Testemunhas ajudaram a Polícia Civil na elaboração do retrato falado do suposto assassino de Beatriz

menina beatriz(1)

Após quase três meses da morte da estudante Beatriz Angélica Mota, 7 anos, encontrada morta dentro de uma das salas de aula de uma escola católica de Petrolina (PE) com mais de 40 perfurações pelo corpo, provocados por uma faca de cozinha, a Polícia Civil (PC) de Pernambuco finalmente mostrou a imagem do suposto assassino da garota.

A apresentação do retrato falado do suspeito de cometer o crime  aconteceu na manhã desta segunda-feira (22/02) o em coletiva à imprensa no Recife .

De acordo com a polícia, o homem é moreno, tem altura entre 1,65 e 1,70 e aparenta ter 70 quilos. A imagem mostra um rosto largo e olhos fundos. O retrato falado foi feito a partir do relato de testemunhas, que teriam visto um homem com estas características próximo ao local do crime.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Marceone Ferreira Jacinto, um homem com estas características estava dentro do Colégio Auxiliadora no dia do crime. O suspeito foi visto por três testemunhas dentro do banheiro feminino e do masculino em atitude suspeita, lavando o cabelo e o rosto.

“Nós encontramos uma testemunha que estava próximo ao local onde a criança foi encontrada, essa testemunha visualizou determinada pessoa saindo das imediações do local onde o corpo foi encontrado. A partir desta testemunha nós elaboramos o retrato falado e mais outras duas pessoas também disseram que viram essa pessoa com as mesmas características em atitude suspeita”, detalhou o delegado.

Marceone destacou que a família não reconheceu o homem, mas que a polícia não descarta nenhuma linha de investigação no momento, uma vez que o caso é de difícil elucidação.

O delegado chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Antônio Barros, pontuou que o caso de Beatriz é considerado atualmente o número um do órgão e todo esforço da PC está sendo direcionado para esse caso. “Não tenho dúvidas de que a gente vai chegar a um resultado positivo”, afirmou.

A Polícia pede para quem tiver informações que ajudem a encontrar o assassino de Beatriz ligar para o Disque Denúncia que oferece R$ 10 mil. A denúncia pode ser feita pelo telefone (81) 3719-4545 ou através do site http://www.disquedenunciape.com.br/.

Alunos da Facape fazem doação de sangue como “Trote Solidário”

Campanha trote 3

Os estudantes da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) se uniram na última semana para um ato de solidariedade: feras e calouros foram ao hemocentro de Petrolina – Fundação Hemope – para doar sangue. A ação, que foi uma espécie de ‘trote solidário’, fez parte da programação da Semana de Integração da Facape.

A iniciativa foi do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da direção da autarquia. Antes de irem ao hemocentro, os alunos fizeram uma grande panfletagem na região central. De acordo com secretário executivo do DCE, Stallone Lima, a ideia é sensibilizar todo o corpo acadêmico e a população para a importância do ato.

“A nossa sociedade precisa de pessoas sensibilizadas, no sentido de compreender o quanto é importante a doação de sangue, e nós do DCE abraçamos a causa. Através do ‘trote solidário’, conseguimos mobilizar uma galera bacana para doar e também conhecer o trabalho da Fundação Hemope”, destacou Stallone.

Carol Barros é fera do curso de Direito e fez parte do grupo de discentes que participou do gesto solidário. Segundo ela, foi a oportunidade de voltar a doar sangue. “Assim que cheguei à autarquia, logo no primeiro dia de aula, apresentaram essa ação. Eu achei super legal e vi nesse trote uma oportunidade para doar novamente e ajudar as pessoas que necessitam”, disse.

Os estudantes ainda programam ir ao Hemoba, hemocentro localizado em Juazeiro. A previsão é que novas doações aconteçam durante esta semana.

Com informações Ascom

Caso Beatriz Mota: retrato falado foi construído a partir de testemunho de três pessoas

retrato falado beatriz 2

A polícia divulgou, em coletiva na manhã desta segunda-feira (22), o retrato faltado do suspeito de assassinar a garota Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, durante uma festa em um colégio de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

 O crime ocorreu no dia 10 de dezembro de 2015. Até o momento, o homem descrito no retrato não foi identificado. A polícia chegou ao rosto do suposto assassino após ouvir o depoimento de três testemunhas que viram um homem saindo do banheiro feminino e da escola.

A criança foi encontrada com várias facadas pelo corpo atrás de um armário, na sala de materiais esportivos do Colégio Maria Auxiliadora, no Centro da Cidade. A menina era filha de um professor de inglês que participava da Aula da Saudade dos alunos. De acordo com testemunhas, Beatriz estava brincando na quadra da escola quando desapareceu.

Com informações de NE10

Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão está com inscrições abertas para cursos de formação

O campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) está com inscrições abertas para quatro cursos de Formação Inicial e Continuada. São eles: curso Básico de Libras (30 vagas), Estatística Básica (18 vagas), Práticas de Judô (30 vagas) e Espanhol Nível Inicial (25 vagas).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas das 8h às 12h, e de 13h às 16h, na Coordenação de Formação Inicial e Continuada do campus Petrolina Zona Rural (Rodovia BR 235, Km 22, Projeto N4, Petrolina/PE), ou através do e-mail[email protected]. O interessado deverá apresentar ficha de inscrição (disponível nos editais) preenchida, cópias de RG, CPF e comprovante de residência.

A seleção dos estudantes será feita por ordem de inscrição. As vagas são abertas à comunidade e os critérios para cada curso está disposto nos editais (clique aqui).


Cursos de Formação Inicial e Continuada:

Curso Básico de Libras – Inscrições até o dia 26/02. Aulas às terças-feiras, das 13h às 17h, a partir do dia 1º de março;

Curso de Estatística Básica – Inscrições até o dia 26/02. Aulas às terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, a partir do dia 1º de março;

Curso Práticas de Judô – Inscrições até o dia 25/02. Aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 11h30 às 12h45, a partir do dia 1º de março;

Curso de Espanhol – Inscrições até dia 03/02. Aulas as segunda e quartas-feira, das 13h às 15h, a partir do dia 7 de março.

Univasf tem mostra de fotografias que afirma a identidade negra

fotografia exposição

Título da fotografia: O alimento é o ar. José Pereira, estudante.

Mostrar a importância da afirmação da identidade negra na construção de vida e memória. Esse é o objetivo da exposição fotográfica “Protagonismo Negro: o retrato enquanto documento social”, de Candice Machado, estudante do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). São 37 obras que compõem seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e estarão disponíveis para visitação até o dia 11 de março, das 8h às 18h, no Hall da Reitoria, no Campus Centro, em Petrolina (PE).

A parte prática do processo de construção do trabalho, que compreende entrevistas e fotografias, iniciou no segundo semestre de 2015 e durou seis meses. “Foi um processo bastante intenso, porque eu pedi que as pessoas escolhessem os lugares simbólicos onde elas queriam ser fotografadas, bem como as roupas”, destaca Candice.

A exposição tem curadoria do professor do Colegiado de Artes Visuais da Univasf, Elson Rabelo, que também é orientador do TCC de Candice. As fotografias expostas são de personagens de Juazeiro, Petrolina e cidades vizinhas, de idades e classes sociais diferentes. “Eu fui selecionando pessoas da minha convivência visual e que eu achava que tinham algo a dizer sobre essa questão da afirmação”, explica a autora.

Para a estudante, é importante falar sobre a temática, porque é um tema atual e que precisa ser discutido. Ela destaca ainda que a exposição é uma prévia da apresentação do seu TCC que acontecerá no início do mês de março. “A exposição irá contribuir para que as pessoas que vêm visitar possam também assistir à apresentação do TCC e entender o processo”, afirma Candice.

Em cima da notícia, a coluna mais esperada da semana!

POR QUE EM RECIFE?

Beatriz-Angelica-Mota-menina-sete-anos-morta-escola-auxiliadora

O que esperar de uma polícia que sequer sabe que quando um crime acontece em uma cidade é um direito das pessoas que residem neste local serem  informadas sobre o andamento das investigações, sobretudo, em se tratando de um caso de grande repercussão e difícil elucidação, como o da menina Beatriz, assassinada no dia 10 de dezembro no Colégio Maria Auxiliadora.

Portanto, é por deveras lamentável  que o tão cobrado e aguardado retrato falado do assassino seja apresentado na manhã desta segunda-feira (22), na sede da Polícia Civil no Recife, pasmem os senhores, isso mesmo, no Recife. Mas como na capital pernambucana se o crime foi cometido em Petrolina e por conseguinte as investigações foram feitas também nesta cidade? Eis a questão!

Mais uma vez a polícia de Pernambuco desvia o foco e desrespeita a imprensa do Vale do São Francisco. Não que sejamos melhores ou piores que ninguém, mas acredito ser uma falta de respeito à imprensa local o fato do chefe da Polícia Civil do Estado, Antônio Barros, divulgar ao lado do delegado responsável pela investigação do Caso Beatriz, Marceone Ferreira, o retrato falado do assassino da menina no Recife e não aqui em Petrolina. Essa coletiva teria que ser nesta cidade para dar uma satisfação a todos que participaram das manifestações cobrando por reposta da polícia. Por que então no Recife? Claro que o mais importante é a elucidação deste trágico crime, a revelação do nome do criminoso, mas acredito que as populações de Petrolina-PE, Juazeiro-BA e toda região do Vale do São Francisco, mereciam um pouco mais de consideração, sobretudo, a imprensa local que não sossegou nos últimos dias em busca dos fatos para manter os telespectadores, ouvintes e leitores bem informados.

bispo de Petrolina, Dom Manoel dos Reis de FariasEM NOME DA VERDADE

Objetivando minimizar alguns comentários feitos nas redes sociais o Bispo Diocesano, D. Manoel dos Reis de Farias, divulgou uma nota expressando sua solidariedade à família da menina Beatriz na busca da elucidação dos fatos. O Reverendo esclarece que embora o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora seja uma instituição católica, é mantida e administrada pela Congregação Religiosa Filhas de Maria Auxiliadora, não sendo subordinada administrativamente à Diocese de Petrolina e disse que a Diocese, bem como os católicos em geral, é solidária ao sofrimento da família e às Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, na Nota, responsabilizadas injustamente pelo trágico acontecimento ocorrido nas dependências do Colégio. “É sempre necessária a prudência nos comentários ou na veiculação de notícias, a fim de que pessoas e instituições não sejam difamadas. Esse fato lamentável poderia ter ocorrido em qualquer estabelecimento de ensino. Ninguém está imune à violência, que ameaça e inferioriza a dignidade humana”, afirma a nota.

FUI!

O vereador Ronaldo Souza (PSL), antigo aliado e defensor do senador Fernando Bezerra Coelho comunicou oficialmente seu desligamento do grupo de FHC e entrou de corpo e alma na campanha do concunhado Adalberto Cavalcanti (PMB). Em entrevista no final de semana os fernandistas (Fernando Bezerra, Fernando Filho e Miguel Coelho), foram sucintos nas palavras e no sentido de perda do aliado, para eles a decisão de Ronaldo já era previsível, os motivos é que Fernando disse não entender ainda.

Ronaldo, Adalberto Manoel Acosap(1)PULA PULA

O deputado Adalberto Cavalcanti era só alegria depois que recebeu a adesão de Ronaldo Cancão. Agora já são dois vereadores (Cancão e Manuel da Acosap) no apoio declarado a sua pré-candidatura. Empolgado o parlamentar comunicou está conversando com outras lideranças políticas da cidade e garantiu que novas adesões virão. Quem será?

SENADOR 1 POR 3

Na visita que fez a Petrolina no último final de semana o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB) deu um tapa de luva nos senadores de Pernambuco, ele afirmou que Fernando Bezerra é o senador um por três “porque senador que trabalha mesmo por Pernambuco só tem um e chama-se Fernando Bezerra Coelho”, alfinetou.

Deputado Adalberto Cavalcanti comemora adesão do vereador Ronaldo Cancão

GEDSC DIGITAL CAMERA

Foto: Arquivo Blog Waldiney Passos

O pré-candidato a prefeito de Petrolina pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), deputado federal Adalberto Cavalcanti, vibrou com a adesão anunciando na última quinta-feira (18), pelo vereador Ronaldo Souza (Cancão).

“Estou muito feliz em receber o apoio de Ronaldo Cancão, um vereador que tem história, que acompanhou Fernando Bezerra por mais de 26 anos, ele está vendo o futuro lá na frente, ele sabe que meu estilo de administrar é totalmente diferente de vários políticos, eu não sou de muitas promessas até mesmo por que o povo tá cheio disso”, comentou o parlamentar.

Para Adalberto o apoio de Ronaldo chega num bom momento “a hora é muito boa, graças a Deus estou liderando todas as pesquisas internas que tenho realizado e os outros partidos também, porque o povo quer um prefeito que tenha respeito com a população”, pontuou.

O deputado ainda afirmou que a decisão de Ronaldo foi motivada pelos laços familiares já que os dois são concunhados, mas também pela falta de sintonia com os deputados socialistas Fernando Filho e Miguel Coelho, que têm um estilo totalmente diferente do pai senador Fernando Bezerra. “Ronaldo só vivia reclamando do tratamento recebido dos deputados filhos de Fernando, então eu aproveitei e o convidei para ficar do meu lado”.

Adalberto disse ainda está conversando com outras lideranças políticas da cidade e se mantém de braços abertos para receber outros vereadores que queiram dialogar com ele. “Se alguém quiser vir eu estou a inteira disposição para conversar, bater um papo e explicar que meu estilo é diferente”, salientou.

Assista a reportagem do Fantástico sobre o caso Beatriz

Conforme noticiamos o programa Fantástico da Rede Globo veiculou na noite deste domingo (21), a reportagem sobre o Caso Beatriz. A reportagem faz uma retrospectiva desde o momento em que o pai  de Beatriz, Sandro Romildo, pegou o microfone das mãos do vereador Pérsio Antunes, que estava discursando na festa, até as declarações do delgado Marceone Ferreira Jacinto, responsável pelo caso, que não existem muitas novidades sobre quem matou a menina. Confira a reportagem do Fantástico.

Alunos de escola no João de Deus recebem aula de combate ao mosquito da Dengue

Combate a dengue João de Deus

Nesta sexta-feira (19), mais de 400 crianças, de  6 a 11 anos, participaram de uma grande ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, na Escola Municipal Professora Luiza de Castro Ferreira e Silva, João de Deus. A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde de Petrolina, dentro da Mobilização Nacional da Educação contra o Aedes aegypti.

Sobre o objetivo da ação a secretária de Saúde, Lucia Giesta, destacou que as crianças são grandes multiplicadoras da informação e de maneira lúdica, a pasta procura orientá-las sobre cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes e sobre os sintomas das doenças transmitidas por ele, para que, em casa, essas crianças possam repassar as informações aos seus pais.

Aluno do 2º ano, Giovani Dias Rodrigues, 7 anos, já anunciou que vai passar o que aprendeu adiante. “Eu aprendi que a gente não pode deixar água parada porque água parada é a casa do mosquito, agora eu vou contar para a minha mãe”, disse o garoto.

Senador Fernando Bezerra com agenda movimentada em Petrolina

Fernando Bezerra

O grupo do senador Fernando Bezerra Coelho continua a todo vapor, na manhã deste sábado (20), na localidade Tapera, interior do município de Petrolina, foi entregue um barco que servirá de transporte para frutas, que atenderá 32 produtos da Ilhota e Ilha da Tapera, com isso serão atendidas mais de 100 famílias, resultado de uma emenda do deputado federal Fernando Filho.

Ainda durante sua estada no sertão, o senador participou na associação  de moradores do Projeto Maria Tereza,  de uma reunião com moradores, onde foram abordados  muitos problemas que a comunidade vem enfrentando com a saúde, educação, as péssimas condições das estradas e telefonia, oportunidade que o deputado estadual, Miguel Coelho, se comprometeu em lutar pelo sinal de celular bem como por uma escola de ensino médio.

Programas que geram emprego e renda devem ser priorizados, diz Câmara

Paulo-Câmara-Alepe

Com um discurso direcionado para o foco na retomada do crescimento econômico do Brasil a partir de investimentos em programas essenciais para a melhoria de vida da população.  O governador Paulo Câmara defendeu a eficiência na aplicação de verba pública em programas sociais, ontem (19), ao lado da presidente Dilma Rousseff, durante a entrega de 2.432 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Petrolina, no Sertão do São Francisco.

“ É muito importante a priorização de programas que vão melhorar a vida do povo, como o Minha Casa, Minha Vida, e a Transposição do Rio São Francisco, que já é uma realidade”, pontuou Câmara. O gestor destacou ainda que a entrega de habitações garante dignidade e cidadania à população. “É oferecer condições para que as pessoas possam viver, estudar e trabalhar nas suas cidades”, pontuou o governador de Pernambuco.

Andrea Alice é a nova coordenadora do curso de Serviço Social da Facape

Facape Serviço Social nova gestão

Que assume agora o curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape)  é a professora Andrea Alice Rodrigues, na posse do cargo nesta semana ela aproveitou para anunciar novas ideias e metas para o curso. Desde sua criação, em 2013, o Colegiado de Serviço Social era coordenado pela professora Deise Nascimento.

De acordo com a Facape, o Serviço Social é hoje o segundo curso mais concorrido no vestibular da autarquia e em 2017 formará sua primeira turma. Durante o evento, o diretor acadêmico da Facape, Antonio Habib, lembrou das motivações que levaram à abertura do curso. “Acreditamos que ele fortaleceria a instituição e traria benefícios à sociedade, e estávamos certos. O curso está crescendo cada vez mais e nós agradecemos aos professores que vêm cuidando tão bem dele”, completou.

No evento, a coordenação apresentou aos docentes e alunos algumas propostas de planejamento para o ano de 2016, entre elas, a participação da faculdade no Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, que acontecerá no mês de setembro em Olinda (PE).

Redutores de velocidade “tartarugas” prejudica trânsito no José e Maria, diz motorista

tartarugas-instaladas-pista-josé-e-maria 1

As pistas em Petrolina (PE) continuam esburacadas e os números de acidentes automobilísticos crescem a cada dia na cidade, até agora nem Prefeitura nem DNIT conseguiram tapar os buracos nas estradas petrolinense. Para buscar um paliativo nos casos de acidentes o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) colocou redutores de velocidade conhecidos como ‘tartarugas’ na pista de acesso ao bairro José e Maria, zona norte de Petrolina, mas a ação não agradou a todos.

Segundo informações divulgadas na imprensa, os comerciantes da área e quem circula no José e Maria não aprovam a ideia da instituição federal, pois embora as tartaruguinhas evitam acidentes, motoristas reclamam da dificuldade de acesso a um posto de combustível nas proximidades do bairro.

Para Ronney Magalhães, “o pessoal do DNIT fez essa obra à noite, sem o conhecimento de ninguém e está impossibilitando o acesso ao Posto Raul Lins. O movimento dos lojistas internos no posto caiu em torno de 50% e a indignação dos mesmos chegou ao máximo. Caso o condutor precise entrar no posto, tem que fazer o retorno no Loteamento Recife, cerca de 1 km de distância. Fazemos esse apelo, implorando que chegue ao conhecimento das autoridades responsáveis”. Disse o motorista petrolinense.