Juazeiro: Petrobahia inaugura posto bandeirado e avança no plano de expansão no interior da Bahia

Neste mês de fevereiro a Petrobahia inaugurou um novo posto de combustíveis na cidade de Juazeiro. Trata-se do retorno de um posto bandeirado da companhia ao município e representa um avanço estratégico no plano de expansão da empresa, em um ano simbólico em que a Petrobahia celebra 30 anos de atuação no mercado.

Localizado no bairro Juazeiro Velho, em frente ao antigo Curtume Campelo, o posto ocupa uma área total de 1.180 m² e está instalado em uma região de intenso fluxo urbano, próxima à Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A unidade inicia suas operações com capacidade de armazenamento de 100 m³ por mês e oferece gasolina, diesel S10 e etanol, todos nas versões comum e aditivada, ampliando as opções de abastecimento na região. Segundo a assessora comercial da Petrobahia na Zona Norte, Letícia Simão, a chegada da bandeira à cidade reforça a estratégia de interiorização da empresa. “Juazeiro é uma cidade grande, dinâmica e estratégica para o desenvolvimento local. A inauguração deste posto fortalece nossa presença no interior e amplia o acesso dos consumidores a produtos de qualidade e confiabilidade”, destaca.

Gerando sete empregos diretos, o posto funciona todos os dias, das 6h às 20h. O espaço ainda conta com um espaço aberto que será utilizado em breve como loja de conveniência.

Ascom

Juíza diz que uso da bandeira do Brasil pode configurar campanha irregular

Uma juíza do Rio Grande Sul está causando polêmica após indicar que, em seu entendimento, o uso da bandeira do Brasil será considerado propaganda eleitoral a partir do início oficial da campanha. Na visão de Ana Lúcia Todeschini Martinez, o símbolo nacional tornou-se marca de “um lado da política” no país.

É evidente que hoje a bandeira nacional é utilizada por diversas pessoas como sendo um lado da política, né? Hoje a gente sabe que existe uma polarização. De um dos lados há o uso da bandeira nacional como símbolo dessa ideologia política”, declarou Ana Lúcia em entrevista à Rádio Fronteira Missões.

LEIA MAIS

Energia mais barata: veja quanto você pode economizar com a bandeira verde

(Foto: Ilustração)

Desde 2015 a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) resolveu adotar o sistema de bandeiras para o consumidor saber se está pagando o valor normal ou um valor a mais pela energia elétrica. E qualquer alteração de bandeira já preocupa a população, pois elas refletem nas contas do fim do mês.

Nessa quarta-feira (6), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) anunciou que a bandeira tarifária escassez hídrica será encerrada no próximo dia 16 e que será acionada a bandeira verde (sem cobrança adicional).

LEIA MAIS

Design alemão propõe nova bandeira do Brasil com tons degradê e palavra “Amor”

O projeto começou a ser concebido há mais de dez anos. (Foto: Internet)

Responsável por aberturas de novelas que estão no imaginário brasileiro há três décadas, o designer alemão naturalizado brasileiro Hans Donner apresentou nesta quinta-feira (9), durante o Fórum do Amanhã, que acontece em Tiradentes (MG), um projeto para modificar a bandeira brasileira.

O projeto começou a ser concebido há mais de dez anos e, desde então, vem anhando a atenção de Donner. Agora, entretanto, a intenção é começar a trabalhar para que ele seja enviado ao Congresso para ser implementado.

Segundo ele, o objetivo é sinalizar uma nova visão de país. Além do uso de tons de verde e amarelo em degradê, o projeto prevê modificação no sentido da faixa branca e a inserção da palavra “amor” antes do lema positivista “Ordem e Progresso”.

LEIA MAIS

Conta de luz não vai ter taxa extra no mês que vem, afirma Aneel

As contas de luz no Brasil em fevereiro terão bandeira tarifária verde, o que significa que não haverá cobrança extra aos consumidores, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo a agência, condições hidrológicas favoráveis, que têm ajudado a produção das hidrelétricas no país, possibilitaram a bandeira verde, que sinaliza que não há riscos na oferta de energia.

Quando a oferta é menor, podem entrar em vigor as bandeiras amarela e vermelha, que elevam o custo das contas para incentivar um consumo mais eficiente, segundo a Aneel.

A bandeira está verde desde dezembro — em novembro, a sinalização era amarela.

A bandeira amarela representa um custo adicional de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts­-hora (kWh) consumidos. Na bandeira vermelha, a taxa é de R$ 3 por 100 kWh.

Consumidor inicia 2017 com bandeira verde na conta de luz

(Foto: Ilustração)

O ano de 2017 começa com bandeira verde na conta de luz do mês de janeiro. De acordo com o relatório mensal do Operador Nacional do Sistema (ONS), a condição hidrológica favorável determinou o acionamento de usinas térmicas com “Custo Variável Unitário abaixo de R$ 211,28 por megawatt-hora (R$/MWh)”.

“O valor da térmica acionada ficou em 128,65 R$/MWh e possibilitou a manutenção da bandeira verde, sem custo para todos os consumidores de energia elétrica”, diz nota da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Aneel, indica o custo real da energia produzida. Isto possibilita o uso racional do consumo de eletricidade.

As bandeiras tarifárias, de acordo com a agência, funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos devido às condições de geração de energia elétrica.

Fonte Agência Brasil

Isaquias será o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento

isaquiasqueiroz_facebook

O canoísta de 22 anos foi o atleta brasileiro a ganhar mais medalhas na Olimpíada do Rio./ Foto: internet

Isaquias Queiroz foi escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para ser o porta-bandeira na cerimônia de encerramento que acontece neste domingo, a partir das 20h (de Brasília) no Maracanã.

O canoísta de 22 anos foi o atleta brasileiro a ganhar mais medalhas na Olimpíada do Rio. Foram três no total, sendo duas de prata e uma de bronze. Foram também os primeiros pódios do país na história nesta modalidade.

Aneel propõe queda de valor da bandeira vermelha em patamar 1 para R$ 4

BANDEIRA VERMELHA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou ontem (23) nota técnica com a proposta de valores para o sistema de bandeiras tarifárias em 2016 e sinalizou que a cobrança adicional aplicada aos consumidores pode ser menos onerosa. Conforme relevado na semana passada, o modelo prevê a criação de dois patamares de cobrança adicional no caso da bandeira vermelha. O patamar 1 prevê a cobrança de R$ 4,00 cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, o que representa um desconto de 11% sobre o preço praticado atualmente, de R$ 4,50 para cada 100 kWh. No patamar 2, por outro lado, o preço proposto é de R$ 5,50 para cada 100 kWh consumidos, equivalente a uma alta de 22%.

A criação de dois patamares diferentes de preço quando acionada a bandeira vermelha é uma tentativa do governo federal de garantir maior proximidade entre as cobranças adicionais e a situação hidrológica do País. O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado em janeiro de 2015 e tem como objetivo alertar o consumidor a respeito do custo corrente de geração, além de dividir com ele esse custo. Durante todo o ano a bandeira acionada foi a vermelha, que foi mantida para janeiro de 2016, conforme divulgado também hoje pela Aneel. Os novos preços propostos pela agência reguladora devem ter vigência a partir de fevereiro de 2016.

A proposta da Aneel prevê que a bandeira vermelha será acionada nos meses nos quais o custo variável unitário (CVU) da usina mais cara a ser despachada seja superior a R$ 422,56/MWh. No caso do patamar 1, esse limite deve ficar entre R$ 422,56/MWh e R$ 610/MWh. Quando o CVU da última usina a ser despachada for igual ou superior a R$ 610/MWh, seria implementado o patamar de preço estabelecido no patamar 2. Curiosamente, o preço proposto para o cenário mais adverso é idêntico ao valor praticado pela Aneel entre março e agosto deste ano. A partir de setembro, o valor da bandeira vermelha foi reduzido para R$ 4,50 para cada 100 kWh consumidos.

A bandeira amarela será acionada nos meses em que o valor do CVU da última usina a ser despachada for igual ou superior a R$ 211 28/MWh e inferior a R$ 422,56/MWh. Quando o valor da usina mais cara for inferior a R$ 211,28/MWh, seria acionada a bandeira verde, o que não implica cobrança adicional ao consumidor.

Ao apresentar a proposta, a Aneel alerta que os valores propostos consideram um cenário de adesão de 100% por parte das geradores hidrelétricas ao modelo de repactuação do risco hidrológico de que trata a Lei 13.203/2015, esta originada na medida provisória (MP) 688/2015. Outra premissa utilizada nas contas da Aneel é um déficit de geração hídrica (GSF) próxima a 91,14%. Caso o GSF se configure em patamares muito distintos, a Conta Bandeiras poderá ser deficitária ou superavitária, alerta a Aneel.

“Caso isso ocorra, entende-se que será necessário analisar futuramente aperfeiçoamentos que permitam uma melhor previsão de GSF, como, por exemplo, mudar a data de definição dos adicionais de bandeira para o final do período chuvoso, quando a situação hidrológica já é conhecida, ou incorporar a variável GSF no acionamento das bandeiras tarifárias”, informa a nota técnica. (Fonte: Agência Estado)