Petrolina registra mais 127 casos de covid e um óbito na quinta-feira

Petrolina confirmou mais 127 casos de covid-19 na quinta-feira (27). O boletim de ontem também registrou mais um óbito. Com os números atualizados, a cidade soma 27.455 pacientes infectados, 23.257 recuperados e 429 mortes.

Novos casos

56 dos novos pacientes são do sexo masculino e 71 do feminino. Eles têm entre dois meses de vida e 86 anos. Já a morte é de um homem de 44 anos, com histórico de outras doenças. Ele morreu no dia 23/05, na rede pública.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI ficou em 87,8%. Dos 82 leitos, 72 estão ocupados. 43 pacientes são de Petrolina e 29 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.248 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: 18 pessoas se declararam pretas; uma indígena; 87 pardas; quatro amarelas; 14 brancas e três optaram por não declarar;
  • Casos descartados: Até agora, 101.975 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 3.769 casos ativos do novo coronavírus.

PE comunica Ministério da Saúde sobre suspeita de possível variante no Agreste

Durante a coletiva de imprensa de quinta-feira (27), o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que o aumento de casos da Covid-19 no Agreste pode indicar a existência de uma nova variante no Estado.
A suspeita já foi informada ao Ministério da Saúde, segundo Longo.

LEIA TAMBÉM

Variante indiana da Covid-19 é registrada no Maranhão

“Os dados do Agreste nos faz pensar até em uma circulação de uma nova variante em Pernambuco“, disse. A SES-PE pediu que seja feito o sequenciamento genético pelo Ministério da Saúde, para confirmar ou não a existência dessa nova variante.

Caso haja confirmação, Longo informou que espera o mesmo tratamento dado pelo Governo Federal aos estados do Maranhão e a Manaus, com maior recebimento de vacinas e insumos para tratamento e identificação da doença.

Petrolina segue vacinando idosos que ainda não tomaram a 1ª dose

(Foto: Ascom PMP)

Petrolina segue imunizando os idosos que ainda não tomaram a 1ª dose das vacinas contra a covid-19. O dia dedicado a esse público é a sexta-feira. Hoje (28), basta se dirigir à Sala 23 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), das 8h às 16h.

A vacina da AstraZeneca/Oxford está disponível para quem tem 60 anos ou mais. Para ser vacinado é necessário estar portando um documento oficial com foto, CPF ou cartão SUS e um comprovante de residência.

Ressalta-se que não é obrigatório o cadastro na plataforma da Prefeitura. E somente será permitida a entrada de um acompanhante por idoso para evitar aglomerações.

Vigilância Sanitária de Juazeiro vai reforçar fiscalização de medidas restritivas de isolamento social

A Prefeitura de Juazeiro vai intensificar a fiscalização do cumprimento das medidas mais restritivas de isolamento social, por causa da pandemia da Covid-19. A fiscalização será reforçada agora pela equipe da Vigilância Sanitária do município, além dos órgãos de ordenamento e segurança do município e do estado.

Para conter o avanço do novo coronavírus, apenas as atividades consideradas essenciais poderão funcionar – entre elas, atividades relacionadas à saúde pública, comércio de gêneros alimentícios e segurança. Todas as atividades estão descritas no Decreto 1.386/2021, de 24 de maio. As medidas ficarão em vigor até às 5h do próximo dia 01 de junho. Quanto ao toque de recolher, o horário é das 21h às 05h.

LEIA MAIS

Internada com covid, filha de Pedro Caldas sofre parada cardíaca

Internada desde o dia 12 de maio com covid-19, Polliana Priscila, filha do líder comunitário Pedro Caldas sofreu uma parada cardíaca na quarta-feira (26). De acordo com Pedro, a equipe médica conseguiu reanimá-la e mais do que nunca, o momento é de orações.

LEIA TAMBÉM

“A gente precisa que o povo de Petrolina e toda região possa ajudar”, diz Pedro Caldas

“[Ela] passou sete minutos com o coração parado. Após várias manobras ela foi reanimada. Deus está respondendo as orações. Vamos continuar confiando Nele“, escreveu Pedro nas redes sociais.

Polliana está intubada desde a semana passada. Ela deu entrada no Hospital Unimed grávida e diante do agravamento do seu quadro, a equipe médica optou por antecipar o parto. Sua filha nasceu saudável e está internada na UTI neonatal, precisando de leite materno.

Petrolina registra mais 186 casos e dois óbitos por covid na quarta-feira

Petrolina registrou mais 186 casos de covid-19 e dois óbitos na quarta-feira (26). Com a atualização de ontem, a cidade soma 27.328 pacientes infectados, 23.034 recuperados e chegou a 428 mortes.

Novos casos

85 dos novos pacientes são pessoas do sexo masculino e 101 do feminino. Eles têm entre nove meses e 85 anos. As mortes são de um homem de 56 anos (com comorbidades) e uma mulher de 55 anos (sem comorbidades). Ambos vieram a óbito na terça-feira (25).

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI ficou em 90,2%. Dos 82 leitos, 74 estão ocupados. 45 pacientes são de Petrolina e 29 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.375 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: 17 pessoas se declararam pretas; uma indígena; 129 pardas; duas amarelas e 37 brancas;
  • Casos descartados: Até agora, 101.459 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 3.866 casos ativos do novo coronavírus.

Juazeiro: confira o cronograma de vacinação contra covid até sábado

Juazeiro (BA) segue vacinando as pessoas inseridas no grupo prioritário contra a covid-19. De hoje (27) até sábado (29) serão imunizados trabalhadores da limpeza, segurança, educação, pessoas com comorbidades e também, quem precisa da 2ª dose.

Veja a seguir a programação:

Trabalhadores da limpeza urbana de 40 anos e mais

A vacinação será hoje e amanhã, na Creche Mariá Tanuri, das 13h30 às 17h. É preciso levar CPF, RG ou Cartão SUS, comprovante de residência, contracheque do mês março/abril com comprovação empregatícia e lotação em Juazeiro. Serão distribuídas 50 fichas a cada dia.

LEIA MAIS

Equipe da SESAU leva vacina contra covid a comunidade ilhada de Juazeiro

As equipes de saúde da Prefeitura de Juazeiro (BA) não têm medido esforços quando o assunto é imunizar a população contra a covid-19. Numa região cercada pelo Rio São Francisco, há moradores que precisam de uma atenção especial e um planejamento logístico diferenciado.

Uma das comunidades nesta situação é Ilha de Nossa Senhora. Ciente da geografia local, a Secretaria de Saúde (SESAU) adotou a estratégia de levar a vacina até a população idosa e comórbida. Para chegar até os moradores o trajeto é longo: viagem de carro e depois, a travessia de barco pelo rio.

Após desembarcar na ilha, a equipe foi de porta em porta garantir a vacinação dos moradores. A conversa com esses idosos foi o processo que me chamou atenção. Havia resistência dessas pessoas com a vacinação contra a covid-19. Faltava informação”, explica o enfermeiro e gerente da Unidade Básica de Saúde do bairro São Geraldo, Lélio Andrade Jr.

Pernambuco recebe novas doses de vacina contra covid

(Foto: Miva Filho/SES-PE)

A quarta-feira (26) foi movimentada em Pernambuco. O estado recebeu novas doses de vacinas contra a covid-19. O lote mais recente continha o imunizante Pfizer/BioNTech e desembarcou no Recife durante a tarde. Mais 24.570 doses ficarão disponíveis aos municípios, para imunização das grávidas e puérperas.

Distribuição

A logística de distribuição para as 12 sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres) será iniciada nesta manhã refrigerado. “É importante que cada município faça um mapeamento bem planejado das suas gestantes e puérperas e as direcione para o agendamento e encaminhamento aos locais de vacinação. Precisamos garantir que esse público seja imunizado com brevidade, e nosso objetivo é alcançar todas as pernambucanas, nas diversas regiões do Estado“, afirmou o governador Paulo Câmara.

Mais de 240 mil doses da AstraZeneca

Durante a manhã de ontem, mais 241.750 novas doses da vacina da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz também chegaram a Pernambuco. Este lote será exclusivamente à aplicação de primeira dose das pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, além das forças de segurança e salvamento.

CPI aprova reconvocação de Pazuello e oitiva de nove governadores

A CPI da Pandemia aprovou, na quarta-feira (26), a reconvocação do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, do atual titular da pasta, Marcelo Queiroga, de nove governadores e do ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. As datas ainda serão agendadas.

Os senadores decidiram convocar todos os governadores citados em uma investigação da Polícia Federal. Também serão ouvidos o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub e ex-servidores da Saúde. Veja a seguir quem será convocado:

  • Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas
  • Helder Barbalho (MDB), governador do Pará
  • Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal
  • Mauro Carlesse (PSL), governador do Tocantins
  • Carlos Moisés (PSL), governador de Santa Catarina
  • Waldez Góes (PDT), governador do Amapá
  • Wellington Dias (PT), governador do Piauí
  • Marcos Rocha (PSL), governador de Rondônia
  • Antônio Denarium (sem partido), governador de Roraima
  • Daniela Reinehr (sem partido), vice-governadora de Santa Catarina
  • Wilson Witzel (PSC), ex-governador do Rio de Janeiro
  • Eduardo Pazuello (ex-ministro da Saúde)
  • Marcelo Queiroga (Ministro da Saúde)
  • Arthur Weintraub (ex-assessor da Presidência da República)
  • Filipe Martins (assessor da Presidência da República)
  • Airton Antônio Soligo (ex-funcionário do Ministério da Saúde)
  • Marcos Erald Arnoud (prestou serviços ao Ministério da Saúde)
  • Carlos Wizard (empresário)
  • Paulo Baraúna (empresário)
  • Luana Araújo (ex-secretária do Ministério da Saúde)

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), não aceitou pedido feito pelo Senador Marcos Rogério (DEM-RO) para convocar o pastor Silas Malafaia. Na semana passada, Flávio Bolsonaro (Republicanos – RJ), filho do presidente da República, disse na CPI que Malafaia é um conselheiro diário de Bolsonaro e sugeriu que ele fosse ouvido pelo colegiado.

Diagnosticado com covid, vice-prefeito de Capim Grosso é intubado

Mais um gestor público foi diagnosticado com covid-19. Frank Neto, vice-prefeito de Capim Grosso (BA) precisou ser intubado, na terça-feira (25), diante do agravamento do seu quadro de saúde. Ele está recebendo atendimento médico no Hospital do Subúrbio, em Salvador.

Segundo a Prefeitura de Capim Grosso, Neto está “necessitando de auxílio de oxigênio para respirar”. Até então ele estava recebendo apoio da máscara VNI, porém, precisou ser intubado. O prefeito Sivaldo Reis solicitou orações da população.

“Que possamos colocar mais uma vez a vida do nosso irmão e amigo em suas mãos na certeza que o Senhor fará o melhor. Continuemos em oração”, diz a nota da Prefeitura. O último boletim divulgado pela gestão reportava 3.734 casos confirmados, 3.642 recuperados e 24 mortes em Capim Grosso.

Petrolina supera 27 mil pacientes infectados com covid e soma mais dois óbitos na terça-feira

O boletim de terça-feira (25) registrou mais 191 casos de covid-19 e dois novos óbitos em Petrolina. Com isso, a cidade soma 27.142 pacientes infectados, dos quais 22.901 estão recuperados e 426 pessoas perderam a vida em decorrência da doença.

Novos casos

87 dos novos pacientes são do sexo masculino e 104 do feminino. Eles têm entre um e 92 anos. As mortes computadas ontem são de dois homens, com 51 e 78 anos, ambos sem histórico de comorbidades. Os óbitos aconteceram nos dias 22/05 e 16/05.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI ficou em 89%. Dos 82 leitos, 73 estão ocupados. 44 pacientes são de Petrolina e 29 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.464 que pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: 26 pessoas se declararam pretas; duas indígenas; 109 pardas; seis amarelas; 42 brancas e seis optaram por não declarar;
  • Casos descartados: Até agora, 100.776 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 3.815 casos ativos do novo coronavírus.

Com 100% de ocupação, Paulo Afonso terá toque de recolher até 12 de junho

Com 100% dos leitos de UTI ocupados, a Prefeitura de Paulo Afonso (BA) anunciou, na terça-feira (25), mais medidas restritivas para tentar conter a disseminação da covid-19. De hoje (26) até 12 de junho a cidade ficará em toque de recolher, das 19h às 5h.

Já o comércio poderá funcionar das 8h às 14h, de segunda a sábado. As exceções são postos de combustíveis; distribuidoras e revendedoras de gás e água; casas funerárias; indústrias relacionadas a serviços essenciais; transportadoras; serviço de construção civil, estabelecimentos médicos, hospitalares, unidades de saúde, consultórios odontológicos, laboratórios de prótese, laboratório de analises clinicas, farmacêuticos, psicológicos, clinicas de fisioterapia, clinicas credenciadas ao DETRAN-BA, vacinação e venda de produtos hospitalares.

LEIA MAIS

Petrolina amplia os polos de vacinação para quem vai receber a 2ª dose da AstraZeneca

A partir desta quarta-feira (26), a Prefeitura de Petrolina está ampliando os polos de vacinação para idosos que vão receber a 2ª dose da AstraZeneca/Oxford. As equipes da Secretaria de Saúde estarão em cinco pontos, das 8h às 17h. Vale lembrar que a apresentação de um documento com foto é obrigatória no momento da imunização.

O cartão de vacinação também deve ser apresentado. E somente vá ao ponto de imunização no dia agendado para receber a 2ª dose. Confira a seguir os locais de vacinação:

Pontos fixos

  • SESI, na Vila Mocó;
  • Centro do Idoso Vó Pulú, na Vila Eduardo;
  • CMEI do João de Deus;
  • Escola Municipal 21 de Setembro, no José e Maria.

Drive-thru

  • Avenida principal da Vila Eulália.

Juazeiro segue vacinando pacientes com 2ª da CoronaVac e AstraZeneca

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro seguirá vacinando os pacientes que precisam da 2ª dose da CoronaVac, nesta quarta-feira (26). Os que estão no prazo para receber o reforço da AstraZeneca também devem comparecer aos pontos de vacinação.

A CoronaVac é ofertada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h. Já a AstraZeneca pode ser encontrada no Juá Garden Shopping ou na Escola Iracema Pereira Paixão, no bairro São Geraldo, no mesmo horário.

Para receber a vacina é preciso levar os seguintes documentos: RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência.