“Ele teria uma reunião com o Lula”, justifica Bolsonaro ao cancelar agenda com presidente de Portugal

(Foto: Evaristo SA/AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou a reunião que teria com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na próxima segunda-feira (4). O encontro estava marcada para acontecer em Brasília (DF). “Resolvi cancelar o almoço que ele teria comigo, bem como toda a programação”, afirmou Bolsonaro à CNN Brasil.

O cancelamento veio após Bolsonaro descobrir que Rebelo terá um encontro com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (3), em São Paulo. “Ele teria uma reunião com o Lula”, destacou Bolsonaro ao canal. O petista é o principal adversário de Bolsonaro na eleição de 2022.

Diplomatas que atuaram na negociação para a agenda acontecer ficaram surpresos com a decisão de Bolsonaro e tentam reverter o “climão” criado. Além de Lula, o presidente de Portugal também se reunirá com Michel Temer (MDB), ex-presidente do Brasil.

Bahia: agendas de pré-candidatos à Presidência marcam celebração do 2 de Julho

O 2 de Julho na Bahia será marcado por agendas dos pré-candidatos a presidente da República. Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) participarão de atos com apoiadores neste sábado, no estado que é o quarto maior colégio eleitoral do país.

Desde 7h30, Ciro, Lula e Tebet marcam presença no cortejo cívico da Independência da Bahia e seguirão para agendas separadas na sequência. Principais nomes da disputa eleitoral de 2022, Lula e Bolsonaro estarão bem próximos, contudo, não devem cruzar seus caminhos.

Por volta de 10h30 Lula estará na Arena Fonte Nova, com o governador Rui Costa (PT) e o senador Jaques Wagner (PT). Já Bolsonaro estará participando de uma motociata a oito quilômetros do petista.

Visita de Bolsonaro a Curaçá é cancelada, segundo ex-ministro João Roma

A visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Curaçá (BA) neste final de semana está cancelada. A informação foi confirmada pelo ex-ministro João Roma (PL), que é pré-candidato ao Governo do Estado pelo partido de Bolsonaro.

Apesar do cancelamento dos compromissos em Curaçá, o presidente desembarca na Bahia nesta sexta-feira (1°), para agenda em Feira de Santana, Cruz das Almas e Maragogipe. E no sábado, ele participa da Motociata da Independência, na capital Salvador.

A agenda de Bolsonaro em Curaçá ocorreria no mesmo dia da tradicional Festa do Vaqueiro. “Tentamos até o último momento achar uma maneira de tornar possível a participação do presidente, mas infelizmente ainda não será dessa vez que ele estará corpo a corpo com o povo de Curaçá e região”, disse Roma.

Celebrações do 2 de Julho na Bahia terão presença de Bolsonaro, Ciro e Lula

A celebração do 2 de Julho na Bahia reunirá os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Salvador. O trio confirmou agenda no Estado no mesmo dia, o que causa preocupação sobre a segurança dos políticos.

Os pré-candidatos participarão de eventos em locais distintos, mas próximos. Ciro e Lula estarão a cerca de um quilômetro de distância, enquanto Bolsonaro estará a cerca de cinco quilômetros dos locais onde estarão os outros dois.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) afirmou que realiza um levantamento das informações sobre o esquema de segurança para o 2 de Julho, mas não detalhou as ações. Além da passagem pela capital, Bolsonaro também terá agenda na cidade de Curaçá no final de semana.

BTG/FSB: Lula lidera, mas Bolsonaro encurta distância em nova pesquisa

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto FSB para o banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (27), indica que a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu alguns pontos. Como consequência, o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) diminuiu a distância para o petista.

Lula soma 39% das intenções nessa nova pesquisa, no cenário espontâneo. Mas há quatro semanas ele possuía 41% dos votos. Já Bolsonaro subiu de 29% para 31%.  No cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Lula oscilou de 44% para 43%, enquanto Bolsonaro passou de 32% para 33%.

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT) com 8% e Simone Tebet (MDB) com 3%, seguido por André Janones (Avante), com 2%, e Pablo Marçal (Pros), com 1%. Os demais nomes não pontuaram. E no cenário de segundo turno, Bolsonaro tem 37% contra 52% de Lula.

Bolsonaro deve confirmar Braga Netto como vice nos próximos dias

Jair Bolsonaro (PL) está perto de confirmar o nome do seu vice para as eleições de 2022. Durante agenda no final de semana, o presidente da República informou que nos próximos dias deve anunciar a escolha de Walter Braga Netto (PL) para o posto.

“Temos outros excelentes nomes, como o da Tereza Cristina. O general Heleno [Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência] quase foi meu vice lá atrás. (…) Vice é só um. Gostaria que pudesse indicar dez, daí não teria problemas”, afirmou Bolsonaro.

LEIA MAIS

Datafolha: Lula tem 47% e Bolsonaro 28%

A nova pesquisa do Datafolha, divulgada na quinta-feira (23), indica a ampla liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele tem 47% contra 28% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) pontua com apenas 8%.

André Janones (Avante), com 2%; Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) com 1% cada são outros nomes que pontuam. Brancos e nulos representam 7%, enquanto indecisos são 4%. Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (Democracia Cristã); Luciano Bivar (União Brasil) e general Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

O Datafolha ouviu 2.556 pessoas entre quarta-feira (22) e esta quinta (23). A pesquisa foi encomendada e divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, com registro na Justiça Eleitoral com o número BR-09088/2022. O nível de confiança da pesquisa é 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Confira a seguir os cenários observados na pesquisa:

LEIA MAIS

Bolsonaro visita Caruaru nesta quinta-feira (23)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), cumprirá agenda em Caruaru (PE) nesta quinta-feira (23). De acordo com a Folha de Pernambuco, ele participará de uma motociata na véspera do São João e também deve acompanhar os festejos juninos no Pátio de Eventos.

Bolsonaro tem chegada na cidade prevista para às 13h e logo em seguida, às 14h, participará da motociata com apoiadores, no Polo Caruaru. Pré-candidato a senador, Gilson Machado e o pré-candidato a governador, Anderson Ferreira também estarão no ato.

Parte da comitiva do presidente já se encontra na cidade, realizando os ajustes para credenciamento e segurança dos eventos de presença prevista do presidente, que não deve ter compromissos oficiais do governo na agenda.

BTG/FSB: Lula segue na frente de Bolsonaro com 44% das intenções

A nova pesquisa realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, encomendada pelo BTG Pactual, indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto, contra 32% de Jair Bolsonaro (PL). Os dados foram coletados entre 10 e 12 de junho.

Ciro Gomes (PDT) tem 9%. Ele é seguido por Simone Tebet (MDB) com 2%. André Janones (Avante) e Felipe D’Ávila  (Novo) pontuaram com 1%. Brancos e nulos são 2%, enquanto os que responderam que não votariam em nenhuma das opções atingiu 7%.

No comparativo com maio, Lula perdeu dois pontos enquanto Bolsonaro manteve-se estável. O FSB ouviu dois mil eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Câmara de Petrolina aprova Moção de Aplausos a Jair Bolsonaro

(Foto: Ascom PMP)

A Moção de Aplausos ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) foi aprovada sem polêmicas ou discussões na Câmara de Vereadores de Petrolina. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (9), através do Requerimento n° 320/2022 de autoria de Alex de Jesus (Republicanos), Capitão Alencar (Patriota), Diogo Hoffmann (PSC) e Ruy Wanderley (PSC).

A moção é pela ação de Bolsonaro em liberar recursos para ajudar as famílias desabrigadas pelas chuvas no Recife e Região Metropolitana, que deixou mais de 120 pessoas mortas. Nenhum dos autores defendeu o pedido, que entrou em votação sem maior alarde. Gilmar Santos (PT) se absteve da votação.

Vereadores de Petrolina propõe Moção de Aplausos a Jair Bolsonaro por designar recursos a atingidos pelas chuvas no Recife

Em mais uma sessão sem projetos de lei em pauta, os vereadores de Petrolina se reúnem nesta quinta-feira (9) para analisar as Indicações e Requerimentos rotineiras dos parlamentares. E o Requerimento de n° 320/2022, proposto em sua maioria pelos integrantes da Bancada Evangélica de Petrolina, deve repercutir e esquentar a sessão.

Os vereadores Alex de Jesus (Republicanos), Capitão Alencar (Patriota), Diogo Hoffmann (Patriota) e Ruy Wanderley (PSC) propõe uma Moção de Aplauso ao Presidente da República Federativa, Jair Bolsonaro, “pela iniciativa de recurso e liberação de 1 bilhão de reais, para ações de socorro as vítimas das fortes chuvas na grande Recife e cidades circunvizinhas”.

A sessão começa às 9h e tem transmissão ao vivo pelo YouTube da Câmara. Para a moção ser concedida, é necessário votação no Plenário da Casa Plínio Amorim. Porém, a tendência é de aprovação, já que a bancada da Situação – da qual integram os autores do pedido – é maioria.

Pesquisa Genial/Quaest mostra Lula com 46%, seguido de Bolsonaro com 30%

A pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta quarta-feira (8) pela CNN Brasil, indica o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo, com 30%.

Ciro Gomes (PDT) soma 7% das intenções de votos. Quem também pontuou foi André Janones (Avante) com 2%; e Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros), com 1% cada.

Outros sete pré-candidatos não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Santos Cruz (Podemos), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu duas mil pessoas entre os dias 2 e 5 de junho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03552/2022. Também foram observados cenários de primeiro e segundo turno, confira a seguir:

LEIA MAIS

Além do diesel, Bolsonaro vai zerar imposto da gasolina e promete indenizar estados que fizerem o mesmo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta 2ª feira (6.mai.2022)  uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para conter o preço dos combustíveis. O texto não foi apresentado. O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a medida tem data e valor definido. Afirmou que custará mais de R$ 25 bilhões e menos que R$ 50 bilhões.

Uma das ideias da equipe econômica é usar o dinheiro da outorga da Eletrobras, de aproximadamente R$ 25 bilhões, para conter os preços dos produtos. Bolsonaro se reuniu com os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PL-AL) para discutir as medidas. Lira sinalizou que a Casa apoia a proposta de Emenda à Constituição sugerida pelo governo federal: “Tem a sensibilidade da Câmara dos Deputados. Eu penso que essa iniciativa avança no sentido de diminuição dos índices inflacionários“, afirmou.

Pacheco disse que levará as reivindicações do Executivo aos senadores para chegar a um “consenso que se possa convergir os interesses e percepções do Senado, da Câmara dos Deputados, do Executivo, e ouvindo os Estados da federação“. O senador Fernando Bezerra (MDB-PE), que é relator do projeto que fixa um teto ao ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis, telecomunicações e energia elétrica, disse que o texto pode ser votado já na próxima 3ª ou 4ª feira (7 ou 8.jun).

Além desses, também estavam presentes:

  • Senador Fernando Bezerra (MDB-PE)
  • Ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira
  • Ministro da Economia, Paulo Guedes
  • Ministro-chefe da Secretaria de governo, Célio Faria
  • Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres
  • Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida
  • Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno
  • Adjunto do Advogado-Geral da União, Fabrício Da Soller.

Lamentável: disputa eleitoral se sobrepõe à tragédia das chuvas no Recife

Que país é  este? O título dessa música do Legião Urbana, serve perfeitamente para ilustrar o momento atual em que vimemos, mostrando diversas situações que nos levam a recorrer a este questionamento.

Pernambuco está passando por um dos piores momentos com as chuvas que estão caindo na Região Metropolitana do Recife. Diante do cenário, nos causa estranheza o fato de a imprensa ter dado pouco destaque a vinda da comitiva do  Presidente da República Jair Bolsonaro, acompanhado de muitos ministros e autoridades que compõe a sua gestão, simplesmente por que priorizam a questão eleitoral e temem que o destaque aos benefícios anunciados pela a equipe do presidente, possam alavancar seu nome na região. Pensamento mesquinho e hipócrita que em nada contribui com a nossa tão questionada “Democracia”.

Muitas ações importantes foram anunciadas: desde a liberação de mais uma parcela do PBC com prazo de 36 meses para pagar, a disponibilidade de 500 milhões de reais para reconstrução das infraestruturas atingidas pelas chuvas.

Um momento como este requer, no mínimo, grandiosidade institucional, daqueles que foram devidamente eleitos pelo povo para nos governar. Divergências políticas têm que ser superadas em um cenário como este. Não queremos saber quem errou: se o presidente em não ter convidado o governador, ou o próprio governador que não foi receber a maior autoridade do país em visita ao Estado, objetivando cumprir com o seu papel e reponsabilidade em envidar todos esboços necessários no sentido de contribuir para a resolução dos estragos causados e ajudar as pessoas que perderam tudo na tragédia. Gostaríamos mesmo que a harmonia entre os poderes pudesse prevalecer e não as ideologias políticas.

Lula tem 46% contra 32% de Bolsonaro em nova pesquisa da BTG/FSB

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou sua vantagem em relação a Jair Bolsonaro (PL) na terceira rodada da pesquisa BTG/FSB, divulgada nesta segunda-feira (30) pela Veja. Bolsonaro manteve-se estável, com 32%, enquanto Lula subiu para 46%.

Ciro Gomes (PDT) tem 9%, Simone Tebet (MDB) 2%, enquanto Janones (Avante) tem 1%. Os demais pré-candidatos não chegaram a 1% e não pontuaram. Brancos e nulos têm 2%. Os que informaram não votar em nenhum dos candidatos somaram 5%.

O Instituto FSB ouviu 2 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de maio, por telefone. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03196/2022.