Dormentes registra mais dois casos positivos da Covid-19, mas quase todos os pacientes do município estão curados

(Foto: Ascom)

O mais novo Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (2) pela Secretaria de Saúde de Dormentes, informa que o município tem agora dois novos casos positivos da Covid-19.  A boa notícia é que dois pacientes estão curados clinicamente, somando 222 pessoas recuperadas do vírus.

Dormentes tem agora 227 casos confirmados, 222 curados, um óbito e 32 casos em investigação. O município pernambucano já testou cerca de 20% da população e segue realizando o trabalho de enfrentamento e de cuidados.

Pela primeira vez em 3 meses, casos ativos da Covid-19 ficam abaixo de 10 mil na Bahia

(Foto: ASCOM/SESAB)

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia, 9.548 infectados pela Covid-19 no estado ainda são considerados casos ativos da doença. No entanto, esta é a primeira vez nos últimos três meses que o número de ativos é inferior a 10 mil.

Nas últimas 24h a pasta registrou 2.881 novos casos da doença e  contabilizou 54 óbitos no mesmo período.

Com esses novos dados, o número total de infectados pela doença no estado vai a 262.299. O total de óbitos é de 5.502. A taxa geral de crescimento da doença na Bahia nesta quarta-feira (2) é de 1,1%.

Juazeiro ultrapassa a marca de 4 mil pessoas com a Covid-19, mas 65% dos infectados estão curados

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) registrou nesta quarta-feira (2), a recuperação de mais 113 pessoas que estavam infectadas pela Covid-19. Agora são 2.647 pessoas clinicamente curadas. Isso significa que mais de 65% das pessoas que tiveram a doença já estão recuperadas.

Nesta quarta também a SESAU informou que detectou mais 58 novos pacientes com a Covid-19, sendo 29 do sexo feminino, 29 do sexo masculino e, destes, 01 é profissional de saúde. A faixa etária dos novos casos varia de 08 meses a 70 anos. Dos resultados obtidos, os 58 foram por teste rápido e todos estão em isolamento domiciliar. Juazeiro tem o registro de 4.051 pessoas que contraíram a doença.

A SESAU lamenta mais uma morte pela Covid-19 em Juazeiro ocorrido no dia 31 de agosto. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 71 anos, que tinha como comorbidade arritmia cardíaca e estava internado no Hospital Regional. Agora, Juazeiro registra 80 óbitos pela doença na cidade.

O município já realizou 14.787 testes com 10.736 resultados negativos, sendo considerados descartados. Dos 4.051 casos, 2.206 são do sexo feminino, 1.845 do sexo masculino e, destes, 250 são profissionais da saúde. Em isolamento estão 1.310 pessoas e 14 internadas, sendo 09 em UTI e 05 em leitos intermediários.

Comissão de apoio às ações da Covid-19 entrega relatório ao governador Paulo Câmara

(Foto: Heudes Regis/SEI)

Sob a coordenação da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a Comissão de Apoio à Secretaria de Saúde (SES) para a Covid-19 concluiu o relatório final de trabalho. O documento foi entregue na manhã da última segunda-feira, dia 31 de agosto, ao governador Paulo Câmara e ao secretário da SES, André Longo, em reunião realizada no Palácio do Campo das Princesas.

A equipe, que ainda possui representantes das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), da Fazenda (Sefaz) e de Administração (SAD), trabalhou na revisão dos procedimentos de contratação realizados durante a pandemia. O objetivo foi garantir sua adequada instrução com a documentação elencada nos checklists específicos da PGE, nas orientações da SCGE e em resoluções ou recomendações dos órgãos de controle externo.

“Com o relatório concluído, agora temos a missão de uniformizar e institucionalizar todas as práticas sugeridas pelo grupo, nas áreas de gestão, governança, controle, transparência e finanças”, destacou o então secretário-executivo da SCGE, Caio Mulatinho, que assumiu neste mês de setembro, a secretaria-executiva de Administração e Finanças da SES.

Instituído pelo Decreto Estadual nº 49.095/2020, de 13 de junho, com a finalidade de prestar apoio à SES na catalogação e controle dos procedimentos de contratação realizados para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, o grupo atuou por um período de dois meses.

Pernambuco confirma mais 1.437 casos positivos de covid-19

São mais de 128 mil infectados (Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 1.437 novos casos de covid-19 nessa quarta-feira (2). Desse total, apenas 47 (3%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA) e os demais, 1.390 (97%) foram classificados como leves.

Mais óbitos

Com isso o Estado soma 128.724 casos confirmados da doença. 25.609 são graves e 103.115 foram classificados como leves, ou seja, não demandam internamento. Também foram registrados mais 42 óbitos, apenas quatro são das últimas 24 horas.

De acordo com a SES-PE, há óbitos entrando no boletim de hoje os quais aconteceram desde 15 de abril. Portanto Pernambuco totaliza 7.656 vítimas fatais desde o início da pandemia. O boletim completo será divulgado ao final do dia.

Brasil tem menor taxa de contágio da covid-19 desde abril

(Foto: Divulgação)

Uma pesquisa da universidade britânica Imperial College traz uma notícia positiva sobre a covid-19 no Brasil. Os resultados apresentados nessa semana indicam que a taxa de transmissão da doença no país voltou a registrar uma leve queda. Essa é a menor desde abril.

Segundo o levantamento, o índice ficou em 0,94 nesta semana. A taxa de contágio indica para quantas pessoas um paciente infectado consegue transmitir o novo coronavírus. Dessa forma, quando o indicador está abaixo de 1, há indícios de desaceleração do surto. Por outro lado, acima disso existe tendência de alta.

Atenção aos dados

É a segunda vez desde abril que o índice fica abaixo de 1. A primeira ocorreu há duas semanas, quando ficou em 0,98. Na semana passada, ela voltou a subir para 1. Entretanto, não é possível visualizar uma desaceleração no país, pois as variações são pequenas e estão dentro de uma margem de erro.

Além disso, os pesquisadores do Imperial College ressaltam no relatório que os resultados brasileiros devem ser “interpretados com cautela”, pois a notificação de mortes e casos no País está mudando. (Com informações da CNN Brasil).

Treinamento dos mesários será de forma virtual em 2020

Mesários farão treinamento online (Foto: Divulgação/TRE)

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus a Justiça Eleitoral manteve as eleições de 2020. Os mesários voluntários ou convocados já estão passando pelo treinamento, que nesse ano será virtual. Por conta da situação sanitária, a tradicional formação acontecerá pela internet ou via aplicativo “Mesário”.

Enquanto a eleição não chega, o chefe do Cartório Eleitoral de Petrolina, Marivaldo Mendes foi entrevistado na Rádio Jornal e tirou algumas dúvidas durante o programa Super Manhã com Waldiney Passos dessa quarta-feira (2) sobre a capacitação dos mesários.

Treinamento não poderá acontecer de forma presencial (Foto: Blog Waldiney Passos)

Treinamento online

“Estaremos oferecendo duas modalidades, um curso [no site] e através de um aplicativo disponibilizado pelo TSE. Todo esse material foi preparado pelo TSE para que fosse utilizado nessas eleições que nós temos algumas dificuldades por conta da pandemia“, disse Marivaldo.

Convocação dos voluntários

Os mesários devem estar atentos à convocação e em seguida, iniciar o treinamento. “O treinamento é de mesário, que são as pessoas que compõe as mesas. Temos as pessoas voluntárias no site do TSE e outros que são convocados pelo sistema, conforme os critérios estabelecidos pelos juízes eleitorais. Nossa intenção é utilizar o maior número de pessoas do voluntariado“, destaca.

Cuidados no dia da votação

No dia da eleição alguns cuidados serão tomados. O uso de máscara é obrigatório. Os mesários também receberão álcool em gel e deverão respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre si. O local de votação deverá estar sinalizado aos eleitores e esses precisam seguir as normas sanitárias no dia do pleito. “Os mesários que estão sendo convocados fiquem atentos às informações Nós nunca tivemos eleição em pandemia, esse será um desafio nosso e de todo eleitorado“, finaliza.

IBOPE finaliza quarta etapa da pesquisa Covid-19 em Juazeiro (BA)

A quarta fase da pesquisa sobre Covid-19, realizada pelo IBOPE Inteligência e estudantes da Universidade de Pelotas (UFPEL), do Rio Grande do Sul, foi finalizada em Juazeiro no último domingo, dia 30 de agosto. O objetivo da pesquisa é medir o nível de imunização da população, identificar de que forma o vírus está se propagando no Brasil e auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes para o combate à pandemia baseadas em critérios científicos.

Nesta fase, foram aplicados 250 testes e apenas um apresentou resultado positivo, sendo este de uma pessoa do sexo feminino de 54 anos, moradora do bairro Alto da Aliança. Foram entrevistados e testados moradores dos bairros Antônio Guilhermino, João Paulo II, Dom José Rodrigues, Piranga, Itaberaba, Santo Antônio, Alto do Cruzeiro, Lomanto Júnior, João XXIII, Maringá, Centro, Sol Nascente, Alto da Aliança, Antônio Conselheiro, Parque Residencial, Coreia, Quidé, Tabuleiro, Rodovia BR 407 e dos distritos de Carnaíba do Sertão e Massaroca.

LEIA MAIS

Petrolina registra 57 novos casos e mais 1 morte pela Covid-19

Petrolina tem mais 14 pessoas curadas clinicamente da covid-19. O boletim epidemiológico da prefeitura desta terça-feira, 1º de setembro, mostra que o registro de pessoas confirmadas com o novo coronavírus é de 4.336, sendo que 3.527 delas estão recuperadas. Esse percentual representa 81.3% do total de casos confirmados até o momento.

Mais 149 pessoas foram testadas para a covid-19 nesta terça. Desse total, 46 positivaram: 29 pessoas do sexo feminino, com idades entre 05 a 64 anos, e 17 do sexo masculino, entre 04 a 87 anos. Ainda constam nos dados 11 resultados positivos de exames laboratoriais. São 8 pessoas do sexo feminino, entre 22 a 62 anos, e 3 pessoas do sexo masculino, entre 32 a 45 anos.

Foram 57 casos novos nesta terça. Do total de confirmados até o momento, 3.540 foram por testes rápidos da prefeitura e 796 diagnosticados através de exames laboratoriais.

Petrolina tem mais um óbito por covid-19, totalizando 80. Trata-se de um idoso, de 74 anos, com histórico de comorbidades. Ele faleceu nesta terça-feira, em uma unidade de saúde da rede pública da cidade.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 32,1%. Dos 56 leitos disponíveis, 18 estão ocupados, sendo que 11 pacientes são de Petrolina e 7 de outras cidades da região.

Facape não retomará aulas presenciais mais esse ano

Antônio Habib, presidente da Facape. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Mesmo com a autorização da secretaria de educação do estado de Pernambuco, anunciada na tarde desta segunda-feira (31), pelo Secretário da pasta, Fred Amâncio, de que as instituições de nível superior já podem retomar as aulas presenciais a partir das próxima terça-feira (08), a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, a Facape, decidiu continuar atendendo seus alunos de forma online até o final deste ano.

A instituição se baseou na Portaria 544 do Ministério da Educação, que prorrogou até 31 de dezembro de 2020 a autorização para que o ensino presencial seja substituído pelas aulas remotas por meios tecnológicos e digitais. Em nota, a Facape também embasa sua decisão na Resolução número 3, de 19 de março de 2020, do Conselho Estadual de Educação, que regula no âmbito do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco, a adoção de atividades extracurriculares, enquanto estiver suspenso o funcionamento de instituições de Educação integrantes do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco.

Através de seu presidente, Antonio Habib, a Faculdade informou que desde o início da pandemia vem adotando todas as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus e qualquer possibilidade de retorno as aulas presenciais se dará somente quando houver total segurança sanitária para professores, corpo técnico e alunos.

Juazeiro registra 25 novos casos de Covid-19 nesta terça-feira (01), mas 186 pessoas contaminadas apresentam recuperação da doença

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (BA) registrou nesta terça-feira (01) a recuperação de 186 pessoas que estavam infectadas pela Covid-19. Agora são 2.534 pessoas clinicamente curadas. Isso significa que mais de 63% das pessoas que tiveram a doença já estão recuperadas.

Por outro lado, infelizmente, o boletim aponta a confirmação de 25 novos casos, sendo 15 do sexo feminino e 10 do sexo masculino e, destes, um é profissional de saúde. A faixa etária dos novos casos varia de 08 meses a 80 anos. Dos resultados obtidos, 31 foram por teste rápido, 03 swab rápido e 01 pelo LACEN de Salvador. Dos novos casos, 24 estão em isolamento domiciliar e 01 está internado.

Juazeiro tem o registro de 3.993 pessoas que contraíram a doença.

Segundo a secretaria da Saúde, o município já realizou 14.703 testes com 10.710 resultados negativos, sendo considerados descartados. A SESAU informa ainda que tem registrado 79 óbitos pela doença.

Dos 3.993 casos, 2.177 são do sexo feminino, 1.816 do sexo masculino e, destes, 249 são profissionais da saúde. Em isolamento estão 1.364 pessoas e 16 internadas, sendo 08 em UTI e 08 em leitos intermediários.

Pernambuco confirma mais 1.748 casos e 21 mortes por Covid-19

(Foto: Internet)

Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (1º), mais 1.748 casos de Covid-19, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Do total de casos, 29 são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o equivalente a 2%. Os demais 1.719 são leves, de pacientes que não demandaram internamento hospital ou já estavam curados.

A SES-PE também registrou mais 21 óbitos, ocorridos desde o dia 24 de abril. Agora, Pernambuco totaliza 127.287 casos confirmados – sendo 25.562 graves e 101.725 leves – e 7.614 mortes pela doença causada pelo novo coronavírus. O número de pacientes já recuperados não foi atualizado, mas, até a segunda-feira (31), era de 107.243.

Do total de mortes do informe desta terça-feira, nove (43%) ocorreram nos últimos três dias, sendo dois óbitos registrados na segunda-feira (31), dois no domingo (30) e cinco no sábado (29). Os outros 12 registros (57%) ocorreram entre os dias 24 de abril e a sexta-feira (28).

Juazeiro registra recuperação de 59% dos infectados pela Covid-19

A cidade de Juazeiro (BA) divulgou, nessa segunda-feira (31), o número de infectados e recuperados pela Covid-19. Ao todo, 2.348 pessoas estão clinicamente curadas da doença, o que representa 59% dos infectados.

Ao todo, 3.968 pessoas já foram diagnosticadas com a Covid-19 em Juazeiro. Entre o último domingo (30) e ontem (31), mais 22 pessoas tiveram seus resultados positivos para o novo coronavírus.

LEIA MAIS

Prefeito de Juazeiro diz que pode suspender atividades que desrespeitarem medidas restritivas

(Foto: arquivo/Blog Waldiney Passos)

Depois de imagens de bares e restaurantes lotados, pessoas se aglomerando nas ruas viralizarem nas redes sociais, as quais mostram o descumprimento das medidas restritivas, o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, falou sobre o assunto na manhã desta segunda-feira (31), durante uma entrevista coletiva através de uma plataforma online.

“No primeiro momento a intenção é fazer uma abordagem para que as pessoas compreendam que nós temos um vírus e que esse vírus é letal e que a gente precisa continuar com os nossos comércio abertos, porém, dentro de toda uma regra que foi feita com a SEMAURB, com comerciantes e comerciários. Primeiro de tudo, a gente precisa compreender que cada um tem uma participação nesse processo. Mas como tem situações que estão acontecendo, que a gente ver na prática que as pessoas não estão cumprindo o que nós acordamos, infelizmente a gente vai precisar suspender algumas atividades para que a gente salve mais vidas e proteja os juazeirenses”, disse o prefeito.

Interrompido por um repórter que questionou a falta de punições em quem não cumpre as regras estabelecidas pelo o município, Paulo Bomfim respondeu.

“O procurador do município, Dr. Eduardo Fernandes vai editar um novo decreto hoje, com novas regras, justamente para que a gente possa ampliar e ser mais firmes e ampliar o nosso raio de fiscalização, mas infelizmente nós precisamos ser mais firmes porque as pessoas precisam se proteger e meu papel como gestor é salvar e fazer o que tiver que fazer”, concluiu o prefeito de Juazeiro.

Petrolina registra 48 novos casos de Covid-19 e mais 2 óbitos nesta segunda-feira

Petrolina entrou na quarta semana com menores índices de pessoas infectadas pela Covid-19. O boletim epidemiológico desta segunda-feira (31) mostra que, dos 154 testes rápidos realizados neste início de semana, 34 deram positivos para o novo coronavírus: 21 pessoas do sexo feminino, com idades entre 06 meses de vida a 56 anos, e 13 do sexo masculino, entre 08 a 53 anos.

O boletim ainda traz 14 resultados positivos de exames laboratoriais. São 8 pessoas do sexo masculino, entre 23 a 66 anos, e 6 pessoas do sexo feminino, entre 21 a 56 anos.

Foram mais 48 casos novos nesta segunda, totalizando 4.279. Das confirmações até o momento, 3.494 foram por testes rápidos da prefeitura e 785 diagnosticados através de exames laboratoriais. Petrolina tem mais 4 pessoas curadas clinicamente da covid-19, totalizando 3.513. Esse percentual equivale a 82,1% dos casos confirmados até o momento.

O município tem mais dois óbitos por covid-19, mas nenhum aconteceu nesta segunda-feira. O primeiro foi no dia 9 de agosto, em um hospital da rede pública de Juazeiro (BA). Trata-se de uma mulher, de 47 anos, com histórico de comorbidades. Ela havia sido notificada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e o exame confirmando a doença só chegou nesta segunda.

O outro óbito registrado é de uma jovem de 30 anos, com comorbidades, ocorrido neste domingo (30), em uma unidade de saúde da rede pública de Petrolina. Com isso, a cidade chegou ao total de 79 óbitos.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 33,9%. Dos 56 leitos disponíveis, 19 estão ocupados, sendo que 12 pacientes são de Petrolina e 7 de outras cidades da região.