Praça Dom Malan e Orla de Petrolina ganham reforço na segurança durante Natal Luz

Por conta do Natal Luz, instalado no Centro de Petrolina, a Prefeitura Municipal reforçou a segurança pública na Praça Dom Malan e na Orla da cidade. Através da Guarda Civil Municipal (GCM), as rondas ostensivas foram ampliadas durante a noite.

O objetivo é dar suporte às pessoas que se deslocam pelo local no final de ano. “Além da segurança do Natal Luz, estamos também realizando um intenso trabalho de fortalecimento da segurança na área comercial neste período de festas de final de ano”, afirma o secretário executivo de Segurança Pública, Marcondes Inácio.

Este é o segundo ano que a Prefeitura realiza o Natal Luz. A decoração da cidade foi ampliada em 2022 e a programação conta com a presença do Papai Noel, além de apresentações culturais durante este mês.

IBGE aponta subnotificação de furtos e roubos no país

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que apenas 44,8% dos brasileiros vítimas de furtos e roubos no país procuraram a polícia para registrar boletim. A pesquisa leva em conta dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do último trimestre de 2021.

O índice indica uma alta taxa de subnotificação dos crimes nacionais. Na pesquisa divulgada hoje (7), daqueles que procuraram ajuda da autoridade policial, 11,2% decidiram não fazer o registro formal na delegacia.

LEIA MAIS

Petrolina: Operação Papai Noel começa nesta quinta-feira

A Operação Papai Noel, criada para reforçar a segurança no Centro de Petrolina no período das vendas de final de ano, começará nesta quinta-feira (1°). Contudo, por conta das chuvas dos últimos dias e a previsão de mais chuva no decorrer da semana, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e as forças de segurança (polícias Militar e Civil , Guarda Civil Municipal e AMMPLA) cancelaram a solenidade de abertura.

“A Operação já passa a funcionar a partir de  amanhã, dia 1 de dezembro, com o incremento de mais rondas ostensivas e a presença dos agentes públicos de segurança, para garantir que colaboradores, consumidores e a sociedade de forma geral, possam circular e realizar suas compras de fim de ano, com tranquilidade e livres de intercorrências como furtos e roubos“, informou a CDL.

Entidades do comércio debatem segurança pública em Petrolina

O fim do ano se aproxima e as entidades do comércio varejista de Petrolina já estão debatendo a questão da segurança pública para as vendas que ocorrem em dezembro. Nesta semana, representantes do Sindilojas e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se reuniram com as forças de segurança para discutir a temática.

A reunião contou com a presença da Polícia Militar de Pernambuco, através do 5° BPM, do secretário executivo de Segurança Pública de Petrolina, cel Marcondes Inácio da Silva; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB regional Petrolina); Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), secretaria Executiva de Direitos Humanos do município e alguns lojistas.

LEIA MAIS

Alepe debate Plano de Defesa para ações do “novo cangaço”


A segurança pública foi tema de debate na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta semana. Os deputados estaduais discutiram a necessidade de se elaborar um Plano de Defesa para coibir ações do chamado “novo cangaço”.

A discussão ocorreu na primeira palestra do seminário “Contribuições do Poder Legislativo Estadual à Segurança Pública em Pernambuco”.

O seminário contou com a presença dos secretários de Defesa Social, Humberto Freire; e de Justiça, Cloves Benevides; além do procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas. Todos eles agradeceram o empenho da Assembleia Legislativa nas questões relacionadas à segurança pública.

Após relato de moradores, PM-PE afirma que reforçará policiamento no bairro Antônio Cassimiro

(Foto: SDS)

Após a publicação de uma matéria relatando a insegurança no bairro Antônio Cassimiro, em Petrolina (PE), a Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) emitiu uma nota ao Blog nesta terça-feira (23). Segundo a instituição, o policiamento será reforçado na Avenida Fernando Farias.

LEIA TAMBÉM

Ladrão causa insegurança a moradores no Antônio Cassimiro após sequência de furtos

Por meio do 5º BPM, a polícia está analisando as imagens de câmeras de segurança enviada pelos moradores, para tentar identificar e prender o suspeito de cometer vários furtos em um prédio. A PM também informou que há policiamento sendo executado 24h por dia na comunidade, com patrulhamento ordinário e medidas extraordinárias.

Confira a seguir a reposta da Polícia Militar de Pernambuco:

LEIA MAIS

Ladrão causa insegurança a moradores no Antônio Cassimiro após sequência de furtos

Câmera de segurança mostra suspeito fugindo após furtar bicicleta

Um bandido está tirando o sossego dos moradores do bairro Antônio Cassimiro, em Petrolina (PE). Somente na última semana, pelo menos dois furtos foram registrados pela câmera de segurança de um prédio, localizado na Avenida Fernando Farias, próximo ao Residencial Vila Verde.

O suspeito furtou uma bicicleta e, na sequência, R$ 700 em espécie. Na segunda ação, ele se passou por um morador e esperou que alguém abrisse o portão para cometer o crime. Os moradores registraram Boletim de Ocorrência, mas o homem ainda não foi detido.

LEIA MAIS

STJ veda atuação de Guarda Municipal como força policial

Juazeiro e Petrolina hoje contam com GCM atuando como força policial, através da ROMU

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou, na quinta-feira (18), que a Guarda Civil Municipal não pode ser uma “polícia municipal”. No entendimento do grupo, a própria Constituição Federal determina as GCMs como órgão responsável por proteção de bens, serviços e instalações municipais.

O colegiado também considerou que só em situações absolutamente excepcionais a guarda pode realizar a abordagem de pessoas e a busca pessoal. A tese foi firmada após um julgamento de recurso no qual um homem foi transformado em réu e condenado por tráfico de drogas, após ser abordado e ser alvo de uma busca realizada por guardas.

LEIA MAIS

Miguel Coelho reforça compromisso de investir R$ 1 bilhão em segurança pública, caso seja eleito

O pré-candidato ao governo de Pernambuco, Miguel Coelho, participou, na manhã dessa terça-feira (12), de uma reunião com representantes estaduais do Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal (Sinpocrim), e das associações de Polícia Científica (Apoc) e Pernambucana de Medicina e Odontologia Legal (Apemol).

Na ocasião, Miguel Coelho ouviu as principais demandas da categoria e reforçou que no seu governo vai investir pelo menos R$ 1 bilhão no setor, em quatro anos. “Temos amplas condições de revolucionar a segurança pública de Pernambuco, inclusive com a concessão à iniciativa privada da Compesa, que vai gerar recursos da ordem de R$ 1 bilhão somente para as polícias“, disse o pré-candidato.

Além disso, Miguel Coelho recebeu uma carta-proposta com oito importantes pontos que, na avaliação dos peritos criminais, são determinantes para a categoria desempenhar suas atividades com mais eficiência, combatendo a criminalidade e devolvendo a segurança à sociedade.

LEIA MAIS

Capitão Alencar cobra reforço no policiamento na zona rural de Petrolina

Na única sessão ordinária desta semana, o vereador Capitão Alencar (Patriota) reforçou o coro dos moradores da zona rural de Petrolina. Na terça-feira (14), o parlamentar pediu à Polícia Militar de Pernambuco, reforço no policiamento noturno.

LEIA TAMBÉM

“A apuração está em andamento”, afirma presidente da Comissão de Segurança de Petrolina sobre agressão de Guarda a morador de rua

Foto: Ascom CMP

“Apresentamos um Requerimento, solicitando ao comandante do 5º Batalhão e ao comandante do 2º BIEsp, para que possam reforçar o policiamento na zona rural. A gente obteve informações que nesse período junino, essas viaturas foram trazidas para a zona urbana, principalmente à noite”, disse.

As regiões afetadas são Caroá, Rajada e região circunvizinhas. “A gente pede ao 5º Batalhão, ao 2º BIEsp e à própria Guarda Municipal, que possam reforçar o policiamento. E aqui eu cito Chapada do Alegre, Pau Ferro, Uruás, Atalho e tantas outras comunidades rurais que necessitam sim e pegam seus impostos”, pontuou.

Em resposta ao Blog, Guarda Civil afirma que intensificará fiscalização próximo à Univasf de Petrolina

(Foto: Guarda Civil)

A Prefeitura de Petrolina informou em nota que a Guarda Civil Municipal intensificará a fiscalização no entorno da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), após relatos de que estudantes estão sendo assaltados à noite.

LEIA TAMBÉM

Estudantes da Univasf relatam onda de assaltos próximo ao Parque Municipal e pedem reforço na segurança à noite

A situação foi mostrada pelo Blog na última sexta-feira (27). Ainda segundo a Prefeitura, a “Guarda Civil Municipal de Petrolina realiza ronda por toda a cidade e intensificará o serviço na região do entorno da Universidade”.

A orientação é “registrar as denúncias na central de atendimento do órgão, através do número 153, para que possa servir de apoio ao melhor planejamento dos serviços”.

Em encontro com o Sinpol-PE, Miguel promete investimento de R$ 1 bilhão na segurança pública

Miguel durante debate no Sinpol-PE.

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco deu início, nessa quarta-feira (18), a uma série de encontros com os pré-candidatos a governador de Pernambuco, no auditório do Sindicato. O primeiro convidado foi o pré-candidato pela União Brasil, Miguel Coelho, ex-prefeito de Petrolina (PE). Na oportunidade, Miguel defendeu a valorização e capacitação da Polícia Civil.

De acordo com Miguel, existe uma necessidade urgente de mais 9 mil policiais nas ruas para melhorar a segurança pública no estado. Segundo o pré-candidato, é preciso “fazer uma política de segurança com inteligência, pois precisamos se antecipar à criminalidade, precisamos de prevenção ao crime“.

LEIA MAIS

Secretaria de Segurança Pública de Petrolina tem novo comando

A secretaria executiva de Segurança Pública de Petrolina tem um novo comando. Após a saída de Cícero Dirceu, que pediu para deixar o cargo, a função será exercida pelo coronel da reserva da Polícia Militar de Pernambuco, Marcondes Inácio da Silva, de 55 anos.

Ele é natural da capital Recife e foi convidado para integrar a gestão. Na quinta-feira (5), Marcondes teve sua primeira reunião com Simão Durando (União Brasil) e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), Emicio Júnior.

O novo secretário integra o quadro da PM-PE desde 1989. Em 2012 foi comandante do batalhão em Serra Talhada e em 2016, atuou em Salgueiro. Emício Júnior agradeceu pelo serviço prestado por Dirceu. “A GCM tem recebido grandes investimentos e Dirceu contribuiu com grande parte da evolução dos últimos anos. Com certeza trouxe mais agilidade, flexibilidade e capacidade na execução dos serviços da equipe”, pontuou.

Crimes contra a vida na Bahia têm redução de 21% no mês de abril

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) tiveram uma redução de 21% no mês de abril, quando comparado ao mesmo período de 2021. Cento e treze vidas foram preservadas este mês.

De 1º de janeiro a 30 de abril, período acumulado, o decréscimo foi de 12,5%, totalizando 250 ocorrências a menos que o mesmo período do ano anterior.

Em abril, o destaque ficou para a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Atlântico, que alcançou uma queda de 43,3%, seguida pelas Risps Oeste (40,9%), Baía de Todos os Santos (28,3%) e Sudoeste (21,1%).

LEIA MAIS

Secretaria de Segurança Pública da Bahia e CDL de Juazeiro reforça divulgação do Alerta Celular

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (26), entre representantes da Secretaria da Secretaria da Segurança Pública e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro, reforçou a  parceria para divulgação do Sistema Alerta Celular para lojistas e clientes do município.
As lojas e comércios locais vão distribuir panfletos ilustrativos para a comunidade com orientações sobre como deve ser realizado o cadastramento dos aparelhos celulares no portal.
Segundo o presidente da CDL Juazeiro e lojista, Murilo Matos, a instituição montará um ponto de distribuição na Benjamin Constante, local de grande fluxo de pessoas, para a entrega do material visual e reforço de inscrições de aparelhos.
LEIA MAIS
45678