Saneamento básico é pauta na Câmara de Vereadores de Petrolina

Saneamento básico foi destaque hoje (Foto: Ascom CMP)

A sessão ordinária desta quinta-feira (15), na Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), foi marcada pela votação de dois projetos de lei do Poder Legislativo. Mas antes da aprovação das matérias, os parlamentares debateram temas de interesse social, como o saneamento básico.

O vereador Diogo Hoffmann (PSC) pediu atenção da Secretaria de Infraestrutura de Petrolina (Seinfra), para que seja revisto o serviço de saneamento básico executado na Avenida Arlindo Rufino, em frente ao IF-Sertão. Segundo o parlamentar, há queixas de novos problemas no local.

LEIA MAIS

Marília Arraes recebe apoio de vice-prefeita de Floresta-PE

A candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, e o candidato ao Senado, André de Paula, receberam um apoio importante no Sertão pernambucano.

Bia Numeriano, vice-prefeita de Floresta, confirmou a aliança com a candidata do Solidariedade. O secretário de Agricultura da cidade, Betinho Numeriano, também esteve no encontro.

A oficialização do apoio aconteceu na tarde desta quarta-feira, no Recife. “Marília representa a esperança do povo de Pernambuco. Eu acredito que Marília vai ser a primeira mulher a governar nosso estado e vai devolver ao nosso povo o caminho do desenvolvimento”, disse Bia.

O apoio cria um mal estar para a prefeita Rorró Maniçoba, que havia sinalizado apoio fechado de seu grupo ao candidato Danilo Cabral, do PSB. . A divisão enfraquece a posição de Maniçoba em Floresta e junto ao Palácio.

Petrolina: evento marca filiação de ex-reitor da Univasf ao PT

Na noite dessa terça-feira (13), aconteceu em Petrolina um ato que marcou a filiação de cerca de 30 novos membros ao Partido dos Trabalhadores (PT) no município. Os novos filiados foram saudados pelo Senador Humberto Costa através de um vídeo.

Um dos destaques da noite foi o anúncio da filiação do professor e ex-reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, que ocupou o cargo máximo da Universidade entre os anos de 2012 e 2020.

Em clima de muita animação, o professor destacou a importância do momento. “Para mim é um momento de muita felicidade poder me somar nesta construção. Certamente enfrentaremos muitos desafios pela frente e todos passam pela necessária unidade em defesa do país”, afirmou.

LEIA MAIS

Bolsonaro segue proibido de usar 7 de Setembro em campanha, decide TSE

(Foto: Evaristo SA/AFP)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve as decisões monocráticas do corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, que proíbe a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar os atos de 7 de Setembro em propaganda eleitoral. O tema foi julgado na sessão plenária desta terça-feira (13) e aprovado por unanimidade entre os magistrados.

Nesta semana, Benedito Gonçalves atendeu a um pedido das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Soraya Thronicke (União Brasil). Os candidatos também pediram a inelegibilidade de Bolsonaro por abuso de poder político e econômico por ter usado o evento cívico para fins eleitorais. Este último item, porém, não foi julgado pelo plenário da Corte nesta sessão.

As decisões de Gonçalves foram dadas em caráter liminar, ou seja, provisórios, e referendadas pelos ministros nesta noite. O magistrado determinou que a Empresa Brasil Comunicação (EBC) retire do canal da TV Brasil no YouTube os vídeos com os atos do presidente. Bolsonaro e Braga Netto devem, também, serem intimados para pararem de veicular qualquer material de propaganda eleitoral que tenha como base as imagens das manifestações em até 24 horas. Também não devem ser produzidos novos conteúdos com o mesmo teor.

LEIA MAIS

Fora da disputa, Marçal oficializa apoio a Bolsonaro

Pablo Marçal (Pros), que teve a candidatura ao Palácio do Planalto barrada pelo plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), oficializou hoje apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Em seu perfil, nas redes sociais, Marçal disse que, “apesar de seus defeitos”, Bolsonaro “ganhou um general”.

É oficial! O Brasil está contra os dois. Lula e Haddad podem correr para a Venezuela, porque o Brasil é verde e amarelo. Jair Bolsonaro, você ganhou um General escudeiro e apesar dos seus defeitos eu não tenho vergonha de te defender“, disse.

LEIA MAIS

Presidente apresenta projeto para criar Comissão de Ética Parlamentar na Câmara de Petrolina

Projeto foi apresentado neste dia 13 de setembro (Foto: Ascom CMP)

A Câmara de Vereadores de Petrolina (PE) se encaminha para implantar a aguardada Comissão de Ética Parlamentar. A proposta foi apresentada através do Projeto de Resolução n° 007/2022, de autoria do presidente da Casa, Aero Cruz (UB). A matéria deu entrada nas comissões nesta terça-feira (13).

“A gente está precisando dar início à discussão desse projeto, para que a gente crie uma Comissão Permanente nesta Casa. Os grandes poderes Legislativos já têm e nós não podemos deixar de ter. A gente precisa colocar em andamento, o mais rápido possível, o projeto de resolução”, justificou.

A criação da Comissão de Ética Parlamentar ocorre após a nova prisão de um parlamentar, que há poucos dias foi detido pela Polícia Civil de Pernambuco de forma preventiva.

Jacobina: vereador renuncia ao mandato, mas ainda pode ser cassado pela Câmara Municipal 

Valnei dos Anjos é investigado por agredir ex-servidora (Foto: Jacobina Notícias)

Prestes a ser julgado no Plenário da Câmara Municipal de Jacobina (BA), o vereador Valnei dos Anjos (PCdoB) renunciou ao mandato. A sessão que poderia cassar o edil foi realizada na segunda-feira (12). Ele é investigado por agredir fisicamente uma ex-servidora da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM

Jacobina: vereador é suspeito de agredir servidora da Prefeitura em festa de São João

O fato foi registrado durante os festejos juninos. O vereador acompanhava a sessão de ontem e após a leitura do relatório sobre o pedido de cassação, ele anunciou a renúncia.

LEIA MAIS

Marina Silva anuncia apoio a Lula

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) declarou apoio ao candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e disse que o ex-presidente reúne as condições para derrotar Jair Bolsonaro (PL) na eleição de outubro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira em pronunciamento para jornalistas em São Paulo.

Olhando para o que está acima de nós, manifesto meu apoio de forma independente ao candidato e futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Compreendo que neste momento crucial da nossa História quem reúne as condições para derrotar Bolsonaro e a semente maléfica do bolsonarismo é a sua candidatura“, disse.

LEIA MAIS

IPESPE: Marília Arraes lidera com 35%, Anderson é o segundo com 13%

A terceira rodada da pesquisa Folha de Pernambuco – em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) – para o Governo mostra que a candidata Marília Arraes (SD) segue consolidando sua liderança, com 35% das intenções. Na segunda colocação, houve uma oscilação em relação à última divulgação, ocorrida em 15 de agosto. Agora, a dianteira é ocupada por Anderson Ferreira (PL), com 13%. Raquel Lyra(PSDB) e Danilo Cabral vêm colados em terceiro, com 12% cada um. Miguel Coelhoficou com 10%. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais, o que indica um empate técnico entre os quatro postulantes.

Os candidatos Pastor Wellington (PTB) é o preferido por 1% dos entrevistados. João Arnaldo (PSOL) não alcançou 1%. Os postulantes  Jadilson Bombeiro (PMB), Cláudia Ribeiro (PSTU), Jones Manoel(PCB) e Ubiracy Olímpio (PCO) constavam na lista estimulada, mas não foram mencionados pelos entrevistados. Os que disseram que não votarão em nenhum desses ou escolheram branco ou nulo somam 9%. 
Não sabem ou não responderam foram 10%. A pesquisa foi feita entre os dias 7 a 9 de setembro e ouviu mil pernambucanos em todo o Estado.

A evolução – Em relação à primeira rodada do levantamento, Marília foi a que apresentou o maior crescimento. Em julho, ela tinha 29%. Chegou a 31% em agosto e agora marcou 35%. 
Anderson tinha 12% em julho, o mesmo número na última pesquisa e, dessa vez, alcançou 13%. Por outro lado, Raquel, que teve os mesmos 13% nas duas primeiras edições, ficou agora com 12%. Danilo começou com 10%, subiu para 11% e atingiu 12% nesta rodada. Miguel, no início, tinha 9%, passou para 10% e segue com este percentual.

Faixa etária – A pesquisa Folha/Ipespe também mostra a preferência dos eleitores por faixa etária. Entre os que têm de 16 a 24 anos, a candidata do Solidariedade também tem 35%. Raquel fica em segundo, com 13%. Anderson Ferreira e Danilo Cabral ocupam o terceiro lugar, com 12% cada, e Miguel Coelho chega a 10%. Já para aqueles com 60 anos ou mais, Marília é a escolhida por 39%; Anderson por 16%, Danilo, 15%, Raquel, 11% e Miguel, 4%.

Escolaridade e renda – Do ponto de vista da escolaridade, 36% dos eleitores com até o ensino fundamental disseram que vão votar em Marília. Outros 14% optam por Anderson e 13% por Danilo. Raquel soma 8% e Miguel, 7%. Já os que têm ensino médio completo, 36% preferem Marília; 15% Raquel e 13% Miguel. Anderson e Danilo somam 10%. E entre aqueles com nível superior, Arraes tem 27% dos votos; Anderson, 16% e Danilo, 15%. Raquel soma 15% e Miguel, 9%.

Na faixa de renda de até 2 salários-mínimos, segue Marília na liderança, com 37%; seguida de Danilo com 12% e Anderson e Raquel, com 11%. Miguel possui 7%. Para quem recebe acima de 5 salários, Marília tem 29% da preferência. Cabral tem 17% e Raquel, 15%. Anderson possui 14% e Miguel, 13%.

Por região – Entre os moradores da capital, Marília é a escolhida por 40% dos eleitores. Anderson fica com 19%, Danilo com 11%; Raquel, 7% e Miguel, 4%. Já na periferia, Marília chega a 31%; Anderson, 25%; Danilo, 13%; Raquel, 11% e Miguel, 5%. Por fim, entre os entrevistados do interior, o resultado foi Marília com 35%; Raquel e Miguel têm 14% cada; Danilo, 12% e Anderson, 6%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo PE-09209/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-07692/2022.

Folha de Pernambuco

Datafolha: Lula mantém 45%, e Bolsonaro vai a 34%

A mais recente pesquisa do Datafolha sobre a disputa pelo Palácio do Planalto mostra um cenário estável, com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida de primeiro turno com 45%, ante 34% de Jair Bolsonaro (PL).

O presidente, contudo, oscilou positivamente dois pontos, dentro da margem de erro, e nominalmente esta é a menor distância entre eles desde maio de 2021. Realizado na quinta (8) e nesta sexta (9), o levantamento assim pôde medir o impacto imediato das grandes manifestações comandadas pelo presidente por ocasião do 7 de Setembro, na quarta.

LEIA MAIS

Jair Bolsonaro lidera corrida presidencial, diz pesquisa Futura Inteligência

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e lidera corrida presidencial, segundo pesquisa Modalmais/Futura Inteligência divulgada nesta quinta-feira (8). Veja os números do cenário estimulado, em que é apresentada uma lista de candidatos:

Jair Bolsonaro (PL): 41,8%
Lula (PT): 35,7%
Ciro Gomes (PDT): 7,7%
Simone Tebet (MDB): 5,4%
Soraya Thronicke (União Brasil): 0,7%
Pablo Marçal (PROS): 0,5%
Felipe d’Ávila (Novo): 0,2%
Léo Péricles (União Popular): 0,2%
Sofia Manzano (PCB): 0,2%
Vera (PSTU): 0,2%
Constituinte Eymael (Democracia Cristã): 0,1%
Não sabe/não respondeu/indeciso: 4,1%
Branco/nulo: 3,2%

Se os candidatos fossem apenas Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), o atual presidente também lideraria as intenções de voto. Confira:

LEIA MAIS

Miguel critica ausência de adversários em novo debate

O candidato a governador Miguel Coelho confirmou a presença em mais um debate com os postulantes ao governo de Pernambuco. O evento ocorre nesta sexta-feira (9), em Caruaru, e será promovido pela TV Jornal Interior/SBT. Será o terceiro debate para discutir as propostas para o futuro do estado.

O candidato do União Brasil destacou a importância do encontro, tendo em vista a quantidade de candidaturas postas e o alto índice de indecisos nas pesquisas. Miguel, contudo, criticou duramente a ausência, mais uma vez, de Anderson Ferreira e Marília Arraes, que tinham se comprometido em participar da atividade democrática, mas desistiram na véspera.

“Essa é mais uma prova da falta de compromisso dos dois com os pernambucanos. Numa eleição com tantos nomes e com a população ainda indecisa, a gente percebe que mais uma vez não querem debater Pernambuco. Nós estamos falando constantemente que alguns candidatos só falam da eleição nacional porque não tem preparo ou por que não tem proposta real para essa crise profunda em nosso estado. Quando temos uma oportunidade de comparar, eles correm. A verdade é que Marília e Anderson não tem interesse em discutir Pernambuco”, afirmou Miguel.

Vereador pede implantação de atendimento ambulatorial de psiquiatria na Policlínica de Petrolina

(Foto: Ascom CMP)

O vereador César Durando (UB) apresentou a Indicação n° 1483/2022, na qual solicita à Prefeitura de Petrolina, a implantação do atendimento ambulatorial com psiquiatra na Policlínica Municipal. A reivindicação foi esteve em pauta na sessão desta quinta-feira (8), que durou menos de meia hora.

No pedido, endereçado ao prefeito Simão Durando (UB) e à secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, César destaca que “nós vemos que tem aumentado cada vez mais o número de [casos] de depressão, precisamos ter um médico psiquiatra atendendo ambulatoriamente na policlínica”. A Indicação foi aprovada por 13×0 e segue para análise do Poder Executivo.

7 de setembro: diversas cidades registram grandes manifestações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro

As manifestações cívicas de ontem no Brasil, em comemoração ao bicentenário da Independência, foram mais amplas, com mais engajamento e empolgação pela reeleição do presidente Bolsonaro do que ele próprio imaginava. Vídeos que viralizaram pelas redes sociais mostraram um mar de gente em Brasília, São Paulo e, principalmente, na praia de Copacabana, no Rio.

Lá, durante uma fala de pouco mais de 15 minutos, Bolsonaro concentrou seus ataques à esquerda, citando governos de outros países, e ao petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu principal adversário na corrida ao Planalto. Depois de afirmar que governos de esquerda são marcados por corrupção, defendeu que “esse tipo de gente tem de ser extirpada da vida pública”.

“Falo palavrão, mas não sou ladrão — disse ele, que, em nenhum momento, citou o nome de seu principal adversário na corrida eleitoral, o ex-presidente Lula, a quem se referiu, no entanto, como “quadrilheiro de nove dedos”. Ao criticar o PT, Bolsonaro disse que “sabemos que temos pela frente uma luta do bem contra o mal, um mal que perdurou por 14 anos no nosso País.”

Lula também foi alvo dos ataques do pastor Silas Malafaia antes de Bolsonaro se pronunciar no trio elétrico de Copacabana. Ele disse que “a Bíblia diz que o diabo é pai da mentira, e Lula é filho único”. Corrupção na Petrobras foi o tema central do discurso dele, enquanto o público gritava “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.

Já o governador Cláudio Castro, que abriu uma dianteira de 15 pontos frente ao seu principal adversário no Rio, sem citar Lula, disse que adversários do presidente falam em criação de empregos, mas foi Bolsonaro que garantiu a abertura de mais vagas no Brasil.

Em motociata – Ao chegar ao Rio, Bolsonaro partiu em motociata do Aterro do Flamengo e foi anunciado no palco, em Copacabana, de onde assistiu apresentação da esquadrilha da fumaça e de paraquedistas do Exército e da Aeronáutica. Chegaram com ele, o governador do Rio e candidato à reeleição Cláudio Castro (PL), e o general Walter Braga Neto, vice na chapa do presidente. Recebido com gritos de “mito”, o presidente quebrou o protocolo e desceu para cumprimentar o público e caminhou junto ao gradil de isolamento.

Fonte: Blog do Magno Martins

Pesquisa mostra Bolsonaro na frente de Lula na corrida ao Planalto

Jair Bolsonaro está numericamente a frente de Lula na pesquisa eleitoral para presidente do instituto Gerp, divulgada nesta segunda-feira.

De acordo com o levantamento, o quinto do instituto para o cargo, Bolsonaro tem 39%das intenções de voto do eleitorado, contra 38% de Lula.

Considerando a margem de erro de 2,18 pontos, os dois estão tecnicamente empatados. É a primeira vez, contudo, que o presidente aparece na frente do petista na série do instituto iniciada em março deste ano.

Bolsonaro já teve 31% em março, foi para 35% em abril, passou a 37% em junho e 38% em agosto agosto. Em setembro, foi a 39%. Já Lula tinha 38% em março e variou de um a dois pontos para cima no período e voltou para os 38% em setembro.

Apesar de Lula ter sido superado numericamente na preferência do eleitor, Bolsonaro ainda é mais rejeitado do que o seu rival, segundo o levantamento. O petista tem 46% de rejeição enquanto seu adversário tem 53%.

O levantamento ouviu 2.095 pessoas entre 29 de agosto e 1º de setembro. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR – 09102/2022.