Petrolina confirma mais 178 casos e 5 mortes por covid

O boletim de sexta-feira (21) confirmou mais 178 casos de covid-19 em Petrolina. A cidade também registrou mais cinco novos óbitos. Portanto, desde o início da pandemia, já são 26.718 pacientes infectados, 22.654 recuperados e 423 mortes.

Novos casos

69 dos novos pacientes são do sexo masculino e 109 do feminino. Eles têm entre nove meses de vida e 83 anos. As mortes são de três homens com 85, 49 e 43 anos; e duas mulheres, de 90 e 34 anos. Os óbitos foram registrados entre 1º e 15 de maio.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI ficou em 84,1%. Dos 82 leitos, 69 estão ocupados. 44 pacientes são de Petrolina e 25 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.874 que pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: 15 pessoas se declararam pretas; uma indígena; 123 pardas; duas amarelas; 36 brancas e uma optou por não declarar;
  • Casos descartados: Até agora, 99.727 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 3.641 casos ativos do novo coronavírus.

Grávidas e puérperas de Petrolina podem se vacinar contra covid até quinta-feira

(Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

Grávidas e puérperas seguem sendo vacinadas contra a covid-19 em Petrolina. O cronograma montado pela Prefeitura prevê a imunização ainda neste final de semana (confira a programação ao final da matéria), das 8h às 17h.

Esse grupo está recebendo a vacina da Pfizer/BioNTech. Antes de comparecer a um dos polos é importante efetuar o cadastro no site vacinacaopetrolina.tisaude.com. No momento da vacinação, é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto, comprovante de residência e uma declaração atestando que faz parte deste grupo prioritário.

Confira a seguir a programação da vacinação:

LEIA MAIS

Nas redes sociais, Governador da Bahia adianta que vai adotar novas medidas restritivas contra a Covid 

Rui Costa, governador da Bahia.

O Governador da Bahia, Rui Costa (PT), usou as redes sociais na manhã desta sexta-feira (21) para adiantar aos baianos a implantação de novas medidas restritivas em combate à Covid-19. 

No post, o governador justifica que existe a possibilidade de faltar leitos de UTI nas próximas semanas. “ Vamos ter que adotar novas medidas restritivas contra a #Covid19. Poderemos não ter leitos de UTI suficientes nas próximas semanas. Abrimos o máximo que era possível.”, explica o Governador.

Rui Costa destacou ainda que a decisão será tomada junto com os prefeitos e anunciada hoje ou amanhã. “Vou conversar hoje com os prefeitos para alinhar medidas e anunciar hoje ou amanhã”, afirma.

Pedro Caldas pede orações pela recuperação da filha, que está internada em Petrolina com covid

Uma corrente de orações tem se fortalecido através das redes sociais, pedindo a recuperação de Polliana Priscila, filha do líder comunitário Pedro Caldas, que também é servidor público municipal. Ela está internada no Hospital Unimed de Petrolina desde o dia 12 de maio, após diagnóstico de covid-19.

Polliana estava grávida de sete meses e diante do agravamento do seu quadro, os médicos optaram pelo parto precoce. A bebê está nasceu ontem (20). Já a filha de Pedro precisou ser intubada, pois não estava respondendo bem ao tratamento.

LEIA MAIS

Petrolina confirma mais 152 casos e seis mortes por covid-19

Petrolina encerrou a quinta-feira (20) com mais 152 casos positivos e seis novos óbitos. A cidade soma 26.540 pacientes infectados, 22.532 recuperados e 418 mortes, desde o início da pandemia.

Novos casos

69 dos novos pacientes são pessoas do sexo masculino e 83 do feminino. Eles têm entre sete meses de vida e 79 anos. As mortes são de cinco pessoas do sexo masculino e uma do sexo feminino, com as respectivas idades: 84, 64, 60, 47, 16 e 51 anos.

Segundo a Prefeitura, apenas o homem de 64 anos e a mulher de 51 anos não possuíam histórico de comorbidades. As mortes ocorreram do dia 5 a 20 de maio.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI ficou em 82,9%. Dos 82 leitos, 68 estão ocupados. 43 pacientes são de Petrolina e 25 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.877 que pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: 15 pessoas se declararam pretas; 92 pardas; uma amarela; 22 brancas e 22 optaram por não declarar;
  • Casos descartados: Até agora, 98.997 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 3.590 casos ativos do novo coronavírus.

Restrições das atividades econômicas seguirão até 6 de junho em Pernambuco

O Governo de Pernambuco prorrogou, até 6 de junho, as medidas restritivas em vigência. A decisão tem como base os números preocupantes nas UTIs do estado. A iniciativa contempla todas as regiões do Estado, exceto a 2ª Macrorregião, no Agreste, que segue com um decreto específico.

Durante a coletiva de imprensa, realizada na quinta-feira (20), o secretário estadual de Saúde, André Longo lembrou que regiões como o Agreste ainda possuem dados em alta. “No Agreste houve um aumento [dos casos de SRAG] de 10%”, disse.

Restrições

Portanto, por mais 15 dias segue valendo o funcionamento das atividades de maneira geral nos finais de semana até as 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só poderão funcionar até as 17h. Nos dias de semana, as atividades econômicas em geral continuam com permissão para funcionar das 10h às 20h. O comércio de praia, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, mantendo a proibição nos finais de semana.

Internado com covid-19, radialista Jean Rego morre após parada cardíaca

A comunicação do Vale amanheceu de luto nesta sexta-feira (21). O radialista Jean Rego, que estava internado após ser diagnosticado com a covid-19, morreu durante a madrugada. A informação foi inicialmente dada por alguns Blogs da região e confirmada pela Transrio FM.

Jean tinha 47 anos, chegou a ser intubado, mas diante da gravidade do caso, sofreu uma parada cardíaca na noite de ontem. A equipe médica tentou a reanimação, mas ele não resistiu. Segundo a Transio FM, o radialista era um funcionário exemplar. Jean era descrito como amigo, atencioso e dedicado à empresa.

“Lamentável demais, forças a família e que Deus o tenha”, diz uma nota divulgada nas redes sociais da rádio. Ainda não há informações sobre o sepultamento de Jean. O Blog se solidariza com todos amigos e familiares do nosso companheiro de comunicação.

Após registro de nova cepa no NE, secretário de Saúde de Pernambuco cobra mais fiscalização nos aeroportos e portos

Na coletiva de imprensa de quinta-feira (21), o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, cobrou uma ação mais dura do Governo Federal sobre os portos e aeroportos. Esta não é a primeira solicitação, mas ganhou força depois do registro da cepa indiana da covid-19 no Maranhão.

A variante B.1.617 do novo coronavírus, que nasceu na Índia, é considerada um risco para todo o mundo.  “Tudo leva a crer que o Maranhão está bloqueando pacientes que precisaram de atendimento. Há toda uma vigilância montada com apoio do Ministério da Saúde. Esperamos que, pelo menos, por enquanto isso possa ser contido. Mas é preciso reforçar, do ponto de vista de país, o Brasil precisa agir. O controle de portos e aeroportos é responsabilidade do Governo Federal. Cabe a ele a adoção de medidas para conter ou, pelo menos, retardar [a entrada de variantes no país]”, disse.

Sobre Pernambuco, Longo informou que, até o momento não há nenhum caso suspeito. “Neste momento, não temos suspeita da presença aqui em Pernambuco”, afirmou.

Juazeiro registra mais 58 casos e um novo óbito por covid-19

Juazeiro (BA) confirmou mais 58 casos de covid-19 e um óbito na quinta-feira (2o). Agora a cidade soma 14.402 casos confirmados e 13.868 recuperados.

Com mais este óbito, já são 276 vítimas fatais. A morte mais recente é de uma mulher de 48 anos, com histórico de comorbidades. Ela estava internada na rede privada de Juazeiro.

Ocupação de leitos

Na rede municipal há apenas três leitos disponíveis. A cidade tem 89% dos leitos ocupados. A situação é distinta na rede PEBA, onde há 31 vagas e ocupação de 86%.

Variante indiana da Covid-19 é registrada no Maranhão

O Maranhão registrou os primeiros casos da variante indiana do coronavírus (chamada de B.1.617) no Brasil. Segundo informações do G1, são seis pessoas que chegaram ao estado a bordo do navio MV Shandong da Zhi, atracado no litoral do estado.

A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, na manhã desta quinta-feira (20).

Dos seis infectados, um precisou ser levado de helicóptero para um hospital da rede privada no dia 13 de maio. Trata-se de um tripulante indiano de 54 anos.

Petrolina soma mais 191 casos e quatro mortes por covid-19 na quarta-feira

Petrolina confirmou mais 191 casos na quarta-feira (19) e mais quatro óbitos. Com a atualização de ontem, o município soma 26.388 pacientes infectados, 22.411 recuperados e chegou a 412 mortes, desde o início da pandemia.

Novos casos

71 dos novos pacientes são pessoas do sexo masculino e 120 do feminino. Eles têm entre nove meses e 96 anos. Já as mortes são de dois homens (67 e 48 anos) e duas pessoas do sexo feminino (52 e 37 anos). Os óbitos ocorreram do dia 5 a 19 de maio.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI ficou em 85,4%. Dos 82 leitos, 70 estão ocupados. 48 pacientes são de Petrolina e 22 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 2.049 que pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: 22 pessoas se declararam pretas; uma indígena, 110 pardas; três amarelas; 39 brancas e 16 optaram por não declarar;
  • Casos descartados: Até agora, 98.575 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 3.565 casos ativos do novo coronavírus.

Juazeiro: confira quem será vacinado contra a covid-19 até esta sexta-feira

(Foto: Jonas Santos/PMP)

De hoje até esta sexta-feira (21), trabalhadores da saúde, profissionais de segurança e salvamento com 40 anos ou mais e quem precisa receber a segunda dose serão imunizados em Juazeiro (BA). Veja a seguir os detalhes da programação da Secretaria de Saúde (SESAU).

LEIA TAMBÉM

Juazeiro registra 55 novos casos da Covid-19 nesta quarta-feira (19)

Segunda dose

A CoronaVac está disponível na Univasf. Já quem a AstraZeneca está ofertada na Escola Iracema Pereira Paixão (bairro São Geraldo) ou no Juá Garden Shopping. O horário é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso estar munido de cartão SUS e/ou CPF, cartão de vacina e comprovante de residência.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 55 novos casos da Covid-19 nesta quarta-feira (19)

Juazeiro registrou 55 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta quarta-feira (19).

De acordo com o levantamento, 14.344 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 13.842 já estão recuperados. Os casos descartados somam 25.015. Juazeiro tem 245 casos ativos do novo coronavírus.

O município não registrou nenhum óbito por complicações da doença. Com isso, Juazeiro permanece com 257 mortes pela Covid-19.

LEIA MAIS

Paciente recebe alta depois de 51 dias internada com a Covid – 19. Ela estava gestante e teve parto antecipado

Alegria, orações, agradecimentos e um encontro emocionante entre mãe e filho, marcaram o final da tarde desta terça-feira (18) em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Depois de 51 dias internada no Hospital da Unimed com sintomas da Covid – 19 e muitas complicações, a paciente Amanda Lisboa, de 32 anos, recebeu alta médica e pôde pegar nos braços o pequeno Robertinho, depois de um mês e 19 dias de nascido.

A administradora de empresas, Amanda Lisboa, deu entrada no hospital no último dia 28 de março, gestante de 30 semanas e com sintomas gripais. Após a confirmação da Covid – 19, teve uma piora no padrão respiratório e queda de oxigenação. Dois dias depois da transferência para a UTI, foi entubada.

LEIA MAIS

Josimara destaca números positivos em Dormentes e revela adoção de tratamento precoce contra a covid-19

(Foto: Ascom Josimara Cavalcanti)

A prefeita de Dormentes (PE), Josimara Cavalcanti (PSB) avaliou o trabalho de combate a covid-19 na cidade. Ela foi entrevistada no programa Super Manhã com Waldiney Passos, nesta quarta-feira (19) e ressaltou que os números são positivos por conta das ações preventivas adotadas pela Secretaria de Saúde.

“Hoje nós temos 21 casos ativos, não temos ninguém hoje em leitos de UTI e no nosso leito de intermediário, temos um caso. Já testamos mais de 7 mil pessoas. De acordo com esse resultado, o que foi adotado desde o início deu certo. Nessa guerra, a gente luta com as armas que nós temos em mãos“, afirmou à Rádio Jornal Petrolina.

Tratamento inicial contra a doença

De acordo com a gestora, contribuiu para as ações, o protocolo municipal adotado ainda em 2020. E claro, o empenho dos profissionais da saúde. “Discordo quando falam que não tem tratamento precoce. Eu não sou da Saúde, mas eu quero que me diga qual é a doença que não tem um atendimento precoce. Você tem que iniciar [o tratamento da covid] quando dos primeiros sintomas. É isso que a gente vem fazendo no nosso município”, ressaltou.

LEIA MAIS