Falta de habitação popular exige paciência dos moradores de Lagoa Grande

(Foto: Divulgação/Ascom)

Nesta terça-feira (10) o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Vilmar Cappellaro, o vice-prefeito, o secretário de infraestrutura, a secretária de Assistência e a chefe de gabinete estiveram reunidos com 18 moradores do município em busca se uma solução para falta de habitação popular, em Lagoa Grande

Os moradores que estiveram na reunião estão sem moradia e durante o encontro conversaram com o prefeito sobre a possibilidade de que o programa habitacional contemple o município o mais breve possível.

“Estamos iniciando a gestão. Precisamos agir com coerência, responsabilidade e responsabilizar quem deve ser responsabilizado. Já estivemos discutindo o assunto da falta de habitação no ministério das Cidades, na Caixa Econômica Federal e com o governo do Estado. A situação que vocês vivem hoje não foi criada por nós, mas estamos aqui para encontrarmos juntos, as formas de resolver”, afirmou o prefeito.

Ainda sobre o projeto de habitação, o prefeito reforçou que levantamentos estão sento feitos para que o projeto seja implantado o mais breve possível. “O secretário de Infraestrutura, já está fazendo um levantamento das áreas para novas moradias. Não podemos dizer, não construam, porque isso não tem nenhuma legalidade. Hoje, vocês gastam o pouco que tem, construindo irregularmente e depois vem a justiça e manda demolir. Falo com tristeza porque sinto a dor de cada um. O caminho da lei é o mais demorado, porém, o mais garantido” aconselhou Capellaro que conta com a paciência dos moradores para que o projeto seja executado conforme a lei.

Entre os moradores que estavam na reunião Washington Alves Cardoso Oliveira, reconheceu a boa vontade da nova gestão em atender as reivindicações.

“Sabemos que vocês estão entrando agora. O que fez agente entrar num terreno é a necessidade e não a nossa irresponsabilidade. Na gestão passada, ficamos a madrugada na calçada, na porta da Assistência Social, fizemos o cadastro, e eles deram casas para apadrinhados, a quem não precisa” declarou.

Estudante faz desabafo em rede social sobre a falta de segurança na Orla de Petrolina

A Orla de Petrolina é frequentada diariamente por diversas pessoas que apreciam atividades ao ar livre, mas infelizmente o clima de insegurança do local tem assustado a população da cidade.

Nesta segunda-feira (09), o estudante João Luiz de Oliveira passou por um verdadeiro sufoco quando foi ameaçado por um homem armado com uma faca. Segundo o relato do estudante, por volta das 18h um rapaz, que aparentava estar embriagado, se aproximou e começou a puxar assunto falando de maneira desconexa. João Luiz que estava acompanhado de um amigo, evitou a conversa com o estranho, foi quando ele mostrou uma faca.

“Ele tirou a camisa enquanto contava uma história, dizia ter acabado de salvar 3 mulheres no meio do rio, foi aí que vi o cabo da faca. Pouco tempo depois ele tirou a faca, que tinha uma lâmina de aproximadamente 20 cm”

O homem, segundo a descrição da vítima, era moreno, magro e tinha aproximadamente 1,77m de altura e estava visivelmente alcoolizado, além de estar com uma latinha de bebida alcoólica (destilada).

Veja o depoimento na íntegra:

(Foto: Facebook/João Luiz)

Restaurante Popular de Petrolina não tem previsão de reabertura

(Foto: Ivaldo Reges​)

Durante coletiva com a imprensa nesta quinta-feira (05), o prefeito Miguel Coelho apresentou os problemas estruturais do Restaurante Popular de Petrolina, que está fechado desde o dia 29 de dezembro de 2016.

Os problemas apresentados revelam um restaurante sem a menor condição sanitária e estrutural de funcionamento, com uma câmara frigorífica violada, cadeiras quebradas e segurança instável. Entretanto, há planos de retornar as atividades em breve.

“Não há condições de fornecer ali, mas por se tratar de um restaurante popular, temos que agilizar esse processo. Vamos reformar, mas sabe que isso não é tão rápido porque reforma na administração tem que passar por licitação”, afirmou o prefeito.

O Restaurante Popular foi inaugurado em 2006, tem o objetivo de oferecer refeições saudáveis, com alto valor nutricional a preços acessíveis, para a população.

(Foto: Ivaldo Reges​)

(Foto: Ivaldo Reges​)

Segundo estudo, Brasil é o pior país para meninas na América do Sul

O Brasil é o pior país da América do Sul para meninas quando se fala em nível de oportunidades, conforme mostrou o segundo relatório da série “Every Last Girl”, da ONG Save the Children, divulgado nesta terça-feira (11). No ranking de 144 países, o Brasil ocupa a 102ª posição, sendo o último sul-americano.

Em primeiro lugar está a Suécia. A lista observa dados de casamento infantil, gravidez na adolescência, mortalidade materna, conclusão da escola secundária e representação das mulheres no Parlamento.

Ao falar do Brasil, que recebe destaque no documento, o relatório aponta para o fato de o País ter renda média superior e mesmo assim estar só um pouco acima do Haiti, o qual o documento chama de “frágil e com baixa renda”, que ocupa a 105ª posição.

LEIA MAIS

Trabalhos de limpeza e iluminação pública são realizados pelo SESP

(Foto: Internet)

O serviço é feito com base em necessidades e demandas de cada localidade (Foto: Internet)

Os serviços acontecem, através da Secretaria de Serviços Públicos, no município de Juazeiro (BA) seguindo um cronograma que leva em consideração as necessidades de cada região, além do atendimento de demandas da população que apresenta suas solicitações através do telefone da Secretaria 3612-5411.

Limpeza Pública Iluminação Pública
Varrição diária

 Avenidas: Adolfo Viana, Flaviano Guimarães, Santos Dumont, Raul Alves e Giuseppe Muccini

-Área Central, Travessa da Maravilha, Parque Lagoa de Calu, Orla Fluvial e em torno do Mercado do Produtor.

-Feiras dos Bairros Alto da Maravilha, Alto do Alencar e João Paulo II.

 Bairros: João Paulo II, Residencial Juazeiro I e II(Itaberaba), Dom José Rodrigues, Piranga e Castelo Branco.

 Caminhão varredor:

 Turno Matutino e Vespertino: Avenidas Girassol, Cristalina e Travessa da Codevasf.

Noturno: Avenida da Estação em Piranga.

 

 Ações de Manutenção em todo o Bairro:

 -Antônio Guilhermino

-Penha

-Maringá

 Atendimento a solicitações da população nos bairros

 -São Geraldo

-Castelo Branco

-Monte Castelo

Obs: Programação sujeita a alteração.

Com informações da ASCOM

Univasf e Prefeitura de Juazeiro entregam óculos de grau para alunos da rede municipal

(Foto: ASCOM)

A entrega dos óculos já beneficia 274 alunos. (Foto: ASCOM)

Cerca de 35 alunos da rede municipal do bairro Jardim Vitória/Penha foram beneficiados com óculos de grau na manhã desta terça-feira (28), por intermédio do programa ‘Saúde na Escola” que visa ofertar atendimento oftalmológico, exames e fornecimento de óculos gratuitos realizado nas edições da Caravana da Saúde nos bairros de Juazeiro.

A estudante Débora Laís, de 14 anos, uma das beneficiadas do programa, falou da importância do projeto. “Óculos de grau é muito caro e com o programa consegui adquirir. Tenho certeza que as dores de cabeça vão melhorar e vou conseguir estudar mais e melhorar minhas notas. Essa iniciativa é muito boa”, afirmou.

LEIA MAIS

FACAPE discute violência à pessoa idosa no projeto “Facape contra a intolerância”

Evento realizado na Facape discute a violência à pessoa idosa. (Foto: ASCOM)

Evento realizado na Facape discute a violência à pessoa idosa. (Foto: ASCOM)

Idosos, estudantes e docentes se reuniram esta semana na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) para discutir a violência contra a pessoa idosa. A iniciativa – organizada pela direção da faculdade – fez parte da campanha ‘Facape contra a intolerância’, que tem o objetivo de promover e ampliar as discussões sobre temáticas que envolvem atos de opressão vivenciados no ambiente acadêmico.

O evento aconteceu na data em que é celebrado o Dia Mundial da Conscientização contra o Abuso de Idosos – 15 de junho. A programação foi aberta pelo professor Geison Duarte, que trabalhou a interação dos participantes com alongamentos, danças e atividades físicas. Logo depois, estudantes do Colegiado de Direito, Fernanda Leal e Edson Andrade, explicaram como identificar os tipos de violência contra a pessoa idosa, destacando os meios para denúncia e as punições de acordo com a lei.  Já a estudante de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE), Tatiana de Souza, ministrou a palestra ‘Violência: o avesso do respeito’.

LEIA MAIS

Visando a conscientização no trânsito, a AMMPLA está engajada no projeto “Professor Amigo do Trânsito”

Participação no curso de capacitação professores amigos do trânsito. (Foto: Reprodução/ASCOM)

Participação no curso de capacitação professores amigos do trânsito. (Foto: Reprodução/ASCOM)

O projeto “Professor Amigo do Trânsito” tem como público alvo os professores de escolas públicas do ensino fundamental I e II que já fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito. A Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), e vinte e seis Secretarias de Educação Municipal, estão engajadas no Projeto, que busca a conscientização e redução de acidentes no trânsito.

Jilmar Barros, agente de trânsito e coordenador do setor de Educação da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) é um dos participantes do Curso de Capacitação Professores Amigo do Trânsito que está acontecendo em Recife, no auditório do Detran, entre os dias 16 e 17 de junho.

Para Jilmar a educação das crianças e dos adolescentes é essencial para construir uma cidade mais humanizada no futuro.

“É prioridade da AMMPLA sempre se envolver nas mais diversas ações voltadas para conscientização e redução de acidentes. Por isto é essencial a Educação para o Trânsito como tema multidisciplinar durante as aulas”, aponta Jilmar Barros.

LEIA MAIS

São João é comemorado pelos usuários do CAPSi

Crianças comemorando o São João do CAPSi (Foto: ASCOM)

Crianças comemorando o São João do CAPSi (Foto: ASCOM)

Nesta quinta-feira (16), os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infato-Juvenil (CAPSi) e seus familiares comemoraram os festejos juninos com brincadeiras, quadrilha, comidas típicas e muita animação.

Sheila dos Santos Silva frequenta o CAPSi há 5 anos, desde que seu filho começou a ser acompanhado pelo serviço, e conta que os momentos de festa são importantes para quebrar a rotina. “Eu gostou muito quando o CAPSi organiza uma festa assim como o São João, porque a gente sai da rotina e vejo que meu filho se distrai, se diverte e interage mais com as outras crianças”.

Para a coordenadora do CAPSi, Poliana Cruz, celebrar as datas festivas também faz parte do tratamento. “Em dias festivos o melhor é proporcionar aos nossos usuários momentos de diversão e interação, aspectos que ajudam, e muito, no tratamento”.

Com informações da ASCOM

Neste sábado, os aniversariantes de Junho serão atendidos nas unidades de saúde

Aniversariantes de junho serão atendidos neste sábado (18) (Foto: Reprodução)

Aniversariantes de junho serão atendidos neste sábado (18) (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde de Petrolina realizará neste sábado (18) mais um dia D do programa Aniversário Saudável. Os aniversariantes do mês de junho, cadastrados no programa, serão atendidos nas Unidades de Saúde. A inciativa é do prefeito Julio Lossio com o objetivo de promover saúde e prevenir doenças.

“Uma equipe do Call Center entra em contato com os aniversariantes, por telefone, para informar do dia e horário da consulta. Essa é a primeira etapa do programa que prevê uma avaliação geral e, de acordo com o quadro de saúde, são solicitados exames e consultas complementares”, esclareceu a coordenadora do Programa, Aretha Cavalache.

“Pedimos aos nossos usuários que compareçam para realizar sua avaliação. Esse programa é inédito e tem como único objetivo promover ainda mais saúde à nossa população”, frisou a secretária de Saúde, Mara Gonçalves.

O Programa Aniversário Saudável visa proporcionar uma avaliação de saúde no mês do aniversário de todos os petrolinenses.  O programa é baseado nas 5 principais causas de mortalidade – hipertensão, diabetes, câncer de mama, câncer de colo de útero e câncer de próstata.

Óculos de grau são entregues a alunos da rede municipal de Maniçoba

Aluno concluindo exame de vista. (Foto: Reprodução)

Aluno concluindo exame de vista. (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (14), cerca de 23 alunos receberam óculos de grau, eles faziam parte da rede municipal de ensino e foram atendidos durante a Caravana da Saúde no distrito de Maniçoba pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco.

A ação integra também o “Programa de Saúde na Escola” que visa ofertar atendimento oftalmológico, realização de exames e fornecimento de óculos gratuitos. O agente de saúde, Manoel Neto, acompanhou a entrega dos óculos para seus dois filhos. “Esses óculos vão servir bastante para corrigir a visão dos meus filhos. Fico muito feliz com esse benefício”, disse.

LEIA MAIS

Dioceses de Petrolina e Juazeiro realizam Audiência Pública com lema: saneamento básico e rio são francisco

audiencia

Amanhã (14) às 18h30, no Centro de Cultura João Gilberto será realizada a 2ª audiência pública com o tema: “construindo juntos: paz com a natureza”. O evento reunirá representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário de Juazeiro, Petrolina e entidades da sociedade civil que discutirão o lema: “saneamento básico e rio são francisco”.

A realização da audiência diz respeito à campanha da fraternidade 2016, que traz para o centro dos exercícios espirituais uma situação da vida cotidiana, a qual conclama a mudança de mentalidade com ações que colocam, na posse da vida, a prática da justiça com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE” – Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca.

A audiência terá a participação de representantes da Câmara de Vereadores e da Diocese de Petrolina e buscará fazer com que cada instituição reflita sobre o papel que cada órgão precisa assumir com o objetivo conscientizar a sociedade a preservar melhor a natureza e a revitalização do Rio São Francisco.

LEIA MAIS

Povo educado, cidade limpa

Retirada de lixo (Foto:Blog Waldiney Passos)

Limpeza de terreno (Foto:Blog Waldiney Passos)

Após matéria publicada neste blog sobre o acúmulo de lixo, com imagem de um terreno da Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, foi feita a limpeza do local. Um caminhão sem identificação providenciou a retirada do entulho.

Não jogue nada no chão. Lugar de lixo é nas usinas de reciclagem e não nas ruas e rios, onde só causarão problemas a vida humana.

Estudantes da Facape realizam ação jurídica neste sábado no bairro José e Maria

Segundo os organizadores, a ideia é apenas orientar a população, na tentativa de aproximar os serviços jurídicos de quem precisa, além de colocar em prática o que é visto na sala de aula/Imagem ilustrativa

Segundo os organizadores, a ideia é apenas orientar a população, na tentativa de aproximar os serviços jurídicos de quem precisa, além de colocar em prática o que é visto na sala de aula/Imagem ilustrativa

Os moradores do bairro José e Maria, em Petrolina, irão receber assistência jurídica gratuita neste sábado (11). A ação é uma iniciativa dos estudantes de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), por meio do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular – Najup Velho Chico.

O atendimento será realizado na Associação das Mulheres Rendeiras, das 8h30 às 12h, e haverá distribuição de senhas. No local, os estudantes irão orientar sobre casos de Direito da Família (divórcio, guarda de menores, pensão alimentícia), Direito do Consumidor (produtos com defeito, atraso na remessa, etc.), e retirada de documentos (como fazer RG, CPF, carteira de trabalho, cartão do SUS, cartão Bolsa Família, habilitação, certidão de nascimento, título de eleitor, entre outros).

Segundo os organizadores, a ideia é apenas orientar a população, na tentativa de aproximar os serviços jurídicos de quem precisa, além de colocar em prática o que é visto na sala de aula. “Qualquer pessoa interessada pode participar, levando documentos pessoais e aqueles que podem ajudar na solução de cada caso. Estudantes de Direito de qualquer período também podem nos acompanhar e auxiliar nas próximas edições do projeto”, explica Marília Nunes, uma das alunas do Najup Velho Chico.

Com informações da Assessoria

Caminhada chama atenção para o problema do trabalho infantil

trabalho infantil

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Salgueiro – através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil(PETI) –  promove a partir das 8h desta sexta (10), nas principais avenidas da cidade, uma caminhada com profissionais da Justiça, do CRAS, órgãos que trabalham com o Programa Jovem Aprendiz, alunos e educandos dos programas e serviços sociais e das escolas de Salgueiro. A concentração será na praça da Catedral e durante o trajeto serão distribuídos panfletos com trabalho educativo sobre o combate ao trabalho infantil.

Este ano, a campanha traz como tema “Nem a rua, nem o trabalho. Criança deve brincar e estudar” e tem como símbolo uma carroça e um ursinho, fazendo alusão à exploração da mão de obra infantil no carregamento de produtos, nas feiras-livres.

A caminhada termina na praça em frente à Prefeitura e conta com a animação de pernas de paus e da banda de percussão do Centro da Criança e do Adolescente.

LEIA MAIS