Ouricuri prorroga prazo para pagamento do IPTU com desconto

Para emissão do IPTU o contribuinte pode se dirigir até o setor de Tributos e Arrecadação na sede da Prefeitura de Ouricuri. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Ouricuri Ricardo Ramos (PSDB) prorrogou o desconto de 45% em parcela única para quem pagar o tributo até o final do ano. Para emissão do IPTU o contribuinte pode se dirigir até o setor de Tributos e Arrecadação na sede da prefeitura.

O IPTU/2017 poderá ser pago em cota única com 45% de desconto para quem estiver em dias com o imposto até o dia 31/12/2016. Já para quem estiver inadimplente o desconto será de 20%, segundo o Fiscal de Tributos, Douglas Ferreira.

Os inadimplentes entre os anos de 2013 a 2016 terão a opção de pagar em cota única ou parcelar em até 5 vezes o IPTU em atraso, se o parcelamento for feito até o dia 31/08/2017. O IPTU dos anos de 2013 a 2016 terão anistia na multa e nos juros de 100% se for pago em cota única, de 80% se for pago em até 3 parcelas e de 70% se for pago em até 5 parcelas, além de desconto de 20% no valor original.

Para emissão do IPTU o contribuinte pode se dirigir até o setor de Tributos e Arrecadação na sede da Prefeitura de Ouricuri, das 07:30h às 13:30h. Ou ainda obter mais informações pelo telefone (87)3874-1083.

Prefeitura de Ouricuri conclui consulta pública ao Plano Plurianual da cidade

Grande parte da população participou da consulta. (Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Ouricuri encerrou na tarde desta quinta-feira(10), a consulta pública para recebimento de sugestões e propostas para elaboração do PPA 2018/2021. Agora o próximo passo é a tabulação dos dados obtidos durante as audiências públicas, formatação das contribuições da sociedade pela internet, juntando com as propostas das secretarias municipais, culminando com a elaboração do Plano Plurianual.

Após esse processo ser finalizado pelas equipes técnicas, a proposta do Plano Plurianual será encaminhado para apreciação dos vereadores, o que deverá ocorrer nos próximos dias. A partir desta data, a proposta tramitará pelas comissões constitucionais da Câmara Municipal e entrará para apreciação plenária. Sendo aprovado, o Plano Plurianual passa a vigorar como Lei Municipal, vigorando por quatro anos, a partir de janeiro de 2018.

Prefeitura realiza a 1ª Jornada Pedagógica da rede municipal de ensino de Ouricuri

(Foto: ASCOM)

Através da Secretaria Municipal de Educação, a prefeitura de Ouricuri (PE) promove a 1ª Jornada Pedagógica do município com o tema “ Faça parte desta história! Vamos juntos avançar”.

Na abertura, realizada na manhã desta terça-feira (25), na Quadra Poliesportiva da EREM Fernando Bezerra, participaram professores, coordenadores, diretores, técnicos da área educacional, secretários municipais, auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos vigias, merendeiras, convidados, e o prefeito Ricardo Ramos.

A secretária de educação professora Eliana Guedes fez uso da fala enfocando o objetivo da Jornada: “pretendemos a troca de experiência, a busca do crescimento e a melhoria das práticas pedagógicas. Que possamos trabalhar esse ano com o progresso que nós esperamos, e convidamos todos os professores para uma parceria em prol da educação do nosso município”, disse a Secretária.

LEIA MAIS

Dois professores são presos em flagrante por pedofilia em Pernambuco

(Foto: Internet)

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira em Pernambuco dois mandados de busca e apreensão que resultaram em duas prisões em flagrante durante Operação Glasnost, que combate a exploração sexual de crianças e o compartilhamento de pornografia infantil na internet em Pernambuco e mais 13 estados brasileiros.

No computador apreendido nas casa dos suspeitos, dois professores que acabaram presos, foram encontrados material pornográfico infantil. As buscas foram feitas em Ouricuri e no Alto do Mandú, no Recife. Os trabalhos foram realizados por oito policiais federais distribuídos em duas equipes. Os nomes dos presos não serão divulgadas. A PF teme provocar revolta na população.

No Recife, o preso é um professor de 39 anos. Ele admitiu ter sido usuário do site russo onde acessava não só material pornográfico infantil como também outro tipo de pornografia. O material pornográfico-infantil foi encontrado em um pen drive, mas também foram apreendidos na casa dele um notebook, dois discos de armazenamento de dados e um aparelho celular que passarão por perícia telemática para identificar todos os arquivos armazenados.

De acordo com as investigações, o preso não mantinha relação sexual e nem molestava crianças, mas cometeu o crime de armazenar conteúdo pornográfico infantil. Após autuação em flagrante, ele deverá pagar fiança no valor de cinco salários mínimos, ou R$ 4.685, fazer exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e em seguida será liberado para responder processo em liberdade. 

LEIA MAIS

Operação da Policia Federal prende suspeito de envolvimento em rede de pedofilia em Ouricuri

(Foto: Ilustração)

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (25) a 2ª fase da Operação Glasnost, que combate a exploração sexual de crianças e o compartilhamento de pornografia infantil na internet. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, um em Ouricuri e outro no Alto do Mandú, no Recife.

Os suspeitos produziam e armazenavam fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até bebês, muitos deles sendo abusados sexualmente por adultos, e as enviavam para contatos no Brasil e no exterior. Os detalhes sobre a operação, o material apreendido, fotos e vídeos da operação em Pernambuco serão repassados após o balanço geral da ação, que acontece em Curitiba, no Paraná.

A ação desta terça é um desdobramento da primeira fase da operação, deflagrada em novembro de 2013. A operação Glasnost envolve cerca de 350 agentes federais, que cumprem 72 mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e outros dois de condução coercitiva em 51 cidades de Pernambuco e dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Bahia, Maranhão, Piauí, Pará e Sergipe.

Com informações do FolhaPE

Polícia prende dois homens suspeitos de homicídios em Ouricuri e Araripina

(Foto: Arquivo)

Durante a 3ª edição da operação “Força no Foco” da Polícia Civil, dois homens foram presos neste sábado (22), por crime de homicídio em Ouricuri e Araripina.

Durante a operação, a equipe policial cumpriu um mandado de prisão, na zona rural de Araripina, em desfavor de Gilvagner Pereira Leite, por homicídio duplamente qualificado. Ele foi encaminhado para a cadeia pública de Araripina.

Ainda durante a operação, Uraquitan Dantas de Oliveira foi preso no centro de Ouricuri, durante cumprimento de mandado de prisão, por crime de homicídio. O acusado foi encaminhado para a Cadeia Pública de Ouricuri.

Prefeitura de Ouricuri oferece desconto de até 45% para pagamentos de IPTU até 31 de julho

Imagem ilustrativa

O contribuinte de Ouricuri tem até o dia 31 de julho para realizar pagamento em parcela única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do exercício 2017 com desconto de 45%.

O desconto é para pagamentos no prazo e que não possua débitos (se quiser especificar imposto) vencidos até 31/12/2016, caso exista débitos até 2016 o desconto será de 20% sobre o valor original.

Para quem possuí débitos de anos anteriores serão anistiados a multa e juros em 100% no caso de pagamento em cota única e será concedido o desconto de 20% no valor original. Para quem preferir pagar parcelado de 2 a 3 vezes a anistia será de 80% na multa e juros e desconto de 20% no valor original, já se optar por pagar de 4 a 5 vezes o contribuinte terá a anistia na multa e juros de 70% mais o desconto de 20% no valor original.

O contribuinte pode procurar o Setor de Tributos e Arrecadação (no prédio da Prefeitura), de segunda a sexta-feira, entre 07:30h e 13:30h para emissão do IPTU. É preciso levar o último carnê do IPTU, número da inscrição ou documento do imóvel, além do CPF.

Caminhão capota e deixa um morto na BR-316, em Ouricuri

(Foto: Divulgação/ PRF)

Durante a noite desta segunda-feira (10) um caminhão com carga de gesso, capotou e deixou um morto e um ferido na BR-316, em Ouricuri.

Um jovem de 22 anos morreu no local do acidente e seu pai teve apenas escoriações em uma das mãos e foi socorrido por uma ambulância de Ouricuri que passava pelo local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o corpo da vítima que ficou preso entre as ferragens.

Homem é assassinado no bairro Capela de São Brás, em Ouricuri

(Foto: Arquivo)

Durante a noite desta segunda-feira (10), um homem de 37 anos, foi morto a tiros na rua Duque de Caxias, bairro Capela de São Brás, em Ouricuri.

Segundo informações da polícia, a vítima estava em casa assistindo televisão quando um homem bateu na porta e teve a entrada permitida por uma criança. O homem entrou e atirou na vítima, na frente de sua esposa que não foi atingida. O criminoso fugiu com outro homem em uma moto.

A vítima cumpriu pena homicídio e a suspeita da família é que o seu assassinato tenha sido motivado por dívida com traficantes. O corpo foi encaminhado para o IML de Petrolina e o caso ainda será investigado.

Projeto ‘Mulheres Doulas’ promove formações no sertão do Araripe

(Foto: Divulgação)

Começou nesta quarta-feira (17) o projeto de formação “Mulheres Doulas Articulando Vidas” em Trindade. O projeto segue amanhã (18) para Ouricuri.

A iniciativa promove ações para duas formações: em Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, e de Doulas, no salão Paroquial da cidade. Em Ouricuri, na sede do CEREST, acontecerá durante quinta e sexta-feira o segundo módulo da formação em “Assistência humanizada ao parto e pós parto”, ministrada pela enfermeira obstetra Edilazy Mariz. Do curso participarão profissionais da saúde do município.

As formações são uma das estratégias do projeto Mulheres Doulas Articulando Vidas, que o Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP) desenvolve com apoio financeiro da União Europeia. Outras atividades desenvolvidas são ações culturais públicas, ações de incidência como audiências públicas sobre as temáticas do projeto e visitas às maternidades. Desta forma, o CNMP se propõe contribuir para a redução da morbidade e mortalidade materna em seis municípios do sertão de Pernambuco e três da Região Metropolitana do Rio Grande do Norte.

Pacientes do TFD de Ouricuri contam com nova Casa de Apoio no Recife

(Foto: Divulgação)

A prefeitura de Ouricuri, alugou uma nova residência para pacientes com Tratamento Fora de Domicilio (TFD) no Recife.

“Essa nova casa de apoio é mais segura, ampla e arejada com mais quartos e mais banheiros, proporcionando um maior bem estar aos que necessitam de um espaço para fazer tratamentos fora do seu domicílio, com 02 viagens semanal, o ônibus (TFD) transporta cerca de quase 400 ouricurienses todo mês”. Concluiu o prefeito Ricardo Ramos.

Polícia Federal prende estelionatário em Ouricuri

(Foto Ilustrativa)

Segundo informações divulgadas pela assessoria da Polícia Federal nesta terça-feira (2), um estelionatário, de 52 anos, foi localizado e preso em Ouricuri. Ele é suspeito de chefiar uma quadrilha que clonava cartões para sacar dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A atuação era feita através de uma rede de laranjas para aplicar golpes com o objetivo de retirar indevidamente dinheiro em agências da Caixa Econômica Federal. De acordo com a PF, a associação criminosa já roubou mais de R$ 215 mil de contas do Fundo de Garantia. Ainda segundo a Polícia Federal, um novo golpe seria aplicado pela quadrilha nesta terça-feira (2), onde seria retirado a quantia de R$ 353 mil de uma conta do FGTS.

O chefe da quadrilha possuía um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal de Blumenau, em Santa Catarina e chegou a ser preso na ‘Operação Falcatrua’, desencadeada pela Polícia Federal de Itajaí, em 2012. Ele estava em liberdade provisória e recentemente foi condenado a 48 anos de prisão em regime fechado.

A Caixa Econômica Federal investiga se o suspeito está ligado a outras fraudes realizadas nas agências de Ouricuri, Garanhuns, Arcoverde e Pesqueira. Os dois presos foram encaminhados para realizar exame de corpo de delito e em seguida levados para a cadeia pública de Salgueiro.

Com informações do G1

Estão abertas as inscrições para curso preparatório para o Enem do IF Sertão-PE campus Ouricuri

(Cartaz Divulgação)

O campus Ouricuri do IF Sertão-PE, está com inscrições abertas para o curso IF Pré– Formação Discente para o ENEM e os Vestibulares, que será ofertando modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) na sede da Instituição.  Ao todo, serão disponibilizadas 80 vagas, sendo 40 para turma matutina e outras 40 para a turma noturna.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 26 de abril na Secretaria do Controle Acadêmico do campus Ouricuri. É preciso apresentar uma foto 3×4, original e a cópia da identidade e do CPF. O público-alvo são alunos, colaboradores terceirizados, jovens e adultos da região que tenham concluído ou estejam cursando as séries finais do Ensino Médio.

Os inscritos vão fazer uma prova de redação que deve ser aplicada no dia 29 de abril, das 9h às 11h30. Os aprovados devem efetuar as matrículas nos dias 4 e 5 de maio. As aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 8 de maio.

Outras informações através do site.

Dois suspeitos de praticar assaltos são presos em Bodocó

(Foto: Divulgação)

Dois homens suspeitos de praticar assaltos em Bodocó, foram presos pela Polícia Militar na noite desta quarta-feira (5). Com a dupla, a PM apreendeu duas armas, munições e celulares

Segundo informações da polícia, os dois suspeitos, de 22 e 34 anos, estavam praticando diversos assaltos na região em uma motocicleta modelo Honda 150 cc. Durante a abordagem policial a dupla tentou fugir, mas o piloto perdeu o controle da moto e ambos caíram no chão. O jovem de 22 anos foi preso e o segundo conseguiu fugir.  Os polícias continuaram as buscas pelo segundo suspeito, que foi localizado e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Ouricuri.

Com a dupla foram apreendidos um revólver cal. 38, uma espingarda cal. 12 e cinco celulares.

Ex-prefeito de Ouricuri é multado pelo o TCE-PE

(Foto: Divulgação/Ascom)

O ex-prefeito da cidade de Ouricuri, Antônio Cezar Araújo Rodrigues, foi multado no valor de R$ 37.490,00, por descumprir um Termo de Ajuste de Gestão, celebrado com o Tribunal de Contas em novembro de 2015, para corrigir uma série de problemas no funcionamento das escolas públicas do município.

As irregularidades foram identificadas pela equipe técnica do TCE, após auditoria realizada pela Inspetoria Regional de Petrolina. Os auditores encontraram falhas como, danos na estrutura física; ausência ou insuficiência de banheiros, instalações hidrossanitárias, elétricas, telefônicas e de rede de lógica; defeitos nos revestimentos das paredes e pisos; ausência de espaço adequado para a prática de esporte e recreação das crianças; salas de aula com mobiliário insuficiente ou inadequado; e cozinhas sem condições de higiene e de armazenamento de alimentos da merenda.

O relator das contas do município, o conselheiro Marcos Loreto, decidiu celebrar um Termo de Ajuste de Gestão com o prefeito à época, Antônio Cezar Araújo Rodrigues, recomendando a adoção, no prazo entre 120 e 300 dias, de 27 medidas para melhorar as condições de funcionamento das unidades de ensino e atender aos padrões mínimos de infraestrutura estabelecidos nas diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação, amenizando inclusive o baixo desempenho que a cidade apresenta na área da educação.

Entre as ações que o ex- prefeito se comprometeu em realizar, ao assinar o TAG, estão, providenciar instalações hidrossanitárias nas cozinhas e sanitários; recuperar a ligação do esgotamento sanitário das cozinhas; recuperar, ou mesmo, substituir, as cisternas das escolas; recuperar e implementar as instalações elétricas; providenciar melhorias na iluminação e ventilação natural das salas de aula; providenciar a construção de sanitários; e proporcionar espaços próprios para a prática de atividades esportivas ou recreativas.

Em outubro de 2016, depois de transcorrido o prazo mais longo estabelecido no TAG, a Inspetoria Regional de Petrolina expediu um relatório de monitoramento que mostra o cumprimento, parcial, de apenas 5, das 27 recomendações feitas pelo TCE, sem apresentação de nenhuma providência efetiva em relação às restantes.

Como a defesa e os documentos apresentados pelo ex-prefeito não foram suficientes para atestar sua adimplência em face do TAG, o conselheiro Marcos Loreto decidiu pelo julgamento irregular do processo (TC nº 1509386-4), com aplicação de multa ao ex-gestor.

O relator determinou ainda ao atual prefeito de Ouricuri, ou quem vier a sucedê-lo, que encaminhe ao Tribunal de Contas, no prazo de 60 dias, informações a respeito do efetivo cumprimento de todas as obrigações assumidas e registradas no Termo de Ajuste de Gestão, sob pena de aplicação de multa. O cumprimento da decisão será verificado também no âmbito do TCE pela Coordenadoria de Controle Externo, por meio de auditorias e inspeções.