Sobradinho registra um caso do novo coronavírus e confirma a 107ª cura clínica nesta segunda feira (29)

Em Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda feira (29), a Secretaria de Saúde de Sobradinho registrou um caso do novo coronavírus, e a 107ª cura clínica.

O caso confirmado é de uma mulher de 41 anos, diagnosticada através de teste rápido.

Com esta atualização, o município passa a contabilizar 149 casos da infecção, com 10 óbitos e 107 curas clínicas, sendo que dos 42 ainda positivados, 1 está internado em hospital pertencente a rede PEBA e 41 assintomáticos encontram-se em isolamento domiciliar, aguardando o prazo para cura clínica. Até esta segunda feira (29), o município registra um número maior de curados clinicamente do que pacientes na fase ativa da doença.

A Secretaria de Saúde informa que a testagem está sendo realizada atendendo rigorosamente as recomendações médicas. Até o momento, Sobradinho soma 910 testes já realizados, entre os testes rápido e os que são feitos pelo Laboratório Central (Lacen).

Qualquer dúvida ou denúncias referentes a Covid-19, a população pode ligar para: Vigilância Sanitária: (74) 98814- 0095 ou Vigilância Epidemiológica: (74) 9 8818-3736.

Covid-19: veja a taxa de ocupação dos leitos destinados a pacientes de Juazeiro nesta segunda-feira (29)

Dos 639 casos confirmados em Juazeiro, 347 são do sexo feminino, 292 do sexo masculino e deste quantitativo, 71 são profissionais de saúde. A Secretaria ressalta que tem 384 pessoas em isolamento domiciliar, 28 pacientes internados sendo 17 em leitos de UTI e 11 em leitos intermediários, estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, unidade referência para Covid-19 aos juazeirenses.

Nesta atualização há o registro de 4.618 notificações, sendo que 3.881 exames já foram descartados por testarem negativo, e outros 98 estão aguardando resultado ou coleta.

Descritivo de pacientes de Juazeiro em leitos de UTI e intermediários na cidade e em hospitais referências para a Covid-19 através da rede PEBA, rede privada e na UPA.

LEIA MAIS

Profissionais da UPA participam de treinamento prático com respiradores em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro participaram no último sábado (27) de uma capacitação com treinamento prático com respiradores. O momento foi realizado pelas fisioterapeutas  Poliana Tavares de Barros, Francielle Borges de Oliveira e pelo chefe do setor de apoio diagnóstico e terapêutico, o médico Fabrício Olinda de Souza Mesquita.

A UPA é referência para casos da Covid-19 desde 11 de maio em Juazeiro, no entanto os profissionais da rede especializada vêm sendo capacitados desde março. A Unidade não possui UTI, mas tem 8 leitos destinados exclusivamente para suporte com respiradores. A capacitação teve como objetivo munir de mais conhecimentos os técnicos responsáveis pela assistência aos pacientes que necessitam de suporte respiratório.

A enfermeira e coordenadora na unidade, Julyana Andrade descreve a importância do momento. “Foram realizados dois momentos, o primeiro online e o segundo com aula prática neste sábado. Foi fornecido treinamento em manejo de ventilação mecânica e posição prona para os profissionais que estão em linha de frente nessa batalha”, descreveu.

Para o diretor médico da unidade, José Carlos Tanuri Júnior, quanto mais capacitados, os profissionais estarão mais aptos para uma assistência com qualidade. “Considerando que a UPA Dr. João Oliveira é uma unidade de referência para pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19, fechamos uma parceria com a EBSERH e, através do Hospital Universitário, estamos tendo este suporte nas qualificações dos nossos profissionais. Sem dúvida um profissional bem qualificado consegue prestar a assistência correta ao paciente”, destacou.

Pernambuco confirma mais 369 casos e 31 óbitos por covid-19

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 369 casos positivos de covid-19 e 31 óbitos. Os dados são referentes às últimas 24 horas. Com os números dessa segunda-feira (29), o estado soma 58.476 pacientes infectados e 4.782 vítimas fatais.

Dos casos computados hoje, 283 têm sintomas leves – 77% das notificações do boletim – e 86 (23%) são pacientes graves. Em relação às mortes, há casos desde o dia 1º de maio. O boletim completo, com as curas clínicas, será divulgado ao final do dia.

“Não tem ninguém correndo risco”, afirma secretário de Justiça e Direitos Humanos de PE sobre casos de covid na Penitenciária de Petrolina

Vídeo não condiz com a realidade, afirma secretário

São quase 100 detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes (PDEG) contaminados com a covid-19. Um vídeo circulou nas redes sociais durante o final de semana mostrando os presos deitados no chão. Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico, afirmou que o vídeo não condiz com a realidade.

LEIA TAMBÉM

Petrolina: Seres afirma que presos da PDEG com covid-19 estão sendo acompanhados

Detento grava vídeo e denuncia falta de teste para covid-19 na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes

“Divulgaram um vídeo com o áudio de que os presos estariam no chão, isso não procede. Nós isolamos uma área dentro da unidade, cuidamos de fazer a testagem, a Prefeitura inclusive foi presente e quero reconhecer isso, quando forneceu parte dos testes. 14 já retornaram ao pavilhão porque já terminou a quarentena“, relatou à Rádio Jornal Petrolina.

Eurico afirmou ainda que  situação está sob controle. “Não tem ninguém correndo risco grave nesse momento. Se houver necessidade nós vamos transferir às unidades hospitalares”, destacou. Mais cedo o Blog mostrou uma nota da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) relatando que todos os contaminados estão sendo acompanhados e permanecem isolados.

Centro de Parto de Petrolina será inaugurado nessa segunda-feira

Prédio será inaugurado de forma simbólica hoje (Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

A semana começa com novidade aos petrolinenses. Na noite dessa segunda-feira (29) a Prefeitura entregará o Centro de Parto Normal que vai desafogar as demandas do Hospital Dom Malan/IMIP. A solenidade está marcada para 18h e contará com a presença do prefeito Miguel Coelho (MDB).

O Centro de Parto está localizado na Avenida José Maniçoba, próximo ao Hospital Universitário de Petrolina. Por conta da pandemia a cerimônia será simbólica. O prédio conta com cinco apartamentos individuais, salas de vacina, de cuidados ao recém-nascido, área de deambulação (local de passeio das grávidas) e setor administrativo.

A maternidade municipal terá capacidade de realizar 150 partos por mês, desafogando o atendimento do Hospital Dom Malan. O prédio é uma homenagem póstuma à parteira Maria das Dores de Souza, auxiliar de enfermagem que atuou por muitos anos na Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) e Hospital Dom Malan/ IMIP.

Petrolina: Seres afirma que presos da PDEG com covid-19 estão sendo acompanhados

Preso foi identificado e será punido, afirma Seres (Foto: Reprodução/Internet)

A Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres) enviou uma nota ao Blog Waldiney Passos em relação à denúncia mostrada no domingo (28) sobre a Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes (PDEG). A pasta informa que o detento que gravou o vídeo encaminhado à nossa Redação foi identificado, teve o aparelho celular apreendido e será submetido ao Conselho Disciplinar.

LEIA TAMBÉM

Detento grava vídeo e denuncia falta de teste para covid-19 na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes

Em relação aos casos positivos do novo coronavírus na Penitenciária a Seres afirmou que 99 presos se contaminaram com a covid-19, dos quais 14 estão recuperados. Os demais cumprem isolamento na própria unidade prisional. “Não há nenhum caso grave que precisou de internação, assim como não há nenhum óbito. A PDEG reservou um pavilhão específico, ao lado das enfermarias, onde estão apenas os detentos positivados. No local, eles são monitorados diariamente pelos profissionais de saúde”, diz a nota.

Leia a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Bodocó antecipa feriado da Consciência Negra e limita funcionamento do comércio

Prefeito criticou bodocoenses que descumpre orientações sanitárias

Bodocó, no Sertão de Pernambuco, terá medidas mais restritivas ao funcionamento do comércio a partir desta quarta-feira (1°). O prefeito Túlio Alves afirmou que as restrições seguirão até o dia 05/07. A Prefeitura justifica ser ser importante essa redução para reduzir a curva de contágio do novo coronavírus.

O decreto municipal também determina a antecipação do feriado do “Dia da Consciência Negra”, a ser celebrado nesse ano em 6 de julho. “A situação na nossa região do Araripe se agravou, novos óbitos e novos casos. Entendo o plano de retomada da economia do Governo do Estado, até hoje seguimos a risca todos os decretos, mas hoje vamos na contramão do Estado. As pessoas acharam que o vírus estava indo embora, passaram a ignorar o uso obrigatório da máscara, passaram a realizar festas e isso pode agravar a situação“, justificou o prefeito.

Como fica o comércio

Com o decreto municipal fica proibido o funcionamento de todas as atividades comerciais, industriais ou prestação de serviços, sejam elas públicas ou privadas. Os serviços considerados essenciais poderão abrir da seguinte forma:

  • Mercados (das 7h às 13h);
  • Verdurões (das 7h às 13h);
  • Frigoríficos e Açougue (das 7h às 13h);
  • Padarias (1º turno: das 5h às 9h / 2º turno: das 16h às 19h);
  • Farmácias veterinárias (das 7h às 13h);
  • Lojas de ração animal (das 7h às 13h);
  • Casas lotéricas (das 7h às 13h – com limite de atendimento de 50 pessoas por dia para público do Bolsa Família e Auxílio Emergencial);
  • Bancos (deverão funcionar com redução de funcionários, horários e serviços);
LEIA MAIS

Brasil confirma mais 30.476 casos positivos de covid-19

Mais 30.476 casos positivos de covid-19 foram registrados no Brasil nas últimas 24 horas. Os dados são referentes ao boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na noite de domingo (28). Com isso o país chegou a marca de 1.344.143 pacientes infectados desde o início da pandemia.

A taxa de incidência é de 639,6 por 100 mil habitantes. Também ontem foram contabilizadas mais 552 óbitos. O Brasil soma agora 57.622 mortes, com taxa de letalidade de 4,3%. O número de curados é de 733.848 pessoas clinicamente recuperadas.

Por regiões, os números totais estão da seguinte forma (os dados são do Ministério da Saúde):

Mais quatro pessoas testaram positivo para a covid-19 em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina confirmou, neste domingo (28), que mais quatro pessoas testaram positivo para a covid-19 – todas confirmadas através de exames analisados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). Os quatro são do sexo masculino, com idades entre 27 e 57 anos.

Com esses novos positivados, Petrolina chegou ao total de 815 casos do novo coronavírus. São 627 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 188 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. As curas clínicas somam 188, enquanto os óbitos são vinte e seis.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que não houve alterações nas últimas 48 horas. São 125 casos em investigação e 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Internamentos

A taxa de ocupação dos leitos para a covid-19 na rede pública e privada de Petrolina segue em anexo.

Taxa De Ocupação De Leitos 28 De Junho

Comércio de Trindade funcionará das 7h às 14h por conta da pandemia, anuncia prefeito

Comércio funcionará em novo horário (Foto: Google Street/Reprodução)

Diante do crescimento dos casos confirmados de covid-19 a Prefeitura de Trindade (PE) anunciou medidas mais restritivas para o funcionamento do comércio. Os estabelecimentos somente poderão abrir as portas das 7h às 14h. O prefeito Everton Costa justificou a decisão tendo como base o índice de isolamento social do município.

Como fica

Trindade caiu de 44,60% para 30,76%. Até ontem (27) eram 131 casos positivos, 105 recuperados, oito mortes e 15 pessoas em investigação. Somente poderão abrir em horário normal as padarias, supermercados, bancos, casas lotéricas, farmácias, verdurões, comércio de água e gás, frigoríficos e restaurantes (apenas para delivery).

Medida necessária

“Falamos que o uso da máscara e a higienização é muito importante, mas o isolamento social ainda é a mais valiosa ação que todos devem fazer para que os casos de coronavírus possam ser diminuídos no município“, afirmou o prefeito.

Juazeiro: SESAU confirma mais 19 casos e três mortes por covid-19

Juazeiro (BA) tem mais 19 casos positivos do novo coronavírus e três mortes. Dessa forma a cidade baiana totaliza 585 pacientes infectados e 25 mortes provocadas pela covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde (SESAU) os testes positivos listados no boletim desse domingo (28) vieram através do LACEN (10) e nove por teste rápido.

Os pacientes têm entre oito e 86 anos. Um está internado e os demais permanecem em isolamentodomiciliar, sem sintomas graves.

Óbitos

Em relação às mortes, todas as vítimas fatais eram mulheres: uma estava no Hospital Regional de Juazeiro e tinha hipertensão. Ela morreu na sexta-feira (26), mas o óbito apenas foi confirmado hoje por exame.

A segunda vítima era uma idosa hipertensa e diabética de 86 anos, internada no HGU de Petrolina. A terceira paciente tinha 74 anos e fazia tratamento contra o câncer, cuja morte aconteceu no dia 24 e somente foi informada à Vigilância Municipal ontem (27).

Pessoas curadas

Além de 585 casos positivos e 25 mortes, Juazeiro soma 186 pessoas clinicamente curadas. Confira a seguir as informações sobre ocupação de leito disponíveis na região norte:

LEIA MAIS

Pernambuco registra mais 1.018 casos positivos e ultrapassa 58 mil contaminados pela covid-19

(Foto: Internet)

Pernambuco registrou nesse domingo (28) mais 1.018 casos positivos do novo coronavírus e 43 morte, dados referentes às últimas 24 horas. Desde o início da pandemia o estado já contabilizou 58.107 pacientes infectados pela covid-19 e 4.751 óbitos.

Quase 40 mil curados

O boletim divulgado pela Secretaria de Estadual (SES-PE) informa que dos novos casos, 876 são leves (86%), enquanto 142 (14%) são graves. A boa notícia é que dos mais de 58 mil infectados, 39.956 pessoas estão clinicamente curadas: 9.182 eram de casos graves e outros 30.774 tinham sintomas leves.

Quase 5 mil óbitos

Sobre as mortes, 23 (53,5%) ocorreram entre 11 de maio e 24 de junho. Apenas 20 (46,5%) foram dos últimos três dias. Os pacientes residiam em Afogados da Ingazeira (1), Araripina (1), Carpina (1), Caruaru (6), Chã de Alegria (1), Condado (1), Feira Nova (1), Iguaraci (1), Ipojuca (2), Ipubi (1), Jaboatão dos Guararapes (11), João Alfredo (1), Joaquim Nabuco (1), Lagoa do Itaenga (1), Limoeiro (1), Palmares (4), Passira (1), Paudalho (1), Recife (3), Riacho das Almas (1), Tracunhaém (1) e outro Estado (1).

Araripina e Ipubi confirmam mais óbitos por covid-19

Ipubi chegou a oitava morte provocada pelo novo coronavírus. A Prefeitura não forneceu mais informações sobre o paciente cujo óbito foi informado no boletim de sábado (27). Até ontem a cidade tinha 89 casos positivos e 49 recuperados.

O índice de isolamento social em Ipubi é de 33%, representando uma queda ao último dado coletado pela Prefeitura. Outra cidade da região a confirmar mais um óbito foi Araripina. No boletim de sábado a Secretaria de Saúde informou a quinta morte provocada pela covid-19.

A Prefeitura não forneceu detalhes sobre a vítima. Araripina soma 181 casos positivos, 97 recuperados e dois em investigação.

Petrolina recebe equipamentos do Governo do Estado para reforçar enfrentamento a covid-19

Equipamento chegou no sábado (Foto: Divulgação)

Seis caminhões chegaram em Petrolina na tarde de sábado (27) trazendo equipamentos do Estado ao enfrentamento do novo coronavírus na cidade. 50 respiradores, 50 monitores multiparamétricos, 31 camas hospitalares, 40 concentradores de oxigênio e 108 mil EPIs reforçarão o tratamento dos pacientes diagnosticados com a covid-19.

Os EPIs serão destinados aos profissionais da saúde. Segundo o Governo do Estado, 40 respiradores, 40 monitores e 45 mil EPIs serão destinados ao Hospital Universitário (HU). O material restante tem como destino a UPAE de Petrolina.

Com isso haverá um aumento nas vagas ofertadas aos pacientes com covid-19. O Governo de Pernambuco estima que os casos no Sertão estão crescendo de forma rápida e a região já está no centro das atenções da Secretaria Estadual de Saúde (SES).