21) e segue até domingo (26), o período de inscrição para a seleção do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, as vagas são para médicos especialistas nas áreas de neonatologia, pediatria e ginecologia/obstetrícia.

Para participar, o interessado deve seguir o seguinte passo a passo: se cadastrar e/ou atualizar o currículo no site do IMIP, na guia de contato e, em seguida, acessar a guia trabalhe conosco, fazer o login com o CPF e a senha gerados no cadastro do currículo e entrar no link “clique aqui para verificar processo seletivo”.

Será feita inicialmente uma triagem curricular e, posteriormente, uma convocação para a segunda fase composta por uma entrevista. Portanto, é de suma importância que o candidato esteja com seus dados atualizados, inclusive com a carteira do conselho atualizada e válida, de preferência no conselho de Pernambuco.

Após morte de jovem gestante no Dom Malan, vereador Gilberto Melo pede respostas

O vereador pediu a intervenção do CREMEPE para dar uma satisfação à população petrolinense. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Gilberto Melo (PR), presidente da comissão de saúde na Câmara de Vereadores de Petrolina, fez um requerimento, durante a sessão ordinária, nesta terça-feira (14), pedindo respostas sobre o caso da jovem, de 17 anos, que faleceu durante o parto no Dom Malan.

“Quero fazer um requerimento pelo acontecido dessa semana no hospital Dom Malan, onde uma jovem faleceu por falta de um atendimento adequado. A gestante sofreu muito aguardando o parto e mais uma vez os médicos não fizeram o parto”.

O parlamentar afirmou que é necessário a intervenção do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) para que os petrolinenses tenham uma resposta concreta. Segundo Gilberto, várias mães têm reclamado do atendimento no hospital, que tenta obrigar as gestantes a realizarem o parto normal.

“Quero pedir aqui que o CREMEPE de Petrolina apure esse caso, para a gente poder dar uma satisfação para a sociedade petrolinense. Mais uma vez uma mãe de família perde a vida no hospital Dom Malan por falta de atendimento. Eu tenho conhecimento de que as mães vão para o hospital e sofrem dois, três dias para ter menino. Vamos ouvir o superintendente e pedir providências”.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Rodrigo Araújo se solidarizou com o fato e classificou como irresponsável a atuação de alguns profissionais da saúde na cidade. Para o vereador, os profissionais, quando atuam dessa forma, não cumprem o que juraram ao se formarem.

Denúncia: Jovem de 17 anos morre no Dom Malan após equipe médica se recusar a realizar cesária

(Foto: arquivo)

Segundo uma denúncia recebida pelo blog, uma jovem de 17 anos faleceu, na noite desta sexta-feira (10), no Hospital Dom Malan (HDM/IMIP) em Petrolina (PE) após a equipe médica se recusar a realizar um parto cesáreo.

A denunciante, amiga da jovem, afirmou que a gestante chegou pela manhã para realizar o parto e passou o dia todo com muita dor e com pressão alta.

Ainda de acordo com a amiga, quando os médicos decidiram fazer o procedimento, a jovem já estava sem vida. A equipe médica fez a cirurgia e encaminhou o bebê para UTI.

A jovem está sendo velada na casa da sua avó, na Cohab Massangano. O enterro está marcado para as 16h no cemitério Campo da Paz.

Por falta de dinheiro Hospital Imip Dom Malan suspende internamentos e atendimentos ambulatoriais

Uma notícia ruim para Petrolina e região foi divulgada no final da tarde de ontem (14), pela Fundação Martiniano Fernandes (IMIP Hospitalar), responsável pela administração do Hospital Dom Malan, por meio de contrato de gestão firmado com o Governo de Pernambuco.

“Por absoluta falta de recursos financeiros para o seu custeio, o Hospital Dom Malan, estará temporariamente suspendendo os internamentos de obstetrícia e pediatria, bem como os atendimentos ambulatoriais”, afirma a nota enviada a imprensa.

Ainda de acordo com a direção do hospital durante este período só serão atendidos casos de urgência.

Comentário nosso

Esse é o modelo de gestão que não prioriza os investimentos no Sertão do Estado. Muito pelo contrário, até mesmo na área da saúde recebemos esse tipo de tratamento por parte de um governo que prometeu em campanha melhorar o atendimento a nossa gente. É lamentável que o governador vire as costas para Petrolina desta forma, a cidade mais importante do Sertão Pernambucano, que recebe pessoas de toda região.

O Art 196 da Constituição Federal de 1988, estabelece que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Portanto, se é um direito nosso e dever do Estado, enquanto cidadãos e cidadãs temos que levantar a voz e cobrar do Governo do Estado para que no mínimo cumpra com o seu papel e garanta os recursos necessários para gestão do Hospital Dom Malan.

‘Caça’ de Pokémons leva jovens a praça Dom Malam em Petrolina

Pokemons 02

Neste domingo (7) moradores saíram às ruas para capturar criaturas na Praça Dom Malan, Centro, Petrolina-PE

A ‘caça’ de Pokémons fez com que os usuários do aplicativo, lançado no Brasil na última quarta-feira (3), a maioria jovens e adolescentes, invadissem o Centro de Petrolina na tarde deste domingo (07).

As criaturas japonesas, conhecidas mundialmente por causa de um desenho animado da década de 90, voltaram a ser uma febre. Por meio de uma tela de realidade aumentada conectada à câmera do celular, o usuário pode caçar os ‘animais’ em espaços reais.

Pokemons

Na Praça Dom Malan os jogadores levaram até os carregadores de celular para passar a tarde sem ter que interromper a brincadeira.

Primeiro parto na ambulância do programa Anjo da Guarda é registrado em Petrolina

O parto aconteceu no trajeto entre a casa da usuária e o hospital, dentro da ambulância/Foto: ASCOM

O parto aconteceu no trajeto entre a casa da usuária e o hospital, dentro da ambulância/Foto: ASCOM

O primeiro parto realizado dentro da ambulância do programa Anjo da Guarda aconteceu esta semana, no trajeto entre a casa da usuária e o hospital. A mãe e a criança, uma menina, foram encaminhadas ao Hospital Dom Malan e passam bem.

“Quando recebemos o chamado, a usuária já estava em trabalho de parto e foi tudo muito rápido, não deu tempo de chegar ao hospital. A criança nasceu de parto normal e foi tudo muito tranquilo”, contou a enfermeira obstetra, Gittanha Fadja de Oliveira Nunes, responsável pelo parto.

Para a usuária Eliana Medeiros da Silva, moradora do N-10, o apoio do programa Anjo da Guarda foi essencial para que sua família pudesse comemorar a chegada da pequena Radija, “a ambulância do Anjo da Guarda ajudou a salvar a vida da minha filha”.

LEIA MAIS

Rede IMIP continua firme no enfrentamento à epidemia da microcefalia

 

Em abril, a UPAE de Petrolina tornou-se referência na reabilitação para pacientes com microcefalia da IV macrorregião de saúde de Pernambuco/Foto:Assessoria

Em abril, a UPAE de Petrolina tornou-se referência na reabilitação para pacientes com microcefalia da IV macrorregião de saúde de Pernambuco/Foto:Assessoria

Nesta terça-feira (03), o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) – que em Petrolina gere a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e o Hospital Dom Malan – recebeu uma comissão da Organização Mundial de Saúde (OMS), que esteve em Pernambuco acompanhando as ações conjuntas em prol do enfrentamento à epidemia da microcefalia.

Participaram da visita o diretor estratégico da OMS, Christopher Dye; o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/Brasil), Juan Cortez; o gerente da Área de Vigilância, Controle e Prevenção de Doenças da OPAS/OMS, Marcos Espinal; e o coordenador da Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Analise da Situação de Saúde da Opas Brasil, Enrique Vazquez; além do assessor Internacional do Ministério da Saúde, Eduardo Fujikawa.

Em fevereiro deste ano, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, também visitou o IMIP e elogiou a seriedade e transparência de Pernambuco na notificação e no enfrentamento a esse novo agravo de saúde pública. No mesmo mês, a OMS declarou situação de emergência em saúde pública de importância internacional, em razão do aumento de casos de infecção pelo vírus zika e de uma possível relação da doença com quadros registrados de microcefalia e síndromes neurológicas no Brasil, sobretudo na região Nordeste.

LEIA MAIS

Professor Josaias Santana é homanegeado com a Medalha Dom Malan

Josaias 2

O Projeto de Decreto Legislativo de autoria dos vereadores Alvorlande Cruz e Elismar Gonçalves culminou na noite desta sexta-feira (8), com a solenidade de concessão da Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan ao professor, ex-secretário de Administração e Controlador Geral do Município de Petrolina-PE, Josaias Santana dos Santos.

A honraria é concedida pelo Poder Legislativo Municipal aos que têm relevantes serviços prestados ao município.

“O senhor leva a honraria que recebe o nome de um dos homens mais importantes de nossa história” disse Alvorlande.

“A dedicação e honestidade de poder conduzir o Programa Nova Semente também contribuiu para esta homenagem”, ressaltou Elismar.

O prefeito Júlio Lossio registrou o trabalho realizado pelo homenageado na restruturação financeira do antigo Hospital de Traumas; possibilitando a doação da unidade para gestão da Univasf, contribuindo dessa forma para a consolidação da residência médica; como idealizador da Controladoria Geral do Município e como gestor do programa Nova Semente.

“Eu procurei fazer o convite individual porque cada um aqui tem uma importância em minha vida”, enfatizou Josaias Santana.

Comissão Especial de Acompanhamento aos Casos de Microcefalia visita HDM nesta quinta

Hospital Dom Malan 1

Nesta quinta-feira (31), às 14h30, os deputados Socorro Pimentel (PSL), Simone Santana (PSB), Odacy Amorim (PT), Lucas Ramos (PSB) e Miguel Coelho (PSB), membros da Comissão Especial de Acompanhamento aos Casos de Microcefalia, visitarão o Hospital Dom Malan, em Petrolina, para acompanhar de perto o atendimento às gestantes e às crianças com a doença, para que seja repassado ao governo e à Secretaria Estadual de Saúde as demandas do hospital, que dá suporte ao Sertão do Estado.

Sobre a Comissão

Diante do crescente número de casos da malformação congênita no Brasil, especialmente em Pernambuco, foi criada, na Assembleia Legislativa, no final de 2015, a Comissão Especial de Acompanhamento aos Casos de Microcefalia. O principal objetivo é visitar os hospitais, fundações e unidades de saúde de todo o Estado para que seja feito um levantamento do apoio e do atendimento oferecidos pelo governo às mães e aos bebês com a microcefalia. Ao final dos trabalhos, será enviado à Secretaria Estadual de Saúde tudo o que foi observado durante as visitas e o que pode ser feito para a melhoria dos atendimentos.

MPPE dá prazo de 180 dias para Hospital Dom Malan se regularizar com o Corpo de Bombeiros

Hospital Dom Malan  1

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Hospital Dom Malan e à Fundação Imip Hospitalar, entidade que gere a unidade de Saúde, que remetam, no prazo de 180 dias, cópia dos protocolos do Projeto de Incêndio e Pânico devidamente apresentado ao Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco (CBM-PE). Já, no prazo de 360 dias, o hospital deverá regularizar as pendências necessárias a fim de obter o atestado de regularidade, devendo, dentro do mesmo prazo, apresentar cópia do documento à Promotoria de Justiça no município.

Segundo a 4ª promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina (Consumidor e Sonegação Fiscal), Ana Cláudia Sena de Carvalho, a recomendação tem por objetivo assegurar que a unidade de Saúde resolva as irregularidades apontadas em inspeção realizada pelo CBM-PE.

“O Corpo de Bombeiros vistoriou os sistemas de proteção contra incêndio e pânico no local e constatou desconformidades em relação ao que é estabelecido pelo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do estado (COSIP), sendo necessária a adoção de providências no sentido de sanar os problemas verificados”, destacou Ana Cláudia Sena de Carvalho.

Divulgado breve balanço de procedimentos do Hospital Dom Malan em 2015

Hospital Dom Malan 1

O Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), divulga balanço de procedimentos realizados no ano de 2015. A Unidade de Saúde materno/infantil atende a pacientes que fazem parte de 53 municípios da Rede Pernambuco/Bahia, cerca de dois milhões de habitantes.

De janeiro a dezembro de 2015, foram realizados 7.498 partos, 1.026 cirurgias eletivas (Ginecológicas, Oncológicas, Mama e Pediátrica), 13.099 internações, 294.609 exames laboratoriais e 22.609 radiológicos.

Ao todo foram contabilizados 125.661 mil atendimentos nas Emergências Ginecológica e Pediátrica. Os atendimentos ambulatoriais foram 66.898 mil consultas, o setor oferece serviços das especialidades das áreas pediátricas de cardiologia, neuro, alergologia, gastroenterologia, reumatologia, fonoaudióloga, psicologia, nutrição e fisioterapia.

Relacionado à área de Ensino e Pesquisa, no HDM, por ano, em média são 900 alunos. Sendo dos seguintes cursos: medicina, fisioterapia, enfermagem, psicologia, farmácia e nutrição. Além de 71 residentes nas áreas de pediatria, ginecologia/obstetrícia, anestesiologia, medicina da família, fisioterapia e multiprofissional.

A Organização de Procura de Órgãos de Petrolina (OPO), com sede na Unidade de Saúde, alcançou a marca de 45 doações de órgãos, superando a meta do ano anterior, que contribuíram para atender à fila de espera do Estado de Pernambuco.

O setor de Voluntariado realizou diversas ações voltadas para usuários como, por exemplo, carnaval da pediatria, dia das crianças, das mães, dos pais, páscoa, natal dos pacientes internados entre outras. Ao todo, 7.805 itens foram doados para mães e crianças carentes.

Moradores reclamam de canal aberto no bairro Dom Malan

canal areia brancaOs moradores da Rua das Rosas, na Dom Malan, zona Leste de Petrolina, cidade do Sertão Pernambucano, estão preocupados com um canal aberto na via. Com a chegada das chuvas e os alarmantes índices de doenças como Zika, Chycungunia e a já conhecida dengue, só aumenta a preocupação dos comunitários.

Através de denúncias ao blog, um dos moradores afirmam que não costumam ver nenhum tipo de cuidado por parte da prefeitura no local. “Nunca vimos nenhum agente ou aqueles fumace passando. Ele é aberto e tem lixo. Deve ter algum foco de mosquito” afirma.

Esse mesmo canal tem alguns trechos fechados. Nos locais em que estão expostos, além do perigo de contaminação, a reclamação e que o trecho acaba se tornando um lixeiros à céu aberto. “A cobertura desse canal já deveria ter sido feita há muito tempo para evitar esses tipos de problemas” questiona.

1234