Covid: boletim de domingo não apresenta novos casos em Petrolina

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de domingo (31) não registra novos casos de covid-19 em Petrolina. Desta forma, o município encerra o mês de outubro com 33.090 pacientes infectados, dos quais 31.895 estão recuperados e há ainda, 572 mortes em decorrência da doença.

Ocupação dos leitos

Dos 25 leitos de UTI disponíveis, nove estão ocupados. Isso representa uma taxa de 36%. Três  pacientes são de Petrolina e seis de outras cidades da região.

Outras informações
  • Casos investigados: 604 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos descartados: até agora, 140.168 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: o município tem 623 casos ativos do novo coronavírus.

Juazeiro encerra o mês sem novos casos de covid-19

O boletim deste domingo (31), o último de outubro, informa que Juazeiro termina o mês sem novos casos de Covid-19. Ou seja, o município permanece com 18.664 pacientes infectados.

Deste total, 18.057 estão recuperados e há ainda 380 mortes, estatística que também segue inalterada hoje. Atualmente Juazeiro contabiliza 227 casos ativos.

Ocupação dos leitos

Tanto na rede municipal, quanto na Rede PEBA, a taxa de ocupação dos leitos de UTI segue estável. Em Juazeiro são 5 leitos disponíveis (75% de ocupação). E na rede interestadual, 52% de ocupação.

Juazeiro soma mais 19 casos de covid neste sábado

O boletim deste sábado (30) registra mais 19 casos de covid-19 em Juazeiro (BA). A cidade soma 18.664 pacientes infectados, 18.057 recuperados e segue com 380 mortes.

Ocupação dos leitos

Sobre a ocupação de leitos, o município tem apenas cinco leitos disponíveis de UTI na rede municipal. Isso significa dizer que Juazeiro está com 75% da ocupação.

Já na Rede PEBA a ocupação é de 52%. São atualmente 59 vagas na UTI da região.

Juazeiro confirma 26 novos casos da Covid-19 nesta sexta-feira; Taxa de ocupação permanece em 75%

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), registrou 26 novos casos da Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta sexta-feira (29). Sem registro de óbito nesta sexta, a cidade contabiliza 380 mortes em decorrência do novo coronavírus.

O levantamento aponta que o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 52%, com 59 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, a ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 é de 75%, com 5 leitos disponíveis.

LEIA MAIS

Primeira dose da vacina contra a COVID-19 é ofertada na zona rural de Petrolina

De sábado (30) até segunda-feira (01/11), a Secretaria de Saúde estará ofertando a vacina contra a COVID-19 em algumas comunidades da zona rural. O imuno será o de primeira dose, contemplando o público de 18 anos e mais. Não é necessário agendamento, uma vez que, a equipe vai até as localidades. A vacinação será administrada no período das 8h às 17h

Os imunizantes serão aplicados nos seguintes pontos: Unidades Básicas de Saúde Plinio Amorim (Rajada), UBS C1, UBS Gildevania de Oliveira Silva (N5), UBS Isaac Cordeiro da Silva (Izacolândia), UBS KM-25 e UBS Osvaldo Coelho (Nova Descoberta).

LEIA MAIS

UPAE/IMIP vai retomar cirurgias eletivas em Petrolina

A equipe multidisciplinar da Clínica Cirúrgica e Bloco Cirúrgico da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) passou, na última semana, por uma série de treinamentos para retomada das cirurgias eletivas no dia 01 de novembro.

Os treinamentos tiveram como objetivo aperfeiçoar e atualizar os profissionais nas rotinas dos setores (Clínica e Bloco).

“Ficamos sem ambulatório praticamente durante toda a pandemia, atuando na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Agora estamos nos preparando para voltar aos atendimentos, que incluem as consultas ambulatoriais, exames e cirurgias eletivas”, ressalta o gerente do bloco cirúrgico, Diego Ferreira.

LEIA MAIS

Petrolina registra mais 91 casos e 1 óbito por covid; mais 8 leitos de UTI são reabertos

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de quinta-feira (28) registrou mais 91 casos de covid-19 e um novo óbito em decorrência da doença, em Petrolina. A cidade superou a marca de 33 mil infectados (33.016). Desse total, 31.878 estão recuperados e há agora, 572 mortes.

Novos casos

Dos 91 novos casos, 44 são do sexo masculino e 47 do feminino. Eles têm entre seis meses de vida e 78 anos. A morte é de um homem de 41 anos, com histórico de comorbidades. Ele morreu ontem, na rede privada de Petrolina.

LEIA MAIS

Campanha Nacional de Multivacinação termina nesta sexta-feira

A Campanha Nacional de Multivacinação termina nesta sexta-feira (29). A mobilização busca atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Ao todo, são ofertadas 18 imunizações e em Pernambuco o Dia D foi realizado no início de outubro.

Próximo do fim da ação, a superintendente de imunização do Estado, Ana Catarina Melo faz um apelo aos pais e responsáveis pelos menores. “É um público que precisa de atenção. Há alguns anos as coberturas vacinais vêm caindo, e isso se intensificou com o cenário de pandemia, quando as pessoas se sentiram receosas em buscar os serviços de saúde. Precisamos que os pais e responsáveis levem seus filhos à unidade de saúde mais próxima de sua residência e atualizem sua caderneta de vacinação”, disse.

Para garantir a proteção do seu filho, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e apresentar a caderneta de vacina, que os profissionais observarão quais doses precisam ser aplicadas.

Juazeiro confirma 56 novos casos da Covid-19 nesta quinta-feira; Taxa de ocupação é de 75%

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), registrou 56 novos casos da Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta quinta-feira (28). Sem registro de óbito nesta quinta, a cidade contabiliza 380 mortes em decorrência do novo coronavírus.

O levantamento aponta que o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 53%, com 54 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, a ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 é de 75%, com 5 leitos disponíveis.

LEIA MAIS

Pernambuco amplia público nos estádios de futebol para até 30% da capacidade

O Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (28), a autorização para ampliação do público nos estádios de futebol profissional para até 30% da capacidade do local. Além disso, outras atividades econômicas, a exemplo dos eventos culturais, sociais e corporativos, bares e restaurantes, clubes sociais, cinemas, teatros, circos, academias e shoppings poderão funcionar todos os dias da semana, sem restrição de horário. As mudanças passam a valer nesta segunda-feira (01) em todo o Estado.

Participaram da coletiva os secretários André Longo (Saúde) e Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer), além da secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça. Segundo ela, mesmo com os novos anúncios, permanece necessário o controle seguro do esquema vacinal. Em relação às competições esportivas, eventos sociais, culturais e corporativos, shows, bailes e vaquejadas, o limite de público passa a ser de cinco mil pessoas ou 80% da capacidade do local, o que for menor. “Em todas as modalidades de eventos e shows ainda é preciso seguir a regra de que no mínimo 50% das pessoas presentes no espaço devem estar acomodadas em mesas e cadeiras”, acrescentou.

LEIA MAIS

Petrolina soma mais 50 casos e 2 óbitos por covid; taxa de ocupação tem queda após reativação de leitos

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de quarta-feira (27) registrou mais 50 casos de covid-19 em Petrolina. Também foram computados mais dois óbitos e houve uma redução na ocupação dos leitos, porque a cidade reativou mais 10 vagas. Com a atualização de ontem já são 32.925 pacientes infectados, dos quais 31.813 estão recuperados e são 571 óbitos.

Novos casos

Dos 50 novos casos, 19 são do sexo masculino e 31 do feminino. Os pacientes têm entre um e 83 anos de idade. As duas mortes registradas ontem são de duas idosas, com 73 e 86 anos, ambas com histórico de comorbidades. Os óbitos ocorreram na terça-feira (26).

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde segue imunizando moradores em residenciais e bairros de Petrolina

As equipes da Secretaria de Saúde continuam imunizando a população que ainda não tomou a primeira dose contra a covid-19 em Petrolina. A estratégia é visitar bairros e residenciais, para proteger os moradores. Hoje (28) serão beneficiados o residencial Nova Petrolina e os bairros José e Maria e João de Deus.

A vacinação ocorre das 9h às 17h. “A ação tem como objetivo imunizar a população que tenha a partir dos 12 anos. Para receber a vacina não será necessário o agendamento na plataforma, uma vez que, serão distribuídas fichas e a inserção dos dados no sistema será realizada pelos profissionais no local”, explica a Prefeitura através de nota.

Onde se vacinar
  • no residencial Nova Petrolina basta comparecer ao espaço comunitário;
  • no José e Maria dirija-se à quadra da escola José Joaquim;
  • no João de Deus a imunização ocorrerá na quadra poliesportiva do bairro.

É necessário levar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e um comprovante de residência para tomar a vacina.

Em seminário, MPBA e MPPE sugerem ações para fortalecer atenção à saúde mental em municípios da região de Juazeiro e Petrolina

 

Ações para o fortalecimento das Redes de Atenção Psicossocial (Raps) em municípios do sertão da Bahia e de Pernambuco foram sugeridas na manhã de hoje, dia 26, durante a realização do ‘II Seminário de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Rede Peba: tecendo redes em liberdade’. O evento on-line reuniu membros dos Ministérios Públicos estaduais da Bahia e Pernambuco, representantes do Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans), secretarias de Saúde dos dois estados e dos Municípios de Juazeiro e Petrolina, integrantes de movimentos sociais e usuários da rede. Entre as deliberações finais, foi sugerido que sejam definidas, com a máxima brevidade, estratégias para introdução das Raps como pauta nos conselhos municipais de saúde. Além disso, que sejam criados mecanismos para introdução da Raps como pauta prioritária em reunião da Rede Peba.

LEIA MAIS

MPBA obriga Município de Juazeiro a adequar serviços do Centro de Especialidades Odontológicas da Orla

(Foto: Internet)

O Município de Juazeiro foi obrigado a disponibilizar novas instalações para funcionamento das atividades do Centro de Especialidades Odontológicas da Orla (CEO-Orla), que estava com a sua estrutura física desativada. A determinação é do juiz José Goes Silva Filho. Ele atendeu os pedidos apresentados em ação civil pública movida pela promotora de Justiça Rita de Cássia Caxias de Souza e determinou que, até janeiro de 2022, seja cumprida a obrigação. Além de instalações autônomas para funcionamento do CEO-Orla, que estava com equipe alocada em outra unidade, o Município deverá sanar com todas as irregularidades constatadas em relatórios de auditoria do SUS/BA e da Vigilância Sanitária Municipal.

Na ação, a promotora de Justiça explicou que inquérito civil foi instaurado para apurar irregularidades na antiga sede do CEO-Orla e que, após realização de reuniões e inspeções, várias medidas foram sugeridas no sentido de melhorar as condições da unidade. Porém, afirma Rita de Cássia, não houve êxito. Apesar dos esforços, a administração municipal não corrigiu as irregularidades constatadas durante o curso do procedimento, inclusive registradas em relatórios de inspeção da Auditoria SUS/BA, Conselho Regional de Odontologia da Bahia,e Núcleo de Vigilância Sanitária Municipal , e ainda transferiu a equipe técnica da unidade para um outro CEO.

Segundo Rita de Cássia Caxias, a administração municipal optou por desativar a estrutura física do CEO-Orla e transferiu toda sua equipe técnica para o bairro João Paulo II, alocando-a na mesma estrutura física do CEO-João Paulo II. Rita de Cássia destacou que a modificação gerou um ônus incalculável para os usuários do serviço, pois a nova localização é afastada da zona central da cidade, o que inviabiliza o acesso de grande parte da população. Além disso, afirmou que “é inadequado que todos os atendimentos se concentrem em um único polo, pois tal cenário acaba por tornar o atendimento ineficaz, devido ao acúmulo de demandas de toda a Cidade”. Inspeção realizada no João Paulo II constatou inclusive que, com a chegada da equipe técnica do CEO-Orla, foi necessário fazer rodízio de profissionais para prestação do atendimento, pois o número de cadeiras para atendimento dos dentistas tornou-se insuficiente. A situação motivou a propositura da ação civil pública que teve pedidos acatados pela Justiça.

Covid-19: Taxa de ocupação de leitos de UTI em Juazeiro é de 90%

Juazeiro tem 90% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 2 leitos disponíveis. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau) nesta quarta-feira (27). Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 58%, com 48 leitos disponíveis.

Juazeiro registrou 11 novos casos da Covid-19. Não houve registro de óbito. O município permanece com 380 mortes provocadas pela doença.

LEIA MAIS