“Flurona”: Juazeiro registra primeiro caso da doença

Foto: Ascom

A infecção simultânea do vírus da Influenza e SARS-CoV-2 (Covid-19), denominada de ‘Flurona’, já foi detectada em 11 pacientes de cinco municípios baianos, sem a ocorrência de óbitos. Os números foram divulgados no balanço desta sexta-feira (7) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, após o término das investigações epidemiológicas e análises do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).

 

Os pacientes são residentes dos municípios de Salvador (6), Feira de Santana (2), Lauro de Freitas (1), Camaçari (1) e Juazeiro (1). São seis pacientes do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades entre 13 e 91 anos. A Sesab, até o momento, ainda não reconheceu os casos anunciados pelas prefeituras das cidades de Jaguarari e Senhor do Bonfim.

LEIA MAIS

COVID-19: Petrolina registra mais um óbito pela doença 

O boletim epidemiológico dessa quinta-feira (06) informa que dos 122 leitos de UTI disponíveis para a Rede PEBA, 47 estão ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação está em 38,5%.

O boletim apresenta ainda 53 novos casos, assim, o município  está com 38.381 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 36.405 já estão recuperadas, isso representa 94,8% de cura clínica. O município está com 1.362 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Por conta da chuva, Prefeitura de Juazeiro suspende vacinação contra Covid ao lado do Paço Municipal

Por conta da chuva que cai na região nesta sexta-feira (7), a Prefeitura de Juazeiro (BA) suspendeu a vacinação contra Covid-19, realizada ao lado do Paço Municipal. Contudo, a imunização nos demais pontos já informados segue normalmente hoje.

Onde procurar atendimento?

A população pode se dirigir ao Juá Garden Shopping, das 10h às 16h, para tomar a primeira, segunda ou terceira dose. A única exceção é a da Janssen. Já na Univasf é possível se imuniar com primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, segunda dose (Pfizer, Janssen e CoronaVac) e dose de reforço, também das 10h às 16h.

Documentação

Para tomar a vacina é preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. No caso da segunda ou terceira dose, faz-se necessário apresentar também o Cartão de Vacinação.

Pernambuco soma 31 casos de flurona; há registros em Salgueiro

(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Pernambuco soma 31 casos de flurona, a infecção dupla por covid-19 e Influenza (H3N2). Os números foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), na quinta-feira (6). Apesar do alto número, nenhum óbito foi contabilizado no estado.

Entre os casos há dois pacientes de Salgueiro. Do total de casos de flurona, 17 são homens e 14 são mulheres, das seguintes cidades: Abreu e Lima (1), Caruaru (4), Cupira (1), Igarassu (1), Jaboatão dos Guararapes (4), Paulista (1), Recife (16), Salgueiro (2) e Vitória de Santo Antão (1).

As faixas etárias são: 0 a 9 (1), 10 a 19 (2), 20 a 29 (8), 30 a 39 (9), 40 a 49 (3), 50 a 59 (3) e 60 e mais (5). “Apesar de terem criado agora até um nome para a coinfecção de Covid e influenza [flurona], nós sabemos que isto não é algo novo”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Aparecida de Goiânia informa primeira morte pela variante Ômicron

 

A prefeitura da cidade de Aparecida de Goiânia, próxima à capital de Goiás, informou nesta quinta-feira (6) o que afirmou ser a primeira morte de uma pessoa pela variante Ômicron.

 

A vítima foi um homem de 68 anos com comorbidades, doença pulmonar crônica e hipertensão arterial. Ele tinha sido vacinado com três doses de imunizante contra covid-19. A confirmação foi realizada pelo programa de sequenciamento genômico do município.

LEIA MAIS

Juazeiro não registra óbito por Covid-19 nesta quinta-feira

Juazeiro não registrou óbito por complicações da Covid-19 nesta quinta-feira (6). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Com isso, o município permanece com 420 mortes provocadas pela doença.

Foram confirmados 27 novos casos da doença. De acordo com o levantamento, 19.925 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 19.279 já estão recuperados. Os casos descartados somam 36.872. Juazeiro tem 226 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Juazeiro segue com pontos de vacinação contra Covid-19 nesta sexta-feira

 

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), divulgou o cronograma de vacinação para esta sexta-feira (7) com primeira dose, segunda dose e dose de reforço. Confira:

 

– Ao lado do Paço Municipal e no Juá Garden Shopping haverá primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, segunda dose (não terá Janssen) e dose de reforço. O horário é das 10h às 16h.

 

– Na Univasf vai ter primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, segunda dose (Pfizer, Janssen e CoronaVac) e dose de reforço, das 10h às 16h.

 

LEIA MAIS

Unidades de saúde recebem últimas doses da vacina contra a Influenza em Petrolina

 

A Prefeitura de Petrolina faz um alerta sobre a destinação das últimas doses de vacinas contra os vírus Influenza A, H1N1, H3N2 e Influenza B para as Unidades Básicas de Saúde do município. Esclarece ainda que a vacina que está sendo disponibilizada era do saldo residual em estoque da campanha nacional de vacinação do ano de 2021.  A aplicação do imuno para população em geral só se deu após o encerramento da campanha que contemplava os públicos prioritários.

 

A Secretaria de Saúde ressalta que essa não é uma vacina de rotina como as de sarampo, hepatite B, Poliomielite entre outras, e orienta à população que, após o esgotamento do imunizante nas unidades de saúde, é necessário aguardar para o novo ciclo da campanha neste ano de 2022, que será divulgado pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado.

 

LEIA MAIS

Unimed amplia número de profissionais por causa de aumento na procura por atendimento médico devido a síndromes gripais 

(Foto: Reprodução)

A Unimed Vale do São Francisco informou, nesta quinta-feira (06), que vem registrando um aumento de 100% na demanda dos pronto-atendimentos de quadros virais respiratórios nesta primeira semana de 2022, comparando com a semana anterior.

Segundo o hospital, o quadro de funcionários está sendo ampliado para atender a demanda.

“Em função dessa situação que aflige todo o País, esta cooperativa médica já tomou todas as providências, ampliando o quadro de profissionais de saúde para o pleno atendimento de consultas e exames. A Unimed Vale do São Francisco também chama a atenção da população e reitera a importância de seguir com os cuidados sanitários de proteção e distanciamento social conforme disciplinam as diretrizes das autoridades sanitárias”, disse em nota.

Petrolina registra mais 47 casos de Covid-19

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de quarta-feira (5) registra mais 47 casos de Covid-19 em Petrolina. A Secretaria de Saúde não informou a faixa etária e sexo dos novos pacientes. Assim, a cidade soma 38.328 casos confirmados, 36.305 recuperados e 613 mortes.

Sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI na Rede PEBA, dos 122 disponíveis, 52 estão ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação está em 42,6%. Há ainda 1.410 casos ativos da doença.

UBSs de Petrolina terão atendimento para pessoas com sintomas gripais

(Foto: Ascom/PMP)

Por conta do aumento na procura por atendimento para pessoas com sintomas gripais, a partir desta quinta-feira (6), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Petrolina terão atendimento voltados a urgência e emergência.

Além desse tipo de atendimento, estão mantidas as consultas de pré-natal, hanseníase, tuberculose e leishmaniose “Essa medida foi tomada tendo em vista a expansão dos casos de Síndrome Gripal e respiratória no município“, explica a Secretaria de Saúde.

A mudança no atendimento terá duração inicial de 30 dias. “Logo após, a Secretaria de Saúde irá avaliar os casos e ver se há necessidade de prorrogação“, explica a nota da pasta.

Vacina contra nova cepa da Influenza deve chegar ao Brasil no final de março

(Foto: ASCOM/PMJ)

Março de 2022. Esse é o prazo para o país começar a vacinar as pessoas contra a nova cepa da Influenza (H3N2), que vem provocando uma epidemia no Brasil. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga informou que as vacinas devem começar a chegar daqui a dois meses.

“Ainda não temos essas vacinas específicas. Elas só chegam no final do primeiro trimestre. A OMS [Organização Mundial da Saúde] indica a cepa, e a vacina tem que ser produzida”, disse em coletiva de imprensa.

Ainda ontem, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, destacou a circulação da variante e confirmou que a pasta tem registrado casos de H3N2 em diversos estados. “Por isso recomendamos que todos os cuidados relacionados à saúde sejam priorizados”, disse Cruz.

Juazeiro registra 31 novos casos da Covid-19 nesta quarta-feira

Juazeiro registrou 31 novos casos da Covid-19 nesta quarta-feira (5). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Não houve registro de óbito por complicações da doença. Com isso, o município permanece com 420 mortes provocadas pela doença.

De acordo com o levantamento, 19.898 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 19.279 já estão recuperados. Os casos descartados somam 36.769. Juazeiro tem 199 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Covid-19: Vacinação segue nesta quinta-feira em Juazeiro; confira cronograma

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau) segue vacinando contra a Covid-19 com pontos de aplicação de primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, segunda dose (Pfizer, CoronaVac e Janssen) e dose de reforço. Confira cronograma para esta quinta-feira (6):

– Ao lado do Paço Municipal e no Juá Garden Shopping haverá primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, segunda dose (não terá Janssen) e dose de reforço. O horário é das 10h às 16h.

– Na Univasf vai ter primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, segunda dose (Pfizer, Janssen e CoronaVac) e dose de reforço, das 10h às 16h.

LEIA MAIS

Por causa de gripe e Covid, pedidos por leitos sobem 858% em duas semanas 

(Foto: Ascom/PMJ)

O número de solicitações ativas de leitos de UTI e de enfermaria para pacientes com problemas respiratórios cresceu 858%, em duas semanas, em Pernambuco. Segundo dados de painel com informações públicas elaborado pelo governo, a quantidade de pedidos saiu de 43 para 412, na comparação entre a terça (4) e o dia 21 de dezembro.

Pernambuco vive uma epidemia de gripe dentro da pandemia de Covid-19, que chega ao terceiro ano em 2022. Com a transmissão comunitária da Influenza A H3N2, o estado também teve um aumento de ocupação de leitos de UTI.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), com dados da terça, do total de pedidos de leitos feitos no quarto dia de 2022, foram 188 para UTIs e outras 224 para enfermarias.

LEIA MAIS