Confira o novo calendário de atendimentos odontológicos no interior de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Os moradores da zona rural de Petrolina (PE) já podem se organizar para garantir atendimento odontológico. A prefeitura divulgou o novo calendário de atendimentos da Unidade Móvel Odontológica do mês de novembro. Cerca de 20 comunidades do interior receberão os procedimentos de saúde bucal, com exames, consultas, aplicação de flúor e restaurações.

“Essas comunidades tinham muita dificuldade para ter acesso aos serviços de saúde. Nossa equipe vêm acompanhando a evolução desses atendimentos móveis a cada dia e notamos que é um trabalho que dá bons resultados, onde o morador da zona rural não precisa se deslocar tanto para ter acesso à saúde básica odontológica”, diz a coordenadora de saúde bucal, Roberta Teixeira.

LEIA MAIS

Tipo 1 de poliomielite ainda é ameaça com cobertura vacinal baixa

(Foto: Divulgação)

Prevenível por meio da vacinação, a poliomielite é uma doença causada pela infecção de diferentes poliovírus, que podem atingir o sistema nervoso central e a medula espinhal, provocando a paralisia, sendo mais comum a dos membros inferiores. Conhecida popularmente como “paralisia infantil”, é considerada  eliminada no Brasil desde 1989, quando o último caso foi registrado na cidade de Souza, na Paraíba. De lá para cá, pouco se ouviu a respeito da enfermidade, que fez 26 mil casos no País entre 1968 e 1989.

No entanto, esse quadro pode mudar se a cobertura vacinal continuar diminuindo. Por isso, é necessário educar e conscientizar as pessoas a respeito da importância da prevenção e, principalmente, pais, mães e avós, para levarem seus filhos e netos tomar a vacina, que é distribuída gratuitamente na rede pública.

Uma comissão independente de especialistas concluiu que o poliovírus selvagem tipo 3 (WPV3) foi erradicado em todo o mundo. Após a erradicação da varíola e do poliovírus selvagem tipo 2, essa notícia representa uma conquista histórica para a humanidade, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). O tipo 3 não é detectado em nenhum lugar do mundo desde 2012, assim como o poliovírus 2, que foi considerado totalmente erradicado em 1999. Mas a luta para erradicar o tipo 1 continua.

LEIA MAIS

Jornada de Radiologia e Congresso de Saúde reuniram especialistas em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Evento multidisciplinar que reuniu especialistas nas áreas de medicina, enfermagem, odontologia clínica e cirúrgica, neurologia, radiologia e intervenção vascular e guiada por imagem. Este foi o perfil da IV edição da Jornada de Radiologia e I Congresso de Saúde do Vale do São Francisco, realizados no último sábado (26), no Nobile Suítes del Rio, em Petrolina (PE).

Os encontros, promovidos pelo Instituto AMMO com apoio da Sociedade de Radiologia de Pernambuco e o Sicredi Vale do São Francisco, reuniram um público de mais de 400 participantes que puderam atualizar conhecimentos com 80 profissionais, entre palestrantes e moderadores, vindos de várias partes do País.

LEIA MAIS

Em novo local, Afibrovasf promove encontro com associados da região

Reunião acontecerá no Parque Josepha Coelho (Foto: Ascom)

Nesta quarta-feira (30) a Associação dos Portadores de Fibromialgia e Fadiga/Dor Crônica do Vale do São Francisco (Afibrovasf) realiza o 12º encontro com seus associados, mas com uma novidade: a reunião acontecerá no espaço do Transforma Petrolina, no Parque Municipal Josepha Coelho.

O encontro acontecerá das 18h30 às 21h30 e os não membros também estão convidados a conhecer o grupo. “A fibromialgia é uma síndrome, crônica e difusa no corpo todo. Ainda não há exames que provem o que é a fibromialgia. A gente ainda sofre com isso, é uma doença nova. Ela tem pouco tempo de descoberta, os médicos por muitas vezes não acreditam no que a gente diz”, explicou Wilson Alencar, presidente da Afibrovasf em entrevista ao programa Super Manhã com Waldiney Passos nessa segunda-feira (28).

Dois debates acontecerão na reunião de quarta, cujo foco será o tratamento e convivência com a fibromialgia e um trabalho desenvolvido pela Universidade de Pernambuco acerca da doença. “Num grupo de 10, 9 são mulheres. Aqui no Vale do São Francisco, temos em dois grupos de WhatsApp, em torno de mais de 430 pessoas”, concluiu Wilson.

Outubro rosa: Associação Brasileira de Nutrologia esclarece mitos e verdades sobre alimentação e câncer de mama

(Foto: Ilustração)

A disseminação de informações falsas pelas redes sociais, conhecidas pelo termo em inglês fake news, está diretamente ligada ao alarmismo e à falta de credibilidade no jornalismo. Muitas vezes, a oferta de conteúdo sobre saúde e os canais são tantos que a população fica à mercê de boatos e desinformação.

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) demonstram que o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a 25% e 29% dos casos novos a cada ano respectivamente.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença. Pensando nisso e na importância da prevenção, a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) esclarece as dúvidas mais frequentes que chegam aos consultórios dos médicos nutrólogos associados. Quem responde as indagações é o presidente da ABRAN, Dr. Durval Ribas Filho, esclarecendo as questões com evidências científicas. O especialista também reitera que, em ciência, é necessário avaliar com precisão os estudos, as metodologias empregadas para não incorrer em análises superficiais.

LEIA MAIS

CPRH divulga lista de praias impróprias para banho em Pernambuco

(Foto: Reprodução/Twitter)

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) divulgou na última sexta-feira (25), a lista dos pontos impróprios para o banho devido à chegada do óleo no litoral pernambucano. Segundo o informativo, 18 praias estão classificadas nessa condição. Porto de Galinhas e Boa Viagem estão liberadas

“Mesmo com a questão das manchas de óleo, não houve diferenças entre os períodos anteriores; pelo contrário, essa foi a semana com o maior número de praias próprias para o banho”, diz o texto da agência.

LEIA MAIS

Sarampo: primeira etapa da campanha de vacinação termina hoje

(Foto: Alexandre Justino)

Crianças de seis meses até cinco anos de idade precisam ser imunizadas contra o sarampo e os pais devem estar atentos. Hoje (25) é o último dia primeira etapa de vacinação. Em Petrolina, 90% do público alvo já está protegido, mas não é hora de relaxar.

Nessa sexta-feira as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam até 16h45 na sede e basta levar o cartão de vacinação do filho para que a criança receba a dose. A tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola.

Se em Petrolina o alerta aos pais e mães continua, na cidade de Serra Talhada a meta imposta pelo Ministério da Saúde foi superada com folga. A expectativa era vacinar  1.415 crianças. Contudo, até quarta-feira (23), 1.660 já estavam protegidas.

Segunda etapa da campanha

Em novembro o Governo Federal iniciará a segunda etapa da campanha. Dessa vez deverão ser vacinados jovens de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. Os dois grupos foram escolhidos, porque são os com maior incidência da doença em 2019.

Secretaria Estadual de Saúde realiza visita de monitoramento na UPAE de Petrolina 

(Foto: Reprodução/ IMIP)

A equipe gestora da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) recebeu, nesta quinta-feira (24), a visita da apoiadora da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Tereza Cristina, que realiza visitas de monitoramento nas unidades do estado gerenciadas através de contrato, como é o caso da UPAE, que é administrada pelo IMIP – uma Organização Social (OS).

O contrato de gestão tem componentes quantitativos e qualitativos e faz parte dele o acompanhamento de indicadores. “Basicamente nós fazemos o monitoramento dos indicadores de qualidade in loco e levamos essa devolutiva para o governo do estado”, esclarece a apoiadora.

Durante as visitas, que são periódicas, Tereza realiza entrevistas com funcionários e usuários, acompanha a qualidade dos serviços executados, verifica as condições da estrutura física, instalações e equipamentos, analisa relatórios, realiza reunião com os gestores e faz apontamentos pertinentes (quando necessário).

LEIA MAIS

Voluntários apresentam sintomas após contato com óleo no litoral de Pernambuco  

(Foto: Reprodução/Twitter)

A saúde das pessoas que se dispuseram a limpar as praias afetadas pelo óleo em Pernambuco foi afetada. Em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul do Estado, 19 pessoas procuraram o hospital do município para relatar os sintomas.

Foram relatados sintomas como dor de cabeça e diarreia constante ardência e vermelhidão na pele. Além dos voluntários, o contato com o petróleo cru afetou também funcionários municipais. O coordenador da Defesa Civil de São José da Coroa Grande afirmou que cada organismo reage ao óleo de forma diferente. “No meu caso, eu tive cólica intestinal, mal estar e ânsia de vômito”, contou.

LEIA MAIS

Pacientes de Juazeiro que possuem indicação de catarata devem comparecer à Feira Cidadã para realização de exames

(Foto: Ilustração)

Os pacientes de Juazeiro (BA) que possuem indicação de catarata, devem comparecer, entre os dias 31/10 e 02/11, à Feira Cidadã, para realização de exames. A convocação é da Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU).

A Feira é um realização da Associação Voluntárias da Bahia, em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Juazeiro. O evento acontecerá na Orla Nova da cidade, a partir das 8h.

Os pacientes convocados deverão comparecer portando RG, CPF, Cartão do SUS Bahia e comprovante de endereço desta cidade. Após triagem, caso necessário, os pacientes serão encaminhados aos procedimentos cirúrgicos disponíveis.

UPAE e Hospital Dom Malan seguem desenvolvendo ações do Outubro Rosa em Petrolina

(Foto: Divulgação)

As atividades do Outubro Rosa continuam na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e no Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina. A campanha, que começou no início do mês, conta com o engajamento dos dois serviços todos os anos, e costuma envolver pacientes, acompanhantes, funcionários e colaboradores.

Na UPAE, por exemplo, já foram feitas palestras, distribuição de laços e folders, e rodas de conversa e visando a conscientização. Nesta quarta-feira (23) mesmo, o serviço social preparou um momento para o pessoal do ambulatório. Antes disso, a equipe já havia passado pela fisioterapia e salas de emergência.

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) também participam das ações. “A gente tenta envolver a todos e trabalhar os temas ligados à saúde de forma leve e até lúdica. Acho que tem dado certo e a UPAE tem atuado bem na prevenção”, defende a assistente social, Cynthia Sousa.

No Dom Malan as ações têm sido diversificadas, inclusive com momentos de autocuidado para as mulheres. De acordo com a supervisora do Serviço Social, Kátia Silene, a intenção é sensibilizar. “A mulher precisa entender que necessita se cuidar e se amar, e isso passa primeiro pela saúde“, reflete.

Vale ressaltar que no Dom Malan as mulheres têm acesso a consultas e exames. Por mês, são disponibilizadas, em média, 200 mamografias, 70 ultrassons de mama e consultas com o mastologista. A porta de entrada do paciente na rede de assistência à saúde é a atenção básica. Então, ao primeiro sinal de problema procure o posto de saúde para os encaminhamentos necessários.

Petrolina: Dia D de combate a sífilis acontece nesta sexta-feira

Resultado dos testes sairá em 30 minutos (Foto: Ascom/PMP)

Nesta sexta-feira (25) a Prefeitura de Petrolina promoverá o Dia D na luta contra a sífilis. A data faz alusão a ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado sempre no terceiro sábado de outubro. Aqui na cidade, das 7h às 16h serão ofertados testes grátis à população.

Os exames serão realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento e  Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE).  Quem for ao local poderá fazer testes de sífilis, HIV, hepatite B e C. Para ser atendido, basta comparecer com um documento original com foto e cartão do SUS.

A sífilis é uma doença evitável, portanto, a maior orientação é o uso do preservativo, principalmente, entre os mais jovens. Os sintomas mais comuns são feridas na pele, principalmente na região dos órgãos genitais;  manchas no corpo, palmas das mãos e plantas dos pés. A doença pode gerar sequelas, inclusive porque é silenciosa, portanto não há outro caminho, a não ser usar camisinha e realizar os testes rápidos regularmente”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Após o teste, o paciente receberá o resultado em 30 minutos. O sigilo de cada exame é garantido e em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado ao SAE para início do tratamento gratuito.

Em pleno Outubro Rosa, cerca de 30% das pacientes faltam a mutirão da Prefeitura de Petrolina

Secretária chama atenção para alto número de faltosas (Foto: Ascom/PMP)

O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama e a Prefeitura de Petrolina apoiou a causa. Até o momento, de acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 500 mulheres mamografias das mil disponíveis gratuitamente desde o início do mês.

A Prefeitura alega que o mutirão surgiu com a intenção de zerar a fila de espera entre mulheres de 50 e 69 anos, como explica a secretária executiva de Gestão em Saúde, Cassia Guimarães. “Fizemos o levantamento das guias que estavam nas unidades de saúde e estamos agendando e ligando para essas mulheres informando o dia e o horário para fazer o exame”, disse.

Apesar do serviço gratuito, muitas mulheres estão ignorando o mutirão e faltando ao atendimento. “Nós preparamos esse momento exclusivo para as mulheres, mas infelizmente, cerca de 30% não comparece ao procedimento, mesmo após a confirmação para nossa equipe. Isso é lamentável porque está tirando a vaga de outra pessoa que está precisando“, concluiu.

MPPE recomenda reforço na campanha contra o sarampo em Cabrobó

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Cabrobó (PE) deve intensificar as ações para vacinar a população contra o surto de sarampo. A recomendação foi feita pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que entendeu ser necessária uma ação urgente da Secretaria Municipal de Saúde.

Por orientação do MPPE, a Prefeitura tem um prazo de cinco dias úteis para a implementação de medidas. O Ministério se baseou nas orientações repassadas pelos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Saúde, da Educação e da Infância e Juventude (Caops Saúde, Educação e Infância e Juventude).

“Verificamos a necessidade do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) acompanhar a cobertura vacinal dos municípios, cobrando da gestão municipal medidas imediatas para o cumprimento do calendário vacinal, bem como trabalhar em parceria com os Conselhos Tutelares”, disse o coordenador do Caop Saúde, promotor de Justiça Édipo Soares.

LEIA MAIS

Visando implantação de projeto, CPRN realiza I Seminário de Equoterapia em Juazeiro

O Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), em parceria com o 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) realizará, nesta terça-feira (22), o “I Seminário de Equoterapia: O cavalo no cenário, a serviço da reabilitação”, que tem como objetivo informar a população sobre a Equoterapia e apresentar o Projeto de Equoterapia que está sendo implantado no 3º BEIC em Juazeiro (BA).

Na ocasião, serão promovidas palestras da Professora Maria Cristina Guimarães Brito, Presidente da Associação Baiana de Equoterapia e da Fisioterapeuta Maria Aparecida Caldas de Oliveira e alguns dos temas abordados serão: O panorama da Equoterapia na Bahia, A importância da família dentro do contexto educacional e psicoterapêutico, e Estímulos sensoriais e proprioceptivos através do contato da água com a areia, entre outros.

LEIA MAIS