Em live, Miguel debate segurança pública com presidente do Sinpol-PE

Miguel Coelho (União Brasil) promoveu uma live na noite de terça-feira (19) e o pré-candidato ao Governo de Pernambuco falou sobre o crescimento da violência no estado. O bate-papo teve a participação do presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Rafael Cavalcanti.

O político petrolinense falou sobre a desvalorização dos profissionais da segurança e propôs mudanças na gestão estadual. “A gente precisa de uma nova política de segurança, porque o Pacto pela Vida está ultrapassado, vencido, só tem estatísticas que não condizem com a realidade. Enquanto isso a população está com medo, assustada, e as forças de segurança desvalorizadas”, disse Miguel.

O gestor público citou exemplos empregados em Petrolina, como a integração das polícias civil e militar com a guardas municipais.

Guarda Civil de Juazeiro intensifica patrulhamento na área comercial e em feiras livres da cidade

Segurança é reforçada no mercado (Foto: Ascom)

Conforme orientação da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), guardas civis municipais estão reforçando a segurança na área comercial da cidade, a pé, em viaturas e motocicletas. O objetivo é a prevenção e repressão da violência, evitando possíveis furtos, roubos e outros crimes.

No trecho onde está funcionando provisoriamente o Mercado Joca de Oliveira, ao lado do Camelódromo, dois guardas estão trabalhando diariamente para oferecer mais segurança às pessoas que fazem compras no local, bem como aos feirantes que trabalham no mercado.

A Feira Livre do Alto da Maravilha também conta com o trabalho reforçado da Guarda Civil Municipal (GCM). O local conta com um posto fixo, onde os agentes oferecem mais segurança e tranquilidade aos permissionários e clientes. A presença permanente da Guarda beneficia tanto a feira livre quanto o Mercado Arnaldo Vieira, que fica ao lado.

LEIA MAIS

Reforço na segurança pública e na sinalização de trânsito garante mais proteção à população dos residenciais de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), está realizando uma série de intervenções na sinalização de trânsito e reforçando as ações de segurança pública, através da Guarda Civil Municipal (GCM), nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida.

A ação com implantação de sinalização vertical e horizontal e lombadas já passou pelo Residencial Juazeiro I, que fica no bairro Itaberaba. A atividade conta com a Guarda Civil, que intensifica as rondas nos finais de semana.

Esta semana será a vez do Residencial São Francisco. Desta sexta (18) até o domingo (20) a GCM vai intensificar as rondas na comunidade, das 14h às 22h, como explica o diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho.

“Criamos o projeto CSTT e Guarda Municipal, a pedido da prefeita Suzana, pelo índice de criminalidade nos residenciais. Começamos pelo Residencial Juazeiro I, com a implantação de sinalização e a guarda realizando rondas. Neste final de semana acontece no Residencial São Francisco e vamos expandir para os demais residenciais da cidade”, disse Tenório Filho.

Uauá: Polícia Militar comemora 180 dias sem registros de homicídio

Neste sábado (12), a 45ª CIPM registrou a marca de 180 dias sem registro de homicídio em Uauá, no Norte da Bahia. De acordo com a PM, graças a uma gestão integrada, a segurança pública da cidade de Uauá tem colhido bons frutos, sendo o número comemorado por todos aqueles que diuturnamente trabalham em prol da paz social, pois tal marco é resultado direto da eficiência das ações da corporação.
A PM ressalta ainda que a colaboração da comunidade por meio do Disque-Denúncia (74 99971 – 5596) e a confiança na instituição é fundamental para se alcançar tal feito.

Feira Livre do Alto da Maravilha ganha reforça da Guarda Municipal de Juazeiro

Segurança é reforçada no mercado (Foto: Ascom)

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro (BA) estão reforçando a segurança na Feira Livre do bairro Alto da Maravilha. A ação ocorre por meio de uma parceria com a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) e a Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), na sexta-feira (4).

O espaço conta agora com um ponto fixos, onde os guardas estarão presentes, garantindo a segurança dos comerciantes e também dos frequentadores. A ação é inédita e ocorre pela primeira vez na feira, por meio de uma ação da Prefeitura.

“O trabalho acontecerá de forma mais firme, pois além de uma viatura, teremos uma moto para fazer esse trabalho de patrulhamento“, explicou o chefe operacional da Guarda Municipal, Jailson Silva.

Segurança: Governo de Pernambuco lança Programa Mediar nesta quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira (3), o Governo de Pernambuco lançará o Programa Mediar, voltado para fortalecer a segurança pública no Estado. A iniciativa é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. A cerimônia de lançamento está marcada para 9h, na capital Recife.

De acordo com o Governo do Estado, o novo programa “visa ampliar a abrangência do serviço de mediação de conflitos”. Para isso, serão utilizados veículos de apoio, os quais circularão por todo Estado, coletando imagens.

Um desses carros ficará fixo, na capital para captura de imagens. Na pauta de hoje também consta uma reunião sobre o Pacto pela Vida.

Prefeitura de Juazeiro intensifica segurança nas feiras livres da cidade

A Prefeitura de Juazeiro está trabalhando para oferecer mais segurança para a população e permissionários das feiras livres e mercados da cidade. Nos próximos dias deverá ser inaugurado um ponto fixo da Guarda Municipal na feira livre do bairro Alto da Maravilha. O espaço onde antes era usado pela administração da feira está sendo reformado para receber a Guarda e a administração foi transferida para outra sala.

A presença permanente da Guarda Municipal vai beneficiar tanto a feira como o Mercado Arnaldo Viera do Nascimento, que foi reformado recentemente e se prepara para a segunda etapa de sua reforma.

Essa ação é mais um fruto da parceria entre a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) e a Guarda Municipal, que segundo o diretor da AMA, Britoaldo Bessa, tem sido bastante positiva. “A Guarda Municipal tem sido uma forte parceira nossa nesse trabalho de oferecer segurança aos permissionários e usuários das feiras e mercados do município” disse Britoaldo.

LEIA MAIS

Bahia registra maior quantidade de mortes violentas pelo terceiro ano seguido

A Bahia foi o estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas em 2021, conforme mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21).

Em números absolutos, o estado contabilizou 5.099 mortes violentas (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) em 2021. Destas, 4.931 foram enquadradas como homicídio doloso, 122 como latrocínio e 46 como lesão corporal seguida de morte.

O mês mais violento de 2021, conforme o Monitor da Violência, foi abril, com 532 crimes, seguido do mês de março, que contabilizou 510 mortes violentas.
LEIA MAIS

Câmaras de reconhecimento facial instaladas no Mercado do Produtor de Juazeiro

As câmaras de reconhecimento facial instaladas no Mercado do Produtor de Juazeiro ajudaram a Polícia Civil a prender um foragido da Justiça, no último final de semana. O homem tinha um mandado de prisão preventiva, suspeito de tentar assassinar uma pessoa em Pernambuco. A ordem judicial foi expedida pela Vara do Júri da Comarca de Caruaru.

O banco de dados do setor de monitoramento é alimentado com informações da polícia sempre que um mandado de prisão é expedido pela Justiça, como foi o caso deste fim de semana. Assim que o sistema de monitoramento facial fez o reconhecimento, a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), que administra o Mercado do Produtor, acionou a Polícia Civil, que enviou uma equipe ao local e efetuou a prisão.

O homem está à disposição do Poder Judiciário e foi recambiado nesta segunda-feira (14) para Pernambuco, onde deve responder pelo crime praticado.

LEIA MAIS

Operação Catedral traz segurança e mostra resultados positivos no Centro de Petrolina

Com a finalidade de restabelecer a ordem pública e a segurança da população, e de também coibir o tráfico de drogas e a criminalidade, a ‘Operação Catedral’, realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM), trouxe confiança e resultados positivos para quem trafega na região central de Petrolina.

De acordo com o secretário executivo de Segurança Pública, Cícero Dirceu, as equipes apreenderam uma média de 330 de pedras de crack, 409 g de cocaína e maconha e 50 armas brancas. Além disso, os Guardas Civis fizeram mais de 400 abordagens em situações suspeitas, e 50 pessoas foram conduzidas para delegacia de plantão durante o ano de 2021.

LEIA MAIS

Moradora relata insegurança na zona rural de Casa Nova e pede presença mais ostensiva da PM

Uma leitora do Blog, que reside em Casa Nova (BA) entrou em contato com nossa equipe, para relatar a insegurança nas comunidades rurais da cidade baiana. Ela conta que no Povoado Papagaio e Riacho do Sobrado está havendo uma onda de roubos e furtos.

“No anoitecer e de madrugada estão assaltando as casas. O que a gente temia aconteceu. Teve uma casa que roubaram o carro dentro do muro”, relatou ao Blog. “Peço ajuda do Blog para pedir respostas da polícia, estamos pedindo mais segurança“, pontua.

Nossa equipe solicitou um posicionamento da Polícia Militar da Bahia, para saber o que pode ser feito no sentido de melhor o policiamento no interior de Casa Nova. Contudo, até o momento não recebemos resposta. O espaço segue aberto aos esclarecimentos.

Governo de Pernambuco estuda realizar mais quatro concursos para área de segurança pública

(Foto: Divulgação/CICOM/SDS)

O Governo de Pernambuco está estudando a criação de mais quatro concursos públicos para a área de segurança pública. A informação foi divulgada nas redes sociais da Secretaria de Defesa Social (SDS), indicando certames para as polícias Civil, Científica, Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

LEIA MAIS

Alepe: Priscila Krause critica Estado por verba de R$ 61 milhões parada; Dinheiro é da Segurança pública

Em discurso na Reunião Plenária desta quinta (14), a deputada Priscila Krause (DEM) questionou o Governo de Pernambuco por não aplicar em segurança pública mais de R$ 61 milhões repassados pela União ainda em 2020. A parlamentar solicitou uma audiência com o secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, para entender por que o recurso está parado nas contas do Estado.

“Infelizmente, o Atlas da Violência de 2021 coloca Pernambuco como o nono Estado com a maior taxa de homicídios do Brasil. Diante dessa realidade, não podemos abrir mão dessas verbas”, afirmou. Segundo ela, o valor pode ser utilizado para construir e modernizar unidades policiais, adquirir materiais e veículos, investir em programas de inteligência e na capacitação de profissionais, entre outras ações.

LEIA MAIS

Pernambuco registra queda nos homicídios no mês de setembro

Levantamento da SDS aponta bons números no mês passado (Foto: SDS/Divulgação)

O balanço apresentado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) aponta que em setembro houve redução de 2,8% nos homicídios, quando comparado ao mesmo período de 2020. Já no acumulado do ano, a queda é de 11,7%. A boa notícia é que, além das mortes, outros crimes como estupros e violência doméstica também tiveram queda.

Em setembro de 2021 foram 280 mortes contra 288 em 2020, de acordo com os dados oficiais da SDS. “As forças de segurança de Pernambuco trabalham diuturnamente para que os índices criminais retraiam mês a mês, cumprindo o nosso compromisso de preservar cada vez mais vidas. Estamos sempre monitorando os resultados e pactuando novas estratégias e ações”, explica o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

Recife é a única região com alta

A região Agreste foi a que mais contribuiu para a redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em setembro, com queda de 17,31%. Em seguida aparece a Zona da Mata (17,03%), Região Metropolitana (11,25%) e Sertão (9,68%). Apenas o Recife oscilou 2,68% para cima.

Paulo Câmara autoriza novas convocações para a segurança pública

O governador Paulo Câmara assinou, na tarde desta quarta-feira (13.10), autorização para 152 novas convocações nos concursos vigentes da Secretaria de Defesa Social (SDS). Com isso, todos os classificados nos certames para as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros serão chamados.

 

Com as 1.925 convocações já anteriormente anunciadas para as quatro operativas, Pernambuco terá o acréscimo de 2.077 novos profissionais até junho de 2022. “Dentro do planejamento do Pacto Pela Vida, deliberamos o início de novos cursos de formação e agora teremos condições de aproveitar todos os classificados nos concursos públicos das instituições de segurança do Estado. Vamos reforçar a quantidade de policiais nas ruas e também a capacidade de encaminhamento por parte das nossas polícias”, afirmou Paulo Câmara.

LEIA MAIS
56789