Após sucesso na agência do Centro, Prefeitura e Caixa organizam fila da Caixa na Av. Sete de Setembro

Sinalização segue recomendação da OMS (Foto: Drone AMMPLA/Ascom)

Há uma semana a Prefeitura de Petrolina e a Caixa Econômica Federal uniram forças para organizar a fila dos beneficiários do Auxílio Emergencial. O bom exemplo já visto na agência do Centro também foi implantado, a partir de hoje (6), na Avenida Sete de Setembro.

Foram feitas 500 marcações no chão, respeitando o distanciamento imposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de dois metros. A fila tem início na porta da agência e segue pelo atual pátio e Eventos, o antigo prédio do CEAPE.

“A escolha do direcionamento para o pátio foi para prevenir acidentes, visto que, em alguns dias de maior movimento, as pessoas chegaram a invadir parte da pista da avenida na formação da fila“, justifica a Prefeitura.

Atuaram nessa ação para organizar a fila as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação; de Infraestrutura e Serviços Públicos; Guarda Civil Municipal e Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla).

Petrolina: ruas próximas à Caixa do Centro passam por mudanças durante pandemia

Agentes da AMMPLA ajudam funcionários da Caixa (Foto: Ascom/PMP)

Depois de vários flagrantes, a Caixa Econômica Federal começou a organizar o fluxo de pessoas nas filas em Petrolina. Na segunda-feira (27), com ajuda da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), foi implantada uma sinalização para controlar a entrada do público na unidade do Centro.

LEIA TAMBÉM

Caixa ampliará número de vigilantes e recepcionistas para controlar filas nas agências durante pandemia

Agentes da AMMPLA estão auxiliando os funcionários da Caixa na organização, cumprindo a recomendação do distanciamento entre as pessoas. Como resultado da ação, a Rua João Clementino, em frente à Emissora Rural, está interditada da Praça Maria Auxiliadora até o semáforo da Avenida Souza Filho.

Como reflexo, o fluxo na Rua Coronel Amorim também foi afetado e agora ela tem mão dupla. As mudanças não têm prazo para findarem, já que há uma grande procura das pessoas pelo auxílio emergencial do Governo Federal.

Trecho da Avenida da integração será interditado nesta terça para serviço de drenagem

(Foto: Ascom/PMP)

Um importante trecho da Avenida da Integração, em Petrolina, será interditado nesta terça-feira (28) a partir das 7h. A interrupção acontecerá entre o retorno do ‘Posto Ypê’ até as proximidades da loja ‘Paraíba Material de Construção’. De acordo com a Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) a mudança é necessária para que a prefeitura efetue um serviço de drenagem que deve durar cerca de sete dias.

A Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) reforça ainda que os condutores que chegarem até os pontos de interdição deverão pegar o retorno já que as interdições acontecerão nos dois sentidos da via.

A Ammpla reforça ainda que as interdições estarão devidamente sinalizadas e que os agentes de trânsito da autarquia estarão no local para dar o devido suporte aos condutores.

AMMPLA conclui sinalização na Estrada da Banana e alerta petrolinenses para multas a quem desrespeitar ciclofaixa

AMMPLA reforça necessidade de respeitar espaço de cada um no trânsito (Foto: Ascom/PMP)

A Avenida Marechal Hermes da Fonseca, mais conhecida como Estrada da Banana ganhou uma nova cara depois de ser duplicada. Além da melhoria nas vias, o local conta com novas iluminação e sinalização, tudo para garantir mais segurança aos condutores de veículos e pedestres.

As equipes da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) trabalharam durante a semana passada para concluir a sinalização horizontal e vertical. Foram implantados tachões, faixas e lombadas. Com o serviço, a via está dividida entre espaço de veículos e ciclistas.

Com essa etapa concluída, a AMMPLA reforça a necessidade de se respeitar os ciclistas. O condutor pego circulando pela ciclofaixa perderá sete pontos na carteira e pagará multa de R$ 880,41. Já quem estacionar na via fica sujeito à multa de R$ 195,23 além de perder cinco pontos na CNH.

AMMPLA implanta linha de ônibus para profissionais da saúde

Nova linha começou a funcionar hoje (Foto: Ascom/PMP)

Os profissionais de saúde de Petrolina ganharam uma linha específica para atendê-los durante a pandemia do novo coronavírus. A medida foi anunciada pela Prefeitura, após várias reclamações nas redes sociais por parte desse grupo. De acordo com a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), o ônibus da saúde já está circulando hoje (7).

Trajeto

A nova linha tem saída do Terminal Rodoviário de Petrolina, passando pela Avenida Joaquim Nabuco e seguindo até o Hospital Dom Malan, contemplando também o Parque Municipal Josepha Coelho e o Hospital Universitário (HU) onde fará uma parada de meia hora, depois retornando no percurso inverso.

LEIA MAIS

Cumprindo lei eleitoral, Edilsão do Trânsito deixa AMMPLA

Edilsão do Trânsito estava na chefia da AMMPLA (Foto: Reprodução/Instagram)

Depois de Major Enfermeiro (MDB) deixar a Prefeitura de Petrolina para retomar seu mandato na Câmara de Vereadores, agora é a vez de Edilsão do Trânsito (PRTB) se despedir da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e voltar ao Poder Legislativo.

LEIA TAMBÉM

Major Enfermeiro é exonerado da Prefeitura e retorna à Câmara de Vereadores

Sua saída foi anunciada através da Portaria n° 3387/2020, publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (2). Um dos vereadores mais bem votados em 2016, Edilsão segue a lei eleitoral e cumpre o prazo de desincompatibilização para novamente disputar as eleições de 2020.

O edil estava na chefia da AMMPLA – onde já é servidor concursado – desde 2018 e ficará afastado do posto, pelo menos até o pleito de outubro. Edilsão foi reeleito em 2016, no grupo do prefeito Miguel Coelho (MDB) e repetirá a dose, mas ainda não está definido se ele permanecerá no atual partido ou migrará para outra sigla.

Usuária do transporte público reclama de redução da frota; medida é necessária durante pandemia afirma AMMPLA

Redução da frota é medida necessária, segundo AMMPLA (Foto: Ascom/PMP)

A pandemia do novo coronavírus resultou na alteração de vários serviços em Petrolina, a exemplo do transporte coletivo. Uma leitora que trabalha em supermercados se queixou da redução da frota desde o início da quarentena e relatou estar sendo prejudicada.

O problema, segundo ela, foi porque a Atlântico diminuiu o número de veículos nas ruas, refletindo também no maior tempo de espera nos bairros periféricos. “As pessoas que trabalham no serviço que são essenciais estão sendo prejudicadas por conta dos coletivos que tiveram frotas e horários reduzidos. Quem não tem carro próprio depende totalmente do coletivo e que nesse momento“, contou à nossa equipe.

Procurada pelo Blog, a Prefeitura de Petrolina confirmou que houve redução da frota, medida necessária no atual cenário. “Essa mudança também segue decretos estaduais e municipais, que preveem a diminuição de até 70% da frota normal, visto que, muitas empresas seguem fechadas e, consequentemente, houve grande redução do número de passageiros”, destacou a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

Leia a seguir a íntegra da nota da AMMPLA:

LEIA MAIS

Em nota, Joafra informa suspensão temporária de operação em Petrolina

(Foto: Ilustração/Internet)

Após a prefeitura de Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), determinar que a Joafra deve atuar em um novo percurso na cidade, a empresa afirmou, por meio de nota, que vai suspender sua operação temporariamente, realizando apenas o percurso autorizado pelo órgão de trânsito.

LEIA TAMBÉM

AMMPLA determina novo percurso dos ônibus da Joafra durante pandemia do coronavírus

Os ônibus da Joafra deverão executar somente o seguinte trajeto: Ponte Presidente Dutra – Viaduto dos Barranqueiros – Avenida Nilo Coelho – Rua Conde D’eu (Gercino Coelho) – Avenida das Nações – Rotatória do Viaduto – voltar à Ponte e seguir a Juazeiro. O novo percurso “não atende a população das cidades coirmãs”, segundo a empresa de transporte.

LEIA MAIS

AMMPLA determina novo percurso dos ônibus da Joafra durante pandemia do coronavírus

Pandemia do coronavírus altera trajeto dos ônibus da Joafra em Petrolina (Foto: Ilustração/Internet)

O Poder Executivo Municipal tem adotado uma série de medidas contra o coronavírus e na quarta-feira (25) a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) publicou a Portaria n° 006/2020. O documento “estabelece medidas de prevenção ao contágio” do covid-19.

A AMMPLA determinou um novo percurso aos veículos da Joafra, empresa responsável pelo transporte interestadual entre Juazeiro (BA) e Petrolina, durante a pandemia. Os ônibus deverão executar o seguinte trajeto: Ponte Presidente Dutra – Viaduto dos Barranqueiros – Avenida Nilo Coelho – Rua Conde D’eu (Gercino Coelho) – Avenida das Nações – Rotatória do Viaduto – voltar à Ponte e seguir a Juazeiro.

“O não cumprimento deste percurso implicará em remoção do veículo ao depósito do órgão competente“, ressalta a AMMPLA na Portaria. Conforme o Artigo 3º do documento, a determinação já está valendo desde ontem.

Mototaxistas de Juazeiro estão se aproveitando de decreto para rodar em Petrolina, denunciam profissionais

Mototaxistas de Juazeiro estão se aproveitando de decreto de Petrolina

A Redação do Blog Waldiney Passos recebeu nessa quarta-feira (25) várias reclamações de mototaxistas de Petrolina. Eles estão sem poder trabalhar, por conta dos decretos estadual e municipal de enfrentamento ao coronavírus. Contudo, os profissionais da vizinha Juazeiro (BA) estão se aproveitando do momento e pegando corridas aqui desde ontem (24).

LEIA TAMBÉM

Seguindo decreto do Estado, prefeito Miguel Coelho também proíbe circulação de mototaxi na cidade

“Mototaxistas de Petrolina não podem rodar na cidade, mas em Juazeiro não proibiram e estão fazendo corrida aqui“, relata uma das denúncias. A categoria petrolinense cobra uma ação rígida da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

Nossa Produção procurou a Prefeitura de Petrolina, mas até a conclusão dessa matéria não havíamos recebido uma resposta. Reiteramos que o Blog está aberto aos esclarecimentos.

Ronaldo Silva pede rota de ônibus entre Nova Petrolina e IF-Sertão

Vereador quer mais linha de ônibus (Foto: Ascom/PMP)

Ronaldo Silva

Ronaldo Silva (PSDB) reivindicou a ampliação do transporte coletivo em Petrolina. Na sessão de quinta-feira (5), na Casa Plínio Amorim o edil apresentou a Indicação n° 185/2020, endereçada à Agência Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

Silva pede a implantação de uma rota de ônibus entre o Nova Petrolina – contemplando os vários residenciais e condomínios vizinhos – até o IF-Sertão, no João de Deus.

“Que possa colocar ônibus para os bairros do Nova Petrolina, na rota do IF-Sertão no João de Deus porque ali tem muitos adolescentes que estudam no IF-Sertão e precisam se deslocar até lá e infelizmente a empresa Atlântico não tem essa linha”, justificou.

O pedido será apresentado à Prefeitura de Petrolina e a Atlântico, para ser estudada a viabilidade de uma nova linha ser implantada.

Petrolina: linhas de ônibus serão monitoradas 24h por dia na AMMPLA

Centro já está em operação (Foto: Jonas Santos/Ascom)

O sistema criado para aprimorar o transporte público de Petrolina já está em funcionamento. Agora os servidores da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) acompanharão 24h por dia a operação dos 83 ônibus da empresa Atlântico. O Sistema ainda permitirá acompanhar as paradas nos 420 pontos e o funcionamento das 21 linhas.

O Centro de Controle de Operações (CCO) da AMMPLA funciona como um “Big Brother”. No local existem telões, onde os fiscais da Autarquia acompanham em tempo real o trajeto do ônibus. “Nós, enquanto órgão fiscalizador, precisamos monitorar a quantidades dos ônibus de cada linha em circulação, acompanhar os trajetos e assim verificar quais melhorias são necessárias em cada bairro“, explica o diretor-presidente Edilson Leite, o Edilsão do Trânsito.

Outra boa notícia é a pavimentação dos corredores de ônibus na cidade. Serão investidos R$ 15,2 milhões 1m 12 ruas e avenidas nos bairros Loteamento Recife, Vila Débora, Padre Cícero, Santa Luzia, Dom Avelar, José e Maria, Pedro Raimundo, Park Massangano, Cosme e Damião e Vila Eulália.

Estudante afirma que empresa está cobrando passagem integral; AMMPLA afirma ter adotado providências

Prefeitura já notificou Atlântico (Foto: Ascom/PMP)

Uma usuária do transporte público de Petrolina procurou o Blog para mostrar um problema que está afetando os estudantes. Ela afirma que o novo sistema está cobrando a passagem no valor integral. Além disso, outro obstáculo enfrentado pelo grupo é a não integração das linhas de ônibus.

“Passou a cobrar o valor integral da passagem e não está acontecendo a integração de uma linha com a outra. Aconteceu comigo hoje e com outros estudantes que pegam o ônibus junto comigo indo e vindo da faculdade“, relatou à nossa equipe.

Empresa prorroga validade dos cartões

O Blog entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA). Em nota a AMMPLA informou que “já entrou em contato com a empresa Atlântico Transportes a qual informou ter prorrogado o prazo de validade dos atuais cartões até o dia 29 de fevereiro“.

A Autarquia lembrou ainda do direito a meia passagem, porém, é necessário fazer o recadastramento para usufrui-lo. “Para fazer o recadastramento basta se dirigir aos postos de atendimento do Cartão SIM no Centro de Convenções (8h às 18h) ou Expresso Cidadão (8h às 20h) e apresentar declaração da instituição atual, assinada e carimbada; original e Xerox do RG; Original e Xerox do CPF e comprovante de residência atual. Dúvidas através do número: 3864-2750“, explica a nota.

Leitor pede nova pintura das faixas de pedestre na Av. Clementino Coelho, AMMPLA responde

Atualmente faixas na entrada do Condomínio e ao Makro estão apagadas, relata leitor (Foto: Reprodução/Google Maps)

A Avenida Clementino Coelho, em Petrolina está sendo duplicada, mas um leitor do Blog chamou atenção para a sinalização em frente ao Condomínio Carlos Wilson e ao Makro. As atuais faixas de pedestre estão apagadas e devido ao fluxo intenso de veículos na via, os motoristas colocam em risco a segurança dos pedestres.

“Os motorista não param e a faixa está sendo prejudicado pela obra existente. Ali próximo ao condomínio tem creche e escola, a única forma de passar é nesta faixa de pedestre”, destaca o leitor. Nossa Produção procurou a Prefeitura de Petrolina, para saber o que pode ser feito no local enquanto a via é duplicada.

Em nota, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) informou que “devido às obras, fazer a repintura da faixa seria um desperdício de dinheiro público já que a via ganhará novo pavimento” e pediu a compreensão dos moradores, pois assim que a duplicação for finalizada uma nova sinalização horizontal será feita.

Confira a seguir a resposta da Prefeitura:

LEIA MAIS

Leitor flagra desrespeito a deficientes em Petrolina

Leitor flagrou má educação de motorista em Petrolina (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Um leitor do Blog enviou há pouco essa foto que ilustra a matéria. O flagrante aconteceu na Avenida Barão do Rio Branco, em pleno Centro de Petrolina, em frente à uma empresa de insumos agrícolas. Como é possível ver na imagem, o proprietário do carro branco, cometeu uma dupla infração de trânsito.

Além da má educação, em estacionar impedindo a passagem de cadeirantes, já que o veículo está em cima da rampa de acesso, o condutor também estacionou em vaga proibida. No local, há uma placa de sinalização indicado estacionamento apenas para carga e descarga, o que não é o caso.

Nossa Produção procurou a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) para denunciar o caso, mas até o momento não recebemos uma resposta da Autarquia. Seguimos aguardando.