CPI da Covid: relator pede o indiciamento de Bolsonaro e mais 65 pessoas e 2 empresas

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), registrou na manhã desta quarta-feira (20) seu relatório final no sistema do Senado. O texto pede 68 indiciamentos, entre pessoas físicas e empresas. O presidente Jair Bolsonaro é uma delas.

Três filhos do presidente, ministros, ex-ministros, deputados federais e empresários também estão na lista dos pedidos de indiciamento.

Renan leu um resumo do documento durante uma hora na sessão da CPI. O relatório completo tem mais de 1000 páginas.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro dá continuidade à vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), continua o esquema de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (21). O município aguarda a chegada de nova remessa de doses para avançar na vacinação dos adolescentes.

Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido. Quem está com prazo até 10 de novembro para receber a segunda dose já pode procurar os postos de vacinação divulgados pela Sesau.

LEIA MAIS

Petrolina soma mais 50 casos de Covid-19; ocupação dos leitos permanece em 20%

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de terça-feira (19) registrou mais 50 casos de covid-19 em Petrolina. A cidade soma 32.329 pacientes infectados, dos quais 31.472 estão recuperados e há ainda 567 mortes. O boletim também aponta uma estabilidade na ocupação dos leitos.

Novos casos e ocupação dos leitos

Dos novos registros, 21 são de pessoas do sexo masculino e 29 do feminino. Eles têm entre dois e 68 anos. Dos 25 leitos de UTI disponíveis, cinco estão ocupados. Isso representa uma taxa de ocupação de 20%. Dos pacientes internados, dois são de Petrolina e três da região.

Outras informações
  • Casos investigados: 897 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: oito pessoas se declararam pretas; 27 pardas; 11 brancas e quatro optaram por não declarar;
  • Casos descartados: até agora, 133.633 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: o município tem 290 casos ativos do novo coronavírus.

Procon pede mais transparência nos reajustes de planos de saúde

O Procon de São Paulo encaminhou um pedido à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para que os planos de saúde aumentem a transparência com relação às cobranças e valores de reajustes. O órgão de defesa do consumidor quer que as empresas divulguem os cálculos para se chegar aos percentuais de aumento dos planos.

Essas informações ficariam disponíveis nas páginas das operadoras e da ANS. Além disso, o Procon pede que as empresas discriminem nos boletos mensais as cobranças feitas dos usuários.

LEIA MAIS

Brasil registra menor média móvel de mortes desde o início da pandemia

Em 19 de abril de 2021 o Brasil registrou a maior média móvel de morte em decorrência da covid-19: cerca de 3 mil óbitos diários. Hoje (19), exatos seis meses após o ápice, o Ministério da Saúde informa que a vacinação em massa contra a doença surtiu efeito. Segundo a pasta, a queda no número de óbitos foi de quase 90% – tendência que se acumula desde junho.

O boletim divulgado na noite de ontem (18) mostra que a média móvel de mortes está em 379,5, acompanhada pela queda expressiva também no número de novos casos da doença, que está em 12,3 mil ao dia.

LEIA MAIS

Juazeiro registra cinco novos casos da Covid-19 nesta terça-feira

 

Juazeiro registrou cinco novos casos do novo coronavírus. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau) desta terça-feira (19). Não houve registro de óbito pela Covid-19. O município permanece com 380 mortes por complicações da doença.

De acordo com o levantamento, 18.441 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.009 já estão recuperados. Os casos descartados somam 32.948. Juazeiro tem 52 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Sento-Sé: Aumento de casos da COVID-19 faz Prefeitura suspender retomada das aulas semipresenciais na Educação Infantil

 

A retomada das aulas semipresenciais para alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino em Sento-Sé, localizadas na sede, foi suspensa temporariamente. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (19), após a divulgação do boletim epidemiológico, na noite desta segunda-feira (18), que apresentou um aumento de quase 50% nos casos ativos, se comparado ao boletim anterior.

A educação Infantil corresponde ao terceiro e último grupo previsto no planejamento da Secretaria Municipal de Educação, para retomada das aulas semipresenciais e iniciou a volta às aulas ontem (18). No dia 20 de setembro retornaram às aulas os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, e no dia 04 de outubro foi a vez dos alunos dos anos iniciais.

LEIA MAIS

Juazeiro realiza vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira; confira cronograma

Nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar a vacinação contra a Covid-19. Serão imunizadas pessoas com 18 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose, quem precisa tomar a segunda dose e também a dose de reforço (3ª dose). O município aguarda a chegada de nova remessa de vacina para dar continuidade à vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos.

Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido. Quem está com prazo até 10 de novembro para receber a segunda dose já pode procurar os postos de vacinação divulgados pela Sesau.

LEIA MAIS

Petrolina volta a registrar morte por covid e vê ocupação de leitos subir

O boletim de segunda-feira (18) apontou uma alta na ocupação dos leitos de UTI em Petrolina e também confirmou mais uma morte em decorrência da Covid-19. Além disso, foram registrados mais 116 casos da doença.

Atualização dos números

Dos 116 novos pacientes, 56 são do sexo masculino e 60 do feminino. Eles têm entre um e 71 anos de idade. Agora são 32.279 pessoas infectadas, das quais 31.431 estão recuperadas.

A 567 morte é de uma mulher de 58 anos, com histórico de comorbidades. Ela estava internada na rede pública e morreu ontem.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 11 novos casos da Covid-19 e queda no número de pessoas com a doença

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), registrou 11 novos casos da Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta segunda-feira(18).

O levantamento aponta que o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 37%, com 83 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, a ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 é de 50%, com 10 leitos disponíveis. Sem registro de óbito nesta segunda, Juazeiro contabiliza 380 mortes em decorrência da Covid-19.

LEIA MAIS

Covid-19: Prefeitura de Juazeiro divulga cronograma de vacinação desta terça-feira

Foto: Ascom

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), dá sequência à vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (19). Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido. Quem está com prazo até 10 de novembro para receber a segunda dose já pode procurar os postos de vacinação divulgados pela Sesau.

Público 18 anos ou mais

O público com 18 anos ou mais que ainda não tomou a primeira dose contra a Covid-19 pode buscar a vacina nas UBSs Itaberaba e Maringá. O horário é das 8h às 12h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Segunda dose – Oxford/AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer

A aplicação da segunda dose de Oxford/AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim Flórida, Tabuleiro e Mussambê, das 8h às 12h. E nos pontos do Juá Garden Shopping, Escola Iracema Paixão (bairro São Geraldo), UBS CSU e Vila Jacaré, no horário das 08h às 12h e das 14h às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.

LEIA MAIS

Covid: taxa de ocupação de leitos permanece estável em Petrolina

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de domingo (17) não apresenta novos casos de covid-19 em Petrolina. Assim, a cidade inicia a semana com 32.163 pacientes infectados, dos quais 31.382 estão recuperados e há ainda 566 mortes.

A ocupação dos leitos permanece em 13,3%. Isso significa que, dos 30 leitos de UTI disponíveis, quatro estão ocupados, sendo três pacientes de Petrolina e um de outra cidade da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 930 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos descartados: Até agora, 132.028 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 215 casos ativos do novo coronavírus.

Juazeiro reduz intervalo da 2ª dose da Pfizer; confira o cronograma desta segunda-feira

Foto: Ascom

A partir desta segunda-feira (18) a secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) vai reduzir o intervalo da Pfizer/BioNTech, conforme orientação do Ministério da Saúde. Ou seja, quem está no prazo até 10 de novembro já pode receber a segunda dose, basta procurar os pontos de imunização.

Segunda dose – Oxford/AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer

A orientação é buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim Flórida, Tabuleiro e Antônio Guilhermino, das 8h às 12h. Também está havendo aplicação no Juá Garden Shopping, Escola Iracema Paixão (bairro São Geraldo), UBS CSU e Vila Jacaré, no horário das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Além da Pfizer, estão sendo aplicada as doses dois de CoronaVac/Butantan e Astrazeneca/Oxford. Mas atenção: é preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.

LEIA MAIS

Juazeiro não registra novos casos de covid neste domingo

Juazeiro (BA) começa a semana sem novos casos de covid-19. Neste domingo (17) a Secretaria de Saúde não registrou novos casos e permanece com 18.425 pacientes infectados.

Deste total, 17.969 estão recuperados e há ainda 380 mortes. O número de casos ativos está, atualmente, em 76.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede municipal é de 45%, com 11 vagas nos hospitais locais. Já na Rede PEBA a taxa é de 45%, com 90 leitos vagos.

Juazeiro encerra Dia D da Multivacinação com avaliação positiva

Campanha segue até 29 de outubro (Foto: Ascom)

O sábado (16) foi dedicado à atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em todo país. Na cidade de Juazeiro (BA) a secretaria de Saúde promoveu o Dia D da campanha e concluiu a ação de forma positiva.

“A campanha está sendo realizada desde o início de outubro e segue até o dia 29 deste mês. A gente pede aos pais e responsáveis que procurem nossas unidades de saúde para a vacinação de crianças e adolescentes. Lembrando que não é mais necessário ter o intervalo de 14 dias entre a vacina de rotina e a vacina da Covid-19, no caso dos adolescentes”, avalia a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Caroline Morgado.

LEIA MAIS