Síndromes gripais: Profissionais de saúde de Juazeiro participam de capacitação 

Os profissionais da Secretaria de Saúde de Juazeiro participaram na manhã desta terça-feira (11) de uma capacitação sobre síndromes gripais no cenário da pandemia da Covid-19 e epidemia de Influenza. Participaram gerentes da rede de Atenção Básica, tanto da zona rural quanto da zona urbana, e coordenadores da Rede Especializada do município.

O encontro, realizado pela Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde e Laboratório Central, foi motivado pelo cenário atual que, não apenas Juazeiro, mas outros municípios do país estão enfrentando. “Decidimos realizar essa orientação para reiterar os fluxos e as normas técnicas que existem no Ministério da Saúde e dentro do estado da Bahia e reforçar o fluxo de atendimento no município”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Caroline Morgado.

LEIA MAIS

Ômicron: mais da metade da Europa pode ser infectada em 2 meses, afirma OMS

Em um ritmo de contágio sem precedentes, a variante ômicron poderá infectar mais da metade da Europa nas próximas seis ou oito semanas. O alerta foi lançado nesta terça-feira pelo escritório da OMS para a Europa, que teme que países com taxas de vacinação mais baixas entrem em um novo estado de colapso de seus serviços de saúde.

De acordo com a agência, a cada semana, 1% da população de cada um dos países da Europa foi contaminada pela nova variante da covid-19. Hoje, a mutação já foi identificada em 50 dos 53 países da Europa.

“Neste ritmo, mais de 50% da população da região será infectada pela ômicron nas próximas seis a oito semanas”, disse Hans Kluge, diretor da OMS para a Europa. Segundo ele, a taxa de de transmissão não tem precedentes no mundo e uma “nova onda do Oeste para o Leste varre a região”.

LEIA MAIS

Covid-19: Governo detalha novas regras do Plano de Convivência

Os secretários estaduais de Saúde, André Longo, e de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, participaram, na manhã desta terça-feira (11), de coletiva de imprensa para detalhar as novas regras no plano de convivência com a Covid-19 em Pernambuco, focando em serviços onde a retirada da máscara é recorrente. Também foi feita a atualização dos dados epidemiológicos.

 

As novas regras passam a valer a partir da próxima sexta-feira (14), até o dia 31 de janeiro. Nos serviços de alimentação, será exigido o passaporte vacinal com duas doses ou dose única para pessoas até os 54 anos de idade e, a partir dos 55, também o reforço. A quantidade de pessoas por mesa não pode passar de 20. A medida é válida para restaurantes, bares e lanchonetes, inclusive de shoppings e centros comerciais.

LEIA MAIS

Juazeiro registra novos casos da Covid-19 no boletim desta terça-feira

Foram confirmados 31 novos casos da Covid-19 nesta terça-feira (11) em Juazeiro. A informação está no boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

De acordo com o levantamento, 20.010 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 19.435 já estão recuperados. Os casos descartados somam 37.165. Juazeiro tem 155 casos ativos do novo coronavírus. Não houve registro de óbito. O município contabiliza 420 mortes em decorrência da Covid-19.

LEIA MAIS

HU-Univasf volta a suspender visitas presenciais nas enfermarias 

(Foto: Arquivo)

O Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) informa que as visitas presenciais a pacientes internados na instituição voltarão a ser suspensas a partir de quarta-feira (12), devido à superlotação que a unidade vem enfrentando nos últimos meses e ao aumento de casos de síndromes gripais, incluindo Covid-19 e Influenza.

O hospital se empenhou para possibilitar as visitas desde o mês de setembro do ano anterior, ocasião em que a taxa de ocupação hospitalar e os índices de infecção e de internação por coronavírus encontravam-se reduzidos. No entanto, considerando o elevado número de internamentos, acima da capacidade deste HU, bem como o afastamento de profissionais, faz-se necessário assegurar a prevenção de contaminação junto aos usuários e colaboradores.

LEIA MAIS

Covid-19: Confira o cronograma de vacinação para esta quarta-feira em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue avançando na imunização contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (12), a Sesau disponibiliza pontos estratégicos de vacinação com primeira dose, segunda dose e dose de reforço.

– Ao lado do Paço Municipal e no Juá Garden Shopping haverá primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, segunda dose (não terá Janssen) e dose de reforço. O horário é das 09h às 14h.

– Na Uneb vai ter primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, segunda dose (Pfizer, Janssen e CoronaVac) e dose de reforço, das 09h às 14h.

LEIA MAIS

Secretário relata preocupação com ômicron em PE: “Nossa expectativa é que haja um crescimento de casos de covid em todo Estado”

Durante a conversa com a imprensa nesta terça-feira (11), o secretário estadual de Saúde, André Longo comentou sobre o cenário da Covid-19 em Pernambuco. Ele confirmou que a ômicron é uma preocupação real e que já é esperado um crescimento no número de casos positivos.

LEIA TAMBÉM

Vacinação contra covid: doses para crianças devem chegar a Pernambuco ainda nesta semana

“Nossa expectativa é que haja um crescimento de casos de covid em todo Estado. Já há notificação da ômicron no Agreste e no Sertão”, afirmou. Os casos sertanejos são de Lagoa Grande e Petrolina, no São Francisco, reportados à imprensa na semana passada.

LEIA MAIS

Petrolina confirma mais 77 casos e chega a 616 mortes por covid

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de segunda-feira (10) informa que Petrolina registrou mais 77 casos de Covid-19. Agora a cidade soma 38.519 pacientes infectados, dos quais 36.616 estão recuperados. Há ainda 616 mortes, já que ontem também foi registrado mais um óbito.

Trata0se de um idoso de 79 anos, sem histórico de comorbidades. Ele estava internado na rede privada e morreu no dia 9. Sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA, dos 122 disponíveis, 49 estão ocupados. Isso representa uma taxa de 38,5%. O município está com 1.287 casos ativos do novo coronavírus.

Vacinação contra covid: doses para crianças devem chegar a Pernambuco ainda nesta semana

Os secretários estaduais de Saúde, André Longo; e de Turismo, Rodrigo Novaes, participam neste momento de uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (11), para detalhar as novas restrições em Pernambuco, por conta do avanço da contaminação da Covid-19 e da epidemia da Influenza A (H3N2).

LEIA TAMBÉM

Governo de Pernambuco anuncia ações para conter avanço da Influenza e da Covid-19

Longo também informou que as primeiras doses das vacinas para crianças chegarão a Pernambuco ainda nesta semana. “A expectativa é que a gente receba, durante o final de semana, pode ser que chegue na sexta ou no sábado, vai depender da logística do Ministério da Saúde. Muito provavelmente a gente vai ter as primeiras crianças vacinadas no começo da próxima semana”, pontuou.

LEIA MAIS

Saúde reduz de 10 para 5 dias o isolamento por covid

(Foto: Divulgação/SES-PE)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta 2ª feira (10.jan.2022) que pessoas infectadas com o coronavírus que tenham o teste negativo e que estejam sem sintomas só vão precisar se isolar por 5 dias.

Antes, o tempo recomendado era entre 10 e 14 dias. Os 5 dias anunciados são para os pacientes que estão sem febre há 24h (sem o uso de medicamentos) e que tenham resultado negativo para o teste PCR ou de antígeno.

LEIA MAIS

Covid-19: Confira cronograma de vacinação desta terça-feira em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue avançando na vacinação contra a Covid-19 e montou cronograma para esta terça-feira (11) com pontos com primeira dose, segunda dose e dose de reforço.

 

– Ao lado do Paço Municipal e no Juá Garden Shopping haverá primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, segunda dose (não terá Janssen) e dose de reforço. O horário é das 09h às 14h.

 

– Na Uneb vai ter primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, segunda dose (Pfizer, Janssen e CoronaVac) e dose de reforço, das 09h às 14h.

LEIA MAIS

Covid-19: Carro da vacina leva imunização para 600 pessoas na zona rural de Petrolina

 

Dentro da estratégia de vacinação contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, continua levando o carro da vacina para a zona rural da cidade. Somente no sábado (08) e domingo (09), aproximadamente 600 pessoas receberam a dose contra a doença. Ao todo, quatro comunidades foram contempladas: N4, Assentamento Mandacaru, Terras da Liberdade e Sítio Porteiras.

 

A vacinação aos finais de semana acontece paralela a das Unidades Básicas de Saúde e contemplam comunidades e assentamentos com pouco acesso aos postos. De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, o objetivo dessa ação é imunizar nas próprias comunidades. “Desde o começo do ano descentralizamos a vacinação, ou seja, todos os postos de saúde já aplicam este imunizante, no entanto, mantivemos o carro da vacina. Ofertamos a vacinação nos assentamentos e comunidades mais distantes de uma unidade de saúde”, explicou.

LEIA MAIS

Farmácia é interdita pela Vigilância Sanitária em Petrolina

 

Na manhã desta segunda-feira (10), após denúncias de usuários de uma farmácia em Petrolina, a Vigilância Sanitária fez uma visita e constataram algumas irregularidades no funcionamento. Assim, foi necessário interditar o local até que as devidas providências para regularização sejam feitas.

 

Os problemas identificados para funcionamento do local foram falta de profissional técnico de farmácia, armário de remédios controlados aberto e os testes para detecção da COVID não eram realizados em um espaço adequado. A partir disso, os fiscais da Vigilância aplicaram uma notificação e interditaram o espaço até que os responsáveis façam as adequações para o funcionamento dentro das normas sanitárias.

 

LEIA MAIS

‘Janeiro Roxo’: Campanha alerta para o diagnóstico e tratamento da hanseníase em Juazeiro

 

A campanha conhecida por ‘Janeiro Roxo’ tem como objetivo chamar a atenção sobre a hanseníase e esclarecer à população a respeito dos sintomas, prevenção e tratamento da doença. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), ressalta que o tratamento para hanseníase é disponibilizado, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município de forma gratuita e também no Centro de Saúde III, localizado no bairro Angari, que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

 

A dermatologista, do Centro de Referência em Hanseníase de Juazeiro, Isadora Parente, destaca que o mês de janeiro é referência para a conscientização sobre a hanseníase e explica que ainda há muita o que ser debatido sobre o assunto. “O mês de janeiro é o mês que o Ministério da Saúde oficializou, desde 2016, para conscientização sobre a hanseníase, e a cor roxa para pontuar as campanhas educativas sobre a doença, que ainda é vista com muito preconceito e desinformação”, frisou Isadora Parente.

LEIA MAIS

Variante Ômicron é detectada na Bahia

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou, por meio de sequenciamento genético, doze amostras da variante Ômicron no estado. Esse total representa 12,5% dos 96 sequenciamentos realizados em amostras coletadas no mês de dezembro. Além da identificação da Ômicron, foram detectadas 81 amostras da variante delta e as outras três não foi possível realizar a análise.

Os casos foram identificados em residentes de Salvador, Guanambi, Seabra, Camaçari, Madre de Deus e São Francisco do Conde. São sete homens e cinco mulheres, sendo o mais novo de 14 anos e o mais velho com 41 anos. Dos sete casos registrados na capital baiana, apenas um era residente, sendo os demais tripulantes de navios.

LEIA MAIS