Miguel Coelho recebe adesão do vice-prefeito de Itaíba e vereadores de quatro municípios

As pré-candidaturas de Miguel Coelho e Alessandra Vieira ao governo e vice de Pernambuco ganharam novos apoios importantes. Nesta segunda-feira (18), o vice-prefeito de Itaíba, Valdo do Pipa, foi até o Recife para formalizar sua adesão ao palanque do pré-candidato do União Brasil.

Miguel também recebeu apoio de vereadores de quatro cidades. Vandilson Barbeiro (PSD), que está no primeiro mandato em Riacho das Almas, e Eder da Saúde (UB), vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Vertentes, se uniram à oposição com Miguel. Dois outros apoios oficializados foram o vereador Irmão Fal (MDB), da cidade do Paulista, e o vereador Militão Filho (PSB), de Ribeirão.

Mais anúncios de apoios são aguardados para esta semana. O palanque do pré-candidato a governador pelo União Brasil já conta com mais de 80 prefeitos e ex-prefeitos, além de um exército com mais de 250 vereadores de várias siglas partidárias.

TSE e movimento contra a corrupção assinam acordo contra desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) assinaram hoje (19) acordo de cooperação para o combate à desinformação durante as eleições de 2022.

Com a medida, o MCCE, que é composto por 70 entidades da sociedade civil, passará a fazer parte do programa permanente de enfrentamento à desinformação comandado pelo tribunal.

Durante a vigência da cooperação, a entidade se comprometeu a realizar atividades de conscientização sobre a nocividade e ilegalidade da disseminação de conteúdos falsos e a promover a discussão sobre temas relacionados à democracia, os direitos humanos e a importância da Justiça Eleitoral.

LEIA MAIS

TSE rebate acusações de Bolsonaro contra a segurança das urnas

As suspeitas que o presidente Jair Bolsonaro (PL) levantou sobre o sistema eleitoral, ontem, na reunião com embaixadores de diversos países, em Brasília, foram todas rebatidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os desmentidos foram enviados, em forma de relatório, aos veículos de comunicação. Nele, a Justiça eleitoral joga por terra pelo menos vinte acusações feitas pelo presidente.

Na reunião, transmitida pela rede de televisão pública TV Brasil, Bolsonaro voltou a bater na mesma tecla – e sem provas – sobre a falta de segurança das urnas eletrônicas. As principais acusações foram um ataque de hacker sofrido pelo tribunal em 2018, que teria violado a segurança das urnas; outro ataque dois anos depois, que teria deletado votos; a impossibilidade de o sistema ser auditado e que o TSE descumpre um pedido da Polícia Federal para que os votos sejam impressos ao lado da urna eletrônica.

LEIA MAIS

TRE-PE reforma decisão e anula processo de cassação de mandatos do PSD em Salgueiro

Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reformou a decisão da Justiça Eleitoral que previa a cassação do mandato dos vereadores de Salgueiro (PE) Henrique Sampaio e Flavinho Barros, ambos do PSD. A nova decisão anulou o processo por unanimidade.

Os mandatos haviam sido cassados pela 75ª Zona Eleitoral em outubro do ano passado. Na época, a coligação que elegeu o prefeito Marcones Sá foi responsável por postular a ação.

Em sua decisão, o TRE-PE acatou os recursos dos vereadores e extinguiu o processo com resolução de mérito. Com isso, os parlamentares mantêm seus mandatos normalmente.

Bolsonaro faz planos para passar Lula nas pesquisas até o meio de agosto

(Foto: Internet)

Com o lema “Pelo bem do Brasil”, o presidente Jair Bolsonaro (PL) oficializará a candidatura à reeleição no Rio de Janeiro, seu berço político. A convenção ocorrerá no próximo domingo (24) no Maracanãzinho, às 11h22, com simbolismos em referência ao 22 do partido e à vestimenta dos participantes orientados a comparecer de verde e amarelo ao local.

A menos 76 dias das eleições, Bolsonaro e a equipe concentram forças no fechamento de acordos ainda indefinidos nos maiores colégios estaduais do país e pretendem ultrapassar o petista Luiz Inácio Lula da Silva até o meio de agosto.

LEIA MAIS

LOCAL DE VOTAÇÃO: TSE libera consulta do local de votação para eleições 2022

(Foto: Divulgação/TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral liberou neste domingo, 17 de julho, a consulta do local de votação para as eleições de 2022 com vagas para voto em trânsito e transferência temporária de seção para militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço.

A busca pode ser feita online, gratuitamente, e dura apernas alguns segundos. Para consultar o local de votação das eleições de 2022, basta acessar este endereço e preencher os dados. É possível fazer a busca digitando CPF, data de nascimento e nome da mãe.

Em tempo, nesta segunda-feira (18), o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá se habilitar para votar em outra seção ou local de votação da sua circunscrição.

As eleições deste ano acontecem em outubro, com o primeiro turno sendo realizado no dia 2 e um eventual segundo turno no dia 30. Neste ano, o eleitor vota para Presidência da República, Senado, Governo Estadual, além de escolher seu representante para deputado estadual e deputado federal.

TSE libera consulta do local de votação para eleições 2022

(Foto: Divulgação/TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral liberou neste domingo, 17 de julho, a consulta do local de votação para as eleições de 2022 com vagas para voto em trânsito e transferência temporária de seção para militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço.

A busca pode ser feita online, gratuitamente, e dura apernas alguns segundos. Para consultar o local de votação das eleições de 2022, basta acessar este endereço e preencher os dados. É possível fazer a busca digitando CPF, data de nascimento e nome da mãe.

LEIA MAIS

Miguel e Alessandra realizam atos políticos em São Lourenço da Mata

Os pré-candidatos a governador e vice-governadora de Pernambuco, Miguel Coelho e Alessandra Vieira, visitaram São Lourenço da Mata neste sábado (16) para acompanhar atos políticos de dois aliados importantes. A agenda reuniu uma multidão para conhecer de perto as propostas da dupla do União Brasil.

Com direito a maracatu e uma motociata, os dois encontros oficializaram as pré-candidaturas a deputado estadual do ex-prefeito de São Lourenço, Bruno Pereira, e a deputado federal, de Milton Micuíba. Miguel Coelho apresentou ações de destaque em sua gestão em Petrolina, criticou a omissão do PSB no estado, em São Lourenço, e disse confiar em um novo tempo para a população.

Bruno tem experiência, conhece São Lourenço e vai nos ajudar a construir propostas para todo o estado, que vem sofrendo com a negligência do atual governo. São Lourenço da Mata vai dar uma resposta a esse governo omisso nas próximas eleições e tenho certeza que faremos uma parceria de muitos resultados“, declarou.

LEIA MAIS

Miguel defende parcerias com setor privado para ampliar investimentos na cultura

O pré-candidato a governador de Pernambuco Miguel Coelho defendeu que o governo do estado fortaleça as parcerias com empresas e entidades para ampliar os investimentos e o acesso de artistas e produtores às políticas de fomento à cultura. A apresentação das propostas para o segmento foi realizada durante uma conversa virtual com o grupo Cultura Independente, nesta quinta (14).

Para Miguel, o Estado deve atuar como um “hub”, estimulando diferentes atores a participar e fortalecer a política cultural. O pré-candidato acredita que o setor privado pode garantir mais recursos tanto para a realização de produções culturais como para a construção de equipamentos públicos, a exemplo de teatros.

O governo do estado deve ser um hub, um fomentador, estimulando outras entidades a agregar esse trabalho”, afirmou. “A Fundarpe precisa ter maior protagonismo e fazer parcerias com o terceiro setor e o setor produtivo para as políticas de fomento“, acrescentou.

LEIA MAIS

Na Bahia, Lula lidera, com 62%, e Bolsonaro fica em 2º, com 19%, segundo Genial/Quaest

(Foto: Internet)

Pesquisa realizada pelo Instituto Quaest, contratada pelo Banco Genial e divulgada hoje (15) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 62% das intenções de voto entre os eleitores da Bahia no primeiro turno da disputa presidencial no cenário principal, que é estimulado —quando os entrevistados recebem uma lista prévia de pré-candidatos.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fica em segundo lugar, com 19%. Todos os demais candidatos empatam tecnicamente considerando a margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Ciro Gomes (PDT), tem 5%; André Janones (Avante), aparece com 2%. Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1% cada. Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB) e Eymael (DC) não pontuaram.

LEIA MAIS

Juíza diz que uso da bandeira do Brasil pode configurar campanha irregular

Uma juíza do Rio Grande Sul está causando polêmica após indicar que, em seu entendimento, o uso da bandeira do Brasil será considerado propaganda eleitoral a partir do início oficial da campanha. Na visão de Ana Lúcia Todeschini Martinez, o símbolo nacional tornou-se marca de “um lado da política” no país.

É evidente que hoje a bandeira nacional é utilizada por diversas pessoas como sendo um lado da política, né? Hoje a gente sabe que existe uma polarização. De um dos lados há o uso da bandeira nacional como símbolo dessa ideologia política”, declarou Ana Lúcia em entrevista à Rádio Fronteira Missões.

LEIA MAIS

Pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes anuncia gravidez

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco pelo Solidariedade, Marília Arraes, de 38 anos, anunciou, em suas redes sociais, nesta quinta-feira (14), que está grávida pela terceira vez. O tempo de gestação é de menos de um mês.

Em meio à pré-campanha eleitoral, ela publicou uma imagem de um par de sapatos na cor vermelha com a música “Anunciação”, de Alceu Valença, ao fundo.

Na legenda, Marília escreveu: “É verdade este bilhete“, ao lado de um emoji de uma mulher grávida e outro de um coração vermelho. Marília tem duas filhas. No início do ano, ela deu à luz Maria Bárbara, hoje com 7 meses. Sua outra filha se chama Maria Isabel, de 7 anos.

Presidente crê em inflação menor em 2023

O presidente da República, Jair Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro esteve no Congresso Nacional no fim da tarde de ontem (14) para participar da sessão de promulgação da emenda à Constituição que prevê a criação de um estado de emergência para ampliar o pagamento de benefícios sociais até o fim do ano. Em seu discurso, Bolsonaro disse acreditar na redução da inflação, até mesmo em queda de preços, a partir do próximo ano.

Juntamente com o parlamento, tomamos medidas de modo que fosse criado um teto de ICMS nos estados para os [produtos considerados] essenciais. Isso se fará pesar para uma inflação bem menor no próximo ano, ousando dizer que poderemos ter, inclusive, deflação. É o Brasil voltando à normalidade que se caracterizou no período pré-pandemia”, disse o presidente. Deflação é quando, ao contrário da inflação, os preços passam a cair”, disse o presidente.

Bolsonaro citou o aumento dos combustíveis e dos gêneros alimentícios como um dos principais aumentos sentidos no país. O presidente se referiu ao parlamento como um parceiro do Poder Executivo, citando medidas como a aprovação do projeto que limita a aplicação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, aprovada no Congresso em junho.

LEIA MAIS

Em visita à FPF, Miguel promete resgate do Todos com a Nota e ampliação para vários esportes

O pré-candidato a governador Miguel Coelho visitou nesta quinta (14) a sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). O ex-prefeito de Petrolina foi recebido pelo presidente da instituição, Evandro Carvalho, e na oportunidade apresentou suas propostas voltadas para o esporte.

Entre as ideias de Miguel para o incentivo aos clubes e associações esportivas está o retorno do antigo “Todos com a Nota”. O programa criado na década de 90 garantia acesso gratuito a jogos por meio da troca dos ingressos por nota fiscal. No entanto, a inciativa foi encerrada pelo atual governador há sete anos.

Miguel explicou a Evandro Carvalho que além de resgatar o programa, irá torná-lo permanente e extensivo a outras modalidades esportivas. “Será o Esporte para Todos, com um novo formato, mais amplo e perene. A gente reconhece o futebol e o esporte de uma forma geral como uma ferramenta de inserção social e de cuidado com saúde física e mental. Por isso, que é preciso incentivar o acesso da população, principalmente, a mais pobre que muitas vezes não tem condições de entrar num estádio, ginásio e vivenciar uma experiência tão marcante”, explicou o pré-candidato a governador.

TCU conclui que urna eletrônica é segura

(Foto: Divulgação/TSE)

O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que o sistema eletrônico de votação é seguro e não há riscos relevantes para a realização das eleições de outubro.

A conclusão está em um relatório de auditoria apresentado ontem (13) pelo tribunal. A investigação avaliou a gestão de riscos para proteção do processo eleitoral e capacidade de evitar a interrupção da normalidade das eleições contra falhas graves.

Para os auditores, o TSE possui um cronograma para aprovação de projetos de defesa cibernética e há planos de contingências para evitar a interrupção do sistema em caso de incidentes. O relatório aprovado está relacionado à terceira etapa da auditoria realizada pelo TCU no sistema de votação.

LEIA MAIS