Curva de casos confirmados de coronavírus volta a subir no Brasil

(Foto: KARIM SAHIB / AFP)

A curva de casos confirmados da covid-19 voltou a subir no Brasil após uma sinalização de queda há duas semanas. Segundo o boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (29), nesta última semana epidemiológica (30ª, de 19 a 25 de julho), a média diária de casos foi de 45.665, um aumento de 36% em relação à semana anterior (29ª), quando a média foi de 33.573.

O movimento marca uma inversão da curva. De acordo com os dados da pasta, a média diária de casos confirmados estava relativamente estável ao longo do mês de julho. Na 28ª semana epidemiológica, a média diária bateu os 37.549, caindo para os 33.573 na semana seguinte (29ª), antes de voltar a subir.

LEIA MAIS

Petrolina registra 102 novos casos de infecção pelo coronavírus e mais um óbito nesta quarta-feira (29)

Mais 407 pessoas foram testadas para a Covid-19 em Petrolina nas últimas 24 horas. Desse total, 97 positivaram para o novo coronavírus: são 49 pessoas do sexo feminino com idades entre 01 a 69 anos, e 48 do sexo masculino, entre 06 meses de vida a 69 anos. Os dados estão no boletim desta quarta-feira (29), que ainda traz 5 resultados positivos de exames laboratoriais. Os pacientes são 3 pacientes do sexo feminino, entre 24 a 90 anos, e 2 do sexo masculino, de 37 e 39 anos.

Com esses 102 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 2.706 casos do novo coronavírus – destes, 317 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. São 2.134 casos confirmados por testes rápidos da prefeitura e 572 diagnosticados através de exames laboratoriais.

As curas clínicas aumentaram para 1.385. A Prefeitura de Petrolina recebeu um exame do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) confirmado covid-19 em uma mulher de 90 anos, com histórico de comorbidades, que faleceu no último dia 27, em uma unidade de saúde da rede pública em Juazeiro (BA). Com isso, o total de óbitos aumentou para 53.

Bahia contabiliza mais de 4 mil novos casos e 51 óbitos por Covid-19 em 24h

(Foto: ASCOM/SESAB)

Nas últimas 24h a Bahia contabilizou 4.021 novos casos da Covid-19 e 51 óbitos em decorrência da doença.  Com esse acumulado, o total de infecções desde o início da pandemia no estado é de 157.334 casos positivos e 3.321 óbitos.

A Taxa de crescimento da doença, de acordo com boletim da Secretaria de Saúde do Estado desta quarta-feira (29), é de 2,6%.  Do total de registrados, 140.136 já são considerados recuperados.

De acordo com a pasta, os casos confirmados ocorreram em 408 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (35,23%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.552,14%), Itajuípe (3.279,49), Dário Meira (3.155,93), Almadina (3.001,46) e Ipiaú (2.855,71).

Os municípios que não possuem casos do novo coronavírus são: Brejolândia, Brotas de Macaubas, Canápolis, Érico Cardoso, Gavião, Ipupiara, Santana, Sítio do Mato, Tanque Novo.

Secretaria da Saúde de Juazeiro registra 111 novos casos de infecção por coronavírus e mais um óbito; o município chega a 60 mortes pela Covid-19

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta quarta-feira (29), a Secretaria da Saúde (SESAU) registra mais 111 novos casos da Covid-19 em Juazeiro, sendo 61 pessoas do sexo feminino e 50 do sexo masculino com idades entre 05 meses de vida a 76 anos, e dois são profissionais de saúde.

Dos resultados obtidos, 104 foram por teste rápido, quatro pelo LACEN de Salvador e três por swab rápido. Com este dado, o município chega a 2.550 pessoas que contraíram a doença. Os novos casos estão todos em isolamento domiciliar acompanhados pelas equipes de saúde municipal.

A SESAU informa ainda que mais 20 pacientes se recuperaram da doença somando 971 pessoas curadas do novo coronavírus. A secretaria lamenta informar mais um óbito em decorrência da doença ocorrido no dia 25 de julho na UPAE-Petrolina, no entanto a declaração de óbito só chegou nesta quarta-feira na Vigilância em Saúde de Juazeiro. O paciente era do sexo masculino, tinha 51 anos e não apresentava comorbidades. Com este registro, o município tem 60 óbitos ocasionados pela Covid-19.

Pernambuco soma mais de 91 mil infectados pela covid-19

Boletim de hoje apresenta salto nos casos (Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) confirmou mais 1.858 casos positivos de covid-19 nessa quarta-feira (29). 1.746 pacientes, ou 94% dos números de hoje, foram classificados como leves. Apenas 112 (6%) são graves.

Com os números de hoje o estado tem 91.536 pacientes infectados. O boletim dessa quarta-feira também registra mais 63 óbitos. Eles aconteceram desde 1º de maio. Apenas cinco datam de ontem, 28 de julho. Pernambuco alcança a marca de 6.484 mortes pela covid-19.

HU rebate Sindsemp e afirma que todos servidores receberam EPIs

Unidade negou ter recomendado não entregar EPIs a servidores municipais (Foto: Internet)

O Hospital Universitário de Petrolina (HU) emitiu uma nota ao Blog, rebatendo a denúncia apresentada pelo Sindicato dos Servidores Municipais da cidade (Sindsemp). Segundo o HU, “todos os profissionais do hospital, inclusive os servidores municipais, receberam Equipamentos de Proteção Individual”.

LEIA TAMBÉM

Sindsemp denuncia falta de EPIs a servidores municipais lotados no Hospital Universitário

Na denúncia mostrada mais cedo, o Sindsemp alega existir uma recomendação da Gerência do HU para que não seja distribuído o material de trabalho aos servidores municipais da saúde, lotados na unidade hospitalar, referência no tratamento a pacientes com covid-19.

Leia a seguir a íntegra da resposta do HU:

LEIA MAIS

Equipe do Hospital de Campanha de Petrolina usa tecnologia para aproximar pacientes dos familiares

Pacientes mantém contato com as famílias por videochamadas (Foto: Ascom/PMP)

Pacientes atendidos no Hospital de Campanha de Petrolina encontraram na tecnologia uma aliada para manter o contato com os familiares. Internados para tratamento da covid-19, o grupo permanece em isolamento e sem direito a visitas, mas com apoio dos funcionários têm encontrado uma forma de driblar a saudade de casa.

Por meio de videochamadas, as famílias dos pacientes em tratamento mantém os laços estreitados, mesmo com o distanciamento físico. Na visão da Secretaria de Saúde, essa é uma forma de humanizar o tratamento dos infectados pela covid-19.

“Com esse contato virtual, o paciente consegue ficar mais tranquilo e essa tranquilidade interfere positivamente, contribuindo para uma recuperação ainda mais rápida. As videochamadas acontecem por livre e espontânea vontade do paciente”, destaca a Prefeitura.

Municípios da região confirmam mais óbitos por covid-19

Além de Salgueiro (PE), mais dois municípios da região contabilizaram novos óbitos por covid-19 na terça-feira (28). Serra Talhada registrou a 25ª morte. Trata-se de um idoso de 66 anos. Ele residia no Sítio Maxixeiro e estava internado no Hospam.

O óbito aconteceu na segunda-feira (27), mas apenas confirmado ontem. A cidade soma 1.847 casos confirmados, 64 casos suspeitos, 1.369 recuperados, 5.590 descartados e 25 óbitos.

Na Bahia, Senhor do Bonfim registrou a 5ª morte provocada pelo novo coronavírus. A vítima é um idoso de 99 anos. Ele foi submetido a teste rápido no dia 23 de julho, quando foi constatada a contaminação por covid-19. Ele tinha histórico de comorbidades e morreu ontem. Em números totais são 268 casos positivos e 224 recuperados.

Salgueiro confirma mais um óbito por covid-19

Cidade soma 13 mortes(Foto: Prefeitura Municipal de Salgueiro / Divulgação)

Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, confirmou mais uma morte por covid-19. O 13º óbito foi registrado no boletim de terça-feira (28). Trata-se de uma paciente idosa, cuja idade não foi informada. Ela estava internada desde 25 de julho e morreu ontem.

Também foram confirmados mais 32 casos positivos: 18 mulheres e 14 homens, todos submetidos a testes rápidos da Prefeitura de Salgueiro. Cinco pessoas estão internadas em unidades hospitalares, as demais seguem em isolamento domiciliar.

Salgueiro soma 424 casos confirmados, 13 mortes, 191 pacientes curados e 77 em investigação. O boletim dessa quarta-feira (29) apenas será divulgado no período da noite.

Trombose em pequenos vasos é característica de covid-19, diz estudo

O estudo teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) registraram a formação de coágulos em pequenos vasos localizados embaixo da língua de pacientes internados com quadro grave de covid-19 , que precisaram ser submetidos à ventilação mecânica já no início da hospitalização. É a primeira documentação de imagem de trombose microvascular em pacientes vivos com a forma grave da doença.

Os resultados, divulgados na plataforma medRxiv, corroboram a teoria de que distúrbios de coagulação sanguínea resultantes de uma intensa resposta inflamatória ao novo coronavírus estão relacionados aos sintomas mais graves da doença, como a insuficiência respiratória e a fibrose pulmonar. Havia indícios dessa relação a partir de autópsias feitas em pessoas que morreram em decorrência da covid-19, que revelaram a existência de microtrombos – coágulos muito pequenos –nos vasos mais finos que irrigavam o pulmão.

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota defende projeto que assegura testes de coronavírus pelo plano de saúde

Gonzaga Patriota (Foto: Internet)

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3.885/2020 que assegura a realização do teste sorológico para Covid-19 pelo plano de saúde. A iniciativa é de autoria do deputado federal Gervásio Maia (PSB), e contou com a assinatura de coautoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB).

Os testes sorológicos, também conhecidos como testes rápidos, feitos a partir da coleta de sangue, detectam anticorpos – ou seja, se a pessoa já teve contato com o vírus -, mas apenas cerca de dez dias após o contato. Já os testes moleculares (ou RT-PCR), feitos a partir da coleta de mucosa do nariz e da garganta, permitem a detecção do vírus já nos primeiros dias da doença.

LEIA MAIS

Covid-19: Casa Nova registra recuperação de quase 75% dos pacientes

O índice de 74,6% de pacientes recuperados do COVID 19 no município de Casa Nova (BA) supera índices de cidades vizinhas e mostra que as medidas de prevenção e a manutenção dos cuidados estabelecidos pela prefeitura estão corretos. Para comparação, Juazeiro tem um índice de recuperados de 38,9 %, isso quer dizer que a infecção ainda é um grande risco para a população.

“Por determinação do Prefeito Wilker Torres, mantivemos as determinações e restrições adotadas, sem grandes mudanças, pouca flexibilização e às vezes endurecendo. Acompanhamos e obedecemos às determinações estaduais, investimos em equipamentos de proteção individual e fiscalizamos de forma eficiente. O resultado mostra que estamos no caminho certo”, disse o Secretário de Saúde Jozimar Silva.

LEIA MAIS

Covid-19: prefeitura divulga boletim com mais 69 detentos positivados em Petrolina

Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes (Foto: Arquivo)

Mais 69 detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes (PDEG) testaram positivo para a covid-19. Com os 248 casos confirmados anteriormente, o total de presos positivados chegou a 317. Os dados estão no boletim desta terça-feira (28), que ainda mostra outros 35 casos confirmados por testagens da prefeitura e 19 por exames laboratoriais. Com isso, o total de positivados nesta terça é de 123.

Os confirmados por testes rápidos são 87 pessoas do sexo masculino com idades entre 01 a 64 anos, e 17 do sexo feminino, entre 18 a 61 anos. Dos exames laboratoriais são 10 pacientes do sexo masculino, entre 25 a 71 anos, e 9 do sexo feminino, entre 19 e 80 anos.

As curas clínicas aumentaram para 1.371, enquanto os óbitos totalizam 52. A prefeitura aguarda o resultado da análise do material biológico que foi coletado de uma mulher de 74 anos, sem informações e comorbidades, que faleceu nesta terça-feira, em um hospital da rede privada da cidade. Ela foi notificada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Internamentos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 56%. Dos 50 leitos disponíveis, 28 estão ocupados, sendo que 12 pacientes são de Petrolina e 16 de outras cidades da região. Os dados completos seguem em anexo.

Taxa De Ocupação De Leitos 28.07.20

Acompanhe a taxa de ocupação dos leitos destinados a pacientes de Juazeiro com Covid-19 nesta terça-feira (28)

No boletim desta terça-feira (28), a Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que já  realizou 11.621 exames da Covid-19, sendo que 9.182 tiveram resultado negativo e considerados descartados. Dos 2.439 casos positivos, 1.371 são do sexo feminino, 1.068 do sexo masculino, sendo 197 profissionais de saúde.

Estão em isolamento domiciliar 1.392 pessoas e o município ainda tem 37 pessoas internadas, sendo 17 em leitos de UTI e 20 em leitos intermediários.

Confira aqui a lista completa de casos internados.