Prefeitura orienta sobre descarte de lixo residencial em casos confirmados ou suspeitos de Covid-19

Descartar de maneira correta o lixo residencial é, além de dever do cidadão, uma forma de cuidar das pessoas que trabalham no processo de coleta e processamento dos resíduos. Em tempos de pandemia, jogar fora corretamente também é uma maneira de impedir o avanço da doença. Por isso, a Prefeitura de Petrolina orienta que a atenção deve ser redobrada, principalmente em residências onde há pessoas suspeitas ou confirmadas da Covid-19.

Entre as orientações, a pessoa que está isolada deve ter uma lixeira de uso exclusivo em um cômodo reservado para ela, para que não se misture com os dos demais da casa. Todo lixo produzido, como luvas, lenços de papel, máscaras e etc, deve ser colocado em uma sacola resistente, se possível em dois sacos. A capacidade da sacola deve ser ocupada até a metade para que se evite o transbordamento.

Outra recomendação é que o lixo seja colocado em coletores ou contêiner , evitando que se coloque no chão, para evitar que pessoas ou animais rasguem as sacolas.  Seguindo essas orientações, a população está diminuindo as chances de contágio tanto por parte de trabalhadores da limpeza pública quanto de pessoas que trabalham na coleta de recicláveis.

Academias, bares e restaurantes poderão reabrir no Agreste a partir de segunda-feira

(Foto: Ilustração)

O Governo de Pernambuco autorizou o avanço nas etapas do Plano de Convivência com a Covid-19 apenas na região Agreste, a partir da próxima segunda-feira (03/08). Os bares, restaurantes e academias de Petrolina e demais cidades dos Sertões do São Francisco e de Pernambuco seguirão fechadas.

O anúncio foi feito pelos secretários de Saúde, André Longo e de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, na coletiva de quinta-feira (30). No Sertão foi liberado somente o funcionamento de serviços de escritório com 50% da capacidade.

Ao avançar para a Etapa 6, estão autorizados os seguintes serviços no Agreste:

  • Restaurantes e outros serviços de alimentação (com 50% da capacidade)
  • Academias de ginástica
  • Futebol, sem público
  • Serviços de escritório (com 50% da capacidade)
  • Comércio de veículos com 100% da capacidade
  • Atividades esportivas individuais ao ar livre
  • Praias, parques e praças
  • Shoppings
  • Comércio varejista nos bairros
  • Salões de beleza
  • Indústria
  • Comércio atacadista
  • Construção civil

“Os municípios do Sertão do São Francisco (próximos a Salgueiro, Petrolina e Araripina) permanecerão na Etapa 4. Confira aqui as cidades que fazem parte de cada Gerência Regional de Saúde“, destacou o Governo de Pernambuco. Não há uma previsão para liberação dos setores na região.

Pernambuco ultrapassa 95 mil pacientes com covid-19

(Foto: Internet)

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nessa sexta-feira (31) apresenta mais 1.632 casos positivos de covid-19. Dessa forma, o estado soma 95.005 pacientes infectados pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia, no mês de março.

141 casos (9%) são graves e 1.491 (91%) são de pacientes leves, informa a SES. No quadro geral, são 23.354 doentes com sintomas graves e 71.471 têm sintomas leves. O boletim de hoje também confirma mais 31 óbitos.

Eles aconteceram desde 21 de maio. Pernambuco totaliza 6.557 mortes pela covid-19. O boletim completo será divulgado ao final do dia, contendo as curas clínicas das últimas 24 horas.

Caps de Dormentes ganha veículo 0km

Veículo está à disposição dos usuários e equipe (Foto: Ascom/PMD)

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Dormentes, no Sertão do São Francisco, ganhou um veículo novo para atender os pacientes. O carro foi entregue, seguindo todo o protocolo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a pandemia.

A prefeita Josimara Cavalcanti também visitou as instalações do Caps e pôde ver de perto o trabalho do servidores, que não pararam de prestar apoio a pessoas com transtornos ou dependência química. “Ver o CAPS funcionando aqui em nossa cidade e ver o carinho das nossas equipes com os pacientes é um sonho realizado. Tenho certeza que este carro será de grande utilidade para que a nossa equipe tenha mais mobilidade e conforto para atender e acompanhar os pacientes aqui da unidade“, disse.

O Caps funciona no bairro Olímpio José e funciona das 8h  às 15h, de segunda a sexta-feira. Os atendimentos são tanto espontâneo (quando o usuário vai até a equipe) ou via encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). No local há uma equipe formada por enfermeiros, psicólogos, psiquiatra e orientadores.

Salgueiro confirma mais um óbito por covid-19

São 15 mortes (Foto: Arquivo)

Salgueiro (PE) confirmou mais 25 casos positivos de covid-19 e uma nova morte. Dessa forma, o município soma 15 óbitos. O paciente era um idoso, com histórico de comorbidades. Ele estava internado desde 25 de julho e morreu ontem (30).

Quanto aos novos casos, 15 são mulheres e 10 homens. Todos foram submetidos a testes rápidos da Secretaria de Saúde e estão em isolamento domiciliar. Salgueiro soma 464 casos confirmados, 238 pacientes recuperados e 66 pessoas em investigação.

A lista dos bairros com casos positivos foi atualizada na quinta-feira. Veja a seguir:

Prefeitura de Petrolina investe em saúde e constrói nova UBS no Rio Corrente

As pessoas que necessitam do atendimento de saúde pública nos bairros Rio Claro e Rio Corrente passarão a ser atendidas com mais conforto após a conclusão da construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS). É que a Prefeitura de Petrolina iniciou a construção da UBS no Rio Corrente.

De tijolo em tijolo, a esperança de um atendimento mais aconchegante cresce para mais 1.125 famílias dos dois bairros. Na construção, serão investidos R$ 712.536,94 na unidade que segue o padrão I do Sistema Único de Saúde (SUS) e irá abrigar uma equipe completa de saúde da família.

LEIA MAIS

Petrolina registra 93 novos casos da Covid-19 e taxa de ocupação de leitos de UTI aumenta

Petrolina tem mais 157 pessoas curadas da Covid-19, totalizando 1.542 recuperados. Os dados estão no boletim desta quinta-feira (30), que não apresenta novos registros de óbitos, permanecendo com 53 registros.

Mais 280 pessoas foram testadas para a Covid-19 nesta quinta. Desse total, 88 positivaram para o novo coronavírus: são 53 pessoas do sexo feminino com idades entre 07 meses de vida a 69 anos, e 35 do sexo masculino, entre 7 a 64 anos.

Os dados ainda trazem 5 resultados positivos de exames laboratoriais. Os pacientes são 3 pacientes do sexo feminino, entre 24 a 47 anos, e 2 do sexo masculino, de 41 e 57 anos.

Com esses 93 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 2.799 casos do novo coronavírus – destes, 317 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. São 2.222 casos confirmados por testes rápidos da prefeitura e 577 diagnosticados através de exames laboratoriais.

Internamentos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 60%. Dos 50 leitos disponíveis, 30 estão ocupados, sendo que 10 pacientes são de Petrolina e 20 de outras cidades da região. Os dados completos pode ser acessados aqui.

Bahia contabilizou 4.296 novos casos e 70 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas; Sesab justifica

(Foto: ASCOM/SESAB)

Os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia nesta quinta-feira (30) revelam um acréscimo no número de óbitos nas últimas 24h, se comparado com os últimos dias. No período foram contabilizados 4.296 novos casos e 70 mortes. De acordo com a pasta, o fato resulta de um “represamento temporário dos dados do município de Salvador, em virtude da metodologia utilizada”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, após a confirmação laboratorial, existe uma etapa de investigação epidemiológica. Somente após as duas análises, os casos são confirmados. Do total de 70 mortes no estado, 44 possuem residência na capital baiana.

Como os novos número, a Bahia para a ser 161.630 casos confirmados da doença e 3.391 óbitos. Do acumulado geral de infecções, 143.966 já são considerados recuperados.

De acordo com a pasta, os casos confirmados ocorreram em 407 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (34,99%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.552,14%), Itajuípe (3.318,53%), Dário Meira (3.286,65%), Almadina (3.147,88%) e Ipiaú (2.923,29%).

Postos de Saúde de Dormentes estão recebendo novos aparelhos de Ultrassom e Raio-X odontológicos

(Foto: Imagem Ilustrativa)

Sete novos equipamentos modernos estão sendo montados nas Unidades de Saúde da sede e do interior. O município pernambucano têm agora quatro novos aparelhos modernos de ultra sonografia e três de raio x odontológicos.

As unidades de Caatinga Grande e do bairro Francisca Irene estão sendo contempladas com os dois equipamentos, já às unidades de Lagoa de Fora e Francisco Coelho de Macedo receberam o aparelho de ultrassom odontológico, enquanto a UBS de Vila Nova recebeu o raio X.

“Com os novos equipamentos será possível melhorar a qualidade do atendimento da nossa população em relação ao serviço bucal, além de mais conforto, segurança e agilidade para o tratamento”, explicou a Prefeita Josimara.

O aparelho de Raio X Odontológico realiza o diagnóstico por imagem, através das radiografias. Por meio delas é possível observar estruturas anatômicas, como ossos, órgãos e vasos sanguíneos e assim planejar e/ou acompanhar o tratamento.

Já o Ultrassom Odontológico é um dos procedimentos mais avançados da área, com ele é possível eliminar o tártaro, placas bacterianas e algumas manchas dentárias. Sua utilização ajuda a evitar cáries e infecções periodontais que podem causar danos a gengiva e às estruturas ósseas.

Acompanhe a taxa de ocupação dos leitos destinados a pacientes de Juazeiro com Covid-19 nesta quinta-feira (30)

O último boletim da Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que o município já realizou 11.890 exames sendo que 9.280 tiveram resultado negativo para o novo coronavírus, considerados descartados.

Dos 2.610 casos positivos, 1.471 são do sexo feminino e 1.139 do sexo masculino e, destes, 199 são profissionais de saúde. Em isolamento domiciliar estão 1.461 pessoas e o município tem 29 pessoas com Covid confirmado internadas, sendo 13 em leitos de UTI e 16 em leitos de enfermaria.

Confira aqui a lista completa dos internamentos.

Paciente internado com suspeita de Covid-19 ganha surpresa de aniversário de funcionários do hospital de Campanha em Petrolina

Os funcionários do Hospital de Campanha Monte Carmelo, em Petrolina (PE), fizeram uma surpresa de aniversário para um paciente que está internado na unidade de saúde com suspeita de Covid-19.

Cícero Santos deu entrada na unidade no final da tarde da última terça-feira (28), um dia antes de completar mais um ano de vida. Nesta quarta-feira (29), ele fez 30 anos e os funcionários fizeram uma surpresa.

LEIA MAIS

Michelle Bolsonaro testa positivo para covid-19

Ontem ela participou de uma cerimônia ao lado das ministras do Governo Federal (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Semanas após o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) testar positivo para o novo coronavírus, o Palácio do Planalto confirmou hoje (30) que a primeira-dama, Michelle Bolsonaro também está infectada. Ela tem “bom estado de saúde” e seguirá os protocolos recomendados.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro testou positivo para Covid-19 nesta quinta-feira, 30. Ela apresenta bom estado de saúde e seguirá todos os protocolos estabelecidos. A primeira-dama está sendo acompanhada pela equipe médica da Presidência da República“, informa o Planalto.

Mais um ministro positivou

Mais cedo, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes também informou estar com a covid-19. “Acabei de receber teste positivo para o novo coronavirus. Estou bem, só um pouco de sintoma de gripe e dor de cabeça. Agora em isolamento. Vai dar tudo certo. Sigo cumprindo minha agenda de forma remota e, obedecendo o período de distanciamento social para plena“, escreveu em seu Twitter.

 

Com mais 1.837 novos casos, Pernambuco soma 93.373 infectados por covid-19

(Foto: Internet)

Mais 1.837 novos casos de covid-19 foram confirmados no boletim dessa quinta-feira (30), pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). Com os números de hoje já são 93.373 pacientes infectados pelo novo coronavírus.

144 novos casos, ou 8%, foram classificados como graves. Outros 1.693 (92%) são de pacientes leves. “O aumento no número de casos hoje ainda é motivado pelo atraso, e consequente acúmulo de notificações pelos municípios”, justifica a Secretaria.

O boletim também registra mais 42 óbitos, contabilizados desde 1º de maio. Apenas sete são de ontem, 29/07. Com isso, o Estado totaliza 6.526 mortes pela covid-19. O boletim completo será divulgado ao final do dia.

Visita a unidades prisionais de Pernambuco está liberada a partir de 8 de agosto

O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, participou de uma coletiva de imprensa realizada na manhã dessa quinta-feira (30), na capital Recife, para anunciar a retomada das visitas presenciais às unidades prisionais a partir do dia 8 de agosto.

“A reabertura vai se dar a partir do dia 8 de agosto, ou seja, daqui a uma semana. As famílias já vão poder comemorar com seus familiares o Dia dos Pais visitando os presos. As pessoas têm que entender que as limitações são fundamentais para garantir e preservar a vida, evitando a contaminação“, destacou o secretário.

Crianças, grávidas e idosos estão impedidos

Apenas uma pessoa está autorizada a visitar o preso e somente a cada 15 dias, aos sábados e domingos, apenas por duas horas. Crianças, mulheres grávidas e idosos com mais de 60 anos estão proibidos devido ao risco de contaminação. As visitas íntimas estão vetadas.

Só poderão visitar os presos com máscara, serão testados do ponto de vista da temperatura na entrada da unidade. A entrega de alimentos serão colocados para ser objeto da investigação que já é feita e de sanitização”, explica.

Eurico frisou que, caso os procedimentos não sejam seguidos à risca, a Secretaria proibirá as visitas. “Nós vamos fazer isso de uma forma responsável e vamos observar semanalmente o andamento do comportamento nessa questão”, finaliza.

Araripina, Ipubi e Salgueiro confirmam novos mortes por covid-19

Araripina e Ipubi somam 15 mortes cada, Salgueiro tem 14 (Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Os boletins de quarta-feira (29), divulgados pelas Prefeituras de Araripina, Ipubi e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, trazem mais mortes provocadas pelo novo coronavírus. Em Araripina agora são 15 óbitos confirmados. A Secretaria de Saúde não forneceu mais detalhes sobre o paciente. A cidade soma 369 casos confirmados, 274 recuperados e 82 pacientes em investigação.

Ipubi

Ipubi também chegou a 15 mortes. A Prefeitura não liberou mais informações sobre a nova vítima fatal. Desde o início da pandemia são 235 casos confirmados, 144 recuperados e 34 em investigação.

Salgueiro

Com mais um óbito ontem, Salgueiro soma 14 mortes. O paciente é uma idosa, cuja idade não foi informada. Ela tinha comorbidades. O município também confirmou 15 novos casos positivos ontem, totalizando 439. 191 já estão curados e há ainda 68 pessoas em investigação.