Esposa do sociólogo Roberto Malvezzi (Gogó) morre em Juazeiro vítima de Covid-19

(foto: Arquivo da família)

Faleceu na tarde desta terça-feira (5), vítima da Covid-19, a professora Everanice Muniz Malvezzi, esposa do sociólogo Roberto Malvezzi, mais conhecido como Gogó. Vera, como era mais conhecida, estava internada no Hospital Promatre em Juazeiro desde o dia 23 de dezembro, após contrair no novo coronavírus.

Na foto acima, um encontro com o Papa Francisco durante uma viagem que fez com o esposo ao Vaticano.

Nas redes sociais, Gogó, que trabalhou durante anos na Diocese de Juazeiro e agora presta assessoria para a Comissão Pastoral da Terra (CPT),  comunicou o falecimento da companheira e relatou o seu carinho pela mesma.

“Comunico que Everanice Muniz Malvezzi, a Vera, minha esposa, faleceu hoje há pouco. Minha companheira de 35 anos de vida. Fico eu, Roberto, e os filhos e filhas: Amaranta, Tamira, Amarildo e Tássio. Minha Nega de beleza exuberante se foi. Deus pôs, Deus tirou, louvado seja Deus.
Grato a todos e todas pelas orações e a solidariedade.”
Roberto Malvezzi (Gogó)

O enterro será ainda hoje na cidade de Remanso (BA).

SES confirma mais 1.491 casos de covid em Pernambuco nessa terça-feira

(Foto: Internet)

Mais 1.491 casos de covid-19 foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nessa terça-feira (5). Do total, 1.439 (96,5%) são de casos leves e outros 52 (3,5%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Dessa forma, Pernambuco contabiliza 225.336 infectados, dos quais 29.527 são graves e 195.809 leves. Também foram registrados mais 18 óbitos. Eles aconteceram entre 9 de dezembro de 2020 e a última segunda-feira (4). De acordo com a SES, o total de mortes é de 9.709.

Juazeiro registra mais 18 casos de covid e chega a 135 óbitos

Juazeiro encerrou a segunda-feira (4) com mais 18 casos positivos da covid-19. Dos novos pacientes, nove são do sexo masculino e nove do feminino, segundo a Secretaria de Saúde do município.

Os infectados têm entre 15 e 60 anos. Após a atualização de ontem Juazeiro soma 9.900 infectados, dos quais 5.527 já estão recuperados.

Mais um óbito

Por outro lado, mais um óbito foi confirmado: um homem de 52 anos. Ele tinha comorbidades e estava internado no Hospital Regional de Juazeiro. Agora são 135 mortes confirmadas desde o ano passado.

Vereador de Sobradinho perde a mãe e irmão vítimas da covid

O Ano Novo começou de forma triste para uma família em Sobradinho (BA). Isabel Santos de Souza e José Santos de Souza morreram em decorrência da covid-19, no domingo (3). Eles são mãe e irmão do vereador da cidade, Geovan Santos de Souza (PT).

O fato gerou comoção na cidade. Ex-prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti emitiu uma nota de pesar. “Peço a Deus que conforte os corações dos familiares e lhes dê coragem e fé para superar este momento de dor extrema. Recebam meu abraço de solidariedade e força”, escreveu nas redes sociais.

Atual gestor da cidade, Regis Cleivys Sampaio também se manifestou e prestou solidariedade à família. “Rogo a DEUS que lhes dê conforto, resignação e muita fé. Ao vereador Geovan e família, meu conforto e apoio”, disse em nota.

Juazeiro: Prefeitura declara Estado de Emergência em Saúde Pública e suspende aulas por 30 dias

(Foto: Ascom/PMJ)

Apesar de o decreto do Governo da Bahia determinar a suspensão das aulas presenciais por pelo menos até 15 de janeiro, a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB) assinou o Decreto n° 002/2021 no qual determina a proibição de atividades educacionais por 30 dias.

LEIA TAMBÉM

Decreto que proíbe shows e aulas na Bahia é novamente prorrogado

A medida também vale para eventos de qualquer natureza, com mais de 100 pessoas. As orientações estão dispostas no Diário Oficial de segunda-feira (4), primeiro dia útil de trabalho da nova gestora. O decreto publicado ontem também reconhece Situação de Emergência em Saúde Pública por conta da pandemia.

O decreto tem efeitos retroativos, ou seja, já está valendo desde o dia 1° de janeiro de 2021. No boletim de ontem Juazeiro registrava 9.990 casos de covid, 5.527 curas e 135 óbitos.

Decreto que proíbe shows e aulas na Bahia é novamente prorrogado

(Foto: G1/Reprodução)

O Governo da Bahia prorrogou mais uma vez o decreto que suspende as aulas presenciais na rede pública e particular, bem como a realização de shows no estado. A proibição segue valendo até 15 de janeiro, conforme o Decreto n° 20.165/2021, publicado no Diário Oficial dessa terça-feira (5).

Dessa forma, atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, não podem acontecer independentemente do número de participantes.

A Bahia registrou ontem (4) mais 815 novos casos de covid-19 e totaliza 496.823 pacientes infectados, dos quais 483.275 já estão recuperados. Há ainda 9.246 mortes.

Covid-19: Dormentes tem mais seis casos confirmados e mais seis curas clínicas

(Foto: Ascom/PMD)

O boletim da Covid divulgado pela Secretaria de Saúde de Dormentes neste  primeiro dia útil do ano, informa que o município registrou 6 novos casos positivos e 6 curas clínicas nas últimas 24h. De acordo com o informativo, Dormentes está com 6 casos ativos e 70 em investigação.

Com a atualização, Dormentes tem agora 842 confirmados, 834 curados e 2 óbitos. A secretaria de Saúde reforça à população para que mantenha os cuidados essenciais, como uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

LEIA MAIS

Boletim da prefeitura atualiza dados da pandemia de covid-19 em Petrolina

O boletim epidemiológico da covid-19 desta segunda-feira, dia 4, registra mais 146 casos novos da doença e mais dois óbitos em Petrolina. Dos 12.338 infectados, 9.938 já estão recuperados, o que representa 80,5% de curas desde o começo da pandemia na cidade.

Dos novos infectados, 145 foram confirmados a partir de 279 testes rápidos da prefeitura e 01 através de exame laboratorial. São 96 pessoas do sexo feminino, com idades entre 02 e 74 anos, e 50 do sexo masculino, entre 06 meses e 75 anos. As informações referentes à raça/cor/etnia seguem em anexo.

Com as novas mortes causadas por complicações da covid-19, Petrolina tem agora 157 óbitos.  As mortes foram de duas mulheres, ambas de 70 anos. A primeira ocorreu em um hospital da rede privada em Juazeiro- BA, no último dia 19 de dezembro. A segunda paciente estava em um hospital particular, em Petrolina, e morreu no último dia 31. As duas possuíam outras doenças.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede é de 60,37%. Dos 53 leitos disponíveis, 32 estão ocupados, sendo 18 pacientes de Petrolina e 14 de outras cidades da região. Os dados completos seguem em anexo. Todas as informações sobre a pandemia na cidade estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Governo de Pernambuco vai intensificar fiscalização nas praias para conter avanço da Covid-19

(Foto: Aluisio Moreira – SEI)

Em pronunciamento realizado nesta segunda-feira (4), o governador Paulo Câmara informou que aumentar a fiscalização nas praias do Estado para conter o avanço do novo coronavírus. A fala de Câmara foi divulgada logo após uma reunião com o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, que convocou um encontro com prefeitos de cidades litorâneas para a próxima quarta-feira (6).

“Os números da pandemia permanecem preocupantes, e temos pela frente um período delicado de férias, com muita atividade social, sobretudo nas praias. Os estabelecimentos nesses locais precisam também cumprir os protocolos”, justificou Paulo Câmara, se referindo ao Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, que prevê regras gerais e específicas de acordo com cada setor.

Segundo Paulo Câmara, a Secretaria Estadual de Saúde continua reativando leitos de terapia intensiva. Além disso, o Governo de Pernambuco vai distribuir um novo lote de um milhão de máscaras nesse período. O governador finalizou o pronunciamento pedindo o engajamento da população no combate ao novo coronavírus. “Todas essas medidas só vão surtir o efeito esperado se pudermos contar com a compreensão de todos. Uso de máscara, atenção para higienização das mãos e evitar aglomerações”, recomendou.

Bahia registra 815 novos casos da Covid-19 e mais 28 mortes em decorrência da doença

(Foto: ASCOM/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 815 casos de Covid-19 e 1.236 pessoas recuperadas. Dos 496.823 casos confirmados desde o início da pandemia, 483.275 já são considerados recuperados, 4.302 encontram-se ativos.

O boletim epidemiológico desta segunda-feira (4) contabiliza ainda 886.572 casos descartados e 122.447 em investigação. Na Bahia, 36.841 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nesta segunda também foram contabilizados 28 óbitos que ocorreram entre 13 de agosto de 2020 e 03 de janeiro de 2021. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.246, representando uma letalidade de 1,86%.

Pernambuco registra 305 novos casos e 12 óbitos pela Covid-19 nas últimas 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (4), 305 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 25 (8%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 280 (92%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 223.845 casos confirmados da doença, sendo 29.475 graves e 194.370 leves.

Também foram confirmados 12 óbitos, ocorridos entre os dias 23 de dezembro de 2020 e esse domingo (3). Com isso, o Estado totaliza 9.691 mortes pela Covid-19.

https://twitter.com/governope/status/1346142942549962754?s=20

Secretaria de Cultura emite nota de pesar sobre a morte de Mestre Jaime

(Foto: TV Grande Rio/Reprodução)

A morte de Mestre Jaime comoveu autoridades e artistas pernambucanos. Representantes da cultura se manifestaram dando um último adeus ao criado do bloco “A Bicharada”. A Secretaria de Cultura do Estado emitiu a seguinte nota:

NOTA DE PESAR – Mestre Jaime, criador do bloco “A Bicharada”

“É com enorme pesar que a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) informam a morte do Mestre Jaime, símbolo do Carnaval do Sertão pernambucano e famoso por ter criado o bloco de bonecos A Bicharada, que há mais de 70 anos desfila pelas ruas de Salgueiro.

Nascido Jaime Alves Concerva, Mestre Jaime marcou seu nome na história do município com a criação de bonecos gigantes inspirados em animais. Ao longo de 75 anos, ele levou alegria aos foliões com suas obras, representando não só a fauna, mas também pessoas anônimas. Além de artista plástico, Mestre Jaime era músico e alfaiate.

Farão muita falta em nosso Estado aquele sorriso de ouro, as roupas luxuosas e coloridas, além da energia e do espírito transgressor que Mestre Jaime sempre carregava. Ele tinha 98 anos e estava internado, após diagnóstico de Covid-19.”

Segundo Blog de Salgueiro, Mestre Jaime está com a covid-19

Mestre Jaime é figura histórica na cultura do Sertão (Foto: TV Grande Rio/Reprodução)

Jaime Alves Concerva, o Mestre Jaime testou positivo para covid-19. Segundo o Blog do Alvinho Patriota, o criador do tradicional Bloco da Bicharada está internado em uma unidade hospitalar do município, devido ao agravamento do seu estado de saúde. Jaime tem 98 anos.

Desde os anos 1940 Mestre Jaime é responsável por confeccionar os tradicionais bonecos que alegram o carnaval no município. Os números da covid em Salgueiro estão desatualizados. O último boletim divulgado pela Prefeitura foi no dia 30/12, quando foram registrados 2.710 casos da doença, 2.195 recuperados e 51 óbitos.

SES registra mais 215 casos de covid em Pernambuco

(Foto: Internet)

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) na noite de domingo (3) registrou mais 215 casos de covid-19, 616 curas clínicas e outros cinco óbitos. Após a atualização de ontem, o estado já soma 223.540 infectados.

As curas clínicas totalizam 190.917 e o total de mortes é de 9.679. Segundo a SES, 7% dos casos notificados no boletim de ontem são graves. Já os óbitos aconteceram entre os dias 17/12 e 02/01.

Covid-19: Anvisa aprova importação de 2 milhões de doses de vacina

(Foto: Dado Ruvic/Reuters)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a importar 2 milhões de doses de vacinas contra covid-19. Apesar de ainda não estar autorizada a aplicação do imunizante no país, a Anvisa liberou a importação para antecipar a disponibilização quando o registro ou uso emergencial for aprovado.

A Fiocruz é a responsável por produzir a vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, no Brasil. A vacina com a importação aprovada foi a produzida na Índia pela Serum Institute of India. A empresa produz a vacina da AstraZeneca, na Índia.

LEIA MAIS