UPAE de Petrolina destaca atuação do Assistente Social na Saúde

assistente social

O Dia do Assistente Social foi comemorado neste domingo (15) e, como forma de homenagear a categoria, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) destaca a importância da atuação deste profissional na saúde, que tem como competência intervir junto aos fenômenos sociais, culturais e econômicos que interferem no processo saúde/doença.

O Assistente Social é um profissional de saúde que contribui nos níveis de prevenção, tratamento e recuperação do paciente informando sobre os seus direitos ou fornecendo à equipe multiprofissional os dados necessários sobre uma possível doença subjetiva, por exemplo; entre outras ações que contribuem para que o usuário da saúde pública seja tratado de forma holística.

Na UPAE, a equipe de assistência é composta por 6 profissionais, cujas atribuições estão relacionadas à:facilitar o acesso aos recursos da rede pública; notificar casos de abandono ou outras ocorrências aos órgãos responsáveis; realizar ações socioeducativas; acompanhar o paciente no pré e pós-cirúrgico; e atender a família ou responsáveis pelo paciente em caso de óbito, intervindo especificamente em relação às informações sobre previdência social, seguro social e articulação com a rede de serviços.

No ano passado foram registrados mais de 8 mil atendimentos. “Em 2016 comemoramos os 80 anos de atuação profissional no Brasil. Os avanços são grandes e a nossa categoria tem sido a cada dia mais reconhecida e valorizada. Aqui na UPAE não é diferente. Temos um amplo espaço de atuação e a confiança da equipe multiprofissional. Os números falam por si e ressaltam o nosso trabalho dentro da unidade de saúde”, destaca a supervisora Nazaré Cunha.

Com informações da Assessoria

Campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é realizada em Salgueiro

crianças

A secretaria de Desenvolvimento Social de Salgueiro, por meio do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS), realizará nesta terça-feira (17), a culminância do projeto ‘Faça bonito, plante uma flor’, com mobilização nas escolas, palestras, apresentações culturais e panfletagem.

Às 15h, na praça Ceus Cohab serão realizadas apresentações culturais, através da modalidade artística do teatro.

No dia 18 de maio, haverá a continuidade do projeto ‘Faça bonito, plante uma flor’ que será às 9h, na praça da Prefeitura, com um pit-stop dos alunos da Escola Dom Malan e, às 16h, haverá apresentações culturais na Praça da Academia das Cidades.

LEIA MAIS

Jovens com deficiência terão direito à reserva de 10% das vagas de programas de aprendizagem

A obrigatoriedade se aplicará às iniciativas dos órgãos e entidades do Estado voltadas à formação profissional/Foto:Portal Alepe

A obrigatoriedade se aplicará às iniciativas dos órgãos e entidades do Estado voltadas à formação profissional/Foto:Portal Alepe

Com o objetivo de garantir a inclusão de adolescentes com deficiência no mercado de trabalho, o Estado será obrigado a reservar 10% das vagas nas iniciativas que ofereçam oportunidades a jovens aprendizes. A determinação está prevista na Lei nº 15.798. A norma, originária do Projeto de Lei nº 619/2015, de autoria da deputada Raquel Lyra (PSDB), foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), no último dia 3 de maio, e entrou em vigor na data da publicação.

A obrigatoriedade se aplicará às iniciativas dos órgãos e entidades do Estado voltadas à formação profissional. A medida está em conformidade com o artigo 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei Federal nº 5.452), que dispõe sobre os contratos de aprendizagem. Com relação ao conceito de pessoa com deficiência, a nova norma atende aos critérios da Lei Federal nº 13.146, de 2015.

LEIA MAIS

Salgueiro vai realizar eleição para o Conselho Municipal de Saúde

conselho de saúde de salgueiro

Encontra-se aberto edital para a eleição de representantes dos segmentos usuários, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviços de saúde, conveniados privados ou sem fins lucrativos para participarem da plenária do processo eleitoral da composição do Conselho Municipal de Saúde de Salgueiro, sertão central.

No total são 16 conselheiros, sendo 8 usuários, 4 trabalhadores e 4 gestores. As inscrições das entidades representativas vão até  o próximo dia 06 de junho. Para se inscrever é preciso apresentar cópias registradas em cartório dos seguintes documentos: ata de fundação da entidade ou movimento social, estatuto da entidade ou movimento social, cartão de CNPJ do órgão ou entidade, ata de eleição ou escolha do atual representante legal do órgão ou entidade, cédula de identidade do representante legal do órgão ou entidade, comprovante de atuação de, no mínimo, 2 (dois) anos e  cópia de comprovante de residência.

LEIA MAIS

Enfermeiros recebem orientações sobre benefícios do Programa Anjo da Guarda

O programa Anjo da Guarda tem o objetivo de fortalecer a assistência à gestante e à criança durante o pré-natal e puerpério/Foto:ASCOM

O programa Anjo da Guarda tem o objetivo de fortalecer a assistência à gestante e à criança durante o pré-natal e puerpério/Foto:ASCOM

Divididos em quatro turmas, cerca de 80 enfermeiros da rede municipal de saúde participam até esta quinta (120,  de reuniões do Programa Anjo da Guarda. O encontro tem como objetivo orientar os profissionais sobre os benefícios que serão oferecidos pelo Programa.

 “Nós reunimos os enfermeiros aqui nesses dois dias para esclarecer todos os procedimentos e critérios adotados para a entrega dos benefícios às gestantes. Eles estarão em contato direto com as usuárias e, por isso, precisam estar embasados para esclarecer qualquer dúvida”, explica a coordenadora do Programa Anjo da Guarda, Isabel Alves.

 O programa Anjo da Guarda tem o objetivo de fortalecer a assistência à gestante e à criança durante o pré-natal e puerpério (após o parto), integrando dois eixos importantíssimos: Assistência à Saúde e Assistência Social, visando reduzir a mortalidade materno-infantil.

 Entre os benefícios oferecidos pelo Programa estão fraldas, enxoval para o bebê e cesta básica.

Com informações da Assessoria

 

Em Salgueiro, serviços de proteção ao consumidor e de assessoria jurídica gratuita estão funcionando em novo endereço

defesa Procon

O serviço de Proteção ao Consumidor – Procon e o Núcleo de Prática Jurídica estão atendendo em novo endereço. O novo prédio, inaugurado na última semana, fica na avenida Agamenon Magalhães.

O coordenador do Procon, Marco Aurélio Dutra, explica que ambos os órgãos prestam serviços sociais relevantes, principalmente para a população de baixa renda, já tendo auxiliado mais de cinco mil pessoas no município. “A defensoria pública não tem tido condições de apoiar a demanda que vem surgindo. Então, aqui, temos a obrigação de atender a população de uma forma digna, além de oferecermos um laboratório para a prática dos alunos da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central ( Fachusc), já que uma das grandes dificuldades dos profissionais da área jurídica é entrar no mercado de trabalho sem ter contato com a clientela”.

O prefeito Marcones Libório de Sá disse que é um  momento histórico de construção de uma nova mentalidade, resgatando o empenho da Prefeitura e da Autarquia Educacional de Salgueiro para instalar o curso de Direito numa região pobre, justamente com o intuito de promover uma sociedade mais justa. “Nossa sociedade, muitas vezes, tem o seu direito negado porque falta conhecimento. Então, que essa seja a casa dos alunos, de aprendizagem, mas, também, a casa do povo. Se não houver esse papel, nós estamos construindo, novamente, o direito das elites”.

Dentre as atribuições do Procon estão: defender os consumidores dos danos causados nas relações de consumo; fornecer informações sobre os seus direitos e deveres e garantir a efetivação da justiça.

Já no Núcleo de Prática Jurídica, estudantes de direito se capacitam para o exercício profissional, ao mesmo tempo em que oferecem assessoria jurídica gratuita à população carente.

SERVIÇO:

Avenida Agamenon Magalhães, nº 704
– Procon Salgueiro atende das 8h às 12h.
– Núcleo de Prática Jurídica atende de 8h às 12h e das 14h às 18h.

Com informações da Prefeitura de Salgueiro

Nove comunidades receberão a visita da Unidade Móvel de Atendimento Médico 

Para ser atendido não é preciso agendamento, a comunidade só precisa ir ao encontro da equipe. O atendimento começa às 8h/Foto:ASCOM

Para ser atendido não é preciso agendamento, a comunidade só precisa ir ao encontro da equipe. O atendimento começa às 8h/Foto:ASCOM

Durante o mês de maio nove localidades do interior de Petrolina vão receber a visita da Unidade Móvel de Atendimento Médico, que visa facilitar e ampliar o acesso da população, que mora nas áreas mais distantes, aos serviços de saúde.

Consultas médicas, aferição da pressão arterial, dispensação de medicamentos, solicitação de exames e consultas especializadas, são algumas das ações realizadas durante a visita da unidade. Para ser atendido não é preciso agendamento, a comunidade só precisa ir ao encontro da equipe. O atendimento começa às 8h.

Cronograma 11 a 31/05

11/05 – Capim

16/05 – Boa Vista

17/05 – Uruás

18/05 – Simpatia

23/05 – Assentamento Água Viva II

24/05 – Lajedo

25/05 – Assentamento Lindolfo Silva

30/05 – Uruás

31/05 – Tigre

Com informações da Assessoria

Conselho da Juventude de Juazeiro (BA) elege nova diretoria para o biênio 2016/2018

Os novos conselheiros debateram a importância de considerar a juventude em toda a sua pluralidade, pensando políticas que dialoguem com os jovens da sede do município e do interior/Foto:ASCOM

Os novos conselheiros debateram a importância de considerar a juventude em toda a sua pluralidade, pensando políticas que dialoguem com os jovens da sede do município e do interior/Foto:ASCOM

O Conselho Municipal de Juventude (COMJUV) realizou esta semana mais uma reunião ordinária na Casa dos Conselhos, em Juazeiro(BA). O encontro, que foi aberto ao público, deu posse aos seus novos membros, nove da sociedade civil e seis do poder público (sendo um representante do poder legislativo), e elegeu sua nova mesa diretora.

Representantes de movimentos sociais, entidades religiosas ligadas à juventude, setores educacionais, dentre outras organizações não governamentais, foram empossados e elegeram Bruna Barbosa, da União Brasileira de Mulheres (UBM), como presidente e Emanuel Alves, do Levante Popular da Juventude, como 1º secretário. A indicação do poder público para os cargos de vice-presidente e 2º secretário foram, respectivamente, Stallone Lima, da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU), e Suzana Almeida, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR).

Os novos conselheiros debateram a importância de considerar a juventude em toda a sua pluralidade, pensando políticas que dialoguem com os jovens da sede do município e do interior, com os secundaristas, a população LGBT, negra e com as mulheres. Segundo Stallone Lima (SECJU), o Conselho representa o compromisso da sociedade civil e do poder público com os jovens. “Trata-se de um importante instrumento de controle e participação da sociedade na gestão de políticas públicas. Através desse colegiado, notamos a importância da participação dos jovens na administração pública”, afirmou.

O COMJUV atua desde 2011 e está em sua terceira gestão, com reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos da juventude. Ao todo, conta com 15 membros. Além dos representantes governamentais, as entidades que compõem o novo quadro para o biênio 2016/2018 são: A Rede; Levante Popular da Juventude; Amigos da Ilha do Fogo; Projeto Sopão; Juventude Católica; UBM; CTB; UBES e UNE.

Com informações da Assessoria

Juazeiro mais uma vez é o único município da Bahia a ser selecionado pelo UNICEF para a 3ª Mostra Internacional da Semana do Bebê

O município vai mostrar a experiência da Semana do Bebê vivenciada no ano passado/Foto:PMJ

O município vai mostrar a experiência da Semana do Bebê vivenciada no ano passado/Foto:PMJ

Dos 85 municípios inscritos de várias regiões do país, Juazeiro está entre os vinte municípios selecionados para participar da 3ª Mostra Internacional das Semanas do Bebê, organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O município vai mostrar a experiência da Semana do Bebê vivenciada no ano passado.

A mostra será realizada no Recife entre os dias 23 e 26 de maio de 2016.  O objetivo do evento é promover a troca de experiências entre países, estados e municípios e discutir formas inovadoras e efetivas de fazer com que a Semana do Bebê traga impactos reais para a garantia dos direitos da Primeira Infância.

A diretora de Humanização da Secretaria de Saúde, Carla Lorena Pesqueira, comemorou a seleção.  “Já estamos em nossa 6ª edição da Semana do Bebê e ficamos muito felizes com essa seleção. É importante que nosso trabalho tenha esse reconhecimento, pois promovemos diversos debates, atividades e oficinas sobre os cuidados com a primeira infância. Juazeiro só tem a ganhar com essa seleção e mostrar um pouco do nosso trabalho pela garantia dos direitos ao bebê e a gestante. Em 2014, também fomos selecionados, é sinal que estamos fazendo um bom trabalho”.

LEIA MAIS

Workshop “Saúde em Libras” será realizado nesta sexta (6) em Paulo Afonso(BA)

cuso de libras

Para discutir temas relacionados à atenção e ao cuidado à pessoa surda será realizado, nesta sexta (6), das 8h às 18h, o 1º Workshop Saúde em Libras na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Paulo Afonso (BA). O evento é promovido pela Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Univasf e é destinado à comunidade acadêmica dos cursos de saúde da Universidade.

A programação terá início com discussões sobre a saúde da pessoa com deficiência de modo geral, através da ação do projeto Sentindo na Pele, que irá proporcionar aos participantes a simulação de experiências vivenciadas por pessoas com deficiência física, e da discussão sobre os impactos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Logo depois, será realizada a palestra “Saúde em Libras: pela dignidade do atendimento em saúde à pessoa surda”, ministrada pela professora do Colegiado de Psicologia da Univasf e coordenadora da CPEI, Karla Daniele Luz.

LEIA MAIS

Durante Fórum, Salgueiro vai debater Selo Unicef

selo unicef

Acontece na próxima sexta (06) em Salgueiro, sertão central, o II Fórum Comunitário da Criança e do Adolescente / Selo UNICEF – edição 2013-2016. O evento – coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Comissão Municipal Pró-Selo – acontecerá na Sede do Proac, às 8h, e será aberto a todo o público. A organização espera a participação expressiva de gestores, técnicos, conselheiros, lideranças sociais, dentre outros segmentos.

O fórum tem como objetivo avaliar a caminhada do município rumo aos objetivos do Selo UNICEF; a concretização das ações estratégicas de políticas públicas, bem como prestar contas à comunidade do que foi executado a partir do Plano de Ação Municipal e das desigualdades identificadas nos grupos de trabalho, ambos elaborados no I Fórum.

De acordo com a articuladora municipal, Márcia Barros, o II Fórum Comunitário proporcionará um espaço de debate à comunidade para refletir acerca da situação no município no que diz respeito às políticas públicas para crianças e adolescentes, avaliando avanços, conquistas e desafios a partir dos atuais indicadores sociais e as metas construídas no plano de ação do I Fórum, realizado em 2014.

LEIA MAIS

Em Paulo Afonso (BA), atendimento do Bolsa Família tem agora novo endereço

bolsa

Beneficiários podem procurar na Rua Floriano Peixoto, 1035, próximo a Funai. “A mudança foi feita para oferecer um atendimento melhor, em um espaço mais amplo e climatizado. Além da localização, que também é uma vantagem por estar perto de outros serviços. Isto, sem dúvida, vai oferecer melhores condições tanto para os que prestam atendimento, como para as pessoas que são beneficiadas”, pontua a gestora municipal do Programa Bolsa Família, Lucicleide Rodrigues.

De acordo com informações da Prefeitura de Paulo Afonso, mais de 20 mil famílias estão no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, e participam de algum tipo de benefício oferecido pelos programas do Governo Federal, como o Minha Casa Minha Vida; Taxa Social da Energia Elétrica e  o Bolsa Família.

Gerência Regional do Trabalho em Petrolina realiza palestra no domingo (01), sobre direitos trabalhistas

MTE

A escola Eneide Coelho Paixão, que funciona no bairro João de Deus, zona oeste de Petrolina, sedia no próximo domingo (01), às 10h, a palestra “Direitos trabalhistas, aspectos do trabalho rural e Norma Regulamentadora número 31”, que será proferida pelo auditor fiscal do Trabalho e Chefe do setor de Inspeção de Trabalho da Gerência Regional do Trabalho em Petrolina, Luciano Cortez. O debate ocorre dentro das comemorações pelo Dia do Trabalho e é promovido pela Usina Cultural.

Qualquer pessoa pode participar e, inclusive, tirar dúvidas ou fazer sugestões sobre o tema ao palestrante.

Para a Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Petrolina, é importante que a sociedade participe e conheça, além das atividades fiscalizadoras que são desenvolvidas, todas as informações sobre os serviços que são disponibilizados. É uma importante forma de também conscientizar empregados e empregadores sobre a legislação trabalhista, ou seja, seus direitos e deveres.

Juazeiro é representada em Conferência Nacional de Direitos Humanos

 

Durante o evento estão sendo discutidas questões como os direitos da pessoa com deficiência/Foto ASCOM

Durante o evento estão sendo discutidas questões como os direitos da pessoa com deficiência/Foto ASCOM

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro participam até a próxima sexta (29), em Brasília (DF), no Centro Internacional de Convenções (CICB), da 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de LGBT e da 4ª Conferência Nacional de Direitos da pessoa com Deficiência.

O enfrentamento à violência é um dos principais assuntos debatidos no evento. Para os palestrantes, “os movimentos da sociedade civil têm um papel fundamental na luta contra a violência porque promovem a cidadania”. De acordo com o Supervisor de Políticas Públicas LGBT da SEDIS, Anderson Mota, participar desse momento é de grande importância diante no novo cenário político em que o país está passando. “Sinto-me honrado em estar aqui. É preciso continuar na luta para não perder os direitos que já conquistamos. Não pode haver retrocesso. Criminalização e cidadania LGBT, já!”, ressalta Mota.

Josewilson de Souza, Coordenador do BPC da SEDIS representa Juazeiro na 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Este evento é mais uma oportunidade de aglutinação de propostas advindas dos diversos segmentos de todo o país, permitindo-nos uma maior participação na construção de uma nova história da garantia de direitos”.

Com informações da Assessoria

Prefeitura e Caixa Econômica Federal promovem dia D de entrega de cartões de programas sociais que estão retidos na agência. Seiscentos beneficiários já foram notificados

 

Os 600 beneficiários que ainda não retiraram seus cartões já foram notificados e agora só esperam a entrega

Os 600 beneficiários que ainda não retiraram seus cartões já foram notificados e agora só esperam a entrega

A secretaria de Cidadania de Petrolina, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), organiza o Dia “D”, para entrega de cartões de programas sociais que os beneficiários não foram retirar na agencia. O evento está agendado para o próximo dia ia 26 (terça), ,a partir das 8h, no Centro de Convenções.

Segundo a CEF e a Diretoria do Programa Bolsa Família, cerca de 600 (seiscentos) cartões cidadão estão retidos na agencia e com pagamentos a receber, sem que os beneficiários tenham feito a retirada.

A prefeitura e a CEF decidiram fazer o dia D para escoar a quantidade de cartões parados na agencia. A secretária de Cidadania, Adinair Viana, fala da preocupação com os beneficiários que tem o repasse para receber, mas que estão sem poder fazer a retirada do dinheiro por não ter em mãos o cartão de acesso.

“O dia “D” será uma ação especial voltada especialmente para a entrega do cartão cidadão. Nossa preocupação maior é com o beneficiário que precisa fazer essa retirada do cartão para que seu dinheiro seja liberado. Acreditamos que vai dar muito certo o evento”, pontua.

Petrolina tem mais de 70 mil famílias inscritas em programas sociais e 35 mil famílias beneficiárias que recebem repasse do Governo. O município se destaca pela agilidade que presta aos serviços assistenciais e tem sido referência para outras cidades no atendimento com os beneficiários do Programa Bolsa Família. Os 600 beneficiários  que ainda não retiraram seus cartões já foram notificados e agora só esperam a entrega.

 

 

20212223