Prefeitura entrega projeto do Orçamento 2023 à Câmara de Vereadores de Petrolina

A Lei Orçamentária Anual (LOA) foi encaminhada pela Prefeitura de Petrolina à Câmara de Vereadores na quinta-feira (5). O projeto de lei trata das ações da administração municipal para o ano de 2023 e junto com essa proposta, o Executivo também apresentou a revisão do Plano Plurianual (PPA).

“Cumprimos nosso papel quando proporcionamos um alinhamento das ações a serem executadas pela gestão com as necessidades dos diversos segmentos do nosso município”, destaca a secretária da Fazenda e Planejamento, Lucivane Lima.

A expectativa é de aprovação das matérias até o final do ano legislativo. A Lei Orçamentária Anual (LOA) é elaborada segundo as diretrizes aprovadas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e estabelece a previsão de receitas (arrecadação) e despesas (gastos) do governo para o ano seguinte.

TRE define ordem de exibição da propaganda eleitoral em Pernambuco

A propaganda eleitoral do segundo turno começa nesta sexta-feira (7) e vai até o dia 28 de outubro. Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) se reuniu com as equipes das duas candidatas para definir a ordem das inserções em rádio e TV.

A coligação Pernambuco na Veia, que tem Marília Arraes (SD) como candidata a governadora será a primeira a ser veiculada. Na sequência será exibida a propaganda de Raquel Lyra (PSDB), da coligação Pernambuco Quer Mudar. O tempo de exibição será o seguinte:

RÁDIO

  • Das 7h10 às 7h20;
  • Das 12h10 às 12h20 no rádio.

TELEVISÃO

  • De 13h10 às 13h20;
  • Das 20h40 às 20h50.

A propaganda para presidente será veiculada na televisão de segunda à sábado das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h10.

População aprova apoio de Miguel à Bolsonaro no segundo turno

É grande e positiva a aprovação de diversos setores da sociedade a decisão tomada pelo ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho, de apoiar o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, neste segundo turno das eleições.

Muitos acreditam que o fato do senador Fernando Bezerra, ex-líder do presidente no Senado, e do deputado Fernando Filho terem conseguido muitas obras estruturadoras para Petrolina, deve-se ao alinhamento político com o atual presidente.

Dentre as obras conseguidas estão a duplicação e construção de viadutos na avenida 7 de setembro, a duplicação e ampliação da BR 428, a duplicação da avenida Honorato Viana, projeto já aprovado devendo a obra ser iniciada em breve, pegando da descida da ponte no Viaduto Barranqueiro, até a BR 407 nas proximidades do burrinho, e a reforma do Centro de Convenções de Petrolina.

”Sabemos perfeitamente que Miguel não poderia ter declarado esse apoio no primeiro turno, pois como podemos observar no primeiro turno, grande da população pernambucana ainda votou no Lulismo, mas agora o prefeito faz o correto, mostrar à Petrolina que Bolsonaro foi um dos presidentes que mais olhou para nossa cidade”, afirma o senhor Carlos Castro, morador do loteamento Recife.

”Acho que a gente tem que saber ser mais grato, tem muita gente por aí, por exemplo, que está recebendo deste o início todos os benefícios dados por Bolsonaro, mas não reconhece o esforço do presidente que não mexeu nos benefícios sociais, muito pelo contrário fez foi aumentar os valores dando mais dignidade as pessoas”, complementou.

Seccionais da OAB no Nordeste repudiam manifestações xenófobas que surgiram após 1º turno das eleições

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) se uniu à outras seccionais do Nordeste para emitiu uma nota conjunta de repúdio às manifestações xenófobas que foram proferidas contra os nordestinos após o primeiro turno das eleições.

O texto afirma ser “inadmissível” as manifestações veiculadas por sulistas e sudestinos contra o povo do Nordeste. “As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo”, diz a nota.

Confira a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Simão sanciona nova gratificação dos Guardas Civis Municipais de Petrolina

Menos de uma semana após a Câmara de Vereadores de Petrolina aprovar o projeto de lei Complementar n° 005/2022, o prefeito Simão Durando (UB) sancionou o novo valor da gratificação a ser paga aos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). A assinatura da lei ocorreu na sede da Prefeitura, na tarde de terça-feira (4).

LEIA TAMBÉM

Câmara aprova novo valor da gratificação para agentes da Guarda Municipal de Petrolina

O Poder Executivo é o autor da lei, que teve aval de todos os vereadores presentes na votação. O texto debatido no dia 29 de setembro atualiza a gratificação paga aos profissionais da segurança pública que passarão a receber o valor de R$ 2.200.

LEIA MAIS

Combustíveis: Pernambuco perdeu R$ 200 milhões com redução das alíquotas, afirma Sefaz

O secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha participou de uma reunião com a Comissão de Finanças, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na terça-feira (4) e apresentou dados sobre a lei complementar federal que limita a alíquota do ICMS sobre os combustíveis.

No balanço da Sefaz, Pernambuco perdeu R$ 200 milhões em agosto deste ano. O secretário explicou que as perdas influenciam diretamente os investimentos feitos nas áreas de saúde e educação. “O Governo Federal tem que arrumar uma forma de ajudar os estados do Brasil inteiro, porque o ICMS foi reduzido de forma permanente, para o resto da vida, e a compensação só foi até o final do ano. E lembrando que, pela obrigação constitucional, 25%, no mínimo, do ICMS tem que ir para educação e 12%, no mínimo, tem que ir para a saúde“, disse durante apresentação do Relatório de Gestão Fiscal do Segundo Quadrimestre de 2022

Apesar das perdas, o Estado tem o menor nível de endividamento, afirma Décio. O presidente da Comissão de Finanças, deputado Aluísio Lessa (PSB) credita os números à gestão do partido. “A história está sendo muito injusta com o governador Paulo Câmara. Colocaram um carimbo na testa do governador que é irreal, não é verdadeiro, ‘Paulo Imposto’ foi uma maldade que foi colada para o governador, um gestor público de mão cheia“, pontuou.

Sem citar Lula, Ciro diz que acompanha PDT em apoio ao petista no 2º turno

(Foto: Reprodução)

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) anunciou nesta terça (4) apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições para a Presidência da República.

Ciro Gomes evitou citar o nome de Lula, afirmando que “acompanha a decisão do partido”. O anúncio foi feito menos de uma hora após o PDT declarar apoio a Lula em decisão unânime pelo diretório nacional da sigla.

Lamento que a democracia brasileira tenha afunilado a tal ponto que reste para o brasileiro duas opções, a meu ver, insatisfatórias“, disse. “Ao contrário da campanha violenta da qual fui vítima, nunca me ausentei ou me ausentarei da luta pelo Brasil. Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram o país a essa situação grave e ameaçadora.

LEIA MAIS

Sergio Moro declara apoio a Bolsonaro no segundo turno

Senador eleito pelo Paraná, o ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil) anunciou nesta terça-feira (4) apoio ao presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, no segundo turno contra o candidato do PT ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula não é uma opção eleitoral, com seu governo marcado pela corrupção da democracia. Contra o projeto de poder do PT, declaro, no segundo turno, o apoio para Bolsonaro“, publicou Moro no Twitter.

LEIA MAIS

TSE conclui apuração dos votos do primeiro turno para presidente

(Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu na manhã de hoje (4) a apuração de 100% dos votos na eleição para presidente da República, depois de somar os últimos votos provenientes do exterior e do Amazonas.

A conclusão, contudo, em nada altera o resultado final, que estava matematicamente definido e já foi anunciado pelo TSE desde a noite de domingo (2), mesmo dia em que os eleitores votaram no primeiro turno das eleições.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terminou em primeiro, com 48,43% dos votos, o equivalente a 57.259.504, enquanto o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, ficou com 43,2%, o equivalente a 51.072.345 votos. Os dois disputam o segundo turno, marcado para 30 de outubro.

LEIA MAIS

Eleições 2022: PDT condiciona incorporação de propostas de Ciro para confirmar apoio a Lula no 2º turno

O presidente nacional do PDT, partido de Ciro Gomes, condicionou o apoio ao PT de Luiz Inácio Lula da Silva a incorporação de pautas da campanha de Ciro no programa de governo do petista. As proposições são: o programa de renda mínima de R$ 1.000 por família, a renegociação de dívidas no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o projeto de educação em tempo integral.

Nesta terça-feira (4), haverá uma reunião da Executiva Nacional às 11h30 para definir o posicionamento do PDT no segundo turno. Presidente do diretório de Minas Gerais, o deputado reeleito Mário Heringer afirmou que defenderá o apoio “crítico” a Lula.

Lula disputa o 2º turno contra Jair Bolsonaro (PL), atual presidente da República. O candidato do PL também trabalha suas articulações e na pauta está uma presença mais constante no Nordeste, onde Lula se saiu vitorioso.

Câmara de Petrolina tem sessão sem pautas após 1º turno das eleições

Foto: Ascom CMP

Os vereadores de Petrolina se reúnem nesta terça-feira (4), na primeira sessão após o primeiro turno das eleições 2022. E na pauta de hoje não há nenhum projeto de lei em votação. Constam apenas as Indicações e Requerimentos dos parlamentares.

A expectativa para a sessão é sobre a presença dos vereadores que participaram do pleito deste ano, a exemplo de Gilmar Santos (PT), Júnio Gás (Avante) e Maria Elena de Alencar (UB), os quais não conseguiram se eleger para os cargos disputados, mas seguirão seus mandatos na Câmara Municipal.

A sessão pode ser acompanhada no link a seguir:

LEIA MAIS

Petrolina: eleição é tranquila, mas zonas eleitoriais registram filas

Milhares de eleitores petrolinenses foram às ruas para escolher seus representantes a nível estadual e federal para os próximos quatro anos, no primeiro turno da Eleição 2022. A manhã de domingo (2) foi tranquila, apesar das longas filas em algumas zonas eleitorais.

Na Cohab VI, no Colégio João Evangelista, o Blog observou – pouco antes do meio dia – muitas filas e aglomeração de eleitores. No começo da manhã, o cenário foi o mesmo na Escola São Domingos Sávio, no Gercino Coelho.

Apesar das filas, não houve registro de problemas nesses dois locais. Os eleitores têm até 17h para votar no primeiro turno. Quem não comparecer, deve justificar ausência em alguma seção ou via e-Título.

Juazeiro terá esquema especial de transporte, trânsito e segurança no dia das eleições

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), fará um esquema especial de transporte e trânsito para este domingo (2), quando ocorrerá o primeiro turno das eleições.

Cerca de 20 agentes de trânsito estarão espalhados pela cidade em viaturas e motos, fiscalizando e auxiliando o fluxo próximo às vias de acesso aos locais de votação, na sede e interior, a partir das 06 horas.

A CSTT fez a solicitação e o sistema de transporte coletivo deve operar com frota especial, para garantir o deslocamento de eleitores que vão de ônibus aos locais de votação.

LEIA MAIS

Eleições: candidatos podem fazer carreatas até este sábado (1°)

O primeiro turno da eleição 2022 ocorre neste final de semana e os candidatos devem estar atentos à legislação eleitoral. Sábado (1°) é o último dia para realizar caminhadas e distribuir material gráfico, a exemplo dos famosos santinhos.

O último debate foi realizado na noite de quinta-feira (29), reunindo os postulantes a presidente. Entretanto, tanto os candidatos ao Estado, quanto à Federação poderão seguir fazendo campanha e divulgando materiais nas redes sociais.

Confira o que determinou a lei eleitoral para este ano:

LEIA MAIS