Pernambuco recebe maior remessa de vacinas da Pfizer

(Foto: Ascom)

Mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech foi recebida em Pernambuco. Os novos lotes, com 449.280 doses do imunizante, o maior quantitativo desse fabricante entregue em apenas um dia, chegaram no final da noite desta sexta-feira (22) em dois voos comerciais ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, de onde seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE), na Zona Norte do Recife, para checagem e divisão por município.

As doses, recebidas em 64 volumes, serão destinadas à aplicação de segundas doses na população em geral acima dos 18 anos de idade e também para doses de reforço em pessoas com 60 anos ou mais. “Os gestores devem ficar atentos à decisão pactuada na última Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pela manutenção do intervalo de 60 dias entre a primeira e segunda aplicação dos imunizantes fabricados pela Pfizer/BioNTech”, reforçou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

LEIA MAIS

Idosa de 78 anos e sem comorbidades é mais um vítima da Covid-19 em Petrolina

O boletim epidemiológico da secretaria de saúde de Petrolina, deste sábado (23), traz o registro de um óbito. Trata-se de uma pessoa do sexo feminino, de 78 anos, sem comorbidades. A morte foi registrada nessa sexta-feira (22) em um hospital privado da cidade. Assim, o município está com 568 mortes ocasionadas pelo novo coronavírus.

 

Foram registrados ainda 101 novos casos, sendo 44 pessoas do sexo masculino, com idades de três a 71 anos, e 57 pessoas do sexo feminino, com idades de um a 81 anos. Dos resultados, 69 foram obtidos por meio de testes realizados pela Prefeitura de Petrolina, e 32 por exames laboratoriais. Com isso, o município está com 32.587 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 31.564 já estão recuperadas da doença, isso representa 96,9 % de cura clínica.

 

A Secretaria de Saúde em Petrolina informa que o boletim epidemiológico desta sexta-feira (22) apresenta alterações em relação ao número de leitos de UTI destinados à assistência de pacientes com caso grave da COVID-19. Foram desativados mais dois leitos contratados pelo Estado. Dessa forma, Petrolina passa a contar com apenas sete leitos de UTI para internação de pacientes com a doença. Desse total, cinco estão ocupados, sendo um paciente de Petrolina e quatro de outras cidades da região. Agora, a taxa de ocupação está em 71,4%.

 

Outras informações

A Secretaria de Saúde também divulgou informações complementares sobre a pandemia em Petrolina.

– Casos investigados: 802 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.

– Casos por raça/cor: cinco pessoas se declararam pretas; 81 pardas; 13 brancas e duas optaram por não declarar.

– Casos descartados: Até agora, 135.817 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.

– Casos ativos: O município tem 455 casos ativos do novo coronavírus.

Outras informações sobre a pandemia podem ser conferidas no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus

Incêndio é registrado em residência no bairro Alto do Cruzeiro, em Juazeiro

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionados na noite dessa sexta-feira (22) para apagarem um incêndio em uma residência na rua 7 do bairro Alto do Cruzeiro, em Juazeiro, na Bahia. Segundo a vizinhança ao Blog Carlos Britto, o morador da casa ateou o fogo e tentou suicídio.

A vítima foi encaminhada ao hospital com ferimentos graves pelo corpo. O fogo foi controlado e a polícia deverá investigar o caso.

Após chuva, Secretaria de Saúde de Petrolina alerta para cuidados com o mosquito Aedes aegypti 

A chuva que caiu na última noite (21), trouxe alívio e esperança à população que estava sofrendo com as altas temperaturas na cidade, no entanto, após as chuvas há a necessidade de cuidados redobrados, em especial, com recipientes que possam acumular água, sendo estes, ambientes propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica alerta à população a adotar medidas permanentes para o controle do mosquito transmissor das doenças. Algumas ações preventivas de eliminação de focos são: manter recipientes fechados com tampas, garrafas armazenadas com a boca para baixo, pneus e caixas d’água mantidos sempre cobertos, evitar o acúmulo de lixo e trocar a água dos vasos de planta.

LEIA MAIS

Covid-19: Ocupação de leitos de UTI em Juazeiro é de 65%. Na Rede PEBA,  percentual é de 47%; Município registrou 17 novos casos

Juazeiro registrou 17 novos casos da Covid-19 nesta sexta-feira (22). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Não houve registro de óbito. O município permanece com 380 mortes provocadas por complicações da doença.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 47%, com 60 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 65% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 7 leitos disponíveis.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro realiza plantão de vacinação contra Covid-19 neste sábado

Foto: Ascom

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar plantão de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (23). Haverá aplicação de segunda dose e da dose de reforço. Confira programação:

Segunda dose – Oxford/AstraZeneca/ Pfizer e CoronaVac

Este público vai poder se vacinar na UBS Angary. O horário é das 8h às 11h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.

Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido. Quem está com prazo até 10 de novembro para receber a segunda dose já pode procurar os postos de vacinação

LEIA MAIS

Petrolina realiza Dia D da Multivacinação neste sábado

Uma semana após a mobilização nacional da Multivacinação, Petrolina realizará seu Dia D da campanha, neste sábado (23). A ação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), segundo a Prefeitura. A campanha busca imunizar crianças e adolescentes menores de 15 anos com 18 vacinas.

Além das UBSs, a vacina será ofertada em unidades móveis, que vão percorrer o município. A Multivacinação oferta proteção contra hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 Valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Também poderão ser atualizadas nas cadernetas as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, Tríplice Viral, hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). A campanha nacional segue até 29 de outubro.

Covid: desmobilização de leitos está acontecendo em todo Estado, afirma secretário de Saúde de PE

Na tradicional coletiva de quinta-feira (21), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, comentou sobre a desmobilização de leitos em Petrolina. Para ele, não há crescimento dos casos de covid-19 e não se justifica manter os leitos contratados pelo Estado no momento.

LEIA TAMBÉM

Petrolina registra mais 79 casos e vê ocupação dos leitos de UTI subir

“Não há registro de aumento significativo de casos na região. A Rede PEBA não é só Petrolina e Juazeiro, tem uma conjunção de leitos, que nós atuamos de forma macroregional. Todos esses leitos estão disponibilizados e acessíveis“, explicou.

LEIA MAIS

Pernambuco mantém intervalo de 60 dias entre as duas doses da Pfizer

Pernambuco decidiu manter o intervalo de 60 dias entre a aplicação da primeira e segunda dose da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech. A decisão, tomada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, após reunião com gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, na tarde desta quinta-feira (21.10), em coletiva de imprensa.

“Membros do Comitê Técnico Estadual enxergam a redução do intervalo entre as doses da Pfizer como um equívoco técnico, porque diminui a efetividade da vacina e a resposta imunológica do nosso organismo. Inclusive, esse período de apenas 21 dias entre as primeiras e segundas doses da Pfizer é uma das explicações apontadas por especialistas para o repique da doença em países como Inglaterra e Israel”, explicou André Longo. A orientação é que os municípios que adotaram a redução revejam a medida de forma imediata e voltem a aplicar a segunda dose apenas após 60 dias do início do esquema vacinal.

LEIA MAIS

Problema no sistema do Ministério da Saúde impede que Juazeiro tenha acesso aos dados da Covid-19 desta quinta-feira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), não registrou novos casos da Covid-19 nesta quinta-feira (21), por não ter acesso ao E-SUS – VE, sistema do Ministério da Saúde que armazena os dados dos municípios. Os números de casos confirmados, descartados e altas não foram atualizados.

De acordo com o último levantamento, 18.472 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.011 já estão recuperados. Os casos descartados somam 33.016. Juazeiro tem 81 casos ativos do novo coronavírus. Não houve registro de óbito. O município permanece com 380 mortes por Covid-19.

LEIA MAIS

COVID 19: Secretaria de Saúde abre novas vagas para segunda e terceira dose em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina informa que nesta quinta-feira (21), às 16h, será liberado na plataforma, vacina.petrolina.pe.gov.br/, o agendamento de novas vagas para segunda e terceira dose da vacina contra a Covid-19. Serão disponibilizadas vagas para os três imunizantes disponíveis no município, CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.

Para receber a terceira dose os idosos (60 anos e mais) podem agendar na plataforma ou se direcionar a Unidade Básica de Saúde do bairro para programar a imunização. Já os profissionais da saúde e imunossuprimidos, é obrigatório o agendamento. Aos profissionais de saúde é necessário levar registro profissional e os imunossuprimidos precisam portar laudo que comprove a doença.

LEIA MAIS

Mãe agradece a profissionais do Hospital Materno Infantil de Juazeiro por parto do filho

A puérpera Janaina de Sena Silva procurou nossa redação, nesta quinta-feira (21), para agradecer aos profissionais do Hospital Materno Infantil de Juazeiro pelo atendimento recebido por ela durante o trabalho de parto do seu primeiro filho.  Janaína deu a luz ao pequeno Théo com 38 semanas, no última sábado (16), em Juazeiro, no norte da Bahia.

Segundo Janaina, após o início do trabalho de parto, ela não teve dilatação suficiente para parir o bebê de maneira normal, como desejava.  Ainda de acordo com a gestante, foi graças a sensibilidade e ação rápida da equipe médica da maternidade que ela conseguiu realizar uma cesariana. ” Agradeço o atendimento e atenção dos profissionais da maternidade de Juazeiro, em especial do Dr. Fernando Ribeiro que me atendeu. Ele teve a sensibilidade durante o meu atendimento e evitou qualquer risco pra minha vida e de meu filho”, destacou.

Théo nasceu pesando 3.446 g e medindo 48 centímetros. Ele já está em casa na companhia da mãe e do pai, Telesforo Filho.

Petrolina registra mais 79 casos e vê ocupação dos leitos de UTI subir

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de quarta-feira (20) aponta uma alta de 66,7% na taxa de ocupação dos leitos de UTI em Petrolina e também, mais 79 casos positivos de Covid-19. Neste momento o município soma 32.408 pacientes infectados, dos quais 31.489 estão recuperados, além de 567 mortes.

42 dos novos pacientes são do sexo masculino e 37 do feminino, entre um e 76 anos de idade. Sobre a ocupação dos leitos de UTI, a Prefeitura de Petrolina esclarece que a alta se deve ao número de vagas disponíveis na rede pública.

Foram desativados 16 leitos contratados pelo Estado. Dessa forma, atualmente, Petrolina conta com nove leitos de UTI para internação de pacientes com a doença. Desse total, seis estão ocupados, sendo três pacientes de Petrolina e três de outras cidades da região. Agora, a taxa de ocupação está em 66,7%“, informa a Secretaria de Saúde.

LEIA MAIS

COVID-19: Idosos podem tomar reforço da vacina nas Unidades Básicas de Petrolina

Com o objetivo de facilitar o acesso ao reforço da vacina para o público idoso (a partir de 60 anos), a Secretaria de Saúde de Petrolina está disponibilizando, nas Unidades Básicas de Saúde, a terceira dose do imunizante. Para receber a vacina é preciso ter um intervalo de seis meses de imunização da segunda dose, também é necessário procurar o Agente Comunitário de Saúde ou a própria equipe da unidade para realizar o cadastro e agendamento da vacina.

O reforço do imunizante está sendo aplicado em idosos, profissionais da saúde e pessoas que são imunossuprimidas graves.  O esquema de imunização segue o mesmo da primeira e segunda dose, sendo necessário cadastro e agendamento na plataforma vacina.petrolina.pe.gov.br. O diferencial adotado pela secretaria é quanto ao público de 60 anos e mais, que pode receber o imuno na própria unidade de saúde do bairro em que mora.

LEIA MAIS

Juazeiro possui 81 casos ativos da Covid-19, segundo boletim epidemiológico desta quarta-feira

 

Juazeiro possui 81 casos ativos do novo Coronavírus. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau) desta quarta-feira (20). Não houve óbito provocado por complicações da doença. O último registro foi no primeiro dia de outubro. O município permanece com 380 mortes por Covid-19.

31 novos casos foram confirmados. De acordo com o levantamento, 18.472 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.011 já estão recuperados. Os casos descartados somam 32.882. Juazeiro tem 81 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS