Lucas Ramos afirma ser urgente saída de socialistas da base de governo Temer e pede eleições diretas

(Foto: ASCOM)

O deputado estadual e vice-líder do Governo Paulo Câmara, Lucas Ramos (PSB), afirmou, em pronunciamento feito na sua página do Facebook, que o Partido Socialista Brasileiro “não pode fazer parte de um governo que está fadado ao fracasso”, referindo-se ao Governo do Presidente Michel Temer, e disse ser “urgente a saída dos socialistas da base do governo Michel Temer para que o PSB faça jus à sua história”.

O parlamentar defendeu, ainda, “uma posição de independência do partido em relação a Temer”, já que o Governo Federal tem optado por medidas impopulares e ignorado as vozes da sociedade, afastando a possibilidade de recuperação do otimismo político e econômico do país. Ao finalizar o seu discurso, Lucas foi enfático: “É preciso dar um passo à frente! Por novas eleições diretas para presidente!”.

Confira o texto

O Brasil não pode esperar mais. O PSB tem compromisso com o país e não pode fazer parte de um governo que está fadado ao fracasso. As medidas impopulares tomadas pelo presidente Michel Temer ignoram as vozes da sociedade e afastam qualquer possibilidade de recuperação do otimismo político e econômico.

Hoje discursei na Assembleia Legislativa de Pernambuco para defender uma posição de independência do Partido Socialista Brasileiro em relação a Temer. Esta posição já é defendida pelo diretório estadual do partido no Rio Grande do Sul e possui o respaldo de grandes socialistas. Inspirado nas ideias e posições de Miguel Arraes, quero me somar a este grupo que pede um Brasil decente, honesto, limpo e que trabalhe para quem mais precisa.

É preciso dar um passo à frente! Por novas eleições diretas para presidente!

Gonzaga Patriota critica dispositivo que prevê punição a juízes e procuradores

O socialista não votou nenhum dos Destaques a este Projeto apresentados (foto: divulgação)

O socialista não votou nenhum dos Destaques a este Projeto apresentados (foto: divulgação)

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (30) o projeto de lei que cria medidas de combate à corrupção, incluindo a criminalização do crime de caixa dois, mas os deputados derrubaram diversos pontos do texto original e incluíram temas polêmicos, como a punição a juízes e procuradores. Diante disso, o deputado federal Gonzaga Patriota informou que não apoio esta última medida e que o projeto foi aprovado às pressas pela Câmara.

Votei a favor do Projeto de Lei que institui as 10 Medidas contra a Corrupção, primeiro, em respeito a mais de dois milhões de brasileiros que o subscreveram. Em razão disto, não votei nenhum dos Destaques a este Projeto apresentados, por entender que juízes, promotores e procuradores são cidadãos iguais aos demais brasileiros, em relação às exigências constantes do Projeto aprovado às pressas, pela Câmara dos Deputados. Se um juiz, um promotor ou um procurador, cometer um crime de corrupção, automaticamente será punido pelo que está na proposta“, avaliou.

Gonzaga Patriota critica tentativa de anistia ao Caixa 2

O deputado considera a tenativa uma vergonha (foto: divulgação)

O deputado considera a tenativa uma vergonha (foto: divulgação)

A proposta de emenda ao pacote de medidas de combate à corrupção que prevê anistia ao caixa 2 nas esferas penal, civil e eleitoral foi fortemente criticada pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE).

O parlamento brasileiro, que representa o povo, deveria ter parlamentares de vergonha e não da maneira que está aí, talvez a maioria, querendo aprovar algumas coisas que são contra o povo, a exemplo dessa anistia do caixa 2. Isso é uma vergonha! Se alguém fizer caixa 2 hoje, ele responderá por isso, então porque alguém que cometeu esse mesmo crime há um ano não vai responder? Não podemos ir na contramão do que defendemos e lutamos. Por isso, não contem com o meu apoio para um absurdo desses“, desabafou o socialista.

Confira parágrafo do texto que pode anistiar os políticos:

Art. X. Não será punível nas esferas penal, civil e eleitoral, doação contabilizada, não contabilizada ou não declarada, omitida ou ocultada de bens, valores ou serviços, para financiamento de atividade político-partidária ou eleitoral realizada até a data da publicação desta lei.

Assessoria de Miguel Coelho afirma que prováveis erros técnicos serão sanados na prestação de contas do candidato

(Foto: Waldiney Filho)

(Foto: Waldiney Filho)

A rejeição de contas dos candidatos em ano de eleição tem sido uma dor de cabeça para muitos já que devido a complexidade na prestação das informações tem levado o Ministério Público a negar a aprovação das contas por diversos motivos.
O fato de ter as contas rejeitadas não significa que o candidato, que por ventura tenha sido eleito, perda o seu mandado, na maioria das vezes a retificação das informações já é suficiente para o MP aprová-las.
Nesta situação de rejeição se encontram muitos candidatos a vereador de Petrolina e até mesmo o prefeito eleito Miguel Coelho (PSB) teve sua prestação de contas da campanha eleitoral de 2016 reprovada pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE).
Procurada por nossa reportagem a assessoria do prefeito eleito informou que ele ainda não foi notificado dessa decisão, mas que o problema será resolvido, pois o setor contábil prestou corretamente todas as informações sobre os gastos da campanha deste ano.

Ministro da Agricultura, Blairo Maggi está em Petrolina para tratar sobre os desafios da fruticultura irrigada

ministro-agricultura

Ministro da Agricultura, Blairo Maggi na compnhia de FBC e Miguel Coelho (Foto: arquivo pessoal)

Está marcada para às 15h30, desta terça-feira (22), coletiva com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que visita Petrolina (PE). O gestor conhece desde a manhã de hoje empreendimentos ligados à fruticultura irrigada e discute os desafios para a produção rural no Vale do São Francisco.

Pela manhã, o ministro esteve na companhia do prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) e do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), como afirmou o socialista.

“Petrolina tem um potencial gigante para a agricultura – e muitas necessidades também. Pra buscarmos melhorias no setor, eu e o senador Fernando Bezerra recebemos o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que aceitou o nosso convite para conhecer a cidade e que visitará conosco alguns produtores e empresários, além das fazendas da região. Tenho certeza do grande futuro que temos pela frente, mas é de extrema importância contar com o apoio de quem pode nos ajudar a conquistá-lo mais depressa.” Afirmou Miguel.

Miguel Coelho se reúne com ACM Neto e conhece modelo de gestão de Salvador

Miguel se reuniu com o prefeito de Salvador para conhecer projetos lá implantados (Foto: divulgação)

Miguel se reuniu com o prefeito de Salvador para conhecer projetos lá implantados (Foto: divulgação)

Pouco mais de um mês para assumir o comando da Prefeitura de Petrolina (PE), Miguel Coelho visitou nesta segunda-feira (21) o prefeito de Salvador (BA), Antônio Carlos Magalhães Neto. O objetivo da reunião foi conhecer alguns projetos e o modelo de gestão adotados na capital baiana.
Na conversa, ACM Neto falou sobre a importância de equilibrar a máquina pública e de retomar a autoestima da população em tempos de crise. O prefeito de Salvador ainda apresentou alguns projetos sobre infraestrutura e saúde para Miguel e se colocou à disposição para parcerias técnicas entre as duas cidades.
LEIA MAIS

Gonzaga Patriota consegue elevar para cinco anos validade de porte de armas de policiais da reserva

(Foto: Internet)

O socialista explicou que desde 2012 luta por esse pleito, ou seja, para revogar o decreto (Foto: Internet)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) participou de audiência, na tarde desta quinta-feira (17), com o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Na ocasião, Patriota apresentou a proposta de elevar para cinco anos a validade de porte de armas de policiais da reserva.

 Atualmente, os policiais da reserva para o manuseio de arma de fogo, devem ser submetidos à avaliação psicológica para esta finalidade, pelo prazo de 3 (três) anos. Com a proposta de Gonzaga Patriota, esse período se estende agora para 5 (cinco) anos.

LEIA MAIS

PSB descarta apoiar candidato ligado a Temer em 2018

(Foto:arquivo)

(Foto:arquivo)

Apesar do discurso de que a prioridade no momento é ajudar o governo Michel Temer a tirar o país da crise, integrantes da cúpula nacional do PSB trabalham de olho no fortalecimento da legenda e descartam apoiar um nome da atual gestão na disputa à Presidência da República em 2018.

“Temer já disse que não será candidato a presidente e a prioridade do PSB é fortalecer nosso projeto. O partido não tem compromisso eleitoral com Temer, tem compromisso de colaborar com a transição”, disse o secretário-geral da legenda, José Renato Casagrande.

Em relação ao atual governo, restam até mesmo críticas de falta de diálogo nas decisões na área econômica. “O governo Temer dialogou mais com o Congresso do que com os governadores e prefeitos, neste momento inicial, o que é ruim”, disse o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, herdeiro político de Eduardo Campos, morto em acidente aéreo durante a eleição presidencial de 2014.

Os planos da legenda para 2018 giram em torno de uma aliança nacional com o PSDB. A ideia do partido tem como pano de fundo se mostrar competitivo na próxima eleição presidencial e, dessa forma, ganhar protagonismo tanto na disputa eleitoral como em um futuro governo federal.

Gonzaga Patriota recebe a visita do prefeito eleito de Salgueiro

Patriota garantiu recursos no orçamento de 2017 e se colocou à disposição para colaborar com a gestão do prefeito eleito

Patriota garantiu recursos no orçamento de 2017 e se colocou à disposição para colaborar com a gestão do prefeito eleito

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) recebeu em seu gabinete, em Brasília, a visita do prefeito eleito de Salgueiro (PE), Clebel Cordeiro. Na ocasião, discutiram sobre projetos que irão desenvolver o município.

Clebel Cordeiro levou ao deputado sua preocupação com a situação econômica pela qual passa todos os municípios nesse momento de crise que atinge o país, e pediu ajuda ao parlamentar para encaminhar na esfera federal as reivindicações do seu município.

LEIA MAIS

Miguel discute parcerias com reitor da Univasf

O socialista foi recebido pelo reitor Julianeli Tolentino e discutiu parcerias para melhorar a educação e a saúde do município sertanejo./Foto:Ascom

O socialista foi recebido pelo reitor Julianeli Tolentino e discutiu parcerias para melhorar a educação e a saúde do município sertanejo./Foto:Ascom

O prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho, visitou nesta quinta-feira (10) a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O socialista foi recebido pelo reitor Julianeli Tolentino e discutiu parcerias para melhorar a educação e a saúde do município sertanejo.
Entre os assuntos abordados no encontro, a situação do Hospital de Traumas, que é gerido pela Univasf. “Tratamos de parcerias que possam melhorar a educação e o atendimento médico na cidade. A prefeitura pode ser importante nesse processo, melhorando a saúde básica, evitando que o hospital da universidade fique sobrecarregado com demandas que deveriam ser resolvidas na rede municipal”, detalhou Miguel.
LEIA MAIS

Gonzaga Patriota cobra a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina P

ligar a nova fronteira da agropecuária aos maiores portos da região,/ Foto: arquivo

ligar a nova fronteira da agropecuária aos maiores portos da região,/ Foto: arquivo

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) lamentou o fato das obras da Transnordestina estarem paralisadas. As obras continuam devagar 10 anos depois do começo da sua construção, iniciada em junho de 2006, 159 anos depois de Dom Pedro II ter determinando, em 1847, que fosse realizado um estudo de uma ferrovia ligando o Sertão ao litoral do Nordeste. A obra foi iniciada no primeiro governo Luiz Inácio Lula da Silva e deveria estar pronta, pelo primeiro cronograma, em 2010.

“As obras da Ferrovia Transnordestina, projeto de minha autoria, estão paralisadas há uma década. Precisamos retomar essas obras o mais rápido possível, pois enquanto isso em Missão Velha (CE), os trilhos estão empilhados e enferrujando com a ação do tempo. Já em Sagueiro, onde seria instalada a maior fábrica de dormentes da América Latina, maquinas estão paradas”, alertou.

LEIA MAIS

Projeto que delimita funções de motorista e cobrador de ônibus aguarda parecer na Câmara

Presidente da câmara afirma que petista não tinha dado entrada oficialmente no jurídico da Casa./ (Foto: arquivo)

Presidente da câmara afirma que petista não tinha dado entrada oficialmente no jurídico da Casa./ (Foto: arquivo)

O vereador de Petrolina (PE), Geraldo da Acerola (PT) reclamou que o Projeto de Lei proposto por ele, em que, obriga os ônibus a terem funcionários nas funções de cobrador e motorista, ainda não recebeu o parecer jurídico da Câmara Municipal.

De acordo com o presidente da Casa Plínio Amorim, Osório Siqueira (PSB), o parlamentar municipal ainda não tinha feito o requerimento de forma oficial para análise. “Quando a gente foi verificar ele não tinha solicitado o parecer ao jurídico, só havia feito verbalmente. Ai foi que eu pedi que ele oficializasse, porque aqui o Poder legislativo precisa tramitar a documentação” afirma o socialista.

Justiça condena PSB a indenizar família de piloto que levava Eduardo Campos

acidente_eduardo_campos

Além do candidato e do piloto, morreram no acidente o copiloto e quatro assessores

A Justiça do Trabalho de São Paulo condenou o PSB e os empresários João Carlos Lyra e Apolo Santana Vieira a pagarem débitos trabalhistas, mais indenizações por danos morais e materiais à família do piloto Marcos Martins, que comandava a aeronave em que morreu o candidato à presidência Eduardo Campos, em agosto de 2014.

Já a AF Andrade Empreendimentos e Participações foi condenada a pagar somente indenização por danos morais e materiais. A decisão é do juiz Samuel Batista de Sá e saiu em 21 de outubro.

A Justiça declarou a existência de vínculo de emprego entre o piloto e os réus – PSB e os empresários – entre 28/04/2014 até 13/08/2014, na função de comandante de aeronave e com remuneração mensal de R$ 28 mil. “São os reais e verdadeiros empregadores do falecido, pois tais réus possuíam a posse da aeronave, remuneraram o comandante Marcos Martins e dirigiram a prestação de serviços dele”, disse o juiz na decisão.

“Os reclamados João Lyra e Apolo, legítimos possuidores da aeronave, transferiram para o Partido Socialista Brasileiro [PSB] toda a operação da mesma mediante retribuição pecuniária, ainda que em forma de doação para a campanha eleitoral”, diz o juiz.

O juiz, além dos débitos trabalhistas, entendeu que o PSB e os empresários contrataram os pilotos sem o treinamento necessário para comandar aquela aeronave específica e que devem ser responsabilizados por isso, indenizando a família do piloto por danos morais e materiais.

“Os réus contrataram o comandante Marcos Martins para operar uma aeronave diferenciada e não passaram a ele os treinamentos e a formação necessária para tal finalidade. Vale dizer, o piloto Marcos Martins não estava integralmente qualificado para pilotar a referida aeronave CE 560XLS+ e os seus empregadores nada fizeram a respeito e tal omissão é culposa”, diz a decisão.

Sobre a AF Andrade, o juiz entendeu que não havia vínculo empregatício, isentando assim a empresa dos débitos trabalhistas. No entanto, o juiz entendeu que o contrato de arrendamento da aeronave para Lyra e Santana não foi formalizado e disse que o que prevalece é o que chamou de “responsabilidade solidária”, condenando a empresa a pagar danos morais e materiais.

Já a candidata à vice-presidente de Campos na ocasião, Marina Silva, foi inocentada no processo, porque, segundo o juiz, não tinha vínculo empregatício com o piloto. Na decisão, o juiz afirma que ela utilizou a aeronave somente em algumas ocasiões e sempre acompanhada de Eduardo Campos. Marina comprovou ainda que fez a maioria das viagens da campanha em voos comerciais.

O PSB informou, em nota, que “respeita a decisão da Justiça, mas vai ingressar com recurso no devido prazo”. A Agência Brasil entrou em contato com os advogados de Lyra e Santana, mas não obteve retorno até a conclusão da reportagem. Por telefone, representantes da AF Andrade não foram localizados.

Com informações da Agência Brasil.

Gonzaga Patriota comenta sobre “desaposentação” e lamenta declaração preconceituosa contra os nordestinos

Gonzaga Patriota defendeu o mecanismo da desaposentação e informou que apresentará uma PEC para colocar na Constituição um dispositivo que atenda a essa necessidade. (Foto: Giomara Damasceno/ Equipe WP)

Gonzaga Patriota defendeu o mecanismo da desaposentação e informou que apresentará uma PEC para colocar na Constituição um dispositivo que atenda a essa necessidade. (Foto: Giomara Damasceno/ Equipe WP)

Em entrevista concedida a uma rádio de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) comentou sobre a decisão do STF em rejeitar a possibilidade de uma pessoa aposentada que continua a trabalhar receber pensões maiores com base nas novas contribuições à previdência pública, a chamada “desaposentação”. O parlamentar ainda lamentou a frase desrespeitosa direcionada a nordestinos proferida pela atriz global Alexia Dechamps durante audiência pública sobre a proibição de vaquejadas.

Gonzaga Patriota defendeu o mecanismo da desaposentação e informou que apresentará uma PEC para colocar na Constituição um dispositivo que atenda a essa necessidade. De acordo com o socialista, a média de vida do brasileiro cresceu e existem no Brasil muitos aposentados que voltaram a trabalhar e continuam contribuindo para a Previdência Social.

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota comenta sobre o SUS e Previdência Social

Outro assunto abordado pelo parlamentar foi sobre o rombo da Previdência Social. (Foto: Internet)

Outro assunto abordado pelo parlamentar foi sobre o rombo da Previdência Social. (Foto: Internet)

O deputado federal Gonzaga Patriota fez um apelo, durante pronunciamento na tarde desta segunda-feira (24), em Brasília, para que haja um maior investimento no Sistema Único de Saúde (SUS). O parlamentar também fez um alerta sobre a situação da Previdência Social.

“Iniciamos este trabalho, falando de dois Sistemas institucionais importantes para a saúde e para a estabilidade do povo brasileiro: o Sistema Único de Saúde, o SUS e a Previdência Social, o INSS. Os problemas de saúde no Brasil fazem parte da sua história, mas do ponto de vista político há alguns sinais de mudanças importantes no sentido de que o SUS volta para a agenda de discussão. Esse é um argumento que tentarei defender. Apresentarei brevemente os antecedentes do SUS que explicam o formato que ele adquiriu e os problemas que disso decorrem”, comentou.

LEIA MAIS