Pernambuco confirma mais 1.040 casos positivos de covid-19

São mais de 134 mil infectados (Foto: Internet)

Pernambuco tem mais 1.040 casos positivos de covid-19 nessa quinta-feira (10). De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 33 (3%) são de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Outros 1.007 (97%) têm sintomas leves.

Com os números de hoje, são 134.619 pacientes infectados: 25.691 graves e 108.928 leves. Também foram confirmadas mais 28 mortes. Elas aconteceram desde 22 de abril. Apenas duas datam de ontem. Pernambuco totaliza 7.792 óbitos.

INSS retoma atendimento presencial a partir de segunda-feira

Perícia médica e avaliação social retornarão na segunda-feira (Foto: Arquivo)

O atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomarão o atendimento presencial a partir de segunda-feira (14). Mas, apenas para quem fizer agendamento prévio. Ou seja, é necessário marcar a hora e data do serviço a ser solicitado nas unidades.

O agendamento deve ser feito via site do INSS, no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. A partir de segunda-feira retornam os atendimentos para serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Diante da obrigatoriedade do agendamento, quem não tiver marcado hora será proibido de adentar na agência. Segundo o INSS, a reabertura será gradual e considerará as especificidades de cada uma das Agências da Previdência Social no país.

Salgueiro registra mais uma morte por covid-19

Salgueiro (PE) confirmou mais uma morte por covid-19 no boletim de quarta-feira (9). A 29ª vítima fatal é uma idosa de idade não informada, com histórico de comorbidades. Ela testou positivo no feriado de 7 de Setembro.

Desde então recebia cuidados médicos, mas não resistiu. Também ontem foram confirmados mais nove casos positivos. São seis mulheres e três homens.

Dos novos casos, apenas um está internado em unidade hospitalar. Os demais seguem em isolamento domiciliar. Com isso Salgueiro soma 1.329 pacientes infectados.

O número de curados permanece inalterado. Outras 40 pessoas estão em investigação, aguardando resultado dos exames laboratoriais.

Bispo de Salgueiro testa positivo para a Covid-19

Dom Magnus testou positivo para o novo coronavírus. (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)

O bispo diocesano de Salgueiro, Dom Magnus Henrique Lopes, testou positivo para o novo coronavírus. De acordo com a nota divulgada na terça-feira (08) pela Diocese do município, o religioso encontra-se bem, e cumpre a quarentena em casa, seguindo todas as orientações médicas. Ele manifestou sintomas leves da doença.

No comunicado, a diocese pede que os fiéis orem pelo restabelecimento dele e de todos que se encontrem doentes. Dom Magnus tem 55 anos e é bispo de salgueiro há quase dez anos.

TSE adota cuidados sanitários para eleitores e mesários nas Eleições 2020

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira (8) para apresentar à imprensa e à sociedade o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, elaborado pela consultoria sanitária gratuita formada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein. A votação ocorrerá no dia 15 de novembro, em primeiro turno, e no dia 29 do mesmo mês, em segundo turno, onde houver.

O ministro Barroso abriu a coletiva apresentando o histórico das principais ações realizadas pela Justiça Eleitoral, como as reuniões com os especialistas em epidemiologia e médicos sanitaristas, tanto para discutir o adiamento do pleito quanto para propor protocolos sanitários de segurança. Barroso apontou ainda quais cuidados devem ser tomados nos dias de votação, de modo a impedir que as eleições sirvam de vetor de propagação do novo coronavírus. “O objetivo é proporcionar o mais alto grau de segurança”, afirmou.

LEIA MAIS

Juazeiro registra mortes pela Covid-19 durante três dias seguidos

(Foto: Michael Dantas / AFP)

Na atualização desta quarta-feira (9), a Secretaria da Saúde informa que mais 56 pacientes foram considerados curados da Covid-19 e, com isso, 2.984 pessoas estão clinicamente curadas representando, aproximadamente, 73% das pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus.

Neste boletim há ainda o registro de 14 novos casos da Covid-19 sendo 03 profissionais de saúde. São 07 pacientes do sexo feminino e 07 do sexo masculino e, dos resultados obtidos, 05 foram por teste rápido, 05 por swab rápido e 04 pelo LACEN de Salvador. Com este dado, Juazeiro chega a 4.115 pessoas que já contraíram a doença.

Os óbitos registrados nesta atualização ocorreram em junho e julho, no entanto, a Vigilância em Saúde de Juazeiro só recebeu as declarações de óbitos nesta quarta-feira (9). No dia 07/06 faleceu uma paciente do sexo feminino, com 75 anos no Hospital Regional de Juazeiro, sem histórico registrado de comorbidades.

No dia 12/07 faleceu um paciente do sexo masculino, 71 anos, na UPAE de Petrolina, sem histórico registrado de comorbidades e no dia 27/07 faleceu também na UPAE de Petrolina uma idosa de 77 anos, com histórico de hipertensão. Com estes, Juazeiro agora contabiliza 90 óbitos pela Covid-19.

Juazeiro já realizou 14.933 exames e, destes, 10.818 tiveram resultado negativo para a Covid-19, considerados descartados. Dos 4.115 casos, 2.238 são do sexo feminino, 1.877 do sexo masculino, sendo 256 profissionais de saúde. Seguem em isolamento domiciliar 1.031 pessoas e 10 internadas, sendo 06 em UTI e 04 em leitos intermediários.

Bahia mantém queda de casos ativos da Covid-19 pelo 6º dia

(Foto: ASCOM/SESAB)

Os casos ativos da Covid-19 na Bahia vem caindo há seis dias. Nesta quarta-feira (9) o boletim da Secretaria da Saúde (Sesab) traz a informação de que o estado possui 7.830 pacientes nessa condição. A última vez em que o número esteve nesse patamar foi no mês de maio. O auge dos casos ativos na Bahia foi em 13 de julho, quando eram 30.221.

Nas últimas 24 horas foram registrados 2.274 novos casos da doença causada pelo novo coronavírus. O estado soma 275.088 infectados e 5.774 mortos desde o início da pandemia.

Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (29,36%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.067,14), Almadina (5.911,41), Itabuna (5.264,44), Dário Meira (4.967,32), Salinas da Margarida (4.793,92).

Pernambuco registra mais 989 casos de covid-19 e 23 óbitos

Confira o boletim dessa quarta-feira,  9 de setembro (Foto: Internet)

Mais 989 casos positivos de covid-19 foram registrados em Pernambuco. 944 (95,5%) são leves, informa a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Outros 45 (4,5%) foram classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Com os números dessa quarta-feira (9), o estado contabiliza 133.579 pacientes infectados desde o início da pandemia.

No total, 25.658 são pacientes graves e 107.921 leves. A SES-PE também confirmou mais 23 óbitos. Eles ocorreram desde 2 de maio. Apenas uma foi de ontem (8). Com isso, as vítimas fatais já somam 7.764 óbitos em Pernambuco.

Salgueiro confirma 33 novos casos de covid-19 e mais um óbito

Salgueiro (PE) confirmou mais 33 casos de covid-19, no boletim de terça-feira (8). Entre os novos pacientes está o bispo da cidade. Dom Magnus Henrique Lopes cumpre a quarentena obrigatória e apresenta apenas sintomas leves.

Com os números de ontem, Salgueiro chegou a 1.320 pacientes infectados pela covid-19. Desse total, 928 já estão curados. 33 pacientes permanecem em investigação.

Em relação aos óbitos, mais uma pessoa morreu ontem. Trata-se de um homem, positivado no último dia 3. Ele estava na UTI, mas não resistiu e teve a morte confirmada no boletim de terça.

Araripina registra mais uma morte pelo novo coronavírus

Assim como Ipubi, Araripina foi mais uma cidade do Sertão pernambucano a confirmar mais uma morte por covid-19 na última terça-feira (8). A Prefeitura não forneceu mais informações sobre o paciente, que é a 34ª vítima fatal em decorrência da pandemia.

LEIA TAMBÉM

Ipubi confirma mais um óbito por covid-19

Também ontem foram confirmados mais 17 casos positivos da doença. Com isso, Araripina soma 1.612 pacientes infectados. Por outro lado, as curas clínicas também cresceram. Mais 23 pessoas venceram a doença. Sendo assim, a cidade alcança 972 curas clínicas. 22 pessoas estão em investigação, aguardando resultado dos exames laboratoriais.

Ipubi confirma mais um óbito por covid-19

Número de mortes chegou a 21

O município de Ipubi, no Sertão de Pernambuco, confirmou mais um óbito por covid-19. A morte foi registrada no boletim de terça-feira (8) e agora são 21 vítimas fatais da doença. Também ontem, a Prefeitura confirmou mais uma cura clínica.

Dessa forma, Ipubi contabiliza 335 pacientes recuperados do novo coronavírus. O número de casos positivos permanece o mesmo, 373. Há ainda 10 pessoas em investigação, aguardando os resultados de exames laboratoriais.

Ainda segundo a Prefeitura, o índice de isolamento social na cidade é de apenas 40%, quando o mínimo recomendado é 70%. Quem tiver sintomas ou precisar consultar informações sobre a doença deve entrar em contato com o número (87) 99645-8356, do Disk Covid.

Juazeiro ultrapassa o número de 4.100 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e registra mais 3 mortes pela Covid-19

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Com feriado prolongado e consequentemente com uma quantidade menor de testes realizados, a Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) registrou nesta terça-feira (8), apenas 3 novos casos de  infecção pelo novo coronavírus. O número elevou para 4.101 pessoas contaminadas com a Covid-19 em todo o município.

Por outro lado, o boletim traz a triste confirmação de mais 03 óbitos causados pela doença. Chegando agora a 87 mortes no município. Um dos óbitos ocorreu em 17 de julho, no Hospital Unimed Petrolina. O paciente era do sexo masculino, tinha 55 anos, sem comorbidades relatadas e teve a confirmação para o novo coronavírus na data de hoje.

Os dois outros óbitos registrados ocorreram nas seguintes datas: em 10 de julho, no Hospital São Pedro do município de Remanso, uma paciente do sexo feminino, de 56 anos, sem comorbidades relatadas. Já o terceiro óbito ocorreu segunda-feira, 7 de setembro, no Hospital Neurocárdio. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 72 anos, que apresentava como comorbidade neoplasia pulmonar.

Seguem em isolamento domiciliar 1.073 pessoas e 13 internadas, sendo 9 em UTI e 04 em leitos intermediários.

Petrolina registra 74 novos casos de Covid-19 nesta terça-feira e ultrapassa a marca de 4.500 infectados

(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O município de Petrolina chegou a marca de 4.556 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 74 casos foram confirmados somente nesta terça-feira (8).  A boa notícia é que 3.743 pessoas já se recuperaram da doença, o que representa um percentual de 82,2% do total de acometidos pela Covid-19.

Por outro lado, a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública voltou a aumentar depois do feriado. Ontem a taxa era de 10,71% hoje passou para 19,64%. Dos 56 leitos disponíveis, 11 estão ocupados, sendo que 8 pacientes são de Petrolina e 3 de outras cidades da região.

A faixa etária dos novos infectados varia entre 08 meses de vida e 89 anos de idade. 727 pessoas continuam em tratamento contra a doença. Os óbitos por Covid-19 em Petrolina somam 86.

Blitz educativa vai levar mais informações sobre a Covid-19 aos petrolinenses

(Foto: Ascom)

Informação verdadeira nunca é demais. Por isso, para levar mais orientações aos petrolinenses sobre como se prevenir da Covid-19, o Comitê de Combate ao Coronavírus realiza nesta quinta-feira (10), uma blitz educativa na Rua Dom Vital, região central de Petrolina.

Equipes formadas por representantes da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), Polícia Militar, CDL e SINDILOJAS irão se revezar em barreiras no trânsito, principalmente nos cruzamentos de maior circulação de veículos, para chamar atenção das pessoas sobre os cuidados que se deve ter em relação a Covid-19.

Motoristas e passageiros são orientados quanto às principais regras como o uso de máscaras, higienização das mãos, e evitar aglomerações como formas de contribuir efetivamente no combate à disseminação do novo coronavírus.

“Além da orientação, também estaremos distribuindo máscaras. É importante lembrar que o nosso comércio está aberto e, até que seja viabilizada uma vacina contra a doença causada pelo coronavírus, todos nós temos que permanecer atentos a todos os protocolos de segurança orientados pelas autoridades de saúde, sendo imprescindível que cada um faça sua parte”, alerta o presidente do Comitê e da CDL, Manoel Vilmar.

Para o presidente do SINDILOJAS Petrolina, Joaquim de Castro, a luta contra a Covid-19 requer o esforço de todos. “Sabemos que a atenção reforçada em medidas como o uso de máscara e higienização correta das mãos, por exemplo , já ajuda bastante no combate ao Coronavirus. O esforço tem que ser coletivo, para que se possa vencer essa luta. Quase todos os setores da economia já tiveram a retomada de suas atividades e, para que se mantenha a geração de emprego e renda, é imprescindível o esforço de todos”.

O Comitê de Petrolina no combate ao coronavírus já distribuiu mais de 5 mil máscaras de tecido, doadas ao Comitê por empresas e grupos de voluntários. As blitze devem ter continuidade na próxima semana em outra área da cidade.

Casos ativos de Covid-19 na Bahia continuam diminuindo, afirma Sesab

(Foto: ASCOM/SESAB)

O número de casos ativos continua reduzindo na Bahia e, nesta terça-feira (8), apresenta dados semelhantes ao verificado no mês de maio. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), dos 272.814 registros da Covid-19 no estado, apenas 7.841 são considerados casos ativos.

Nas últimas 24h foram registrados 851 novos casos, a uma taxa de crescimento de 0,3%. Já o número de óbitos no mesmo período foi de 41. O total de mortes acumuladas em decorrência da doença é de 5.734, segundo a pasta.