Covid-19: Após aumento de casos Rui Costa (PT) reduz público em eventos

Rui Costa, governador da Bahia.

Com o aumento nos casos de Covid-19 na Bahia, o Governador Rui Costa (PT) reduziu de 5 para 3 mil o número de pessoas permitidas em eventos no estado. O decreto estadual que estabelece as normas será atualizado com a nova versão publicada no Diário Oficial desta terça-feira (11).

A medida vale para eventos, cinemas, teatros e qualquer outro espaço. Além disso, de acordo com o governador, a medida vale também para eventos esportivos em estádios.

Não haverá limitação para bares e restaurantes, mas haverá a cobrança do comprovante de vacinação. O governador ainda destacou que o atual número de casos ativos, acima de 4 mil, está abaixo da realidade. “Considerando que temos muita subnotificação, esse número de 4.440 ativos ainda está subnotificado. Essas medidas valem por 15 dias”, disse o governador ao G1 Bahia.

LEIA MAIS

Síndromes gripais: Secretaria de saúde de Petrolina orienta população sobre prevenção às doenças virais 

(Foto: Ilustração)

No verão é comum que existam vários casos de síndromes gripais, isso acontece devido as quedas bruscas de temperatura afetando a imunidade. Por conta disso, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, está orientando a população sobre as formas de prevenção como das doenças virais, como gripes ou até mesmo a covid-19.

 

O mais importante neste momento, principalmente com a chegada do período festivo, é manter as medidas de prevenção, como uso de álcool em gel, seguir o distanciamento social e uso de máscara. Em caso de sintomas leves, como tosse, coriza e espirros, o recomendado é que se isole em casa e faça uso de antitérmicos, uma boa alimentação e bastante líquido. “A maioria dos casos de síndromes gripais são leves que podem ser tratados de casa, sem a necessidade de intervenção médica. É muito importante que a população saiba identificar esses sintomas para não sobrecarregar as Unidades básicas de saúde” destaca o diretor médico da Secretaria de Saúde, Erick Oliveira.

LEIA MAIS

Petrolina registra mais uma morte por Covid-19

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de domingo (9) não registra novos casos de Covid-19 em Petrolina, mas confirma um novo óbito em decorrência da doença. Trata-se de um idoso de 83 anos, sem histórico de comorbidades. Ele morreu no dia 8, na rede privada.

Com a atualização de ontem, já são 38.442 pacientes infectados, 36.506 recuperados e 615 mortes. Petrolina soma ainda 1.321 casos ativos da Covid-19.

Sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI, na Rede PEBA, dos 122 leitos, 47 estão ocupados. Isso representa uma taxa de 38,5%.

Ministério da Saúde cria protocolo para reabilitação de pacientes com sequela pós-covid

O ano começou com novidades na reabilitação dos pacientes com sequelas da Covid-19. O Ministério da Saúde elaborou um protocolo de atendimento a esse grupo, para que os brasileiros consigam se livrar dos problemas ocasionados pelo vírus.

A pasta lançou uma portaria, incluindo orientações na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM) do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as medidas estão o atendimento mensal para as ações necessárias para reabilitação de pacientes que após infecção pelo coronavírus apresentarem alterações funcionais, nutricionais, neurológicas, musculoesqueléticas ou sensoriais que impactam nas atividades da vida diária.

“Os serviços compreendem reabilitação cardiorrespiratória, visual, intelectual, física e auditiva, além de atenção fonoaudiológica e fisioterapêutica”, explica o Ministério.

Juazeiro inicia semana com mais nove casos de covid-19

O boletim deste domingo (9) registra nove casos de Covid-19 em Juazeiro. Desta forma, o município baiano inicia a semana com 19.969 pacientes infectados.

Desse total, 19.286 estão recuperados e há ainda 420 mortes. Os casos ativos somam 263.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na Rede PEBA é de 39%, cm 73 leitos vagos. Já na rede municipal a taxa é de 70%, com apenas duas vagas na UTI.

Juazeiro: confira a programação da vacinação contra Covid para esta segunda-feira

Nesta segunda-feira (10) a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) estará ofertando as doses da vacina contra Covid-19 em três polos. Em todos os locais será possível tomar a primeira, segunda ou terceira dose dos imunizantes AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer.

Confira a seguir a programação para amanhã:

  • Ao lado do Paço Municipal e no Juá Garden Shopping: primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, segunda dose (não terá Janssen) e dose de reforço, das 9h às 14h;
  • Na Uneb: primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, segunda dose (Pfizer, Janssen e CoronaVac) e dose de reforço, das 9h às 14h.

Documentação

É obrigatório apresentar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência (1ª dose) ou documentação pessoal, cartão SUS e o cartão de vacina (2ª e 3ª doses).

Juazeiro: Secretaria de Saúde elabora estratégia para atendimento de pacientes com sintomas gripais

(Foto: ASCOM/PMJ)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro elaborou uma estratégia para ampliar o atendimento à população com sintomas gripais. Na Atenção Básica, as consultas de pessoas de grupos de risco e os atendimentos programados (hiperdia, pré-natal e consulta puerperal, puericultura, coleta de citologia oncótica e saúde mental) não serão realizadas no mesmo turno de atendimento a sintomáticos respiratórios e realização de Testes Rápidos para Covid-19 na unidade.

Dessa forma, na zona rural as consultas de cuidado continuado também não deverão dividir o turno com os atendimentos dos sintomáticos respiratórios. O objetivo é evitar que os públicos se misturem. Ainda segundo a SESAU, o efetivo profissional para atendimento médico na Unidade Pediátrica (Uped) foi aumentado, reforçando a atenção aos casos classificados como de menor gravidade, de acordo com o protocolo de urgência.

LEIA MAIS

Boletim deste sábado confirma mais 12 casos de covid em Juazeiro

O boletim deste sábado (8) registra mais 12 casos de Covid-19 em Juazeiro (BA). Após esta atualização, o município contabiliza 19.960 pacientes infectados.

Deste total, 19.286 estão recuperados. Há ainda 420 mortes, número que permanece inalterado. Os casos ativos somam 254.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA é de 39%, com 73 leitos disponíveis. Já na rede municipal, a taxa está em 70%.

Petrolina registra mais 61 casos de Covid-19

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de sexta-feira (7) reporta mais 61 casos de Covid-19 em Petrolina. Após a atualização de ontem, já são 38.442 pacientes infectados, dos quais 36.506 estão recuperados. Há ainda 614 mortes em decorrência da doença.

A Secretaria de Saúde não detalhou faixa etária e sexo dos novos pacientes. Há ainda 1.322 casos ativos da Covid em Petrolina.

Em relação à taxa de ocupação dos leitos de UTI, dos 122 leitos disponíveis para a Rede PEBA, 47 estão ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação se mantém em 38,5%.

Carro da Vacina estará na zona rural de Petrolina neste final de semana

O Carro da Vacina volta ao interior de Petrolina neste primeiro final de semana de 2022. Hoje (8), o veículo ficará o dia todo nas comunidades do N4 I e II. No domingo (9), será a vez do Assentamento Mandacaru, Terras da Liberdade e Sítio Porteiras serem contempladas.

O veículo levará a primeira, segunda e terceira dose de todas as vacinas disponíveis no município, que são a AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer.

Para se vacinar, basta apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência e o Cartão de Vacinação (para 1ª dose) ou documento com foto e o cartão de vacina (2ª e 3ª dose). Os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Variante ômicron já circula em Pernambuco e também há caso confirmado em Lagoa Grande

Conforme o Blog mostrou, a variante Ômicron já chegou a Pernambuco. Além do caso confirmado em Petrolina, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou infecções também em Lagoa Grande e mais cinco cidades, além de Fernando de Noronha.

São 21 registros: 14 foram em pessoas em Recife. Há ainda confirmações em Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Frei Miguelinho, Garanhuns, além das duas cidades sertanejas já mencionadas e Fernando de Noronha.

Os pacientes tinham entre 1 e 67 anos. As faixas etárias são: 0 a 9 (3), 20 a 29 (3), 30 a 39 (4), 40 a 49 (6), 50 a 59 (2) e 60 e mais (3). Desse total, apenas o paciente de Lagoa Grande precisou ser internado, mas já teve alta.

Vacina contra covid-19 com IFA nacional será entregue em fevereiro

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ. (Foto: Erasmo Salomão/MS)

 

Com a autorização dada hoje (7) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) utilize o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA feito pela própria fundação na fabricação da vacina contra covid-19, as primeiras doses do imunizante 100% nacionais devem ser entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro.

 

De acordo com a Fiocruz, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) dispõe, no momento, de insumo o suficiente para a fabricação de 21 milhões de doses com o IFA nacional, que se encontram em diferentes etapas de produção e controle de qualidade.

 

“A previsão é que as primeiras doses do imunizante sejam envasadas ainda em janeiro e entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro, assim que forem concluídos os testes de controle de qualidade que ocorrem após o processamento final da vacina”, informou a Fiocruz.

 

LEIA MAIS

Covid: Petrolina confirma 1º caso da variante Ômicron

(Foto: Ascom PMP)

A variante Ômicron, da covid-19 chegou a Petrolina. A Secretaria de Saúde emitiu um comunicado na noite desta sexta-feira (7) confirmando o caso. Trata-se de uma paciente de 63 anos, com comorbidades e esquema vacinal completo.

Segundo a Prefeitura, ela já cumpriu o período de isolamento domiciliar. Os sintomas foram apresentados no dia 22 de dezembro de 2021, de forma leve. “Atualmente está bem, sem sintomas e com bom estado geral. Não tem histórico de viagens, mas teve contato com familiares do estado de São Paulo e da Paraíba. Familiares do convívio familiar não apresentaram sintomas”, informa a nota.

Ainda nesta sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que das 80 amostras coletadas entre novembro e dezembro de 2021, 21 delas, ou 26%, foram positivas para essa linhagem da Covid-19.

Prefeitura de Juazeiro realiza plantão de vacinação contra Covid-19 neste sábado

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar plantão de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (8). Haverá vacinação de primeira dose, segunda dose (CoronaVac, Pfizer e Janssen), e dose de reforço na Univasf. O horário é das 9h às 12h.

Para tomar a vacina é preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Quem for tomar segunda dose ou dose de reforço deve levar também o cartão de vacina. Os profissionais de saúde devem levar o comprovante de vínculo empregatício atualizado. Os imunossuprimidos precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida). Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo para a vaga de enfermeiro (a)

(Foto: Ascom)

O Hospital Regional de Juazeiro abriu nesta sexta-feira (07) novo processo seletivo para a vaga de enfermeiro (a). Os interessados devem enviar o currículo anexado em formato PDF através do endereço [email protected] até o dia 11 de janeiro (terça-feira). No assunto do e-mail, deve ser informado o nome da função a ser inscrita.

Para concorrer à vaga, que também está disponível para pessoas com deficiência, é necessário formação superior completa em Enfermagem, registro no COREN-BA e disponibilidade de horários. Além disso, é desejável possuir bom relacionamento interpessoal e dinamismo. A carga horária é de 36h semanais.