Prefeitura de Casa Nova promove mutirão de saúde na zona rural

(Foto: Ascom)

O final de semana em Casa Nova (BA) foi marcado pelo mutirão de atendimento à saúde dos trabalhadores rurais da cidade. Promovido pela Secretaria de Saúde, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) e Sindicato dos Produtores Rurais de Casa Nova, o evento terminou com mais de mil atendimentos.

Durante toda manhã foram realizados exames laboratoriais, tratamentos de beleza, atendimento odontológico, urológico e ginecológico, além de palestras sobre saúde com profissionais especializados. As crianças filhas dos trabalhadores também foram contempladas, com um espaço de lazer.

“Sabemos das dificuldades entradas pela população do interior para atendimento especializado, para a realização de exames ou tratamentos especializados. O que queremos com estes mutirões, é aproximar a realidade do atendimento médico e pessoal no campo e na cidade. É uma determinação do prefeito Wilker que todo morador do interior de Casa Nova seja atendido e contemplado com as mesmas condições, tecnologias e profissionais daquele morador da cidade”, disse a secretária de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos.

Hospital Regional de Juazeiro abre Processo Seletivo para Técnico em Segurança do Trabalho

Estarão abertas nesta terça e quarta-feiras (17 e 18 de julho) as inscrições para candidatos com formação de Técnico em Segurança do Trabalho, para cadastro reserva do Hospital Regional de Juazeiro.

As inscrições serão realizadas através do envio de currículo para o e-mail: [email protected].

O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter
eliminatório e classificatório.

Representante da Alepe visita Hospital Municipal de Lagoa Grande

A deputada estadual Roberta Arraes (PP) visitou as instalações do Hospital Municipal de Lagoa Grande na tarde do sábado (14). Ela esteve acompanhada do prefeito Vilmar Cappellaro e fiscalizou a reforma do prédio. Roberta é presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Durante a visita ela esteve acompanhada da secretária de Saúde, Aparecida Diniz e do diretor do Hospital, Altamir Leite. A obra é custeada com recurso municipal e também serão adquiridos novos equipamentos para a unidade.

“Também com ajuda de emendas parlamentares, a gestão municipal adquiriu novos equipamentos, mobiliários, maquinário, melhorias importantes para tornar o atendimento no HMLG, de primeiro mundo para a população”, disse a secretária Aparecida Diniz.

Profissionais da rede municipal de saúde de Juazeiro participam de capacitação sobre diabetes

(Foto: ASCOM)

Entre os dias 17 e 19 de julho as equipes de saúde da família, que atuam na Rede de Atenção Básica de Juazeiro, participam da Capacitação do Cuidado e Educação em Diabetes. A iniciativa é do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA), com o auxílio da Secretaria da Saúde do município, que estará encaminhando os profissionais da rede para participar do curso, que acontece no auditório 1 e 2, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro.

A capacitação vai ser ministrada por profissionais da área da saúde do Estado da Bahia que irão abordar o conceito de diabetes, como realizar o diagnóstico e metas do tratamento da doença.  Além disso, o curso conta com orientação nutricional em diabetes. Os participantes também ampliarão ainda mais o conhecimento sobre mapas de glicemia, interpretação de resultados e possíveis intervenções.

A SESAU informa que, mesmo com os profissionais participando da capacitação, as unidades de saúde estarão abertas normalmente com os demais serviços, exceto atendimento clínico e de enfermagem. “A diabetes é uma enfermidade que vem crescendo anualmente e atingindo diversos públicos, desde o infantil ao adulto. Através dessa capacitação poderemos ampliar os conhecimentos e os diagnósticos poderão ser mais precoces”, explicou Fabíola Ribeiro, Secretária de Saúde.

Fiocruz convoca crianças de Pernambuco para imunização voluntária contra dengue

(Foto: Divulgação)

O primeiro teste da vacina brasileira contra a dengue será feito em Pernambuco e o Instituto Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fiocruz no estado, está convocando crianças de 2 a 6 anos para serem voluntárias. A vacina está em fase de desenvolvimento pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Em setembro o estado receberá o Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), que acontece no Centro de Convenções de Olinda. Os resultados da vacinação contra a dengue serão apresentados no evento. Hoje a imunização teste está na terceira etapa de testes clínicos.

LEIA MAIS

SESAU divulga calendário de vacinação antirrábica em Juazeiro

A campanha de vacinação antirrábica em Juazeiro (BA) já começou e 12 mil doses estão disponíveis na rede municipal. A Secretaria de Saúde (SESAU) divulgou hoje (13) o calendário de imunização nos bairros. É necessário que os donos de cães e gatos protejam seus animais.

Animais de rua também serão imunizados pelas equipes de saúde, para evitar a transmissão da raiva dos cães e gatos aos humanos. Pelo calendário da Prefeitura de Juazeiro, na segunda-feira (16), a equipe estará no bairro Piranga, no antigo Posto Policial.

Ao longo da semana outros bairros serão visitados, com as vacinas disponibilizadas das 8h às 12h. No sábado, a vacinação acontece no Núcleo de Combate às Endemias, na Rua Visconde do Rio Branco, nº 6, Centro.

LEIA MAIS

Juazeiro: SAMU divulga número de telefone emergencial temporário

(Foto: ilustração)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que – devido a um problema na operadora de telefonia – o número 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está temporariamente indisponível.

A população pode acionar o serviço por meio do número (74) 9 9198-0828, enquanto a linha não é restabelecida.

Mutirão de atendimento ortopédico a crianças com microcefalia acontece amanhã (13)

(Foto: Ascom)

O segundo mutirão de atendimento ortopédico a crianças com microcefalia, organizado pela Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Petrolina e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) acontecerá a partir da 7h desta sexta-feira (13).

Serão atendidas 35 crianças dos municípios de Petrolina, Ouricuri e Salgueiro. Todos os pacientes foram previamente agendados pelo estado e serão atendidos por uma equipe especializada, vinda de Recife.

LEIA TAMBÉM:

UPAE promove mutirão para atender crianças com microcefalia na sexta-feira (13)

“Após os atendimentos, caso seja necessário, faremos o encaminhamento das crianças para realizarem exames, cirurgia ortopédica ou para a infusão da toxina butolínica. Tudo será agendado para que as mães cheguem aos serviços necessários”, explica a coordenadora do Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia da SES, Laura Patriota.

De acordo com a SES, desde o início do surto de microcefalia, 2.545 casos foram notificados, 456 confirmados. Desses, 58 aconteceram nos municípios da responsabilidade da VIIIª Geres, no Sertão. 12 já foram confirmados, 37 descartados e nove continuam sob investigação.

UPA 24h de Petrolina recebe nota máxima na avaliação do Conselho Regional de Odontologia

(Foto: ASCOM)

No mês de aniversário da Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina, a ser comemorado no dia 29, o serviço celebra mais um marco importante. Esta semana, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) aprovou sem ressalvas e com nota máxima a urgência e emergência odontológica da UPA 24h.

A visita técnica aconteceu nesta terça-feira (10) e foi realizada pela fiscal Fabrícia Soares Rodrigues, que considerou de extrema importância “ver um serviço do SUS funcionando de maneira adequada e prestando atendimento de excelência à população”.

LEIA MAIS

Profissionais da UPAE/IMIP de Petrolina recebem treinamento sobre Segurança do Trabalho em Altura

(Foto: ASCOM)

A equipe de segurança do trabalho e os profissionais da manutenção da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participaram, nesta terça e quarta-feira (10 e 11), de um treinamento sobre Segurança do Trabalho em Altura. A iniciativa conta com a parceria da MEDICAT, empresa de medicina do trabalho que presta serviço à UPAE.

De acordo com a Norma Regulamentadora Nº 35, que dispõe sobre o trabalho em altura cabe ao empregador promover um programa para capacitação dos trabalhadores. “Na UPAE nós realizamos esse treinamento de dois em dois anos, com carga horária de 16h, e um vasto conteúdo programático teórico e prático”, ressalta a coordenadora administrativa, Edna Queiroz.

LEIA MAIS

Univasf está com inscrições abertas para o I Congresso Brasileiro de Saúde em Libras

(Foto: internet)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI), está com inscrições abertas para o I Congresso Brasileiro de Saúde em Libras (I CBSL). O evento vai acontecer de 22 a 24 de novembro, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA). O Congresso é destinado a estudantes de graduação, profissionais, familiares de surdos e ao público geral que não conhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os interessados devem se inscrever no site do evento (http://saudeemlibras.com.br). Até o dia 31 de julho serão cobradas taxas de R$ 40, 60 e 80, respectivamente, para estudantes de graduação, pós- graduação e profissionais. Posteriormente, os valores irão modificar.

A programação do evento contará com mesas redondas, minicursos, oficinas, rodas de diálogos, palestras e apresentações culturais. O evento conta com a parceria dos colegiados de Psicologia, Farmácia e o Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB). Além do apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão). Mais informações estão disponíveis no site do I CBSL.

Prefeitura de Petrolina alerta sobre imunização contra sarampo

A indicação é utilizar a vacina tríplice viral, que evita, além do sarampo, a rubéola e a caxumba. (Foto: Divulgação)

Com alguns casos de sarampo registradas em municípios de Roraima, Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas, a Prefeitura de Petrolina aumentou a atenção para a prevenção em torno do vírus. A vacina está disponível em todos os postos de saúde da cidade e é destinada principalmente para crianças. A imunização também deve ser feita por quem tem mais de 26 anos e nunca teve a doença.

A vacina é disponibilizada pelo Ministério da Saúde a todos os municípios por meio das Regionais de Saúde. Em Petrolina, a vacina é dispensada pela VIII Geres e está disponível em todas as unidades de saúde do município.

A indicação é utilizar a vacina tríplice viral, que evita, além do sarampo, a rubéola e a caxumba. A vacina tríplice viral deve ser aplicada em crianças com 12 meses, além do reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Jovens e adultos até 29 anos, não vacinados anteriormente ou que não se lembram, devem ser feitas duas doses da tríplice viral, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Adultos entre 30 e 49 anos (não imunizados ou que não lembram) devem tomar uma dose da tríplice viral.

LEIA MAIS

Fundação de Associação dos Portadores de Fibromialgia acontece na próxima semana

A Associação surgiu a partir do projeto FibroVasf. (Foto: Convite)

Na próxima quinta-feira (19), às 19h, acontece a Assembleia de Fundação da Associação dos Portadores de Fibromialgia e Fadiga/Dor Crônica do Vale do São Francisco (AFibroVaSF). O evento será realizado na Câmara de Vereadores de Petrolina.

Durante o evento, além da fundação da associação, acontecerá a aprovação dos estatutos e a eleição para definir o Conselho de Administração-Diretoria e o Conselho Fiscal.

AFibroVaSF

A AFibroVaSF é uma entidade de caráter social, sem fins lucrativos. A Associação surgiu a partir do projeto FibroVasf, que começou suas atividades em julho de 2016 com o objetivo de dar visibilidade às pessoas que possuem a síndrome Fibromialgia.

O projeto promovia encontros para proporcionar espaços de aprendizagem a fim de promover saúde, bem-estar e o empoderamento para quem vive com a síndrome.

Fibromialgia

A fibromialgia é um transtorno de dor crônica, bastante comum, que causa o surgimento de dor em várias partes do corpo e que não tem cura. Embora ainda não seja conhecida uma causa específica, é possível que a fibromialgia surja devido a uma sensibilidade genética ou traumas físicos ou psicológicos, por exemplo.

Para aliviar os sintomas de fibromialgia, que além da dor por todo o corpo, também podem incluir cansaço frequente, indisposição, distúrbios do sono e rigidez por mais de 3 meses, algumas opções de tratamento são tomar remédios antidepressivos e analgésicos indicados pelo médico, fazer fisioterapia e terapias alternativas, como a acupuntura.

UPAE promove mutirão para atender crianças com microcefalia na sexta-feira (13)

(Foto: Ascom)

Nesta sexta-feira (13) a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realiza um mutirão de ortopedia destinado a crianças com microcefalia. A ação é promovida pela UPAE em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Serão atendidas 35 crianças, elas serão submetidas a exames realizado por um médico vindo da capital Recife somente para o mutirão. O atendimento será iniciado às 7h e seguirá durante toda manhã. Este é o segundo mutirão de microcefalia executado pela UPAE. O primeiro aconteceu em maio de 2016.

“Estamos montando uma força tarefa para atender com conforto e segurança as crianças, visto que este não é o público da Unidade e a UPAE não atende ortopedia. Abrimos uma exceção e adaptamos o serviço, tendo em vista a importância da ação“, comenta a coordenadora geral, Grazziela Franklin.

Palestra discute consumo de álcool e drogas na gestação

(Foto: Ascom)

Na manhã dessa quarta-feira (11) o Grupo de Apoio às Mães de Prematuros do Hospital Dom Malan/IMIP promoveu uma palestra sobre o consumo de álcool e drogas na amamentação. Realizada na Casa de Apoio, a discussão trouxe informações e orientações às mães.

O GAMP realiza encontros periódicos e discute temas trazidos pelas próprias mães que têm seus filhos internados na unidade. A idealizadora do projeto, Juliana Benevides explica como funciona o grupo. “Temos um cronograma flexível e as ações acontecem de uma a duas vezes por semana. Nesta sexta, por exemplo, teremos um novo encontro às 10h, onde abordaremos a necessidade de cuidarmos do cuidador e a arte da convivência”.

O Grupo foi criado com a missão de incentivar as mães a amamentarem os bebês prematuros e como uma troca de experiência entre os profissionais do HDM.