“Não há indicadores que justifiquem lockdown”, afirma secretário de Saúde de Pernambuco

(Foto: Rafaelle Fróes/G1)

Mesmo com alertas diários acerca dos dados da covid-19, o momento não é de pensar em um novo lockdown. Na visão do secretário estadual de Saúde de Pernambuco ainda é possível apostar na prevenção e bom senso dos pernambucanos.

“Nós não temos visto um nível de aceleração que justificasse nesse momento um lockdown. Temos visto números que houve até uma interrupção no crescimento de casos novos. Nossa avaliação nesse momento é que não há indicadores que justifiquem lockdown, seja na capital ou nas outras cidades”, afirmou André Longo.

Nessa quinta-feira (7) Pernambuco confirmou mais 1.511 novos casos de covid-19 e soma 228.451 infectados. Há ainda 9.763 mortes. As medidas mais rígidas apenas serão tomadas caso o desrespeito às normas de distanciamento prossigam no Estado.

Pernambuco confirma mais 1.511 casos e 32 óbitos por covid-19

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nessa quinta-feira (7), mais 1.511 casos de covid-19. Após a atualização de hoje o Estado alcança a marca de 228.451 infectados. Também foram registrados mais 32 óbitos.

A mortes datam de 03/12/2020 a 06/01/2021. Agora já são 9.763 óbitos. Segundo o boletim, dos 1.511 novos infectados, 68 (4,5%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outros 1.443 (95,5%) são de pacientes leves.

Desde o início da pandemia Pernambuco tem 29.667 casos graves e 198.784 leves. O boletim completo será informado ao final do dia, trazendo também as curas clínicas.

Governador de Pernambuco lamenta morte de Genival Lacerda

Músico tinha 89 anos (Foto: Redes Sociais/Reprodução)

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) emitiu uma nota lamentando a morte do cantor Genival Lacerda. O artista tinha 89 anos e morreu vítima da covid-19, nessa quinta-feira (7). Ele era paraibano de nascimento, mas pernambucano de coração.

“A cultura nordestina perdeu hoje um de seus maiores ícones. Genival Lacerda nasceu na Paraíba, mas era um cidadão pernambucano. Sua música cantou nossas tradições e seu humor divertiu gerações. Expresso aqui meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Genival“, diz a nota do governador.

Até o momento não há informações sobre o velório e sepultamento do cantor. Ele estava internado na capital Recife, desde o dia 30 de novembro de 2020.

Salgueiro confirma mais um óbito pela covid-19

Salgueiro tem mais uma morte provocada pelo novo coronavírus. O 54º óbito foi registrado no boletim de quarta-feira (6). A Secretaria de Saúde não informou o sexo e a faixa etária do paciente.

O boletim de ontem também confirmou mais 23 casos positivos da doença. Dessa forma Salgueiro totaliza 2.795 pacientes infectados desde o início da pandemia.

A boa notícia é que mais 32 pessoas são consideradas curadas e o município atingiu a marca de 2.273 recuperados. Outros 118 pacientes estão em investigação, aguardando resultado de exames.

Genival Lacerda morre aos 89 anos

(Foto: Reprodução/Instagram)

A covid-19 tirou a vida de mais um representante da cultura nordestina. Genival Lacerda morreu nessa quinta-feira (7), na capital Recife (PE), em decorrências da doença. Ele tinha 89 anos. A informação foi confirmada pelo filho do cantor, através das redes sociais.

Genival estava internado desde o dia 30 de novembro de 2020, no Hospital Unimed I, na Ilha do Leite, área central da capital pernambucana. Diagnosticado com a Covid-19, ele foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O cantor nasceu em Campina Grande (PB) no 5 de abril de 1931 e adotou o Recife na década de 1950.

Nessa semana o Sertão perdeu Mestre Jaime, personagem histórico do carnaval. Ele tinha 98 anos e também estava com a covid-19. Mestre Jaime foi responsável por criar mais de 300 bonecos e também idealizou o bloco carnavalesco “A Bicharada”.

Dormentes tem apenas 4 casos ativos da Covid-19

(Foto: ASCOM)

De acordo com a Secretaria de Saúde de Dormentes, o município registrou nas últimas 24 horas, 10 curas clínicas e um caso positivo da Covid-19. O boletim divulgado nesta quarta-feira (6) mostra que Dormentes está com 4 casos ativos e 66 pessoas em investigação.

Com a atualização, Dormentes tem agora 847 confirmados, 847 curados e 2 óbitos. A secretaria de Saúde reforça à população para que mantenha os cuidados essenciais, como uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

LEIA MAIS

Alerta: 187 pessoas testam positivo para o novo coronavírus em Petrolina

É preciso cada vez mais reforçar os cuidados, apesar não ter registrado nenhuma morte nesta quarta-feira (6), o boletim epidemiológico da covid-19 registra mais 187 casos novos da doença em Petrolina. Dos 12.641 infectados, 10.094 já estão recuperados, o que representa 80,1% de curas desde o começo da pandemia na cidade.

Dos novos infectados, 151 foram confirmados a partir de 414 testes rápidos da prefeitura e 36  através de exames laboratoriais. São 100 pessoas do sexo feminino, com idades entre 02 meses e 69 anos, e 87 do sexo masculino, entre 01 e 70 anos.

Não foi registrado nenhum óbito, por isso, Petrolina mantém o número 157 mortes causadas por complicações da covid-19.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede é de 58,49%. Dos 53 leitos disponíveis, 31 estão ocupados, sendo 19 pacientes de Petrolina e 12 de outras cidades da região. Os dados completos seguem em anexo. Todas as informações sobre a pandemia na cidade estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Pandemia: Eventos em Pernambuco não podem ter mais que 150 pessoas

André Longo, Secretário Estadual da Saúde. (Foto: Heudes Regis/SEI)

Em coletiva online na tarde desta quarta-feira (6), o Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 tomou a decisão de reduzir, em todo o Estado, a capacidade do setor de eventos para no máximo 150 pessoas.

A medida tem como objetivo frear a disseminação do novo coronavírus. Foi comunicada ainda a prorrogação da proibição de shows e festas até o final deste mês de janeiro. Estão vetadas festas de qualquer tipo, em restaurantes, barracas de praia, hotéis ou outros estabelecimentos, com ou sem venda de ingressos.

LEIA MAIS

Covid-19: Taxa de ocupação de Leitos de UTI em Juazeiro chega a 82%

(Foto: Ascom)

O boletim epidemiológico divulgado no início da noite desta quarta-feira (6) pela Secretaria de Saúde de Juazeiro trouxe um dado preocupante. A taxa de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) chegou a 82%. Dos internados regulados somente pela rede municipal, houve alteração nas últimas 24 horas. Agora são 14 pacientes, sendo 13 em leitos de UTI e um em leito intermediário.

Hoje foram registrados 51 novos casos do novo coranavírus no município baiano. São 30 pacientes do sexo feminino e 21 do sexo masculino, com idades entre 18 e 72 anos. Desses, dois são profissionais de saúde. Agora Juazeiro soma 7.774 pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus. 15.763 casos foram descartados, desde início da pandemia na cidade.

Desse total, 5.533 pessoas já estão recuperadas da Covid-19. São 2.105 casos ativos da doença, enquanto os óbitos somam 136 – um a mais que na última atualização. Ocorreu no dia 05 de janeiro, no Hospital Regional. Era uma mulher de 58 anos, com comorbidades.

Pernambuco registra 1.604 novos casos e 22 óbitos nas últimas 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (6), 1.604 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 72 (4,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.532 (95,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 226.940 casos confirmados da doença, sendo 29.599 graves e 197.341 leves.

LEIA TAMBÉM

Covid-19: boletim dessa terça não tem registro de mortes em Petrolina

Também foram confirmados 22 óbitos, ocorridos entre os dias 24 de abril de 2020 e 4 de janeiro. Com isso, o estado totaliza 9.731 mortes pela Covid-19.

Miguel destaca importância da vacina contra a covid: “Qualquer outro mecanismo ou ideia é meramente paliativa”

(Foto: Dado Ruvic/Reuters)

Um dos temas abordados na coletiva de imprensa do prefeito Miguel Coelho (MDB) foi a vacinação contra a covid-19. E mais uma vez o gestor destacou que comprará a vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), independentemente de onde vier.

“Já tá todo mundo cansado da pandemia, de todo tipo de esforço. E a gente precisa achar uma forma de sair. A única forma que a gente tem de sair é com a vacina. Qualquer outro mecanismo ou ideia é meramente paliativa. A gente não quer mais enxugar gelo“, disse Miguel.

De acordo com o prefeito, o município já iniciou diálogos com o Governo Federal e com o Instituto Butatantan para adquirir um imunizante. “Seja da China, da Rússia, dos Estados Unidos ou da Inglaterra, da onde for, tem que vir uma vacina para a gente superar. Estou confiante que mais tardar em fevereiro a gente já vai ter essa vacinação iniciada”, concluiu.

Salgueiro registra mais 18 casos de covid

A Secretaria de Saúde de Salgueiro (PE) registrou mais 18 casos de covid-19 na terça-feira (5). De acordo com o boletim publicado ontem, não houve novos óbitos e mais seis pessoas entraram para a lista de recuperados.

O boletim não forneceu detalhes sobre faixa etária e sexo dos novos infectados, nem se os pacientes estão com sintomas graves ou leves.

Assim sendo, Salgueiro contabiliza 2.772 casos positivos, 2.241 recuperados, 133 em investigação e 53 mortes. Desde o início da pandemia, mais de 7 mil testes foram descartados após apresentar resultados negativos para a doença.

Equipe da gestão Paulo Bomfim contesta informação que Juazeiro teria mais de 2 mil casos de Covid-19 em duplicidade

(Foto: Ascom/PMJ)

Na tarde desta terça-feira (5), o setor de Vigilância em Saúde de Juazeiro, na gestão Suzana Ramos, divulgou que após analisar os dados sobre os casos de Covid-19 no município, especificamente do dia 31 de dezembro passado, constatou que a gestão do ex-prefeito Paulo Bomfim havia feito duplicidade em mais de 2 mil casos da doença, alterando assim os dados verdadeiros.

Segundo a nova Superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina de Moraes Morgado, Os mais de 2 mil testes feitos em outros períodos e que já  faziam parte das estatísticas, foram novamente inseridos no sistema. Os números chegaram a 9.882 casos no dia 31 de dezembro por causa do erro, o que não batiam com os dados reais da pandemia.

Em nota, a equipe gestora da Saúde no governo Paulo Bomfim rebateu a acusação e disse que não há e nunca houve por parte da gestão que finalizou no último dia 31 de dezembro, manipulação ou apresentação errada de dados sobre a pandemia em Juazeiro.

Confira a nota:

LEIA MAIS

Juazeiro registra 11 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: ASCOM)

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) na tarde desta terça-feira (5), apresenta registro de 11 novos casos de Covid-19 no município. Segundo o documento, todos foram detectados através de testes rápidos. São 04 pessoas do sexo masculino e 07 do sexo feminino, com idades entre 19 e 63 anos.

De acordo com a Secretaria, após a recontagem dos casos positivos e a correção do erro de duplicidade de dados no sistema provocado pela gestão anterior no dia 31 de dezembro, o total de moradores que foram infectados pela Covid-19 desde o início da pandemia na cidade é de 7.723. Desse total, 5.527 pessoas já estão recuperadas do novo coronavaírus. São 2.061 casos ativos da doença, enquanto os óbitos somam 135.

Ocupação de leitos

Dos internados regulados somente pela rede municipal, houve alteração nas últimas 24 horas. Agora são 07 pacientes, sendo em 06 leitos de UTI e 01 em leito intermediário.

Bahia registra aumento de mais de 2 mil novos casos da Covid-19 em relação a segunda-feira

(Foto: ASCOM/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.077 casos de Covid-19. 2.262 casos a mais do que número registrado nesta segunda-feira (4). O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), apresenta ainda que 2.701 pessoas se recuperam da doença nesta terça-feira (5).

Dos 499.900 casos confirmados desde o início da pandemia, 485.976 já são considerados recuperados e 4.648 encontram-se ativos. Segundo a Sesab, 888.816 casos foram descartados e 123.006 estão em investigação. Na Bahia, 37.044 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza também mais 30 óbitos que ocorreram entre 16 de novembro de 2020 e 4 de janeiro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.276, representando uma letalidade de 1,86%.