Agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decretam greve; MP considera ilegal

(Foto: AFP)

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram, em assembleia quinta-feira (19) entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira (25), caso o governador Robison Faria leve em frente a intenção de contratar, de forma simplificada, 700 pessoas para atuar como agente nos presídios.

A contratação foi uma das medidas anunciadas pelo governador para reagir à crise penitenciária que o estado enfrenta há uma semana – desde o último sábado (14) – e que já deixou 26 mortos no presídio estadual de Alcaçuz. Facções rivais brigam pelo controle da unidade, como parte da ofensiva nacional do Primeiro Comando da Capital (PCC) para expandir sua área de dominação no país. Ontem, imagens do último confronto foram transmitidas ao vivo durante horas, por diversos veículos de comunicação.

Por telefone, o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis Lima, disse à Agência Brasil que considera a greve ilegal. “Um concurso público é demorado. Essa contratação é temporária. Nós estamos precisando de agentes agora, hoje. Aliás já estávamos precisando desde antes. Uma greve com esta fundamentação é totalmente desarrazoada, além de ser ilegal porque não é possível se pensar em fazer isso agora”.

Segundo o procurador, atualmente seis agentes penitenciários se revezam em turnos para tomar conta do presídio de Alcaçuz, que, antes do conflito entre as facções, aprisionava cerca de 1,2 mil homens. Existe uma ação civil pública movida pela Procuradoria desde 2015 que exige a realização de concurso público, mas ela não foi julgada até o presente momento, conforme Rinaldo Reis.

Com informações do FolhaPE

Mais de R$ 1 Milhão foram levados em assalto a carro-forte, em Terra Nova

A Polícia Militar informou que durante assalto a carro forte, nesta quinta-feira (19), na zona rural de Terra Nova, foram levados R$  1.070.000,00. O assalto ocorreu na BR-232, próximo ao povoado de Guarani, Zona Rural do município.

(Foto: Divulgação Whatsapp)

Segundo informações da PM, os bandidos usaram um veículo de passeio, com adesivo de uma empresa de TV por assinatura para realizar o assalto. Na mala foi encontrado uma placa de aço, com um tripé e com abertura apenas para o encaixe das armas. Os assaltantes dispararam tiros de fuzil 7.62 mm e 5.56 mm para forçar a parada do carro-forte.

Buscas foram feitas na região, mas os suspeitos não foram localizados. O carro utilizado no assalto foi encontrado abandonado horas depois, com várias capsulas deflagradas de fuzil 7.62 mm e 5.56. O Instituto de Criminalística (IC) e a Polícia Civil foram acionados e estiveram no local para fazer a perícia na área.

Com informações do G1

Durante tentativa de assalto Policial militar reage e mata bandido, em Petrolina

(Imagem ilustrativa)

Na noite de quinta-feira (19) um Policial Militar (PM) a paisana reagiu a um assalto e matou um bandido durante tentativa de assalto no bairro Areia Branca, em Petrolina.

Segundo informações o policial estava de folga quando foi abordado por dois homens que anunciaram assalto. De imediato o policial reagiu e atirou nos assaltantes, um deles morreu na hora e o outro foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O estado de saúde do assaltante que foi levado pelo o Samu, não foi revelado. Já o assaltante que morreu no local, foi removido pelo o Instituto de Medicina Legal (IML) e não foi identificado, até o momento.

O policial envolvido na ação se apresentou espontaneamente a corporação e reagiu por legitima defesa.

Com informações do G1

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no bairro Codevasf, em Juazeiro

Um homem foi preso, na noite desta quinta-feira (19), no bairro Codevasf, em Juazeiro (BA), por porte ilegal de arma de fogo.

O suspeito andava pelo bairro e quando percebeu a aproximação de uma guarnição da Rondesp que fazia o patrulhamento no local, tentou dispensar um objeto no chão. A equipe policial percebeu a ação suspeita, abordou o acusado e encontrou com ele uma pistola 765 com doze cartuchos intactos. Além disso, o suspeito estava na posse de mais três cartuchos em uma pochete.

Em determinado momento da abordagem, o acusado informou aos policiais que tinha outras armas de fogo em sua residência. A guarnição se deslocou até o local informado e encontraram mais duas armas. Uma espingarda calibre 12, com 16 cartuchos intactos e uma carabina calibre 44.

Além das armas os policiais encontraram uma touca ninja. O suspeito foi detido e encaminhado à delegacia juntamente com o material apreendido.

 

PRF divulga o número de acidentes e de mortos em estradas federais da Bahia

(Foto: Internet)

Um balanço dos números de acidentes em rodovias federais da Bahia em 2016 foi divulgado nesta quinta-feira (19). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a quantidade de mortos, feridos e de acidentes teve redução em relação a 2015.

Os dados são relativos ao período de 1º de janeiro de 2016 até 31 de dezembro do mesmo ano. Os policiais registraram 5424 acidentes em 2016, o que representa uma queda de 22,8% em comparação aos registros de 2015, quando 7027 ocorrências foram contabilizadas.

Já o número de feridos, que também diminuiu, passou de 5431 para 5039, uma queda de 7,21%. O número de mortes nas rodovias baixou 3,1%, saindo de 631 em 2015 para 611 em 2016.

O menor índice de queda ocorreu nos acidentes considerados graves, quando há pelo menos uma vítima com lesão grave ou uma morte. Esses casos ocorreram 0,3% vezes menos, sendo 1291 em 2015 e 1287 em 2016. O único indicador que apresentou aumento foi a quantidade de feridos graves, indo de 1197 para 1212, cerca de 1,25% de diferença.

As colisões frontais somaram 294 registros, com 239 vítimas fatais e ainda 289 feridos graves. Esse número transforma esse tipo de acidente em mais letal.  Em segundo lugar estão as colisões laterais, aquelas em que os veículos colidem de maneira perpendicular. Esse tipo de acidente vitimou 63 pessoas e deixou outras 201 feridas com gravidade.

Por fim, as colisões traseiras, que tiveram 133 registros, 46 mortes e 129 vítimas; saída de pista, contabilizando 128 casos, 65 mortos e 140 feridos; e os atropelamento, que somam 127 ocorrências, 66 óbitos e 77 pessoas feridas gravemente, completam a lista de acidentes mais graves.

Mulher é presa em Juazeiro com drogas

(Imagem ilustrativa)

Durante a noite de ontem (19) uma mulher foi presa no bairro Codevasf, em Juazeiro. Segundo informações da Polícia a mulher estava com uma sacola com 49 “petecas” de um pó branco, a suspeita é que seja cocaína.

A ação iniciou quando guarnição da RONDESP Norte avistou um homem em atitude suspeita e seguiram o rapaz que entrou em uma residência e não foi mais visto. Ao entrar no local os policiais encontraram uma mulher que saiu correndo em direção aos fundos da casa. A mulher foi seguida pelo os policiais e detida. Na residência a polícia encontrou uma sacola com 49 “petecas” de um pó, que pode ser cocaína. A mulher disse que não era a dona das drogas.

A suspeita foi detida e encaminhada junto com a droga à delegacia.

Pernambucana é presa no Aeroporto do Recife com 16kg de cocaína

(Foto: Divulgação PF)

Uma pernambucana foi presa pela Polícia Federal, na madrugada desta quinta-feira (19), no Aeroporto dos Guararapes, em Recife, ao tentar embarcar para a Europa com 16 quilos de cocaína.

De acordo com a PF, a droga estava escondida em duas obras de artes que teriam sido feitas por um artesão de Olinda. A polícia vai divulgar mais detalhes sobre a prisão nesta sexta (20).

Apesar de proibição do governo de PE, Chefe da Polícia Civil tira férias

(Foto: Internet)

O repouso remunerado de todos policiais pernambucanos está suspenso até o fim deste mês, entretanto o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Antônio Barros, teve suas férias autorizadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS). A decisão provocou o questionamento do Sindicato dos Policiais Civis do estado (Sinpol).

O chefe da Polícia Civil teve o direito de se ausentar do cargo entre os dias 16 de janeiro e 5 de fevereiro de 2017. No Diário Oficial de Pernambuco de terça-feira (17) consta a substituição do chefe da Polícia Civil pelo delegado Joselito Kherle do Amaral.

O ato número 197 autoriza a substituição, mas não menciona o nome de Antônio Barros. Apenas informa que Joselito Kherle do Amaral ficará no lugar do chefe da Polícia Civil, “durante a ausência do seu titular, em gozo de férias regulamentares”.

LEIA MAIS

Nova explosão de carro-forte em PE, desta vez em Terra Nova

(Foto: Divulgação 8º BPM)

No distrito de Guarani, zona rural de Terra Nova um carro forte foi assaltado na tarde desta quinta-feira (19).

De acordo com o 8º Batalhão da Polícia Militar (8 BPM), o veículo pegou fogo e ficou totalmente destruído. Não há informações sobre os bandidos e nem a quantidade de dinheiro que foi retirada.

Homem é assassinado no bairro João de Deus, em Petrolina

(Foto: Internet/Ilustração)

Por volta das 11h30 desta quinta-feira (19), um homem foi assassinado no bairro João de Deus em Petrolina. Segundo informações do Instituto Médico Legal a vítima não portava nenhum documento e até o momento não foi identificado. Ele morreu vítima de tiros com arma de fogo.

 

Treinamento capacita Guarda Municipal de Petrolina

Guardas municipais participam de capacitação de armamento e tiro/Foto: Ascom

Os integrantes da Guarda Municipal de Petrolina participaram com êxito da capacitação de armamento e tiro no Club Top Tiro, que foi conduzida pelo instrutor credenciado pela Polícia Federal, Antonio Cardoso Sobrinho.

A capacitação atende ao plano de trabalho previsto no convênio nº 001/2016 celebrado com a Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal da Bahia – SR/DPF/BA, seguindo os requisitos descritos no Art. 5º da portaria nº 365, de 15 de agosto de 2006-DG/DPF, no inciso III, do Art. 40 do Decreto nº 5.123/04.

O treinamento visa capacitar e qualificar os Guardas Municipais para oferecer um melhor serviço à população do município de Petrolina e regiões adjacentes, em segurança pública, dentro de sua esfera de atuação e legalidade, como reza a Lei Federal nº 13.022/2014, fundamentado no Estatuto Geral das Guardas Municipais.

Com informações da Ascom.

Racismo: Apresentador é demitido após chamar Ludmilla de “macaca”

O apresentador da Rede Record Marcão não convenceu com suas desculpas após o episódio de racismo contra Ludmilla na TV e foi demitido, informou a emissora na tarde de quarta-feira (18).

O crime aconteceu no aconteceu dia 9 de janeiro, mas só ganhou repercussão na terça-feira (17), o apresentador chamou a cantora de “macaca” e “pobre”. Nessa quarta, o programa ia ao ar com Dionísio Freitas como substituto. A Record afirmou repudiar o ato.

 “A Emissora repudia qualquer ato dessa natureza e afirma que este tipo de conduta não está na linha editorial de nosso Jornalismo. Por este motivo, a Record TV Brasília optou por rescindir o contrato do apresentador Marcão”, explicou.

Veja o vídeo:

Homem é assassinado no bairro Tabuleiro, em Juazeiro

(Imagem ilustrativa)

Na manhã desta quarta-feira (18), um homem foi assassinado com vários disparos de arma de fogo no bairro Tabuleiro, em Juazeiro.

Segundo informações a vítima morreu na hora e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML). Policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local para registrar a ocorrência.

Concurso da Polícia Militar deve ser investigado pelo o Ministério Público

(Foto: JC)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) publicou nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial. a abertura de um inquérito civil para apurar denúncias de irregularidades durante as provas objetivas do concurso da Polícia Militar de Pernambuco.

Investigações preliminares tiveram início em maio de 2016, segundo a denúncia no dia da prova, centenas de candidatos questionaram a condução das provas que teriam sido marcadas por atrasos, uso de celulares, consultas a materiais didáticos e uso de pontos eletrônicos.

Com informações do JC

Polícia prende o segundo fugitivo da cadeia de Remanso

(Foto: Internet/Ilustração)

Durante a madrugada de hoje (18) a Polícia prendeu mais um fugitivo da Cadeia Pública de Remanso (BA), em Sento Sé (BA). O fugitivo foi encontrado após denúncia.

A prisão aconteceu por volta das 4h, na zona rural de Remanso, onde Anderson Inocêncio Pereira foi encontrado.

No último domingo (15) quatro detentos fugiram da Cadeia Pública de Remanso, Anderson Inocêncio é o segundo a ser recapturado.