Judocas de projeto de extensão da Univasf conquistam medalhas em competições nacionais e internacionais

Vivian foi campeã do Campeonato Pan-Americano Sub-13, realizado em novembro. (Foto: Divulação/ASCOM)

Atletas de judô que integram o projeto de extensão ‘Treinos de Judô e Jiu-Jitsu para a Comunidade’, oferecido pelo Colegiado de Educação Física (Cefis) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vêm se destacando nos cenários nacional e internacional da modalidade. A judoca Vivian Ramos participou, em novembro, de duas competições de judô na cidade equatoriana de Guayaquil e foi campeã do Campeonato Pan-Americano Sub-13 e ficou em terceiro lugar no Sul-Americano Sub-13.

No período de 14 a 17 de novembro, a atleta da Seleção Brasileira de Judô Vivian Ramos, que tem 12 anos, conquistou algo inédito para a região do Vale do São Francisco. Vivian participou de quatro lutas no Pan-Americano Sub-13 (47kg). Venceu todas e conquistou medalha de ouro, depois de enfrentar as adversárias do Equador, Peru e Estados Unidos, no dia 15 de novembro. Dois dias depois, a judoca disputou o campeonato Sul-Americano. Foram três combates, duas vitórias e uma derrota contra representantes do Peru e Equador, que levaram a atleta ao terceiro lugar na competição.

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota defende porte de arma de fogo para advogados

(Foto: Internet)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) usou a tribuna da Câmara, nesta terça-feira (04), para defender que advogados tenham porte de arma de fogo. O socialista anunciou que votará favorável ao Projeto de Lei 704/2015, de autoria do deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), que modifica o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/14) para assegurar o direito aos advogados com a finalidade de defesa pessoal.

Gonzaga Patriota criticou o estatuto do desarmamento, e disse que os advogados precisam de porte de arma para se defender. “Vamos votar favoravelmente a essa proposta. Porque a gente vive no país que se criou um pacto pelo desarmamento que só desarmou o cidadão de bem. Sou advogado há mais de 40 anos e sei das dificuldades que esses profissionais enfrentam no seu dia a dia”, comentou.

De acordo com o deputado, os advogados que podem vir a ter direito ao porte precisarão passar por todo o processo que envolve a retirada da documentação necessária, como a comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo.

Em tramitação desde 2015, a proposta vem atender à reivindicação dos profissionais depois que 13 advogados no estado do Pará foram assassinados no exercício da profissão.

SEDUC inicia renovação de matrículas para alunos das escolas municipais de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A equipe da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) iniciou nesta segunda-feira (03) em Juazeiro (BA), o período de renovação de matrícula do ano letivo de 2019. Dentro do calendário, os alunos da Educação Infantil (creches) poderão fazer a renovação no período de 03 a 07 de dezembro e do Ensino Fundamental de 12 a 27 de dezembro, inclusive os alunos com deficiência.

As equipes estarão disponíveis nas unidades escolares, das 8h às 17h. Os pais ou responsáveis devem comparecer até a unidade escolar para assinar a renovação da matrícula.

Os alunos novatos poderão realizar as matrículas nas escolas da rede municipal em janeiro de 2019. O início das aulas está previsto para o dia 18 de fevereiro.

Mineração Caraíba e prefeitura de Juazeiro promovem construção de barreiros, aguadas e pequenas barragens no distrito de Pinhões

(Foto: ASCOM)

Em parceria com a Mineração Caraíba, a Prefeitura de Juazeiro (BA) através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) está promovendo a requalificação e construção de barreiros, aguadas e pequenas barragens (reservatórios de água destinados a suprir a necessidade dos animais), na região do distrito de Pinhões, com o intuito de minimizar os efeitos da estiagem nessas localidades.

“A ação é de grande importância, pois visa fortalecer a política de armazenamento de água, através da contenção de água de chuva que irá garantir a manutenção dos rebanhos de caprinos e ovinos no período de seca. Além disso, a água dos maiores reservatórios será utilizada para a produção de forragem animal através do plantio de palmas forrageiras e de outras culturas”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico Agricultura e Pecuária, Tiano Félix.

LEIA MAIS

UNINASSAU Petrolina inicia projeto “Vai de Táxi” visando o aperfeiçoamento profissional dos taxistas

(Foto: Divulgação/ASCOM)

Em parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação dos Taxistas De Petrolina (Astape), a Faculdade UNINASSAU Petrolina inicia, na próxima segunda-feira (10), o projeto “Vai de Táxi”, com a finalidade de aperfeiçoamento profissional dos taxistas. O evento acontecerá no auditório da Instituição, a partir das 19h. A Faculdade fica localizada na Avenida Clementino Coelho, Nº 714, bairro Atrás da Banca.

Ao todo, 240 taxistas irão participar das palestras “Vai de Táxi: Reinvenção Profissional” e “A importância do taxista no Desenvolvimento do Turismo”, com o Profº Sério Murilo Correa e a secretária de Turismo do município, Nadja Batista, respectivamente.

De acordo com o idealizador do projeto e professor da UNINASSAU, Sérgio Murilo, “a ideia veio com a intenção de reinventar essa classe profissional com a implantação de novas estratégias que são importantes para fortalecimento profissional. É necessário acompanhar as mudanças do mercado e as necessidades do cliente”, disse.

Bolsonaro chega a Brasília e avalia nomes para o Meio Ambiente

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Com grande expectativa para a definição do comando do Ministério do Meio Ambiente, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) chegou a Brasília nesta terça-feira (04) e seguiu direto para o gabinete de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O primeiro compromisso do dia é uma conversa com Tereza Cristina, confirmada para o Ministério da Agricultura.

Bolsonaro têm reiterado que as duas áreas precisam trabalhar conjuntamente. Tereza Cristina que é presidente da Frente Agropecuária da Câmara já sinalizou que poderia contribuir com a definição do nome para o Meio Ambiente.

LEIA MAIS

Escola Municipal promove ‘Sarau Cultural Mais Educação’ em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A Escola Educandário João XVIII, situada no bairro Piranga, em Juazeiro (BA), realizou no último sábado (01), o ‘Sarau Cultural Mais Educação’, que tem o objetivo de promover atividades de cultura, arte e lazer através do “Programa Novo Mais Educação”. O evento contou com a participação de mais de 200 alunos, além dos familiares. Em sua primeira edição, com criatividade e interação de toda a escola, os alunos se manifestaram artisticamente com danças, corais, declamação de poesias, histórias de contos, músicas, além de apresentações teatrais.

Para a articuladora do Programa e idealizadora do evento, Risy Tâmara Peixinho, o Sarau estimula os alunos com atividades pedagógicas, artísticas e culturais. “Foi um momento de tomada de consciência, pois a cultura desperta a sensibilidade das pessoas para a realidade em sua volta e as estimula a refletir sobre ela a partir de outras linguagens. Além disso, motiva os alunos a conhecerem e se apropriarem da diversidade cultural”, afirmou.

LEIA MAIS

Geração “nem-nem”: 23% dos jovens brasileiros não trabalham nem estudam

23% dos jovens brasileiros não trabalham e nem estudam. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que 23% dos jovens brasileiros não trabalham e nem estudam (jovens nem-nem), na maioria mulheres e de baixa renda, um dos maiores percentuais de jovens nessa situação entre nove países da América Latina e Caribe. Enquanto isso, 49% se dedicam exclusivamente ao estudo ou capacitação, 13% só trabalham e 15% trabalham e estudam ao mesmo tempo.

As razões para esse cenário, de acordo com o estudo, são problemas com habilidades cognitivas e socioemocionais, falta de políticas públicas, obrigações familiares com parentes e filhos, entre outros. No mesmo grupo estão o México, com 25% de jovens que não estudam nem trabalham, e El Salvador, com 24%. No outro extremo está o Chile, onde apenas 14% dos jovens pesquisados estão nessa situação. A média para a região é de 21% dos jovens, o equivalente a 20 milhões de pessoas, que não estudam nem trabalham.

A pesquisa foi realizada em parceria do Ipea com a Fundación Espacio Público, do Chile, o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional (IRDC), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG).

Nem-nem

LEIA MAIS

Rodada define três dos quatro semifinalistas do Campeonato Interbairros 2018

Dos quatro jogos da 3ª fase do Campeonato Interbairros de Juazeiro (BA) realizados no último sábado (01), apenas Alto do Cruzeiro e Itaberaba não teve o resultado conhecido em campo. Após empate em 0 x 0 no tempo regulamentar, a partida se encaminhou para as cobranças de pênaltis, e cada equipe realizou as cinco tentativas iniciais, mantendo a igualdade no duelo e levando a decisão para a fase de cobranças alternadas.

No primeiro chute, o goleiro do Itaberaba defendeu parcialmente a cobrança do jogador Rivonaldo e quando a bola caprichosamente se encaminhava para dentro do gol, um torcedor não identificado adentrou o campo e impediu que a bola chegasse à meta.

O árbitro Paulo Victor suspendeu as cobranças das penalidades e deu por encerrada a partida. A competência para decidir quem fica com a vaga cabe à coordenação do campeonato, que poderá penalizar o infrator com a eliminação, ou ordenar nova série de cobranças de pênalti para se conhecer o vencedor. Até a próxima quarta-feira (5), sob a análise dos relatórios do árbitro e do delegado da partida, a decisão será anunciada após reunião na Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Retirada de medicamentos nas Farmácias da Família em Juazeiro só será permitida mediante apresentação do cartão SUS 

A partir de hoje (03), a retirada de medicamentos nas Farmácias da Família em Juazeiro só será permitida mediante apresentação do Cartão SUS. (Foto: ASCOM)

A Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro (SESAU) informa que a partir desta segunda-feira (03) os pacientes que necessitam retirar medicamentos na Farmácia da Família, na área urbana, precisam apresentar o cartão do SUS.

De acordo com a SESAU, a medida é necessária porque foi implantado o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – sistema unificado e que garantirá mais segurança para entrega de medicamentos no município.

Em combate ao serviço clandestino de mototaxistas CSTT apreende quatro motocicletas irregulares

(Foto: ASCOM)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte de Juazeiro (BA) (CSTT) continua realizando a campanha educativa para orientar a população sobre como identificar o mototáxi legalizado. Durante a realização de blitz itinerante, a equipe de Fiscalização de Transporte apreendeu quatro motocicletas por serviço de transporte irregular de passageiros na última sexta-feira (30).

A blitz itinerante, que além da fiscalização, conta com uma equipe teatral que faz abordagem aos usuários do serviço de mototáxi para orientá-los, percorreu diversos bairros e residenciais da cidade na semana passada.

Um dos representantes da Central de Mototáxi Legalizado, Anaílton Félix, parabenizou a CSTT pela ação educativa que vem sendo realizada. “Nós, da Central, agradecemos à CSTT por essas blitzes educativas que estão acontecendo na cidade e esperamos que esse trabalho seja frequente. Sabemos que ainda faltam muitas coisas para serem feitas, mas já é uma boa iniciativa do órgão”, destacou Anaílton.

Como identificar o mototaxista legalizado em Juazeiro

LEIA MAIS

Avenida Adolfo Viana recebe pavimentação asfáltica

(Foto: ASCOM)

Iniciada há exatos 90 dias a obra de requalificação de uma das principais avenidas de Juazeiro (BA), a Avenida Adolfo Viana, começou a receber a pavimentação asfáltica no último sábado (01) nos trechos danificados com a readequação do canteiro central. Realizada pela Prefeitura de Juazeiro por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) a obra é fruto de um convênio entre o município e o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Todo o canteiro central da Avenida já foi demolido e redimensionado com assentamento de meio-fio, os trechos danificados passaram pelo processo de recuperação da base e começaram a receber massa asfáltica. “Todo o trecho do pavimento danificado recebeu Brita Graduada Simples- material de maior resistência que serve como base de pavimento em regiões que vão ser beneficiadas com recomposição, a compactação e imprimação. No sábado começamos a massa asfáltica que deve ser concluída nos próximos dias, para em seguida iniciarmos a colocação dos novos postes que vão substituir os hoje existentes no canteiro central e o plantio das palmeiras”, explica o engenheiro da SEDUR, Bismarck Cavalcanti.

LEIA MAIS

Juazeiro: CSTT informa sobre interdição na Avenida Manoel Severo

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro (BA) informa que devido à obra de requalificação das Avenidas que dão acesso ao bairro Pedra Lorde, a Avenida Manoel Severo será interditada a partir desta segunda-feira (03) para a realização de drenagem da via.

A partir de segunda-feira (03) o acesso para os bairros Pedra do Lorde e Quidé será feito pela Rua Dr. Eliseu Santos, no bairro Country Clube. “Como a Avenida Manoel Severo é corredor de ônibus, o fluxo de transporte coletivo também será feito pela Rua Eliseu Santos”, esclarece o gerente de Transportes, Francisco Paulo.

Realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), a obra de requalificação beneficia as Avenidas Manoel Severo, Miguel Silva Souza e Sebastião Almeida, localizadas nos bairros Country Clube, Palmares, Pedra do Lorde e Quidezinho, com drenagem, ciclovias, calçadas, nova pavimentação, sinalização e revisão de toda rede de água e esgoto.

Conta de luz terá bandeira verde em dezembro

A bandeira tarifária na cor verde significa que não terá custo extra para os consumidores de energia elétrica. (Foto: Ilustração)

A bandeira tarifária da conta de luz para o mês de dezembro será verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores de energia elétrica. Desde maio deste ano, a bandeira estava nos níveis amarelo ou vermelho. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica. 

LEIA MAIS

Pernambuco tem novo prazo para implementar placas no padrão Mercosul

O modelo Mercosul de placas já foi adotado na Argentina e no Uruguai. (Foto: Reprodução/Jornal do Commercio)

Pernambuco terá mais tempo para adotar as novas placas com o padrão Mercosul. Nesta sexta-feira (30), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que o Estado tem até o dia 10 de dezembro para realizar a mudança. O prazo anterior acabaria neste sábado (01).

A medida é válida para veículos a serem registrados ou em casos de transferência de município ou de propriedade. Segundo Charles Ribeiro, presidente do Detran-PE, os novos equipamentos custarão em torno de metade do valor atual.

LEIA MAIS