Covid: Petrolina inicia vacinação das pessoas com 45 anos ou mais

(Foto: Ascom)

Depois de anunciar o agendamento da vacinação contra a covid-19 para a população geral com 45 anos ou mais, Petrolina inicia hoje (16) a imunização deste grupo. Até sábado (19), a expectativa é que cerca de 10 mil pessoas sejam imunizadas.

Agendamento obrigatório

Antes de comparecer a um dos pontos de imunização, é obrigatório efetuar o agendamento no vacinacaopetrolina.tisaude.com. Lá, é possível escolher o horário e o local para receber a dose.

Vacinação de outros grupos

A Secretaria de Saúde também continua com a imunização dos trabalhadores de saúde autônomos; trabalhadores da educação atuantes em creches, na educação infantil, ensino fundamental, médio, técnico, superior e EJA da rede pública e privada; gestante e puérperas e pessoas que possuem comorbidades com idades entre 18 a 59 anos.

LEIA MAIS

Casa Nova disponibiliza 2ª dose da CoronaVac e Astrazeneca a partir desta terça-feira

Grávidas, puérperas (mulheres que deram a luz até 45 dias) e todas as pessoas do público-alvo que tomaram a 1ª dose contra a covid-19, devem comparecer à Sala da Vacina nesta terça-feira (15), para receber a 2ª dose, em Casa Nova (BA).

A aplicação da 2ª dose é exclusiva a quem tomou a CoronaVac (Butantan) e Astrazeneca (Oxford) e seguirá até quinta-feira (17). “A partir desta terça-feira, dia 15 de junho, vamos continuar a vacinar todas as mulheres grávidas e aquelas mães de bebes, as puérperas e liberar a segunda dose para todos que tomaram a primeira. Estamos em segundo lugar entre todos os municípios da Bahia, em percentual de vacinas aplicadas e queremos continuar assim. Isso só será possível se todos atenderem nosso chamado“, explica o prefeito Wilker Torres (PSB).

Se você é do público listado, não se esqueça de apresentar um atestado de residência, o CPF, o Cartão do Sus e o cartão de vacinação.

Dormentes segue vacinando pessoas dos grupos prioritários contra covid-19

(Foto: Ascom)

Os grupos prioritários seguem recebendo a vacina contra a covid-19, nesta segunda-feira (14), em Dormentes (PE) A 1ª dose está sendo disponibilizada via drive-thru em frente à Secretaria de Saúde, até durar o estoque destinado à ação.

Podem se imunizar as pessoas do grupos prioritários e pessoas a partir de 50 anos sem comorbidades. Pela determinação do Plano Nacional de Imunização (PNI), estão na lista das prioridades adultos a partir dos 50 anos, profissionais da educação e do conselho tutelar, educadores físicos, veterinários, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, motoristas de transporte coletivo, caminhoneiros e trabalhadores da Indústria e construção civil com idade de 45 a 49 anos, que precisam entregar a declaração de vínculo com assinatura do responsável pela empresa.

LEIA MAIS

Bodocó prorroga toque de recolher até 18 de junho

(Foto: Ascom)

No final do semana que foi marcado pela celebração dos 97 anos de emancipação política, a população de Bodocó (PE) viu o decreto n° 38/2021 manter as medidas restritivas anunciadas pela gestão municipal, desta vez até 18 de junho.

Portanto, as aulas presenciais e o consumo de bebida alcóolica dentro de restaurantes e similares segue vetado até o final da semana. O toque de recolher, das 22h às 4h, também continua nesta semana. A cidade soma mais de 2 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia.

Durante o discurso feito na cerimônia de hasteamento da bandeira, no aniversário da cidade, o prefeito Otávio Pedrosa (PSB) de um recado. “Vacina sim, máscara sim e covid não“, afirmou o gestor, que também é médico.

Ministro da Saúde é a favor da vacinação dos profissionais da imprensa

(Foto: SEI/Divulgação)

Marcelo Queiroga, atua ministro da Saúde é a favor da inclusão dos profissionais da imprensa na vacinação prioritária contra a covid-19. No final de semana ele foi questionado sobre o tema e não fugiu da resposta. Vale lembrar que o Plano Nacional de Imunização (PNI) não inclui essa classe, mas há estados como a Bahia, imunizando os trabalhadores.

“Vocês prestam informação à população e, nesse momento, é fundamental ter os brasileiros todos em boa condição sanitária e também vocês da imprensa”, disse, reforçando a mobilização dos comunicadores de todo país.

Apesar da sua opinião favorável, Queiroga deixou claro que cabe ao Ministério definir as prioridades. “O PNI sabiamente priorizou os profissionais da Saúde, depois vieram de outras áreas, e os jornalistas não foram incluídos, mesmo correndo riscos. Vão a cemitérios, unidade de saúde, acompanham o presidente Bolsonaro, que causa aglomeração, não usa máscara, que é um sabotador das medidas de isolamento social”, afirmou.

Caminhoneiros devem apresentar comprovação de atividade para se vacinar contra covid, em Juazeiro

Caminhoneiros que ainda não tomaram a 1ª dose da vacina contra a covid-19, em Juazeiro (BA), devem ficar atentos, pois nesta sexta-feira (11) está sendo ofertado o imunizante a este grupo. Contudo, é obrigatório apresentar a documentação exigida.

É imprescindível ter em mãos um documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas. Também é exigida a declaração de caminhoneiro autônomo (que é fornecida pelo auxiliar de vacinação e pode ser preenchida no local), carteira de habilitação das categorias C, D ou E, constando a informação que o motorista exerce atividade remunerada (Art. 147, § 5º do CTB), cópia do documento do veículo, cópia impressa do comprovante atualizado de pagamento do ISS, ou do último Imposto de Renda, ou última nota fiscal de carga.

LEIA MAIS

Bolsonaro “intima” ministro da Saúde a desobrigar o uso de máscara por parte para quem já está vacinado

(Photo by EVARISTO SA / AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou ter solicitado ao atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a desobrigação do uso de máscara a quem já está vacinado ou teve covid-19. A declaração foi feita na quinta-feira (10), durante um evento ligado ao turismo.

Segundo Bolsonaro, ele “vai ultimar parecer visando a desobrigar o uso de máscara por aqueles que estejam vacinados ou por aqueles que já foram contaminados”. Para o presidente da República, a medida visa “tirar esse símbolo, que obviamente tem a sua utilidade para quem está infectado”.

Medida vai de encontro a orientações médicas

No entanto, a atitude da maior autoridade política do país, vai de encontro às medidas sanitárias adotadas em várias partes do mundo. Em seu discurso, o presidente ainda insistiu no tratamento com hidroxicloroquina e ivermectina, que não têm eficiência científica comprovada contra a Covid-19.

Com saúde próxima do colapso, Pernambuco deve apresentar novo protocolo das atividades econômicas hoje

(Foto: Ascom/CDL)

Com os leitos de UTI cada vez mais sobrecarregados, o Governo de Pernambuco deve anunciar mais medidas restritivas nesta quinta-feira (10). A previsão é que um novo protocolo seja apresentado hoje (10), tendo em vista que o Estado está com 97% de ocupação.

Vale lembrar que o atual decreto vence no domingo (13). Neste momento, Pernambuco está com alta no número de mortes. No boletim de quarta-feira (9), o Estado anotou mais 81 vidas perdidas por causa da infecção pelo novo coronavírus.

Até agora, 16.549 pessoas já morreram desde o início da pandemia em decorrência da doença no Estado. Há ainda mais de 509 mil pessoas que já contraíram a doença nas cidades pernambucanas.

Leitora questiona Secretaria sobre 2ª dose da CoronaVac em Petrolina; Prefeitura responde

(Foto: Ascom PMJ)

Idosos de Petrolina estão buscando informações sobre quando vão tomar a 2ª dose da CoronaVac, imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório SinoVac, da China. Uma leitora do Blog, que tem 63 anos e tomou a 1ª dose em abril, até hoje não foi imunizada com a última dose.

“Deveria ter tomado a segunda dose, mas até agora nada. Por favor, veja junto a Secretaria de Saúde, qual a justificativa e o prazo para a aplicação da segunda dose na faixa etária de 63 anos“, disse à nossa equipe.

O que diz a Prefeitura

Em resposta, a Secretaria de Saúde de Petrolina informou que, a previsão do Governo Federal é repassar novas doses da CoronVac aos municípios ainda neste mês. “Sobre aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac, a Secretaria de Saúde de Petrolina informa que está aguardando um novo repasse de vacinas para concluir a imunização. A previsão do Governo Federal é a partir do dia 15 deste mês“, diz a nota.

Petrolina registra 129 casos e três óbitos por covid na quarta-feira

O boletim de quarta-feira (9) registrou mais 129 casos de covid-19 em Petrolina. Também foram confirmados mais três óbitos. Desta forma, já são 28.733 pacientes infectados, dos quais 24.465 estão recuperados e o número de mortes é está em 450.

Novos casos

53 dos novos pacientes são do sexo masculino e 76 do feminino. Eles têm entre seis meses de vida e 95 anos. Já as mortes são de dois homens (34 e 46 anos) e uma mulher (58 anos). Os óbitos aconteceram em 3 e 8 de junho.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI subiu para 97,3%. Dos 82 leitos, 79 estão ocupados. 48 pacientes são de Petrolina e 31 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 794 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: 17  pessoas se declaram pretas; 82 pardas; duas amarelas; 27  brancas e uma optou por não declarar;
  • Casos descartados: Até agora, 106.801 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 3.818 casos ativos do novo coronavírus.

Ministério da Saúde envia mais 4,04 milhões da AstraZeneca aos estados

(Foto: CASSIANO ROSÁRIO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

O Ministério da Saúde distribuirá mais 4,04 milhões de vacinas contra a covid-19 aos estados e municípios. As doses devem ser despachadas nesta quinta-feira (10). Neste novo lote, constam apenas as do imunizante AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.

No balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, até a semana passada a Fiocruz já havia superado a marca de 50 milhões de vacinas entregues ao Plano Nacional de Imunização (PNI). E ontem, o MS distribuiu mais 2,3 milhões de doses da vacina produzida em parceria pelas empresas Pfizer e BioNTech.

Segundo dados do LocalizaSUS, plataforma administrada pelo Ministério da Saúde, já foram aplicadas 74,5 milhões de doses em todo o país.

Pernambuco recebe maior lote de vacinas da Pfizer

(Foto: SEI/Divulgação)

Mais 99.450 doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegaram a Pernambuco. O novo lote desembarcou no Aeroporto do Recife, na noite de terça-feira (8). O imunizante é destinado à pessoas com comorbidades e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Este é o maior lote da vacina já enviado ao Estado. As doses serão enviadas às 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres) nesta quarta-feira (9). “Essa nova remessa do imunizante da Pfizer, a maior de todas até agora, será essencial para avançarmos com mais celeridade na vacinação do grupo prioritário de pessoas com comorbidades e também para darmos continuidade à imunização dos profissionais das nossas forças de segurança e salvamento“, afirmou o governador Paulo Câmara (PSB).

Com esta quinta remessa de vacinas da Pfizer, Pernambuco totaliza 4.369.350 doses recebidas para imunização contra a Covid-19. Desse total, 2.169.170 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da Coronavac/Butantan e 241.020 unidades da Pfizer/BioNTech.

Profissionais da Educação de Petrolina são vacinados contra a Covid-19 

A Prefeitura de Petrolina segue firme no avanço do plano de imunização contra a Covid-19, e um dos públicos que já pode tomar a vacina é o dos profissionais da Educação do município. A categoria começou a receber a primeira dose e se proteger do novo coronavírus. Estão contemplados profissionais entre 18 e 59 anos que sejam trabalhadores da educação atuantes em creches, na educação infantil, ensino fundamental, médio, técnico, superior e EJA, tanto da rede pública como da rede privada.

Os profissionais da Rede Municipal de Ensino relatam que a alegria de poder tomar a vacina é o sentimento que nutre a expectativa por um futuro melhor. “Para mim foi algo maravilhoso, como se estivesse tomando uma dose de esperança de tempos melhores, de dias melhores”, conta Viviane Guirra, que atua como coordenadora da creche Nova Semente unidade Vovó Lira. “Gratidão por ter chegado a minha vez. Renovação e esperança para os novos dias”, concorda Cláudia Sirlene, coordenadora da unidade Nosso Lar.

LEIA MAIS

Petrolina registra 190 casos positivos de covid-19 na segunda-feira

Petrolina registrou mais 190 casos de covid-19 na última segunda-feira (7). A boa notícia é que não foram computados novos óbitos ontem. Em números totais, são 28.492 pacientes infectados, 24.278 recuperados e 445 mortes.

Novos casos

88 dos novos pacientes são do sexo masculino e 102 do feminino. Eles têm entre um e 83 anos.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI ficou em 91,5%. Dos 82 leitos, 75 estão ocupados. 48 pacientes são de Petrolina e 27 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 703 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: 20 pessoas se declaram pretas; uma indígena; 120 pardas; cinco amarelas e 44 brancas;
  • Casos descartados: Até agora, 106.240 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 3.769 casos ativos do novo coronavírus.

Profissionais da limpeza recebem 1ª dose de vacina contra a covid nesta terça-feira, em Petrolina

Cerca de 400 profissionais da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos receberão a 1ª dose da vacina contra a covid-19, nesta terça-feira (8), em Petrolina. Estão contemplados os profissionais com idade entre 18 e 59 anos, que prestam serviços na cidade.

Local de vacinação

A organização da imunização ficou a cargo da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), para realizar o levantamento de informações sobre o grupo a ser contemplado. Ficou acordado que os profissionais citados receberão a vacina in loco, na Central de Operações, no bairro Antônio Cassimiro.

“Estamos falando de mais uma categoria essencial para nossa cidade e que, durante todo o período da pandemia, não tiveram as atividades interrompidas por aspectos ambientais e sanitários. É de extrema importância a adesão de todos nesta terça”, destaca secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado.