Matrículas para escola em tempo integral na Vila Eulália estão abertas

(Foto: Ascom)

Prevista para ser inaugurada em fevereiro de 2019 a Escola Municipal Monsenhor Bernardino, localizada no bairro Vila Eulália, em Petrolina está com inscrições abertas para alunos do 1º ao 5º das séries iniciais do Ensino Fundamental.

De acordo com a Prefeitura Municipal há 300 vagas para a unidade que funcionará dentro do Programa Municipal de Educação Integral (ProMEI). As matrículas começam nos dias 3 e 4 de janeiro. Estudantes que já estudam na rede municipal devem solicitar a transferência entre 7 e 11 de janeiro.

Os documentos necessários para inscrição dos alunos no ano letivo de 2019 são: cópia e o original de certidão de nascimento, CPF e RG; comprovante de residência com CEP da rua; RG e CPF dos pais ou responsáveis; carteira de vacinação; número do NIS/Bolsa Família do estudante e do responsável; cartão do SUS e duas fotos recentes e iguais da criança, tamanho 3×4.

Ainda segundo a Prefeitura, as escolas Anezio Leão, na Vila Eduardo, e São Domingos Sávio, no Gercino Coelho, ambas em tempo integral não estão com vagas disponíveis, pois os atuais alunos tiveram sua rematrícula garantida no novo modelo.

Compesa e Prefeitura respondem leitor sobre demanda no Terras do Sul

(Foto: Arquivo Pessoal/Luis Henrique)

Na manhã de hoje (27) o Blog Waldiney Passos mostrou a situação da Avenida do Petróleo, no bairro Terras do Sul em Petrolina. Segundo um leitor há 30 dias esgotos escorrem a céu aberto pelas vias públicas e as autoridades não tomam providências para sanar a demanda.

Procurada por nossa equipe a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que não pode atender às demandas, já que não opera no bairro e cabe à Prefeitura de Petrolina resolver o problema.

LEIA TAMBÉM:

Esgoto estourado há 30 dias tira sossego de moradores do Terras do Sul

A Prefeitura respondeu através de nota encaminhada pela secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) que compete à Compesa atender o bairro já que é “a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto do município”.

De acordo com a Prefeitura, “a falta de infraestrutura de esgoto, principalmente no bairro Terras do Sul, se dá diante da falta de investimentos da companhia na cidade, a exemplo da não aplicação dos R$ 38 milhões que estão à disposição junto à Caixa Econômica Federal para a adequação da bacia do Dom Avelar”.

Esgoto estourado há 30 dias tira sossego de moradores do Terras do Sul

(Foto: Arquivo Pessoal/Luis Henrique)

A dor de cabeça dos moradores do bairro Terras do Sul, em Petrolina parece não ter fim. O Blog vem mostrando a vários dias a situação do esgotamento sanitário na comunidade e segundo o leitor Luis Henrique, há mais de 30 dias o cheiro de fezes predomina na comunidade.

A situação mais crítica é na Avenida do Petróleo e as autoridades ficam no jogo de empurra-empurra. “A única resposta que a Prefeitura nós dá é que a Compesa é a responsável pelo saneamento básico da cidade”, afirmou a nossa produção.

Enquanto isso os moradores são obrigados a conviver com esgoto a céu aberto e o mau cheiro que invade as casas. Nossa produção está em contato com a Prefeitura de Petrolina e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) buscando informações sobre o bairro.

Jardim Petrópolis ganhará Unidade Básica de Saúde nesta quinta (27)

Nesta quinta-feira (27) a Prefeitura de Petrolina inaugura mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), dessa vez no bairro Jardim Petrópolis. A UBS será entregue pelo prefeito Miguel Coelho às 18h30 e vai melhorar o atendimento da comunidade que hoje precisa se deslocar ao São Gonçalo.

A UBS atenderá aos moradores de segunda à sexta, no horário das 7h às 17h. O posto contará com a estrutura recomendada pelo Ministério da Saúde, com recepção, salas de vacina, procedimentos e curativos; consultório médico e assistência farmacêutica.

“A descentralização do serviço de saúde foi um compromisso firmado no plano de governo do prefeito Miguel Coelho. A ação permitirá, ainda mais , a aproximação da comunidade com as equipes de saúde, além de um atendimento mais rápido. A pessoa que precisa do serviço fica muito mais tranquila sabendo que poderá ser atendida perto de sua casa“, afirma a secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire.

Com essa unidade a Prefeitura soma 10 postos de saúde entregues apenas no segundo semestre de 2018. Anteriormente foram contemplados os moradores das comunidades do N-6; Mandacaru; Alto do Cocar; N-4; Capim; Lajedo; Jardim Maravilha; Roçado e Fernando Idalino.

Miguel evita especulações sobre reforma administrativa, mas elogia Aero e Zé Batista

Miguel Coelho durante confraternização nesse final de semana.

Em janeiro a administração de Petrolina sofrerá mudanças já que, segundo o prefeito Miguel Coelho, a reforma administrativa aprovada pela Câmara de Vereadores passará a valer e a dança das cadeiras deve movimentar os bastidores da política nesse final de ano.

LEIA TAMBÉM:

“Queremos uma empresa que invista o que arrecada em Petrolina, que não é isso que Compesa faz”, diz Miguel

Bancada da oposição cita “pegadinhas” na reforma administrativa; fala de Cristina gera incômodo em colegas da situação

O então secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama (PSB) deve retornar à Câmara de Vereadores e o líder do governo na Casa Plínio Amorim, Aero Cruz (PSB) pode assumir uma pasta, mas o prefeito evitou especular as mudanças. “As pessoas que vão ocupar, a lei só vai ser sancionada no dia 2 de janeiro, então é ai que nós vamos preencher os nomes”, afirmou.

LEIA MAIS

Miguel Coelho promete 2019 com melhorias no abastecimento de água, saneamento e transporte público

(Foto: ASCOM)

Durante encontro com a imprensa de Petrolina (PE), realizado no último sábado (22), o prefeito Miguel Coelho fez um balanço da gestão em 2018. Acompanhado pelo senador Fernando Bezerra (MDB-PE) e os deputados Antonio Coelho (DEM) e Fernando Filho (DEM), o chefe do executivo municipal apontou também as prioridades para o próximo ano. Miguel garantiu que a cidade terá avanços marcantes, principalmente, no transporte público e nos serviços de água e esgoto.

O prefeito listou um conjunto de investimentos realizados em Petrolina no ano de 2018. Para ele, os mutirões de cirurgias, exames e a abertura de novos postos e serviços médico/odontológicos foram sentidos pela população como um avanço notório. O gestor também citou a pavimentação como um carro-chefe do balanço deste ano. “Nosso compromisso de campanha era pavimentar 200 ruas e, com esse grande investimento atual, vamos superar facilmente esse volume. Também entregamos a duplicação da Sete de Setembro, dando uma prova de que o tempo das grandes obras voltou a Petrolina”, informou.

LEIA MAIS

‘Concertos Itinerantes’ é encerrado no bairro KM-2

(Foto: Ascom)

A série de Concertos Itinerantes promovida pela Prefeitura de Petrolina durante as festividades de Natal chegou ao fim na noite de sexta-feira (21) no bairro KM-2. A Philarmônica 21 de Setembro encantou os moradores durante 50 minutos.

No meio do público estava Yrla de Araújo e seu filho João de quase 2 anos. “É muito importante para a comunidade partilhar desses momentos e especificamente, para a minha família para estimular o gosto pela música e, quem sabe, despertar em meu filho o interesse por música. É  importante, inclusive, para o desenvolvimento dele. Para mim, foi um privilégio participar desta noite”, destacou a psicóloga.

Na atual temporada além da Philarmônica, a Camerata também alegrou os petrolinenses em quatro apresentações em dezembro. Cerca de 500 pessoas tiveram a oportunidade de assistir, gratuitamente, aos concertos que contaram com repertório de música popular e natalina, além da participação do tenor Joel Silfer.

A ação é promovida pela Prefeitura de Petrolina, executada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE).

Morador do Terras do Sul cobra solução para esgotos a céu aberto

Os esgotos correndo a céu aberto em várias ruas no bairro Terras do Sul, em Petrolina estão tirando o sossego dos moradores. Em contato com a nossa produção Luis Henrique fez um apelo às autoridades para que o problema seja solucionado.

“As ruas 4, 5, 6 e 7 esquina com a Avenida do Petróleo do bairro Terra do Sul estão uma vergonha. Bocas de lobo estourada a 25 dias, mau cheiro terrível e água de fezes ocorrendo a céu aberto na porta de casa”, disse ao Blog. Segundo o leitor a Prefeitura joga a responsabilidade para a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que volta a responsabilidade ao município e a comunidade fica no meio do “empurra-empurra”.

Outro lado

Nossa produção entrou em contato com a Compesa e Prefeitura. Em nota a secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) informou que “a Compesa é a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto do município” e que se os “R$ 38 milhões que estão à disposição junto à Caixa Econômica Federal” fossem utilizados na adequação da bacia do Dom Avelar, o Terras do Sul não estaria nessa situação.

A Compesa até o momento não se pronunciou a respeito da demanda. Reiteramos que o espaço do Blog continua aberto aos esclarecimentos.

Revéillon de Petrolina tem programação divulgada, shows começam às 21h

A programação da festa de Revéillon de Petrolina já tem sua programação definida. Três shows vão animar o público às margens do Rio São Francisco na noite do dia 31 de dezembro. As apresentações de Césio Tenório, Ana Costa e Super Banda começam às 21h.

De acordo com a Prefeitura, a queima de fogos terá duração de cerca de 10 minutos. “Temos muito o que festejar pelo ano que passou. Foram muitos desafios e vitórias em 2018. Para celebrar todos os aprendizados e renovar a energia, a Prefeitura de Petrolina não poderia deixar de fazer parte da festa de boas vindas de 2019”, disse o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Emicio Junior.

A Festa de Reveillon é uma realização da Associação dos Barraqueiros e Ambulantes de Eventos do Vale do São Francisco (ABAEV), com o apoio da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE).

Equipe da Prefeitura desobstrui calçada com cactos no Centro de Petrolina

(Foto: Ascom)

Os cactos que estavam plantados em uma calçada na Rua Padre Fraga, no Centro de Petrolina foram retirados na manhã dessa quinta-feira (20) por uma equipe da Prefeitura de Petrolina.

De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), cerca de 50 cabeças de frade, além de grades de proteção de um canteiro haviam sido instaladas indevidamente por populares, prejudicando o trânsito de pessoas pela calçada.

Uma moradora foi notificada pelas irregularidades. Os cactos foram apreendidos e serão replantados no Viveiro Municipal, no Parque Josepha Coelho. A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) deu suporte na ação.

Na última sessão do ano pedidos da oposição são destaques na Casa Plínio Amorim

Sessão de quinta-feira (27) foi marcada por votação de matérias do Executivo (Foto: Blog Waldiney Passos)

A sessão dessa quinta-feira (20) na Câmara de Vereadores de Petrolina é a última de 2018 e na ordem do dia estão 18 Indicações, um Requerimento e seis projetos de lei do Poder Legislativo. Como de praxe os edis iniciaram a sessão justificando suas demandas, com destaque para dois pedidos da oposição.

Paulo Valgueiro (MDB), líder da oposição apresentou o Requerimento nº 282/2018, na qual reivindica do prefeito Miguel Coelho informações sobre os contratos vigentes de locação de imóveis das secretarias e autarquias municipais, ligadas direta ou indiretamente a administração pública.

“Fazemos esse pedido para que a gente venha aclarar, como diz o líder da situação, as denúncias que nos chegam de imóveis locados a preço de banana”, disse Valgueiro. Para o vereador essa é uma oportunidade do Executivo “dirimir qualquer dúvida” a respeito da conduta da gestão administrativa.

No pedido Valgueiro reivindica cópias dos contratos, relação dos imóveis e relatório dos pagamentos. Outro oposicionista a apresentar suas demandas à Prefeitura foi Gilmar Santos (PT). Ele cobrou informações sobre a creche do bairro Henrique Leite, que deveria ter sido entregue nesse ano.

“Essa obra tinha previsão de entrega nesse fim de ano. A informação que nos chega da comunidade é que os materiais da obra foram levados, provavelmente uma ação de vândalos”, explicou Gilmar.

O petista pediu resposta do município sobre o cronograma da obra e quais ações estão sendo feitas para manter a segurança na construção. Os pedidos foram aprovados por 18 a zero.

Em dia de requerimentos da oposição, Cristina Costa pede informações sobre procuradores e assessores jurídicos da Prefeitura de Petrolina

Edil considera ilegal determinação de salário via decreto do prefeito (Foto: Blog Waldiney Passos)

Uma das principais críticas da reforma administrativa da Prefeitura de Petrolina, a vereadora Cristina Costa (PT) voltou a cobrar transparência do Poder Executivo na sessão dessa terça-feira (18) na Casa Plínio Amorim. A edil que na quinta-feira passada criticou alguns pontos do projeto enviado à Câmara no que diz respeito aos procuradores municipais voltou a tocar no assunto.

Cristina apresentou o Requerimento nº 286/2018 no qual solicita ao prefeito Miguel Coelho informações acerca da quantidade de procuradores ativos em Petrolina e a quantidade de assessores jurídicos.

LEIA TAMBÉM:

Bancada da oposição cita “pegadinhas” na reforma administrativa; fala de Cristina gera incômodo em colegas da situação

Reforma administrativa da Prefeitura de Petrolina é aprovada com questionamentos da oposição

“[Queremos] a relação da quantidade de procuradores ativos e também a quantidade de assessores jurídicos, que possa ser encaminhado à essa Casa Legislativa, colocando os nomes e cargo de atuação”, destacou a edil.

Para a petista as informações contribuem para o processo democrático e transparência da gestão administrativa, já que pela reforma os salários desses servidores será determinado via decreto pelo prefeito, o que para Cristina é ilegal. O pedido foi aprovado por 18×0.

Prefeitura de Petrolina inicia patrolamento na zona rural

(Foto: Ascom)

Duas comunidades da zona rural de Petrolina recebem a partir dessa segunda-feira (17) melhorias nas vias de acesso. A Prefeitura Municipal está em Caroá e Atalho realizando a operação tapa-buraco, cascalhamento e patrolamento, tentando amenizar os problemas enfrentados pelos moradores.

Os serviços buscam atender demandas da população, já que após as chuvas dos últimos dias, as estradas ficaram difíceis de transitar. “Estamos executando os serviços para oferecer melhores condições de trafegabilidade para as pessoas que residem na área rural, principalmente nas vias de grande fluxo. É importante dizer que a recuperação das estradas rurais é uma das prioridades da gestão municipal”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama.

Além de Atalho e Caroá, Sítio Coelho, Roseira e Paulista também serão contempladas com os serviços da secretaria nessa semana.

Prefeitura de Petrolina justifica ação que demoliu petiscaria na Orla

O Blog Waldiney Passos mostrou mais cedo uma ação da Prefeitura de Petrolina na Orla da cidade que resultou na demolição de uma petiscaria. O estabelecimento comercial localizado na Avenida Cardoso de Sá, segundo a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), apresentava várias irregularidades e foi alvo de uma ação de reintegração de posse administrativa.

LEIA TAMBÉM:

Estabelecimento comercial na Orla de Petrolina é demolido, Prefeitura afirma que ação é legítima

De acordo com o município, a ocupante do espaço público havia tentado vender a petiscaria na internet, mesmo sem ter direito a isso. A permissão de ocupação também estava vencida e contra o estabelecimento há várias notificações sobre alvará sonoro e derramamento de esgoto no Rio São Francisco.

“O que o município fez foi apenas demolir uma construção irregular localizada numa área que é pública. A derrubada faz parte do programa de modernização da Orla I que estamos trabalhando para concretizar”, disse o  Giovanni Costa.

Bancada da oposição cita “pegadinhas” na reforma administrativa; fala de Cristina gera incômodo em colegas da situação

(Foto: Ascom/CMP)

Todos os nove projetos de lei colocados em votação na sessão de quinta-feira (13) na Câmara de Vereadores de Petrolina foram aprovados. A maior parte do debate foi voltado às matérias do Executivo, em especial o PL nº 076/2018, cuja proposta é a reformulação da estrutura administração da Prefeitura de Petrolina.

Conforme o Blog publicou ontem, a matéria foi aprovada por 14 votos a 5 na segunda votação, tendo votos contrários da bancada da oposição na primeira discussão. As principais críticas foram de Cristina Costa (PT). Ela questionou diversos pontos do PL e foi dura com seus pares da bancada governista.

“Eu faço papel de legisladora, estou oposição. Observem como o Legislativo está comprometido. Estou chamando atenção para a autonomia do Legislativo, como pode o Legislativo [sentar] pianinho [a reforma]? Eu amo esse Poder, eu visto a camisa desse Poder, mas eu não visto a camisa da subserviência, eu não visto da camisa da imoralidade”, afirmou.

A fala de Cristina gerou uma reação em cadeia. Gaturiano Cigano (PRP) afirmou que a acusação da colega de que os edis são comprados pelo Executivo é “muito séria e que vai ter que provar que a gente recebeu dinheiro, aqui tem homem de verdade“. Zenildo Nunes (PSB) disse que não se pode “jogar essa Casa na lama”. Foi então que Cristina esclareceu sua fala. “Vossas excelências têm todo direito de tomar as medidas cabíveis que acham que tenham direito, aos que se sentiram ofendidos eu peço desculpas pela vergonha alheia”.

LEIA MAIS