Pernambuco ultrapassa 61 mil casos positivos de covid-19

Maior parte dos pacientes tem sintomas leves (Foto: Internet)

Pernambuco confirmou mais 1.414 casos positivos e 74 óbitos por covid-19 nessa quinta-feira (2). Os números da Secretaria Estadual de Saúde (SES) indicam que 1.273 (90%) são casos leves e já estavam no final do ciclo do vírus, portanto não precisaram ser internado. Outros 141 (10%) são graves.

Pernambuco soma 61.119 pacientes infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, em março desse ano. Em relação às mortes, 47 (63,5%) ocorreram entre 19 de abril e 28 de junho. 27 (36,5%) foram registrados nos três últimos dias. O estado totaliza 4.968 óbitos. O número de curados ainda não foi divulgado.

Dormentes: Prefeitura entrega ambulâncias e anuncia serviços para interior

Série de serviços foi anunciado durante live (Foto: Ascom PMD)

Mesmo na pandemia a Prefeitura de Dormentes, no Sertão do São Francisco, segue anunciando obras na sede e interior. Na quarta-feira (1°) a prefeita Josimara Cavalcanti usou as redes sociais para entregar três novas ambulâncias de suporte básico e assinar ordem de serviços ao interior.

A live foi transmitida pelo Instagram. Ontem a gestora anunciou a construção do sistema de abastecimento de água do distrito de Lagoas e requalificação e ampliação das adutoras das comunidades de São Bento, Jardineira e Maravilha.

Iluminação e educação

Josimara também aproveitou a live para fazer a entrega oficial do novo campo de futebol com iluminação em LED de São Bento. Além das ambulâncias compradas com recurso próprios, a população do interior foi contemplada com um veículo do SAMU, via recurso do Estado. “Agora Dormentes tem todos os distritos equipados com ambulância, uma conquista importante e que garante um atendimento mais rápido e eficaz“, destacou a secretária de saúde, Talita Mirele.

A educação também ganhou um carro 0km. Durante a live, Josimara reforçou a preocupação que a gestão municipal com os outros setores. “Mesmo nesse período de pandemia, em que a saúde é a nossa prioridade máxima, nós seguimos trabalhando também em outras áreas importantes como educação, abastecimento de água, esporte e lazer. É com esse compromisso de atender todas as demandas dos nossos cidadãos que a gente quer seguir trabalhando pelo desenvolvimento da nossa Dormentes“, destacou a prefeita.

Cedro prorroga lockdown até 7 de julho

Lockdown foi anunciado na última semana de junho e prorrogado nesse mês

Cedro, no Sertão de Pernambuco, ficará em lockdown até 7 de julho. A medida mais rígida deveria vigorar entre 24 e 30 de junho, contudo, diante do surgimento de novos casos de covid-19, a Prefeitura prorrogou o isolamento social mais rigoroso.

Com pouco mais de 10 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, já são 36 casos confirmados da doença. “A decisão se deu pelo aumento nos casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Os números são preocupantes. Caso o município não tome medidas rígidas, poderemos mais que dobrar os números existentes nos próximos dias”, informa a Prefeitura.

População não compreendeu momento

No entendimento do Comitê de Coronavírus, a população não aderiu de forma suficiente ao isolamento mais rígido. Para tentar controlar a disseminação do vírus a Prefeitura adotará uma fiscalização mais rígida e reforçará as barreiras sanitárias nas entradas do município.

“A população precisa entender que o isolamento social, evitando circulação de pessoas e veículos, principalmente, os veículos de outros municípios, vai evitar um aumento na proliferação de infecções pelo coronavírus no município“, pontua a Prefeitura.

Covid-19: prefeitura faz testagem em idosos e colaboradores de instituições em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina tomou, nesta quarta-feira, 1° de junho, mais uma ação na rotina de cuidados e prevenção contra o novo coronavírus.

Dessa vez, disponibilizando testes rápidos para idosos e colaboradores das Instituições de Longa Permanência de Idosos da cidade. Ao todo, foram 224 testes realizados entre quatro instituições geriátricas. Todos testaram negativo.

Para garantir a segurança das instituições, a testagem também foi feita em inúmeros colaboradores que se expõem ao risco de contaminação diariamente para prestar serviços e garantir o cuidado desses idosos.

LEIA MAIS

Juazeiro: Prazo para vacinação contra a gripe é prorrogado até 24 de julho e público alvo ampliado

(Foto: Internet)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe que seria encerrada nesta terça-feira (30/06) foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 24 de julho. As vacinas continuarão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde da sede e interior de Juazeiro, disponibilizadas para todos os públicos alvos contemplados ao longo da campanha e também para profissionais de serviços essenciais e população em geral em datas preestabelecidas.

A partir desta quarta-feira (01), a aplicação das vacinas será da seguinte forma: até o dia 10 de julho público alvo já contemplado anteriormente; a partir do dia 13 de julho, profissionais de serviços essenciais, que devem apresentar comprovante de vínculo trabalhista ativo como  carteira de trabalho ou contrato de trabalho e a partir do dia 20 de julho a população em geral. A SESAU ressalta que estes públicos serão contemplados conforme estoque final da vacina disponível no município.

LEIA MAIS

Petrolina atinge meta geral de vacinação contra gripe, mas continua imunizando grupos prioritários

(Foto: Ascom/PMP)

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe terminou nesta terça-feira (30), mas os postos de saúde de Petrolina continuam oferecendo as doses para os grupos prioritários a partir desta quarta-feira, 1º de julho. Apesar de atingir 100% do público geral, três grupos – crianças, gestantes e mulheres no pós-parto até 45 dias – ainda não conseguiram bater a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

O prazo para continuar registrando esse público no sistema do Ministério da Saúde é até 24 de julho. Ou seja, até essa data o público-alvo da campanha pode procurar os postos de saúde e se imunizar.

A campanha teve início em março com a vacinação de idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde; seguindo com profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários e, por fim, crianças de seis meses a cinco anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e mulheres no pós-parto de até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e os professores.

Vacinação

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Considerando a situação de pandemia, os horários estão organizados da seguinte forma: criança pela manhã na zona urbana, das 7h30 às 12h45. Os demais públicos prioritários devem ser vacinados no período da tarde, das 13h45 às 16h45.

Na zona rural a vacinação ocorre das 7h30 às 12h45 (para todos os públicos). Para a imunização é necessário levar o cartão de vacina (se tiver) e também o cartão do SUS. Lembrando que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus, porém, auxilia na exclusão do diagnóstico para a covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Sesab informa que Bahia tem 3.178 novos infectados e 49 mortes por Covid nas últimas 24h

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Bahia chegou ao número total de 76.485 casos confirmados e 1.902 óbitos pelo novo coronavírus nesta quarta-feira (1º) ao  registrar 3.178 novos infectados e 49 óbitos nas últimas 24 horas. As informações constam no boletim divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesab).

Na terça-feira o estado tinha 73.307 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.853 mortes confirmadas.

Do número total, 50.924 já são considerados recuperados da doença e 23.659 encontram-se ativos.

As confirmações ocorreram em 388 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (46,53%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.932,56), Gandu (1.737,49), Ipiaú (1.536,85), Uruçuca (1.369,46) e Itabuna (1.236,73).

Pernambuco registra mais 847 casos e 65 óbitos do novo coronavírus

(Foto: Internet)

Depois de dois dias registrando menos de 500 casos do novo coronavírus, Pernambuco voltou a ter uma alta nos pacientes infectados. Nessa quarta-feira (1°) foram registrados mais 847 pacientes e 65 mortes provocadas pela covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que 705 (83%) são pacientes com sintomas leves e 142 (17%) têm quadro grave. Dessa forma, o estado soma 59.705 pessoas infectadas e 4.894 mortes. Dos óbitos listados no boletim de hoje, há ocorrências datadas ainda de 13 de abril.

Bodocó e Ipubi confirmam mais óbitos por covid-19

Vírus segue se espalhando pelo interior (Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Bodocó e Ipubi, no Sertão de Pernambuco, atualizaram o número de óbitos provocados pelo coronavírus nos boletins de terça-feira (30). Em Bodocó foi confirmada a terceira morte. Trata-se de um paciente de 37 anos, com duas comorbidades: cardiopatia congênita e hipertensão pulmonar.

Ele estava internado em Ouricuri (PE) e morreu no sábado (27). A confirmação veio através de exame, cujo resultado saiu ontem. Bodocó soma ainda 32 pacientes infectado, 15 recuperados, 78 descartados e 50 em investigação.

No município de Ipubi a Prefeitura confirmou a 10ª morte. A Secretaria de Saúde não forneceu mais detalhes sobre o paciente. São 90 casos confirmados, 62 recuperados e três em investigação. O índice de isolamento social caiu de 39% para 34%.

Serra Talhada confirma 46 casos em apenas 24 horas e registra 11º óbito

Apenas no boletim de terça-feira (30) a Prefeitura de Serra Talhada confirmou 46 novas infecções do coronavírus, elevando para 578 o número de casos positivos. Também foi registrada mais uma morte.

Números atualizados

Dos pacientes positivados ontem, 24 são mulheres e 22 são homens. 12 foram submetidos a exame no LACEN-PE e os demais a testes rápidos. Já o 11º óbito é de um idoso de 93 anos, residente do Centro de Serra Talhada. Ele foi submetido a teste na sexta-feira (26) e morreu ontem.

Recuperados

Dos 578 casos positivos, 353 já estão recuperados. Há ainda  35 pessoas em investigação e 2.269 já descartados. Uma boa notícia vem da saúde: 29  profissionais positivados já estão recuperados. Outros 19 permanecem em isolamento domiciliar.

Coronavírus: Sertão de Pernambuco não avança na retomada gradual em 60 cidades; veja lista

O Sertão de Pernambuco não avança para a quinta etapa do Plano de Convivência com o Novo Coronavírus. Ao todo, 60 cidades localizadas nas Regiões de Saúde de Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada ainda têm indicadores (números de casos, óbitos e demanda sobre o sistema de saúde) não estabilizados, segundo anunciou o governo estadual, nesta terça-feira (30), em coletiva de imprensa. Para esses municípios, é necessária maior cautela no avanço das flexibilizações para retomada das atividades socioeconômicas.

No próximo sábado (4), de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, será feita uma nova análise dos indicadores para determinar se haverá progressão dessas regiões.

Por outro lado, na próxima segunda-feira (6), cinquenta municípios das Regionais de Saúde do Recife, Limoeiro e Goiana avançam para a quinta etapa do Plano de Convivência com o Novo Coronavírus. Com isso, serão liberadas as atividades comerciais de vendas de automóveis com 100% da carga e os serviços de escritório com 50%.

A avaliação sobre a Região Agreste, que está na etapa 2 do plano e tem os municípios de Caruaru e Bezerros em isolamento rígido, além da Regional de Palmares, também será feita no fim de semana junto à análise do Sertão.

Os jogos de futebol sem público e a retomada do Polo de Confecção permanecem suspensos. Na próxima terça-feira (7), a situação dessas atividades será reavaliada.

“Vale destacar que, mesmo com a retomada das atividades econômicas, as pessoas só devem sair de casa em casos de extrema necessidade, usar máscara de proteção e reforçar os hábitos de higiene”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Nesta terça-feira (30), o sistema de saúde público estadual estava com 77% dos leitos de UTI ocupados. É o menor índice desde o dia 5 de abril. Ontem, Pernambuco atingiu a marca de 40 mil pessoas recuperadas após enfrentar a doença. “São números importantes que só reforçam o nosso compromisso com o que foi, desde o início, o nosso maior objetivo: salvar vidas”, avaliou o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Confira as cidades que não avançam, por enquanto, na retomada gradual das atividades socioeconômicas: 

LEIA MAIS

HRJ abre processo seletivo para contratação imediata para Médico Hematologista

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) abriu, nessa terça-feira (30), até o próximo dia 03 deste mês, processo seletivo para contratação imediata para o cargo de Médico Hematologista.

As inscrições serão realizadas através do envio de currículo para o e-mail [email protected] O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório.

Testes rápidos da prefeitura ajudam a mapear avanço da covid-19 em Petrolina

(Fotos: Ascom/PMP)

Primeira cidade do Sertão pernambucano a aplicar testes rápidos para diagnóstico da covid-19, Petrolina já realizou 14 mil testes dos 34 mil adquiridos pela prefeitura. Dos 14 mil já realizados, 709 deram positivos para o novo coronavírus até esta terça-feira (30), ajudando a gestão municipal a mapear o avanço da doença no município. Do total de confirmados, 98 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes.

O boletim dessa terça-feira (30) mostrou que foram registradas mais 14 curas, aumentando o total para 448. Os 384 testes rápidos realizados nas últimas 24 horas confirmaram 42 novos casos da covid-19. Também foram registrados mais 20 casos através de análises laboratoriais. Com esses 62 positivados, o total de casos em Petrolina aumentou para 923.

LEIA MAIS

Juazeiro terá mais 10 novos pontos de testagem para a Covid-19, diz prefeito em coletiva

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante coletiva de imprensa no final da manhã desta terça-feira, 30, o prefeito Paulo Bomfim anunciou a criação de 10 novos pontos de testagem para a Covid-19 em Juazeiro. A descentralização dos testes rápidos acontece a partir da próxima quinta-feira, 2 de julho, nos postos dos primeiros bairros e faz parte do conjunto de ações realizadas pela Secretaria da Saúde na prevenção e enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Durante o mês de julho os pontos também serão implantados em outros bairros e nos distritos.

“ descentralização da testagem é muito importante para um levantamento mais preciso da evolução da doença no município, o que nos tem permitido tomar as decisões acertadas e essenciais com o objetivo de frear os efeitos da pandemia nas próximas semanas”, relata o prefeito Paulo Bomfim.

LEIA MAIS

Ação da UNINASSAU alerta sobre tabagismo

“Discutir sobre o tabagismo é discutir saúde pública”, afirmou o enfermeiro e professor da Faculdade UNINASSAU Petrolina, Lucas Belfort, em palestra para colaboradores da empresa CGB Engenharia. Ao todo, 60 colaboradores participaram, nesta segunda-feira (29), da palestra virtual sobre os riscos do cigarro, que, hoje, mata, em média, 456 pessoas diariamente no Brasil.

Lucas destaca que o ato de fumar não traz prejuízos apenas ao fumante, mas também para as pessoas com quem ele convive. “Quem fuma não interfere negativamente apenas na sua saúde, mas causa impacto, no mínimo, a 10 pessoas que estão ao seu redor”, explica o professor.

LEIA MAIS