Petrolina: vereadores apresentam pedidos para inclusão de novos profissionais na vacinação contra covid

(Foto: Ascom PMP)

Os vereadores de Petrolina querem a inclusão de mais profissionais na lista de prioridades da vacinação contra a covid-19. Nesta terça-feira (8), três Requerimentos solicitam à Secretaria Municipal de Saúde, a priorização de três classes.

Presidente da Casa, Aero Cruz (MDB) quer a inclusão dos barqueiros da Ilha do Massangano. Manoel da Acosap (DEM) solicita a inclusão dos bancários e dos correios. Já Marquinhos do N4 (Podemos) quer a valorização dos trabalhadores rurais.

Os pedidos serão analisados na sessão que começa às 9h. Caso aprovados em Plenário, serão analisados pela Secretaria de Saúde de Petrolina.

Petrolina confirma mais 3 casos de covid e um óbito no domingo

Petrolina registrou mais três casos de covid-19 no último domingo (6). A cidade soma 28.302 pacientes infectados, dos quais, 24.112 estão recuperados. Ontem também foi confirmado mais um óbito, o que fez o município chegar a marca de 445 vítimas fatais.

Novos casos

Os novos pacientes são um homem de 57 anos, uma recém-nascida de 25 dias e uma mulher de 45 anos. A morte em questão é de uma idosa de 72 anos, com histórico de comorbidades.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI segue em 92,6%. Dos 82 leitos, 76 estão ocupados. 47 pacientes são de Petrolina e 29 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 960 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: três pessoas se declaram pardas;
  • Casos descartados: Até agora, 105.556 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 3.745 casos ativos do novo coronavírus.

Pernambuco registra primeiro caso do chamado “fungo negro”

O domingo (6) foi de preocupação em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou o primeiro caso de infecção por mucormicose, o chamado “fungo negro”. O fato foi registrado em uma paciente que foi diagnosticada com covid-19.

A ocorrência foi notificada pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). A paciente tem 59 anos e reside nas Casinhas, no Agreste do Estado. Ela foi diagnosticada com covid-19 em março e desenvolveu um quadro de pneumonia bacteriana,

A SES-PE informou que notificou o Ministério da Saúde sobre o caso e investiga a possível associação com o novo coronavírus. A boa notícia é que a paciente já está curada da covid. “Ela é diabética, hipertensa, asmática e obesa, e está internada em enfermaria no Huoc, desde a última sexta-feira (4),consciente e com quadro de saúde estável”, informou a SES-PE.

Essa paciente também será submetida a outras investigações por imagem e reavaliações com especialistas, pois ainda apresenta alguns sintomas característicos da presença do fungo. Por fim, nenhum dos contatos próximos ao caso da paciente de Casinhas apresentou a doença fúngica.

Juazeiro registra mais 26 casos e um óbito por covid neste domingo

Juazeiro confirmou mais um óbito por covid-19 no boletim deste domingo (6). A 276ª vítima fatal é um idoso de 82 anos, com histórico de comorbidades. Ele estava internado na rede pública municipal.

Também foram confirmados mais 26 casos, o que fez a cidade superar a marca de 15 mil infectados. Deste total, 14.469 já estão recuperados. Os casos ativos totalizam 261.

Ocupação dos leitos

Há apenas três leitos de UTI na rede municipal, com ocupação de 90%. Na rede PEBA a ocupação é de 93%, com 16 vagas a pacientes com a doença.

Juazeiro: pessoas que ainda não tomaram a 2ª dose das vacinas devem procurar os polos nesta semana

(Foto: Ascom PMJ)

Ao longo deste final de semana, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) está vacinando as pessoas com a 2ª dose dos imunizantes. No sábado (5), 102 pessoas foram protegidas contra a covid-19, sendo 11 da CoronaVac e 91 da Oxford/AstraZeneca.

Nesta segunda e terça-feira (6 e 7), as pessoas que precisam tomar a dose da AstraZeneca, quanto a CoronaVac podem ir à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ao Juá Garden Shopping e à Escola Iracema Paixão.

No Juá Garden e na Escola, são disponibilizadas a vacina da AstraZeneca, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar Cartão SUS, RG ou CPF e cartão de vacinação. Já a vacina CoronaVac está disponível na Univasf, no mesmo horário.

Petrolina encerra semana sem novos casos de covid e com ocupação de leitos acima de 90%

(Foto: Ascom/PMP)

Petrolina não registrou nenhum novo caso de covid-19 no sábado (5). Portanto, a cidade encerra a semana com 28.299 pessoas infectadas. O número de recuperados é 24.112. Sem novas mortes, as vítimas fatais somam 444, desde o início da pandemia.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação permanece em 92,6%. Dos 82 leitos, 76 estão  ocupados. 47 pacientes são de Petrolina e 29 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 986 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos descartados: Até agora, 105.533 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 3.743 casos ativos do novo coronavírus.

Vice-prefeito de Capim Grosso morre em decorrência da covid-19

O vice-prefeito de Capim Grosso (BA) foi mais uma vítima fatal da covid-19. Frank Neto tinha 47 anos e estava internado com covid-19 desde o último dia 25 de maio no Hospital do Subúrbio, em Salvador. A confirmação da morte veio no último sábado (5), através da Prefeitura.

Com o quadro agravado, por conta da doença, ele chegou a ser intubado, mas não resistiu. O político nasceu em Capim Grosso e era muito conhecido na região. Ele era casado e tinha uma filha. Em nota, a família relatou que Neto tinha quadro irreversível, sendo constatada a morte encefálica.

Não há informações sobre o sepultamento. Veja a seguir a nota oficial da família do vice-prefeito:

LEIA MAIS

Juazeiro registra mais 22 casos de covid neste sábado

Juazeiro (BA) registrou 22 novos casos da covid-19 no boletim deste sábado (5). A cidade chega a 14.980 pacientes infectados, dos quais 14.413 estão recuperados. As mortes permanecem em 275. Já os casos ativos caíram para 292.

Ocupação de leitos

Na rede municipal, a ocupação dos leitos de UTI caiu para 86%, com 4 vagas disponíveis aos pacientes com covid. Já na Rede PEBA, a ocupação permanece acima de 90%.

São 16 leitos vagos e ocupação de 92%, levando em conta as vagas nos hospitais da região.

Exu: Saúde acredita que aumentos na contaminação seja por conta de variante da covid

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Exu (PE), Marla Teixeira, participou de uma entrevista ao vivo nas redes sociais da Prefeitura. Na noite de sexta-feira (4), ela apresentou os dados sobre a covid-19 e fez um alerta sobre a possível presença de uma variante na região.

LEIA TAMBÉM

Alerta: duas variantes da covid-19 são identificadas em Salgueiro

“O Estado já sinalizou que há, em Pernambuco, a [variante] P1 [identificada em Manaus] circulando. A gente acredita que essa contaminação tão rápida no município, que já seja essa nova variante”, afirmou Teixeira. Contudo, o registro da P1 está confirmado no Agreste, mas a equipe de Exu não descarta a presença no Sertão.

LEIA MAIS

Juazeiro registra mais 21 casos de covid-19

O boletim de sexta-feira (4) confirmou mais 21 casos de covid-19 em Juazeiro (BA). A cidade soma 14.958 pacientes infectados, dos quais 14.349 estão recuperados.

Há ainda 275 mortes, número que não se alterou em relação ao último boletim. Já os casos ativos totalizam 334.

Ocupação de leitos

Na rede municipal o cenário ainda é preocupante. São apenas dois leitos de UTI disponíveis e ocupação de 93%. Já na rede PEBA, há 11 vagas e a ocupação está em 95%.

Padre José Barros é retirado de ventilação mecânica, informa Diocese de Salgueiro

O quadro clínico do padre José da Silva Barros evoluiu positivamente. O boletim médico de quinta-feira (3) relata que ele foi retirado da ventilação mecânica. O pároco está internado no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina (PE).

Padre José Barros está atuando na Diocese de Salgueiro, também em Pernambuco, e luta bravamente contra a covid-19 há meses. De acordo com a equipe médica, ele “permanece em acompanhamento conjunto com a nefrologia, sem critérios para hemodiálise no momento”.

No momento, ele não apresenta febre, vem sendo acompanhando por um profissional de fisioterapia e “permanecerá sob cuidados intensivos”.

Petrolina registra mais um óbito por covid-19 no feriado de quinta-feira

Por conta do feriado de Corpus Christi (3), Petrolina registrou apenas um novo caso de covid-19. O paciente é um homem de 53 anos. Ontem, também foi confirmado mais um óbito em decorrência da doença. A cidade soma 28.160 pacientes infectados, 23.899 recuperados e 437 mortes.

Atualização

A vítima fatal de quinta-feira é uma mulher de 53 anos, com comorbidades. Ela estava internada na rede privada e morreu na quarta-feira (2).

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI permanece em 96,3%. Dos 82 leitos, 79 continuam ocupados. 46 pacientes são de Petrolina e 33 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 995 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: uma pessoa se declarou branca;
  • Casos descartados: Até agora, 104.875 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 3.824 casos ativos do novo coronavírus.

Mais duas cidades da região adotam toque de recolher para tentar frear disseminação da covid

(Foto: Ilustração)

Assim como Paulo Afonso, mais duas cidades da região estão apertando o cerco e tentando frear a disseminação da covid. Bodocó, no Araripe pernambucano e Sobradinho, na região Norte da Bahia, terão medidas mais rígidas neste mês.

LEIA TAMBÉM

Com 100% de ocupação, Paulo Afonso terá toque de recolher até 12 de junho

No lado baiano, de sexta-feira (4) até domingo, está decretado toque de recolher das 21h às 5h. Eventos que promovem aglomeração também estão vedados. Já em Bodocó as restrições serão até o dia 11. Haverá toque de recolher de 3 a 11, das 22h às 4h.

LEIA MAIS

Juazeiro registra mais 45 casos de covid e dois óbitos na quinta-feira

Juazeiro (BA) registrou mais 45 casos de covid e dois novos óbitos na quinta-feira (3). O boletim divulgado pela Prefeitura apresenta o total de 14.937 pacientes infectados.

Há outros 14.329 recuperados e com as duas mortes de ontem, 275 pessoas já morreram em decorrência da doença. Os óbitos são de uma mulher de 45 anos, com comorbidade, e um homem de 34 anos.

Ocupação de leitos

Há apenas dois leitos de UTI disponíveis na rede municipal. Já na Rede PEBA, há 11 vagas em aberto a pacientes com covid-19. Em ambas as redes, a ocupação é superior a 90%.

Pernambuco: medidas restritivas seguirão até 13 de junho

(Foto: Hélia Scheppa/SEI)

As medidas restritivas seguirão em Pernambuco até o dia 13 de junho. Na coletiva de imprensa, realizada na quarta-feira (2), o secretário estadual de Saúde, André Longo informou que foi preciso endurecer as proibições em algumas regiões, como o Sertão.

No Sertão, a afetada é a Macrorregião 3 (englobando Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira), que terá restrições aos sábados e domingos, quando somente serviços autorizados podem funcionar. O Agreste também seguirá com as medidas já impostas. No Sertão do São Francisco, não há mudanças.

Onde muda?

Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo seguirão com restrições do comércio ao final de semana, até 13/06.

LEIA MAIS