Aprovada em primeiro turno PEC que transforma agente penitenciário em policial

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, ao lado do senador Cássio Cunha Lima, autor da PEC que transforma agentes penitenciários em policiais penais

O Senado aprovou nesta quarta-feira (13), em primeiro turno, por unanimidade, a criação das polícias penais federal, estaduais e distrital. Com isso, os agentes penitenciários passam a ter os direitos inerentes à carreira policial. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2016 ainda terá que passar por três sessões de discussão antes da votação em segundo turno. Depois, se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

Do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a PEC acrescenta essas polícias ao rol dos órgãos do sistema de segurança pública, e determina como competência dessas novas instâncias a segurança dos estabelecimentos penais e a escolta de presos. A intenção, diz o autor, além de igualar os direitos de agentes penitenciários e policiais, é liberar as polícias civis e militares das atividades de guarda e escolta de presos.

O texto foi aprovado com alterações feitas pelo relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Hélio José (PMDB-DF). Entre as mudanças está a troca da expressão “polícia penitenciária” para “polícia penal”. Na avaliação do senador, a expressão anterior limitaria seu âmbito a uma das espécies de unidade prisional, as penitenciárias, e seria incompatível com a fiscalização do cumprimento da pena nos casos de liberdade condicional ou penas alternativas.

O substitutivo também vincula cada polícia penal ao respectivo órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencerem e estabelece que as polícias penais serão formadas pelos atuais  agentes  penitenciários e por novos servidores admitidos por concurso público.

Remanso: operação policial combate tráfico de drogas

Grande quantidade de drogas apreendidas pela operação. (Foto: Divulgação)

Uma operação conjunta, realizada entre a 25ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a Polícia Civil, combateu o tráfico de drogas na cidade de Remanso (BA), nessa terça-feira (12).

A Operação “Na mira das drogas” desarticulou uma quadrilha de traficantes que agia na cidade. De acordo com a polícia, a ação aconteceu após os últimos dois homicídios. Os crimes teriam sido cometidos por ter ligações com o tráfico de drogas.

Dois homens foram presos durante a ação. Com a dupla foram encontrados 163 pinos de cocaína e 46 tabletes de maconha. Os dois, juntamente com todo o material apreendido, foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Mulher é presa com Crack na Rodoviária de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na noite dessa segunda-feira (11), a Polícia Militar prendeu uma mulher com Crack no Terminal Rodoviário de Petrolina (PE).

Os policiais realizavam abordagens para combater o tráfico de drogas, quando avistou a acusada em atitude suspeita. Ela foi conduzida, juntamente com a droga, para a 1ª Delegacia de Polícia Civil.

Homem é preso por porte ilegal de arma em Lagoa Grande

(Imagem ilustrativa)

Uma equipe do GT GATI localizou um homem armado, em um bar no distrito de Vermelhos, em Lagoa Grande.

Segundo informações da polícia, uma denúncia anônima levou a equipe policial até o suspeito que estava em um bar. Durante abordagens no local, foi encontrado um revólver calibre 38, com seis munições.

O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Cabrobó onde foi autuado em flagrante.

Homem é preso após disparar arma de fogo em clube no Alto do Cocar

(Foto: Ilustração)

A Polícia Militar prendeu, nesse sábado (9), um homem após ele realizar alguns disparos de arma de fogo em um clube do bairro Alto do Cocar, em Petrolina (PE).

Os policiais foram informados sobre a ocorrência e, ao chegar no local, foram informados por populares que o suspeito havia deixado o local. Foram executadas algumas incursões a fim de capturar o homem. O suspeito foi avistado no bairro Rio Corrente e, ao perceber a presença dos policiais, empreendeu fuga.

Após acompanhamento tático, os policiais detiveram o suspeito na Av. do bairro São Gonçalo. Durante a perseguição, o acusado arremessou um revólver Cal. 38 pela janela do carro. A arma estava com cinco capsulas vazias e uma intacta, o mesmo utilizado no local da ocorrência.

O acusado foi encaminhado até a Delegacia de Policia Civil, onde foi lavrado em seu desfavor do suspeito um Auto de Prisão em Flagrante Delito.

Ciclista morre após ser atropelado no Rio Corrente, em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Um acidente na tarde desse sábado (9) acabou com a morte de um ciclista no bairro Rio Corrente, em Petrolina (PE).

De acordo com informações do 5º BPM, a vítima foi atingida por um ciclomotor “Phoenix” e não resistiu aos ferimentos.

O condutor fugiu do local na hora do acidente e deixou sua esposa para prestar socorro à vítima. O Instituto de Medicina Legal removeu o corpo.

Petrolina: Homem é espancado até quase morrer no São Gonçalo

(Foto: Waldiney Filho)

Na noite desse sábado (9), a Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio no bairro São Gonçalo, em Petrolina (PE). Segundo informações de uma testemunha, o acusado teria espancado a vítima com vários socos até a vítima perder os sentidos.

O SAMU foi acionado para prestar os primeiros socorros e encontrou a vítima desacordada. A testemunha indicou o local onde o suspeito se encontrava e afirmou que ele relatava que voltaria para continuar as agressões.

Os policiais foram até o endereço indicado e encontraram o acusado. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi lavrado um Auto de Prisão em Flagrante Delito em seu desfavor. A vítima foi encaminhada para o Hospital de Urgência e Traumas em estado grade.

Policial militar mata vizinho após briga pelo WhatsApp no DF

A discussão virtual cessou e, minutos depois, vizinhos ouviram tiros no apartamento. (Foto: Reprodução)

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) decretou na tarde desta sexta-feira (8), a prisão preventiva (provisória) do policial militar reformado apontado como autor do assassinato de um vizinho, em Samambaia, no DF.

A vítima, de 36 anos, foi morta a tiros no começo da noite desta quinta-feira (7), após discutir com vizinhos em um grupo de mensagens do condomínio. Segundo a Polícia Civil, o PM disparou duas vezes contra o homem que morava no andar de cima; Adilson Silva foi atingido no tórax e morreu no local.

A discussão começou às 18h, por mensagens pelo WhatsApp. Em uma imagem, o policial militar José Arimatéia Costa mostra uma mancha branca que apareceu na janela do apartamento, e acusa o vizinho de cima de ter “cuspido pasta de dente” pela janela. Em resposta, Silva enviou uma sequência de mensagens e áudios, em que negava a “autoria” da mancha e chamava o vizinho para resolver as coisas “pessoalmente”.

A discussão virtual cessou e, minutos depois, vizinhos ouviram tiros no apartamento de Adilson. O caso foi registrado na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia).

Com informações do G1

Homem é preso com habilitação falsificada em Juazeiro

(Foto: Arquivo)

Uma equipe de policiais militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar, prendeu um homem com carteira nacional de habilitação falsa, no bairro Itaberaba, em Juazeiro.

A polícia informou que durante rondas no bairro Itaberaba, um homem foi abordado e apresentou uma CNH, aparentemente verdadeira. Contudo, quando foi consultado no MOP e CPF do usuário deu como não cadastrado. O acusado foi questionado sobre a autenticidade da habilitação e acabou confirmando que havia comprado o documento falsificado na mão de outro individuo por 1.200,00.

O acusado e o material apreendido foram encaminhados para a 17ª COORPIN.

Corpos são encontrados em locais diferentes com mãos amarradas em Juazeiro

(Foto: Ilustração)

Dois crimes chamaram a atenção da população de Juazeiro nessa terça-feira (5) por possuírem as mesmas características. Nos dois casos, os corpos das vítimas foram encontrados com as mão amarradas e com várias marcas de tiros.

Uma das vítimas, identificada como Daniel Batista, de 38 anos, foi encontrada morta próximo ao povoado de Goiabeira I, no Salitre, Zona Rural da cidade. A outra, identificada como Genilson Soares, de 22 anos, foi encontrada no loteamento Sol Levante.

Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

Após caso em São Paulo, ambulante ejacula em mulher grávida em Recife

Vítima está grávida de quatro meses.

Após o caso que aconteceu em São Paulo, quando um homem mostrou seu pênis e o esfregou em uma mulher em um ônibus da cidade, outro fato semelhante aconteceu em Recife (PE). Um ambulante chegou a ejacular no braço de uma mulher, que está grávida de 4 meses, em um ônibus.

“Ele estava vendendo chiclete dentro do ônibus. Perguntou se eu queria e eu disse que não. Como o ônibus tem arcondicionado, é frio, então quando eu senti algo quente, achei que era só a mão dele, se segurando. Mas ele já estava com o órgão para fora”, conta a mulher. “Eu comecei a gritar e ele foi se escondendo e dizendo que eu estava louca”, completou.

A mulher pediu ajuda aos seguranças do terminal. O suspeito foi preso e encaminhado para a delegacia. Ele negou a prática do crime, mas foi autuado por estupro.

Nova fase da Lava Jato mira compra de votos na escolha do Rio como sede olímpica

(Foto: Arquivo)

Policiais Federais cumprem na manhã de hoje (5), no Rio de Janeiro, dois mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, em nova fase da Operação Lava Jato. A Operação Unfair Play tem o objetivo de desmontar um esquema criminoso envolvendo o pagamento de propina em troca da contratação de empresas terceirizadas por parte do governo fluminense.

As investigações, que contam com apoio de autoridades francesas, indicam a possibilidade de participação de dono de empresas terceirizadas em suposto esquema de corrupção internacional para a compra de votos para a escolha da cidade do Rio de Janeiro pelo Comitê Olímpico Internacional como sede das Olimpíadas 2016, “o que ensejou pedido de cooperação internacional com a França e os Estados Unidos”, diz a nota da Polícia Federal.

LEIA MAIS

Homem se atinge acidentalmente após pegar arma para matar indivíduo

(Foto: Ilustração)

Nessa segunda-feira (4), um homem foi preso pela Polícia Militar após atirar acidentalmente em si. O fato aconteceu na Fazenda Santa Clara, Lagoa de Fora, em Dormentes (PE).

De acordo com o cunhado da vítima, o homem teria se envolvido em uma discussão de bar e foi até sua residência se armar para matar seu desafeto. Contudo, a arma disparou acidentalmente atingindo sua perna.

A vítima foi encaminhada para um hospital de Dormentes, onde permanece hospitalizado. A arma foi apreendida pelos policiais e conduzida para a 1ª Delegacia da Policia Civil, onde foi apresentada e entregue à autoridade policial que lavrou uma Portaria para apurar o fato.

Agricultor é assassinado em Santa Maria da Boa Vista

(Foto: Ilustração/Internet)

Um agricultor, de 49 anos, foi assassinado na noite desse domingo (3) em Santa Maria da Boa Vista (PE). Segundo informações, a vítima, que era membro do Conselho Fiscal da Cooperativa local, foi alvo de vários disparos de arma de fogo.

O crime aconteceu no assentamento Catalunha da Serra. Não se sabe o que teria motivado o crime. A Polícia Civil local deverá conduzir investigações para elucidar o caso.

Fugitivo da penitenciária de Petrolina é preso em Orocó

(Foto: Ilustração)

Na tarde desse domingo (3), por volta das 16h30, um homem fugitivo da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, que fica em Petrolina (PE), foi preso na Zona Rural de Orocó (PE).

O acusado estava em uma motocicleta. Quando percebeu que seria abordado por um efetivo da GATI, o suspeito empreendeu fuga em alta velocidade.

Ele entrou em uma fazenda e caiu logo em seguida, sendo capturado pelos policiais. Ao ser indagado sobre a fuga, o acusado afirmou que era fugitivo da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes por não retornar da saída autorizada do regime semiaberto desde 2015.

Após consulta junto ao Portal SDS, foi verificado que o suspeito tinha um Mandado de Prisão em aberto pelo crime de homicídio, também de 2015.

Diante dos fatos, o acusado foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Cabrobó para medidas julgadas cabíveis.