Comissão aprova projeto que traz de volta estado e município às placas de veículos

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, o Projeto de Lei 3214/23, que propõe a reintegração do nome do estado, do município e da bandeira da unidade da federação nas placas veiculares brasileiras. O projeto, de autoria do senador Esperidião Amin, agora segue para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, marcando um novo passo na tentativa de modificar o atual padrão Mercosul.

O principal argumento defendido pelo autor da proposta é que a exibição visual dessas informações é fundamental para o trabalho das autoridades de segurança e de trânsito. Segundo o senador, a identificação imediata da origem do veículo facilita o monitoramento e a reação em casos de infrações, furtos, roubos e outros delitos. Atualmente, tais dados estão contidos apenas no QR Code da placa, o que exige o uso de dispositivos eletrônicos para a consulta.

LEIA MAIS

Pernambuco tem novo prazo para implementar placas no padrão Mercosul

O modelo Mercosul de placas já foi adotado na Argentina e no Uruguai. (Foto: Reprodução/Jornal do Commercio)

Pernambuco terá mais tempo para adotar as novas placas com o padrão Mercosul. Nesta sexta-feira (30), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que o Estado tem até o dia 10 de dezembro para realizar a mudança. O prazo anterior acabaria neste sábado (01).

A medida é válida para veículos a serem registrados ou em casos de transferência de município ou de propriedade. Segundo Charles Ribeiro, presidente do Detran-PE, os novos equipamentos custarão em torno de metade do valor atual.

LEIA MAIS