Presidente Dilma entrega casas em Petrolina

dilma petro

Terminou agora a  cerimônia de entrega de casas do Programa Minha Casa minha Vida, feita pela Presidente Dilma em Petrolina/PE.

No seu discurso, a presidente fez questão de salientar que “um mosquito não pode derrotar 204 milhões de pessoas, somos mais fortes” e ainda pediu que a população faça vistorias nas suas casas que conclame também parentes e vizinhos a fazerem o mesmo, pois 2/3 dos criadouros estão nas residências.

Assegurou ainda, que o governo federal irá disponibilizar todos os recursos para desenvolver a vacina contra o vírus do zika.

Reunião do PSB reúne lideranças e prefeitos do Recife e BH

encontro psb

Está acontecendo neste momento, no Sest/Senat, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, reunião que  com filiados, vereadores e militantes dos movimentos sociais ligados ao PSB.  O encontro é comandado pelo presidente municipal do partido, o deputado estadual Miguel Coelho e conta com a presença de prefeitos da capital do estado, Recife, Geraldo Júlio e também o Márcio Lacerda, de Belo Horizonte.

Os dois relatam suas experiências e políticas públicas que deram certo nas respectivas capitais.

Estão presentes também o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, o senador Fernando Bezerra Coelho e o líder da bancada socialista na Câmara dos Deputados, Fernando Filho.

Bandidos trocam tiros com PM após realizar assalto em Cristália

Na tarde de ontem (18), um estabelecimento comercial no povoado de Cristália foi assaltado, pertencente a cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano. Segundo informações da Polícia Militar, três homens em um celta prata, praticaram o crime e empreenderam fuga em direção ao município de Lagoa Grande.

De acordo a PM, ao identificarem o veículo, os ocupantes do carro efetuaram disparos de arma de fogo. Em seguida, os assaltantes abandonaram o veículo e adentraram na Caatinga. Dentro do veículo, foram encontrados os produtos do roubo e documentos. A polícia constatou que o carro era roubado e encaminhou, o veículo e os itens apreendidos foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil.

Facape realizará concurso auditor da fazenda do município

????????????????????????????????????

Encontro entre o secretário de Planejamento  Geraldo Júnior e presidente da Facape Rinaldo Remígio

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) vai organizar mais um concurso da prefeitura da cidade. A realização do certame foi uma das pautas da reunião entre o presidente da autarquia, Rinaldo Remígio, e o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Júnior. Na oportunidade, eles fizeram um balanço dos concursos realizados e projetaram novas parcerias.

Após o concurso da Secretaria de Educação, que terá sua última etapa de provas neste domingo (21), e da seleção para estagiários, a expectativa é que Facape e prefeitura lancem o edital para o concurso de auditor da fazenda do município. Segundo o secretário, a autarquia vem se destacando pela confiança e credibilidade na realização dos certames.

“A Facape vem ampliando seu leque de atuação, seja na oferta de cursos de graduação, pós-graduação ou realização de concursos públicos não apenas para a prefeitura, mas para outros municípios e instituições. Isso é muito importante, o caminho da faculdade é esse: descentralizar e ampliar. A Facape tem um grande potencial e ainda será chamada para outros grandes certames pelo país afora”, ressaltou Geraldo.

De acordo com o professor Remígio, a parceria da Facape com outras instituições também é uma resposta da população ao trabalho que vem sendo desempenhado pela autarquia.

“Agradecemos ao Executivo municipal pela parceria e, em especial, à sociedade que acredita na instituição. Desde 2010, a Facape tem sido convocada pelo prefeito Julio Lossio para realização dos certames da prefeitura, desde a seleção de estagiários a concursos para auditores, docentes e guardas municipais. Além dos concursos, também realizamos capacitações por meio da Escola do Servidor. O prefeito elegeu a Facape exatamente pelo comprometimento da nossa equipe e pela credibilidade do nosso trabalho”, comemorou Remígio.

Com Informações de Ascom

Rompimento com FBC: emocinados vereadores se solidarizam com Ronaldo Cancão

Vereadores

A notícia do rompimento com o grupo liderado pelo senador Fernando Bezerra coelho (PSB), comunicada na sessão desta quinta-feira (18), na Câmara Municipal pelo vereador Ronaldo Cancão (PSL), pegou muita gente de surpresa e fez o vereador Ibamar Fernandes (PRTB ir as lágrimas ao se solidarizar com o colega da oposição.

“Se você quer saber se Ronaldo é amigo é só um dia você precisar dele, aí sim é que você vai ficar sabendo quem é a pessoa do Ronaldo, então desejo tudo de bom, sucesso nessa nova caminhada, espero é que você seja eleito e quero dizer a vossa excelência que continuamos aqui no oposição, juntos, unidos não vamos deixar essa casa ir a baixo, fica aqui o meu afeto, o meu abraço,  não só dos amigos da oposição, mas também da situação e de meus familiares, da família Fernandes,  um beijo no seu coração e vá com Deus, Deus é maior do que tudo”, disse Ibamar.

Já o vereador José Batista da Gama (PDT) lamentou o rompimento afirmando que “ter ido até ao Recife para tratar desse assunto”, mas não obteve exito.

Para a vereadora Maria Elena (PSB), Ronaldo é um homem de grupo. “Reconheço que perdemos na nossa bancada um grande companheiro, uma pessoa de atitude que politicamente se mostra.  Eu pessoalmente lamento muito a saída de Ronaldo do nosso grupo, porque sempre vi nele um hoem que quando ele está, verdadeiramente está, ele defende as bandeiras”.

Presidente Dilma Rousseff visita Petrolina e Juazeiro

Dilma 02

Imagem Internet

Está confirmada para esta sexta-feira (19), a visita da presidente Dilma Rousseff (PT), que virá acompanhada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner as cidades de Petrolina e Juazeiro.

Em Petrolina, sertão pernambucano, a agenda deverá incluir às 10h, a cerimônia de entrega de um conjunto habitacional  composto por 2,4 mil casas no Residencial Vivenda 1 e 2,  os quais são frutos de investimentos da ordem de R$ 153 milhões através do programa Minha Casa, Minha Vida, que segundo estatísticas já beneficiou 10 mil pessoas no município.

Ao meio dia, Dilma segue para Juazeiro (BA),onde visita a Moscamed Brasil, primeira biofábrica do país destinada à produção de insetos estéreis e controle biológico de pragas. Na ocasião, ela conhecerá o Projeto Aedes Transgênico (PAT), desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) com o objetivo de controlar a transmissão de doenças a partir da produção de mosquitos geneticamente modificados que serão capazes de suprimir populações naturais do transmissor.

Logo em seguida, às 14h, a presidenta participa de ação com alunos do Colégio Alfredo Vianna que faz parte da Mobilização Nacional da Educação Zika Zero, oportunidade que  poderá conceder entrevista coletiva.

A visita será dedicada à mobilização de estudantes, professores, servidores técnicos e pais de todos os estabelecimentos de ensino do país, incluindo as 188.673 escolas de educação básica, as 63 universidades federais, os 40 institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica. A iniciativa conta com o apoio das secretarias estaduais e municipais de educação, além das Forças Armadas. A mobilização dá prosseguimento ao proposto no Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, firmado no início do mês entre o Ministério da Educação, demais representantes do governo federal, de estados e municípios, além de instituições e organizações públicas e particulares.

Finalmente, o caso Beatriz ganhará repercussão nacional

Beatriz-Angelica-Mota-menina-sete-anos-morta-escola-auxiliadora

O clamor do povo sanfranciscano por justiça ecoará no Brasil e no mundo. A equipe da TV Globo esteve na cidade de Petrolina, mas precisamente no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, da rede Salesianas, gravando uma matéria que tratará do homicídio da garotinha Beatriz Angélica, ocorrido nas dependências da escola, durante uma festa. A irresignação das comunidades motivou inúmeros protestos pedindo justiça, incluindo passeatas e obstrução da ponte Presidente Dutra que liga as cidades de Petrolina e Juazeiro,  bem como nas redes sociais objetivando  descobrir quem tivera praticado tamanha crueldade.

A esperança é que com a força de um veículo de comunicação de nível nacional, o caso possa por fim ser desvendado.

“Hoje nós ficamos ficando aqui, enchendo linguiça” afirma vereador após PL não entrar em pauta por falta de parecer

Câmara Municipal de Petrolina

Na sessão desta quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Petrolina, sertão de Pernambuco, o projeto de lei do executivo, que dentre outros pontos, propõe a redução da cobrança do Imposto Sobre Serviço (ISS) sobre Instituições de Ensino Superior, foi retirado de pauta por falta de quantidade mínima de assinatura da comissão competente. Neste caso, a Comissão de Finanças composta pelos vereadores Alvorlande Cruz (PHS), Zenildo Nunes (PSB) e Pérsio Antunes (PMDB), que se fazia ausente na Casa.

De acordo o que foi discutido em plenária, o vereador Zenildo teria se comprometido a dar o parecer ontem (17), para que o projeto tramitasse na Casa, assim afirmou Osório Siqueira (PSB), Presidente da Câmara. Porém, de última hora o vereador deu para trás e pediu mais tempo para analisar o Projeto de Lei, apesar da matéria já circular na Câmara há 63 dias.

O ponto chave é que o projeto não pode entrar em pauta se não tiver duas, das três assinaturas da comissão, com Pérsio viajando, o projeto saiu de discussão com Zenildo irredutível as tentativas dos demais colegas em convencer o vereador a dar seu parecer. Porém, sem sucesso.

O PL propõe a dedução de até 60% (sessenta por cento) do Imposto Sobre de Qualquer Natureza – ISS, a empreendimentos prestadores de serviços de ensino superior que venham a se instalar no Município Petrolina, para efeito de concessão de bolsas de estudo para alunos oriundos da rede pública de ensino.

Ednaldo Lima

Líder da bancada da situação, vereador Edinaldo Lima (PMDB)

Para o líder da situação Ednaldo Lima (PMDB), mesmo tendo dois projetos aprovados: um que nomeia uma praça na localidade da Tapera com o nome do ex-deputado Osvaldo Coelho e o outro que um título de cidadão petrolinense, o dia de trabalho foi desperdiçado.

“Hoje nós ficamos ficando aqui, enchendo linguiça. (…) Mas esses dois projetos não acrescentam em nada, do ponto de vista social e de crescimento de Petrolina. Nós somos vereadores bem pagos pela população, temos um salário de R$ 12 mil reais e hoje nós não conseguimos trabalhar. Eu estou aqui, frustrado” afirmou.

Ainda segundo o vereador, a comissão tem um prazo de três dias para dar um parecer, não sendo colocado, a comissão poderá ser substituída por uma comissão especial.

Sendo aprovado, o projeto também beneficiaria diretamente a Faculdade Maurício de Nassau, que está se instalando na cidade de Petrolina.

Ronaldo Cancão sai do grupo de FBC, mas mantém esperança de alinhamento político no futuro

58e18b7b-0204-4e4b-bf65-8fe6677ace3f

O vereador de oposição Ronaldo Souza,  anunciou na manhã desta quinta-feira (18), durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Petrolina, Casa Plínio Amorim, saída do grupo de Fernando Bezerra Coelho. O parlamentar caminhará a partir de agora com o deputado federal Adalberto Cavalcanti (PMB).

De acordo o vereador, um dos motivos que o fez migrar para outro partido foi ver a mudança de lado do partido que estava saindo da oposição, para caminhar com a situação.

“Eu tive a infelicidade do partido que estou hoje, ir para as mãos do prefeito. Me trouxe um desconforto. Permanecer num partido que hoje é da base do governo, do prefeito Júlio Lossio é confortável. Eu tinha que ter o entendimento e procurar um partido que eu procurasse sobreviver politicamente. Até porque quem vai avaliar o meu comportamento é o povo” desabafou.

ronaldo-cancao 2

De acordo o Ronaldo Cancão, a relação com Adalberto vai além da política, as esposas de ambos são irmãs e esse seria um outro ponto que pesou sob a mudança de legenda do vereador.

“Nós já havíamos conversado há mais de seis meses. (…) Familiarmente, a minha sogra pediu um entendimento familiar e a gente teve isso. Até porque estava causando um transtorno familiar, já que as duas irmãs e os dois concunhados estavam desunidos familiarmente. Nos reunimos, ele pediu o meu apoio e disse a ele que naquele momento não poderia dar uma posição” afirmou.

Sobre a saída do grupo do Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB),  o vereador Ronaldo afirma que não há arranhões e que se diz satisfeito com até então, seus aliados políticos.

“Não tenho o que dizer do grupo FBC. Saio tranquilo, com gratidão e foi uma lição de vida para mim. Fernando me ajudou muito. Foi uma escola, uma lição, um exemplo de vida pra mim. Saio com as portas abertas e a que um dia, lá na frente a gente possa se encontrar” finalizou.

A filiação ao partido deve ocorrer na próxima semana.

Perpetua Rodrigues é candidata do PSOL em Petrolina

Perpetua Rodrigues 1

Rosalvo Antônio bem que tentou por duas vezes ser prefeito de Petrolina pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), mas não deu. Rosalvo surge como pré-candidato a vereador e já confirma que está pronto para o novo desafio político em 2016.

E para tentar novamente a cadeira do Palácio Guararapes, o PSOL, definiu nesta quarta-feira (17), que a bola da vez será a Sindicalista Perpetua Rodrigues. Agora é esperar para ver se dessa vez vai dá certo.

Enfermeira do Hemope fala sobre doação de sangue e medula óssea na Facape

Enfermeira 2

Incentivando veteranos e calouros a doarem sangue. Como parte da Semana de Integração, o ‘trote solidário’ levou a enfermeira do Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco), Benvinda Barros, diretamente aos alunos e professores da autarquia. Ela participou da recepção dos calouros da Facape em Petrolina (PE)  e orientou sobre a doação de sangue e de medula óssea, destacando a importância do ato para a sociedade.

Em entrevista, a enfermeira esclareceu alguns pontos sobre a doação:

Quais os critérios para ser um doador?

Primeiro, a gente segue o princípio de que o doador tem que estar bem com o ato, para fazer bem ao outro. A doação de sangue ou de medula óssea é um ato de altruísmo e deve partir de cada um, sem esperar nada em troca.

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos que gozem de boa saúde, com peso acima de 50 quilos. Se o doador for menor de idade, deve ser autorizado pelo responsável. O doador deve estar descansado e bem alimentando no dia. Quem deseja doar sangue não pode ingerir nenhum medicamento nas últimas 12 horas antes da triagem, nem bebida alcoólica no dia.

As pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos, fizeram transfusão de sangue ou fizeram tatuagem devem esperar o período de um ano para doar.

Como é o procedimento?

Primeiro o doador é cadastrado no Hemope, apresentando documento oficial com foto. Em seguida, passa por uma pré-triagem, para checar pressão, temperatura, peso, altura e são realizados testes de sangue. Por último, o médico faz um questionário para saber o histórico médico do doador. É importante que a pessoa seja sincera ao responder as perguntas para evitar transmissão de doenças aos pacientes. Se a pessoa estiver apta à doar, é encaminhada para a coleta, que é de uma bolsa de sangue de aproximadamente 450 ml.

 Quantas vezes por ano uma pessoa pode doar sangue?

Os homens devem esperar 60 dias após uma doação para poder fazer uma nova triagem, o que dá quatro doações por ano. Para as mulheres, que demoram mais a repor o estoque de ferro no organismo, o intervalo é de 90 dias, três doações por ano.

 Como funciona o cadastro de doador de medula óssea?

Para ser um doador de medula óssea, a pessoa deve fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), que é coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Esse cadastro deve estar sempre atualizado. Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos pode ser um doador voluntário.

Tem pessoas que vão doar achando que a doação vai ser direcionada para alguém específico. Mas não é assim que funciona. O registro é nacional é ligado aos cadastros internacionais, ou seja, a busca por doadores é feita em todo o mundo.

Ao se cadastrar, a pessoa assina um termo de compromisso e é realizada a coleta de uma amostra de sangue de 5 ml, usada para a realização de testes, que vão identificar as características genéticas do doador. O procedimento só é feito uma vez.  As informações são armazenadas digitalmente e cruzadas com dados de pacientes que precisam de transplante.  Se o doador for compatível com algum paciente, ele é chamado para fazer a doação. Todas as despesas – deslocamento, hospedagem – são custeadas pelo Ministério da Saúde. O doador não tem custo com nada.

O que é medula óssea?

Muitas vezes, as pessoas têm medo de doar porque confundem medula óssea com medula espinhal. A medula óssea é a fábrica do sangue que está nos ossos longos. É onde são produzidos os leucócitos, hemácias e as plaquetas. Já a medula espinhal, localizada na coluna vertebral, é formada por tecido nervoso e tem a função de transmitir impulsos nervosos do cérebro para o resto do corpo.

 Como é o procedimento de doação de medula óssea?

O procedimento pode ser feito de duas formas: pela coleta direta das células-mãe dentro da medula óssea no osso da bacia, que é realizada com uma agulha especial e com anestesia geral, ou, pela veia, com a máquina de aférese, que filtra as células-mãe no sangue.

 Quais as chances de compatibilidade?

Entre familiares, as chances de encontrar um doador compatível são de 25%.  Mas, em doadores sem parentesco, as chances são de uma em cada 100 mil pessoas. Por isso é importante o cadastro. Quanto mais pessoas cadastradas, maior a probabilidade de os pacientes encontrarem doadores compatíveis.

 Qual a quantidade estimada de doações de sangue e medula óssea em Petrolina?

Nós temos cerca de mil doações de sangue por mês. A de medula óssea é contabilizada por número de doadores, já que só é preciso fazer a triagem uma vez para ser cadastrado. Temos em torno de 200 a 300 doadores de medula cadastrados.

Com informações da Ascom/foto divulgação

Vereador Ronaldo Cancão acaba de anunciar rompimento com o grupo de Fernando Bezerra Coelho

RONALDO CANCÃO

Na tribuna da Câmara Municipal de Petrolina o vereador Ronaldo Cancão, antigo aliado de Fernando Bezerra Coelho (PSB), acaba de anunciar o rompimento com o grupo liderado pelo senador. Cancão informou que agora vai seguir a liderança do deputado federal e pré-candidato a prefeito de Petrolina-PE, Adalberto Cavalcanti (PMB). Mais detalhes em instantes, inclusive iremos postar o vídeo com a fala do edil.