Gonzaga Patriota retoma agenda de compromissos em Pernambuco e visita dez municípios

(Foto: Ascom)

Depois de ficar 90 dias longe de Pernambuco, por conta dos problemas de saúde, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) voltou ao Estado e foi recepcionado com festas por familiares, amigos e aliados. O parlamentar teve uma extensa agenda na última semana e visitou dez municípios pernambucanos: Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Salgueiro, Araripina, Trindade, Ouricuri, Santa Cruz, Dormentes e Lagoa Grande.

Em Petrolina, Salgueiro Araripina e Lagoa Grande, o socialista foi recebido com flores. Nesses municípios os amigos e familiares fizeram homenagens para o deputado e comemoraram a recuperação dele. Gonzaga ainda aproveitou a passagem por Petrolina para conceder entrevistas às rádios locais.

LEIA MAIS

Lucinha Mota é eleita vice-presidente do PSOL Petrolina

Lucinha teve expressiva votação em 2018 (Foto: Reprodução/PSOL)

Depois da expressiva votação que obteve na eleição de 2018, quando disputou uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Lucinha Mota foi eleita vice-presidente do PSOL em Petrolina. A mãe da garota Beatriz Angélica Mota foi alçada ao posto em uma votação realizada no domingo (5).

A presidência do partido ficou com Rigel Castro. No ano passado, quando pleiteou um cargo de deputada estadual, Lucinha foi a terceira candidata mais votada da sigla em Pernambuco. Desde a morte de sua filha, em 2015 ela luta por justiça e viu na política uma ferramenta para ter mais voz. Com seu nome fortalecido no PSOL, Lucinha deve disputar a eleição municipal em 2020.

Além da eleição da nova direção do PSOL, o domingo foi marcado por um debate a respeito da reforma da Previdência. Integrantes do partido de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista participaram do ato e criaram o Fórum do PSOL no Sertão do São Francisco.

Falta de políticas ao Nordeste pode afetar desempenho do PSL nas eleições de 2020

(Foto: Internet)

Durante a campanha de 2018 o atual presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi derrotado no Nordeste, região onde o lulismo é muito forte. E para o cientista político Adriano Oliveira, a decisão de não priorizar o Nordeste nas políticas do Governo Federal pode ser considerada um erro.

Até o momento, o presidente Bolsonaro não veio à região na qual têm índices preocupantes de avaliação, mas já confirmou uma visita a Pernambuco em maio. Segundo recente pesquisa Datafolha realizada no início do mês de abril, 39% dos eleitores nordestinos reprovam o governo Bolsonaro.

Outros 24% o aprovam. Já 68% afirmam que ele fez menos pelo país do que esperavam e 61% consideram que ele trabalha pouco. Ainda de acordo com a pesquisa, 68% afirmam que ele respeita mais os ricos ao eleitor pobre.

Como em 2020 há eleições municipais, o resultado das urnas pode representar um enfraquecimento de Bolsonaro e o fortalecimento do lulismo, novamente polarizando o debate entre esquerda e direita como PSL e PT. (Com informações do JC Online).

Bolsonaro deve fazer primeira visita a Pernambuco em maio

Visita de Bolsonaro acontece no final do mês (Foto: Internet)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) deve visitar Pernambuco em maio. A informação foi repassada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo no senado. De acordo com FBC, a passagem de Bolsonaro acontecerá na segunda quinzena do mês.

“Estive com o presidente e falei que era uma boa ideia visitar os estados. Ele confirmou que virá ao Nordeste. Dei a sugestão para ir a Pernambuco em maio, e ele disse que iria”, afirmou. Detalhes da agenda ainda não foram divulgados e de acordo com o senador, não se dará para estreitar laços com o Nordeste.

“É agenda normal dele, pois o presidente tem que trabalhar em Brasília e correr o país para mostrar o que está fazendo. Recentemente, foi anunciado o 13º do Bolsa Família, aumento de recursos para saúde, determinação de atendimentos mais estendido nas unidades de saúde (no período noturno)”, afirmou.

Bolsonaro deverá observar as condições de obras de infraestrutura, como a Adutora do Agreste, o Ramal do Agreste e a Transposição do Rio São Francisco. Antes do presidente, dois ministros já passaram pelo Vale do São Francisco. (Com informações do JC Online).

Lideranças de Petrolina destacam a importância do Líder Comunitário

Pedro Japão, Ana Hélio e Pedro Caldas são líderes comunitários em Petrolina

Nesse 5 de maio é celebrado o Dia do Líder Comunitário, uma figura importante para qualquer cidade. A data foi instituída a partir do decreto de lei nº 11.287, de 27 de março de 2006 e para homenagear essas pessoas que dedicam suas vidas para o bem coletivo, o Blog Waldiney Passos conversou com três líderes de Petrolina.

LEIA TAMBÉM:

Casa Plínio Amorim celebra o Dia do Líder Comunitário no próximo dia 10

Eles são tidos como “porta-vozes do povo” não por menos. Cabe aos líderes apresentar as demandas dos bairros e distritos aos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Para Pedro do Nascimento Silva, o Pedro Japão, líder do bairro Mandacaru, comunidade onde reside há 18 anos, exercer tal função é uma grande responsabilidade, mas também uma honra.

LEIA MAIS

PSOL Pernambuco realiza assembleia em Petrolina visando estruturação da legenda para 2020

(Foto: Internet)

Neste domingo (5), acontecerá em Petrolina (PE), uma Assembleia Geral Extraordinária do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), com o objetivo de estruturar a legenda para 2020. O encontro contará com a presença do presidente do PSOL Pernambuco, Severino Alves, acompanhado do tesoureiro-geral da legenda, Jesualdo Campos.

Na ocasião, deve ser eleita a direção e suas respectivas comissões municipais. O evento contará também, com a presença da codeputada estadual, Jô Cavalcanti (PSOL).

Além da assembleia, haverá um debate ampliado sobre as reformas propostas pelo governo federal e os desafios e perspectivas para a classe trabalhadora. O evento está marcado para às 9h, no anexo do Recanto Madre Paulina, localizado na Rua José Costa Lima, Nº 326, bairro Ouro Preto.

“Eu quero ir pra casa”, diz Lula em segunda entrevista

(Foto: Nelson Almeida/ AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (3) que estuda pedir progressão de regime para sair da prisão devido à condenação no caso do tríplex de Guarujá (SP). Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, ele disse que autoriza sua defesa a entrar com esse pedido de benefício, mas desde que isso não configure uma confissão de culpa.

“Eu quero ir pra casa. Agora, se eu tiver que abrir mão de continuar a briga pela minha defesa, eu não tenho nenhum problema de ficar aqui”, afirmou Lula, que teve depois uma reunião com advogados para discutir sobre eventual pedido de ida ao semiaberto.

Parte do conteúdo da entrevista de Lula foi antecipada por Kennedy Alencar em seu blog, a íntegra vai ao ar na noite deste sábado (4) na RedeTV!. Foi a segunda vez que o ex-presidente falou à imprensa depois de ter sido preso em Curitiba, em abril de 2018. A primeira foi no último dia 26, quando recebeu a Folha de S.Paulo e o jornal El País, após a queda da proibição imposta pelo Supremo Tribunal Federal.

LEIA MAIS

PEC reduz férias de magistrados e membros do Ministério Público

(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Tramita no Senado Federal uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita a 30 dias a duração das férias dos magistrados e dos membros do Ministério Público (MP). A PEC 58/2019 também veda a adoção da aposentadoria compulsória como sanção disciplinar para juízes e prevê a demissão deles e de integrantes do MP, por interesse público. O texto aguarda designação do relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Visando diminuir os gastos públicos e garantir maior eficiência ao jurisdicionados, a proposta, de autoria do senador Carlos Viana (PSD-MG), reduz o período de férias dos magistrados e membros do Ministério Público, que hoje é de 60 dias, para 30 dias.

“Não podemos conceber que o labor dos juízes e também dos membros do Ministério Público implique, em comparação com diversas outras profissões dos setores público e privado, a necessidade de se ausentar de suas funções por 60 dias a cada ano”, justifica Carlos Viana.

LEIA MAIS

Iluminação pública e patrolamento são destaques na Câmara de Vereadores de Petrolina

Vereadores iniciam trabalhos de maio nessa manhã (Foto: Blog Waldiney Passos)

A manhã dessa quinta-feira (2) é de trabalho na Câmara de Vereadores de Petrolina. A sessão ordinária foi aberta normalmente às 9h e apesar de não ter projetos de lei em votação, diversos pedidos de patrolamento e iluminação.

Ruy Wanderley (PSC) pediu à secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) o patrolamento no bairro Fernando Idalino Bezerra e Loteamento Geovana. Ele também solicitou a instalação elétrica e posteamento na Vila das Esmeraldas.

Quem também cobrou iluminação, mas na zona rural, foram os edis Ronaldo Cancão (PTB) e Gaturiano Cigano (PRB). Cancão é autor da Indicação n° 510/2019 no qual cobra a colocação de luminárias nos postes do Sítio Mandacaru. Já Gaturiano reivindicou a implantação de iluminação pública do Campo do Caroá.

Por fim, Gilmar Santos (PT) apresentou uma Indicação na qual solicita da SEINFRA e a Operação Tapa-buraco na Avenida 12 do bairro Mandacaru. Todos os sete Requerimentos e as 10 Indicações foram aprovadas por 21 votos a zero.

Onyx prevê economia de R$ 1 trilhão com reforma da Previdência

Ministros Onyx Lorenzoni e Paulo Guedes durante cerimônia no Palácio do Planalto. (Foto: Ueslei Marcelino/REUTERS)

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, prevê um impacto fiscal de R$ 1 trilhão em uma década com a aprovação da reforma da Previdência. A informação foi dada em entrevista ao programa “Central GloboNews”.

Há uma semana, o governo divulgou que a reforma resultaria em economia de R$ 1,2 trilhão em dez anos. Pouco antes, o presidente Jair Bolsonaro deu declaração à imprensa no sentido de que a economia de R$ 800 milhões seria satisfatória.

Questionado sobre a mudança de previsão em relação ao número inicial do ministro da Economia, Paulo Guedes, Onyx afirmou que, para ser aprovada, a reforma da Previdência deverá sofrer alterações no Congresso Nacional.

Membros do TRE visitam Dormentes para debater recadastramento biométrico

(Foto: Ascom)

Representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) visitaram Dormentes nessa semana para debater o sistema de biometria na cidade. Hoje, segundo o TRE há 15.500 eleitores cadastrados na Base de Dados do Estado (BDE) e o número deve aumentar.

O recadastramento biométrico no município do Sertão foi iniciado em março e deve dar mais celeridade ao processo eleitoral. Para discutir o tema com a população, a Prefeitura de Dormentes promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal.

Além da prefeita Josimara Cavalcanti estiveram presentes o presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, o vice-presidente e corregedor, desembargador Itamar Pereira da Silva Júnior, além do coordenador da biometria, Eduardo Lucas, e o assessor-chefe da Corregedoria, Orson Lemos.

LEIA MAIS

Oposição apresenta série de Requerimentos na sessão dessa terça-feira, em Petrolina

Sessão tem Oposição cobrando prestação de contas da Prefeitura (Foto: Blog Waldiney Passos)

A última sessão ordinária de março na Câmara de Vereadores de Petrolina se inicia daqui a poucos minutos e nessa terça-feira (30) a Bancada de Oposição da Casa Plínio Amorim traz uma série de pedidos ao Poder Executivo. Dos nove requerimentos em pauta, cinco são do grupo em menor número.

Líder do PT na Câmara, Gilmar Santos apresentou dois pedidos ao prefeito Miguel Coelho. Um deles busca informações junto à secretaria de Educação a respeito do projeto PELC, cujo treinamento foi realizado no final de 2018.

Também com dois requerimentos, Cristina Costa (PT) cobrou do Executivo informações a respeito das vagas ociosas de Agentes Comunitários de Saúde bem como a quantidade de áreas descobertas por esse importante serviço. A segunda cobrança da edil diz respeito ao processo de saneamento básico da Bacia do Dom Avelar.

A Situação também apresentou demandas, a mais relevante veio de Zenildo do Alto do Cocar (PSB), cobrando do Governo do Estado a reposição do estoque de insulina nas farmácias do Estado. A sessão começa às 9h e é aberta ao público.

Reforma da Previdência deve ser aprovada até o fim do primeiro semestre, afirma Maia

(Foto: Arquivo)

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (MDB) afirmou que a reforma da Previdência deve ser aprovada ainda nesse semestre. Ele se reuniu com o presidente da comissão especial, deputado Marcelo Ramos (PRAM), com o relator da proposta, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) e o ministro da Economia, Paulo Guedes na noite de ontem (29) para discutir a matéria.

LEIA MAIS

PF faz operação na sede do PSL de Minas Gerais

(Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Equipes da Polícia Federal estão na sede do PSL de Minas Gerais na manhã dessa segunda-feira (29), para apurar suspeitas de irregularidades na aplicação de recursos em campanhas eleitorais de candidatas do partido no Estado.

As investigações fazem parte da “Operação Sufrágio Ostentação”, deflagrada hoje. Foram apreendidos documentos sobre a produção de material gráfico de campanhas eleitorais. A PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte.

A assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) informou que o processo tramita em segredo de Justiça e não pode fornecer informações a respeito da Operação.

O suposto esquema de corrupção tem o nome do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio no centro das atenções. Ele é suspeito de patrocinar um esquema de candidaturas laranjas durante a campanha de 2018, fato negado por ele. (Com informações de O Estado de MG e Valor Econômico).

Bolsonaro nega que Moro escolherá próximo procurador da República

(Foto: Internet)

Em mensagem no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro disse ontem (28) que é falsa uma nota publicada pela revista Veja às 11h de domingo (28), segundo a qual ele teria prometido ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a prerrogativa de nomear o próximo titular da Procuradoria-Geral da República (PGR).

De acordo com a revista, a promessa foi feita antes de Moro ser anunciado como ministro, no ano passado. Por esse motivo, a lista tríplice com nomes indicados para o cargo, feita por meio de eleição organizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), seria “peça de ficção”, segundo a Veja.

“A matéria da Veja é fake (mentira)”, diz uma postagem na conta oficial de Bolsonaro no Twitter na qual ele retuita a nota da publicação. “Esse cargo, PGR, certamente é um dos mais importantes da República. Sugestões e opiniões serão levadas em consideração pelo Governo”, acrescentou o presidente.

LEIA MAIS