Governo inicia pagamento de outorga da Compesa para 150 municípios

Recursos serão destinados a 150 cidades e ao distrito de Fernando de Noronha

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciará nesta segunda-feira (27) o pagamento de quase R$ 1,4 bilhão referente à primeira parcela da outorga da concessão dos serviços da Compesa. O anúncio será feito durante a abertura do 9º Congresso Pernambucano de Municípios, no Recife.

O valor corresponde a 60% do total da outorga do Bloco 2 RMR-Pajeú e será destinado a 150 municípios, além do Distrito de Fernando de Noronha. Os outros 40% serão repassados em uma etapa posterior.

A distribuição dos recursos será proporcional à população de cada município. O Recife ficará com a maior fatia, ultrapassando R$ 120 milhões, enquanto cidades menores, como Itacuruba, receberão valores mais modestos.

LEIA MAIS

Serviço de baixa qualidade em obra da Compesa compromete o trânsito na Avenida Mário Rodrigues, em Petrolina; veja vídeo

O Blog Waldiney Passos esteve na Avenida Mário Rodrigues, em Petrolina, em um trecho localizado logo após o contorno de acesso aos bairros COHAB VI e Rio Corrente, para verificar a situação da via após uma intervenção realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Recentemente, também acompanhamos no mesmo local o trabalho da Compesa para o reparo de uma tubulação que havia sido danificada. Em razão da obra, o trânsito ficou interditado por vários dias, causando transtornos a motoristas e moradores que dependem diariamente da via.

Após a conclusão do serviço e a liberação do tráfego, incluindo o recapeamento asfáltico, a expectativa era de que o problema estivesse definitivamente solucionado. No entanto, poucos dias depois, já é possível constatar a péssima qualidade do material utilizado na recomposição do asfalto.

No local, observamos falhas evidentes na compactação do solo. O asfalto começa a ceder, formando lombadas e irregularidades que comprometem a segurança e prejudicam o trânsito de quem precisa circular pela avenida.

Diante da situação, cobramos uma resposta imediata da Compesa para que realize o devido reparo com qualidade e responsabilidade. Também chamamos a atenção das autoridades competentes do município de Petrolina para que fiscalizem e cobrem providências, uma vez que o serviço executado apresentou baixa qualidade.

O Blog Waldiney Passos segue atento e comprometido em informar a população e cobrar soluções para os problemas que afetam o dia a dia dos petrolinenses.

Compesa segue com recuperação da malha asfáltica na Avenida Mário Rodrigues, em Petrolina

Conserto de tubulação já foi concluído, e trânsito segue em contramão nesta sexta-feira (11) no trecho entre a rotatória do Rio Corrente e o Posto Falmar, em Petrolina.

A Companhia Pernambucana de Saneamento, Compesa, continua trabalhando na recuperação da malha asfáltica da Avenida Mário Rodrigues, em Petrolina. O trecho foi escavado para a realização do conserto de uma tubulação, serviço já concluído pela companhia.

Agora, as equipes atuam na etapa final da obra, aplicando uma camada de asfalto para recompor a via e garantir a posterior recuperação definitiva do pavimento.

Motoristas que trafegam pela região devem redobrar a atenção. Ainda nesta sexta-feira, o trânsito continua sendo desviado pela contramão, já que a avenida possui duas pistas em cada sentido.

O bloqueio ocorre no trecho que vai da rotatória que dá acesso ao Rio Corrente e ao bairro Cohab 6 até a PE-655, nas proximidades do Posto Falmar. Nesse sentido, da Cohab 6 em direção à PE-655, as duas faixas permanecem obstruídas.

LEIA MAIS

Fim de um ciclo: Compesa deixa distribuição e nova concessionária assume no Sertão

Com novo modelo, Compesa ficará apenas na captação e tratamento, enquanto concessionária assume distribuição e esgotamento sanitário

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cumpre agenda nesta terça-feira (7) em Petrolina marcada por entregas e, sobretudo, por um passo considerado decisivo para o futuro do saneamento básico na região. O principal destaque da visita é a assinatura do contrato de concessão dos serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto da microrregião do Sertão, formada por 24 municípios.

A empresa vencedora do leilão, a Vita Sertão, deverá investir cerca de R$ 3,2 bilhões na ampliação e modernização do sistema ao longo dos próximos anos. Com a mudança, a Compesa passará a atuar exclusivamente na captação e no tratamento da água, enquanto a nova concessionária ficará responsável pela distribuição e pelo esgotamento sanitário.

LEIA MAIS

Rompimento de tubulação reduz abastecimento de água em bairros de Petrolina

A Companhia Pernambucana de Saneamento informou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória está operando com vazão reduzida em Petrolina, após o rompimento de um trecho de tubulação registrado durante as fortes chuvas na cidade.

Segundo a companhia, equipes já estão realizando os serviços de reparo, com previsão de conclusão até esta terça-feira (31).

LEIA MAIS

Moradores denunciam esgoto estourado e cobram solução da Compesa no João de Deus, em Petrolina

Moradores da Rua 42, no bairro João de Deus, em Petrolina, denunciam um problema de esgoto que, segundo relatos, se arrasta há meses sem solução definitiva por parte da Compesa.

De acordo com um dos moradores, diversas solicitações já foram feitas junto à companhia, com abertura de protocolos e promessas de envio de equipes técnicas. No entanto, o problema persiste. “Eles vêm, abrem a tampa do bueiro, não resolvem e vão embora. Isso quando aparecem”, relatou.

LEIA MAIS

Morador denuncia água barrenta nas torneiras no bairro São Joaquim, em Petrolina

Um morador do bairro São Joaquim, em Petrolina, denunciou a qualidade da água que está sendo fornecida pela Companhia Pernambucana de Saneamento. Segundo ele, a água que chega às residências da localidade apresenta coloração escura e aspecto barrento.

Em um vídeo enviado à imprensa e divulgado nas redes sociais, é possível ver o momento em que a água sai da torneira com aparência turva. A situação gerou preocupação entre moradores da área, que relatam dúvidas sobre a qualidade da água utilizada no dia a dia.

LEIA MAIS

Mutirão em Petrolina oferece negociação de dívidas com a Compesa a partir de segunda (9)

Um mutirão para negociação de débitos de água será realizado a partir da próxima segunda-feira (9) em Petrolina. A ação é resultado de uma parceria entre o Prodecon de Petrolina e a Companhia Pernambucana de Saneamento.

Os atendimentos seguem até a sexta-feira (13), das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede do Prodecon, localizada no Núcleo Administrativo Municipal, na Avenida Clementino Coelho, nº 174.

LEIA MAIS

PRODECON e Compesa promovem mutirão para negociar dívidas

A Prefeitura de Petrolina, através da Procuradoria-Geral do Município, promoverá a partir da próxima segunda-feira (9), um mutirão de negociação de dívidas no PRODECON em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA).

A iniciativa é voltada para negociação de débitos relacionados ao fornecimento de água. A ação tem como objetivo facilitar a regularização das dívidas dos consumidores, oferecendo condições diferenciadas de pagamento, como parcelamentos, descontos em juros e multas, conforme cada caso analisado. O mutirão encerra na sexta-feira (13) das 8h às 12h e das 13h às 17h.

LEIA MAIS

Compesa anuncia que concessão de serviços será assinada em março

A assinatura da concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deve ser assinada no próximo dia 27 de março. Em entrevista ao Diario nesta segunda (23), o presidente da corporação, Douglas Nóbrega, disse que a transição das operações de abastecimento hídrico e saneamento básico para as empresas vencedoras do leilão de concessão parcial da corporação, em dezembro de 2025, deve acontecer em seis meses.

As empresas estão divididas em dois lotes: um da região Região Metropolitana e um do Sertão. As corporações ficarão responsáveis pelos serviços de distribuição de água tratada e esgotamento sanitário de dois blocos: MRAE Sertão, que reúne 24 cidades, e RMR Pajeú, com 150 municípios, além de Fernando de Noronha.

“São dois lotes, um da RMR e Pajeú e outro do Sertão. São 175 municípios, um lote é composto por 25 municípios, e foi vencido pelo grupo Patria, um grande investidor de infraestrutura do Brasil. O outro foi vencido por um consórcio entre a BRK e o grupo Acciona, que é um dos maiores investidores do mundo. BRK já tá em água e infraestrutura hoje na Região Metropolitana fazendo esgoto”, explicou Nóbrega. Os grupos vão investir, juntos, R$ 19 bilhões na distribuição de água e na coleta e tratamento de esgoto. Compesa continuará sendo responsável pela produção e tratamento de água.

“Essas empresas têm R$ 20 bilhões que devem ser investidos em água e saneamento na parte de distribuição. A grande expectativa é que as redes de distribuição nas cidades sejam ampliadas. Esse é o foco da concessão. E aí depende da demanda em cada cidade da rede. Redução de perda também é um trabalho gigante que as concessionárias vão fazer e a Compesa já está fazendo. Hoje a gente tem 48% de perda. Vamos ter que reduzir perda, porque é questão de sobrevivência. A meta hoje é de no máximo 25% (de perda). Só que pouquíssimas cidades no Brasil tem esse índice”, acrescentou o presidente da Compesa.

Nóbrega garantiu, ainda, manutenção de funcionários e servidores: “É um processo onde vai haver zero demissões. A empresa continua pública, todo quadro funcional preservado”.

Entregas – Douglas Nóbrega ainda destacou que a Compesa está trabalhando para entregar o abastecimento da Adutora do Agreste até Gravatá antes da Semana Santa, que tem início em 29 de março. Outras entregas estão previstas para os meses subsequentes.

“Se não for entregue antes da Semana Santa, vai ser logo após. Logo na sequência também, em abril, tem São Bento do Una que vai receber da Adutora do Agreste, Brejo da Madre de Deus, Toritama é provável que chegue em março também. Chegando lá, a gente vai andar para Casinhas, até Surubim com a água de Toritama, bombeando do sentido inverso. Têm cinco cidades para ser atendidas. Estamos testando essa inversão de Caruaru também, com Adutora do Agreste, que vai para Riacho das Almas, Ameixas, Cumaru e Passira. Também já está bombeando, não está chegando porque detectamos vários desvios de água”.

Só no Recife, são 27 obras em andamento, revela Nóbrega. Os investimentos, segundo ele, são de cerca de R$ 1 Bi. Para áreas de Morro, que ainda lidam com problemas no abastecimento, a Compesa diz ter dois grande projetos, um deles, com previsão de entrega para julho, que prometem melhorar o abastecimento hídrico.

“Em áreas de Morro, um projeto chamado de Alça Norte, que a gente tá fazendo, que pega ali o Detran, a parte da BR, já em execução. O “Morros da Zona Norte”, que contempla Casa Amarela, Alto José do Pinho, Alto José Bonifácio, Nova Descoberta, Corrégo do Jenipapo, tudo. Tem um projeto ali de mais de 45 milhões em execução, como previsão de concluir até o meio do ano. A gente já vai fazendo entregas parciais, já deu uma melhorada, inclusive no Morro da Concessão”, explicou.

Para o Sertão, a o projeto da Adutora de Negreiros foi licitada, e teve ter ordem de início em breve. “Para o Sertão, licitamos há pouco a Adutra de Negreiros, vamos dar ordem de início agora em março também, que é uma Adutora de 82 quilômetros, que vai beneficiar a região ali de Arapiraca, com investimendo de R$ 300 milhões. É um investimento antigo que agora vai ser concretizado. A licitação foi concluída, o contato já foi assinado”, anunciou Douglas.

Investimentos e gestão – A meta financeira, segundo Nóbrega, é de investir cerca R$ 1,3 bi, R$ 1,5 bi neste ano. Sobre o ritmo de entregas, ele destacou o andamento dos serviços: “No início desta gestão, a gente tinha na Compesa 58 obras paradas. Hoje as obras têm um andamento e a gente tem hoje um pacote de 268 obras em andamento”.

Diario de Pernambuco

Moradores reclamam de esgoto a céu aberto há mais de 30 dias no bairro Dom Avelar, em Petrolina

Moradores da Rua da Sílica, no bairro Dom Avelar, em Petrolina, relatam transtornos causados por um esgoto a céu aberto que estaria ativo há mais de 30 dias.

O problema ocorre nas proximidades do Mercadinho Compre Mais e tem provocado mau cheiro intenso, acúmulo de lodo e presença constante de mosquitos.

LEIA MAIS

Operação da Compesa remove ligações irregulares e amplia vazão da Adutora do Pajeú em Serra Talhada

A Compesa divulgou o resultado de uma operação de fiscalização realizada ao longo de cerca de 40 quilômetros da Adutora do Pajeú, no trecho que passa por Serra Talhada, com foco no combate ao furto de água em Pernambuco.

A ação resultou na retirada de diversas ligações clandestinas e na recuperação de aproximadamente 35 litros de água por segundo.

Com a medida, a vazão do sistema passou de cerca de 135 para 166 litros por segundo. Segundo a companhia, o volume recuperado corresponde a mais de 3 mil caixas d’água de mil litros por dia, beneficiando diretamente moradores de Serra Talhada, Calumbi, Triunfo e do distrito de Canaã, em Triunfo.

LEIA MAIS

Falhas em ETAs deixam bairros de Petrolina sem água nesta quarta-feira, informa Compesa

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que realiza serviços emergenciais nesta quarta-feira (21) após novas ocorrências no sistema de abastecimento que impediram o restabelecimento da água em áreas atendidas pelas Estações de Tratamento de Água ETA 1 e ETA 2, em Petrolina.

Segundo a empresa, uma intercorrência registrada na ETA 1 mantém suspenso o fornecimento em diversos bairros e localidades, entre eles Alto Grande, Antônio Cassimiro, Cidade Universitária, Jatobá, Vila Eduardo, Vila Mocó, Vila Vitória, Ouro Preto, Novo Horizonte, Km 2, além de vários condomínios e parte do bairro Gercino Coelho. A Compesa informou que a previsão é concluir o serviço ainda hoje, com retorno gradual do abastecimento após o término dos trabalhos.

LEIA MAIS

Água marrom e com mau cheiro revolta moradores do João de Deus em Petrolina

Moradores do bairro João de Deus, em Petrolina, estão denunciando a péssima qualidade da água fornecida pela Compesa. Segundo relatos da comunidade, após mais de um dia sem abastecimento, a água que voltou às torneiras apresenta coloração marrom e forte mau cheiro.

De acordo com os moradores, a situação é alarmante e causa revolta, já que a água está completamente imprópria para qualquer tipo de uso. “Não dá para tomar banho, lavar a casa e muito menos consumir ou preparar alimentos”, relatou um dos residentes afetados.

LEIA MAIS

Compesa realiza parada programada para avançar obra que vai dobrar oferta de água em Lagoa Grande e Izacolândia

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) dará mais um passo importante na obra de ampliação e adequação do Sistema Produtor Integrado que atende o município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, e o distrito de Izacolândia, na zona rural de Petrolina.

A próxima etapa dos trabalhos consiste na interligação de duas tubulações, serviço essencial para a entrada em operação da nova adutora. Para a execução dessa atividade, será necessária uma parada programada na Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB 01) de Lagoa Grande, responsável pelo abastecimento das duas localidades.

LEIA MAIS
1234