“Corona Fest”: ala radical mantém ato de domingo em favor de Bolsonaro

Mesmo com as orientações para evitar aglomerações, uma das medidas de prevenção ao coronavírus, os apoiadores e simpatizantes do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) mantiveram os protestos do dia 15 de março.

Nas redes sociais, há inclusive convites para o 1º Corona Fest, como a mobilização deste domingo está sendo chamada. Um dos incentivadores da manutenção do ato é Olavo de Carvalho, considerado o guru do bolsonarismo. Ele inclusive compartilhou convites para o ato.

O Brasil tinha quase 100 casos confirmados até o início do final de semana, inclusive de membros da equipe de Bolsonaro. O grupo esteve nos Estados Unidos e testou positivo para o covid-19. O próprio presidente da República foi submetido a exames, dando negativo.

Senador Fernando Bezerra está em isolamento domiciliar após apresentar sintomas de covid-19

Miguel comentou sobre saúde do pai (Foto: Blog Waldiney Passos)

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) foi submetido a exames para investigar o coronavírus. Ele teve contato com membros do Governo Federal e segundo o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), apresenta sintomas de uma possível contaminação.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Petrolina anuncia medidas preventivas ao covid-19 e opta por não cancelar aulas da rede municipal

“A previsão é que o resultado saia até amanhã, os sintomas dele infelizmente são febre e gripe. Em tese ele está enquadrado, ele está em isolamento domiciliar desde que chegou de Brasília e está esperando o resultado do diagnóstico”, disse o gestor na coletiva de imprensa realizada em seu gabinete nesse sábado (14).

FBC teve contato direto com integrantes do alto escalação, inclusive os que visitaram os Estados Unidos. O senador está na capital Recife.

Ex-ministro de Bolsonaro, Gustavo Bebianno morre aos 56 anos

Ele sofreu infarto após uma queda (Foto: Internet)

Gustavo Bebianno, ex-ministro no governo Jair Bolsonaro (sem partido) morreu na manhã desse sábado (14), aos 56 anos. Ele sofreu um infarto fulminante, chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Bebianno estava em seu sítio localizado em Teresópolis, região Serrana do Rio de Janeiro.

Bebianno era pré-candidato à prefeito do Rio pelo PSDB. O presidente nacional da sigla, Paulo Marinho, confirmou o óbito ao jornal UOL. Segundo Marinho, o ex-ministro estava com seu filho no sítio e teria passado mal após sofrer uma queda.

Bebianno foi líder do PSL e ocupou a Secretaria-Geral da Presidência durante um mês e 18 dias. Foi pivô da primeira crise política do governo Bolsonaro, gerada pela suspeita de que o PSL fez uso de candidatura “laranja” nas eleições de 2018. O ex-ministro sempre afirmou que sua demissão foi influenciada pelo filho do presidente da República, Carlos Bolsonaro.

Secretário de Comunicação do Governo Federal testa positivo para coronavírus

Secretário de Comunicação está com coronavírus

O chefe da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, Fabio Wajngarten testou positivo para coronavírus. Segundo a Folha de São Paulo, ele fez exames na quarta-feira (11) no Hospital Albert Einstein. A notícia preocupa o Planalto, já que ele viajou com Jair Bolsonaro (sem partido) para os Estados Unidos.

O Palácio do Planalto ainda não se pronunciou oficialmente, mas deve emitir um comunicado ainda hoje (12). A reportagem afirma ainda que os ministros e assessores que viajaram com Bolsonaro já estão sendo monitorados, além do próprio presidente da República.

 

CGU fiscalizará aplicação de recursos públicos em 60 municípios; há cidades do Sertão na lista

A Controladoria-Geral da União passará a fiscalizar 60 municípios em todo país, com população de até 500 mil habitantes. Na lista estão três cidades baianas: Campo Alegre de Lourdes, Curaçá e Rodelas. Já em Pernambuco, entre os escolhidos está Belém do São Francisco.

Elas foram escolhidas via sorteio. O resultado foi divulgado no Diário Oficial de quinta-feira (27) e pode ser conferido aqui.

Segundo a CGU, o objetivo da ação é assegurar a correta aplicação dos recursos públicos nas cidades escolhidas. A Controladoria se baseou em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para promover o sorteio.

Salgueiro: público alvo deve procurar vacina do sarampo até 13 de março

(Foto: Internet)

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Salgueiro (PE) termina no dia 13 de março. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e devem se imunizar crianças a partir de 5 anos até adolescentes de 19.

LEIA TAMBÉM

Sarampo: Pernambuco começa primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação nessa segunda-feira

Eles são o público alvo dessa primeira etapa da campanha, iniciada em 10 de fevereiro. O Governo Federal orienta que sejam aplicadas duas doses, num intervalo de 30 dias, isso para quem nunca foi vacinado contra o sarampo.

Pais ou responsáveis pelos menores de idade devem levar a carteira de vacinação para ser atualizada. Encerrada essa fase, deverão buscar a imunização adultos com idade entre 30 e 59 anos.

Com Brasil, passa de 40 a lista de países com casos confirmados de coronavírus

Brasil tem o primeiro caso da América do Sul (Foto: Internet)

A contraprova confirmou, na manhã dessa quarta-feira (26), o que as autoridades temiam: o primeiro caso de coronavírus no Brasil. O paciente brasileiro tem 61 anos e chegou da Itália, onde já foram contabilizadas mais de 12 infecções pelo vírus.

LEIA TAMBÉM

Brasileiro em SP testa positivo para coronavírus; Pernambuco tem caso suspeito

Ontem, quando o Ministério da Saúde informou o registro da doença no país – que também é a primeira confirmação na América Latina – a Anvisa solicitou a lista dos passageiros presentes no voo no qual o paciente estava. A intenção é monitorar possíveis novos casos.

Com a confirmação no Brasil, o coronavírus já se espalhou para mais de 40 países. A maior parte dos casos foi contabilizado na China. Também estão na lista Irã, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan, todos com mortes pela doença.

Até a manhã de hoje os seguintes países já haviam registrado a doença:

LEIA MAIS

Brasileiro em SP testa positivo para coronavírus; Pernambuco tem caso suspeito

Ambos pacientes estiveram na Itália (Foto: Reuters/Nguyen Huy Kham/direitos reservados)

O final do carnaval trouxe uma notícia preocupante aos brasileiros. Na terça-feira (25) o Ministério da Saúde confirmou que um paciente testou positivo ao coronavírus. Trata-se de um homem de 61 anos que viajou à Itália entre 9 e 21 de fevereiro.

Ele é brasileiro e apresenta os sinais da doença, por isso está em isolamento. O Governo Federal aguarda a contraprova para saber se de fato é o novo coronavírus.  “O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele“, diz nota do Hospital Albert Einstein onde o caso foi notificado.

Pernambuco em alerta

Uma mulher com suspeita da doença desembarcou em Pernambuco ontem, no Aeroporto Gilberto Freyre. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a paciente tem 51 anos de idade e esteve na Itália. O caso segue em em observação.

A Itália já registrou pelo menos quatro mortes por conta do vírus. A preocupação com a doença já fez o país cancelar várias atividades esportivas, a exemplo do futebol nacional e de competições como o Mundial de Natação paralímpica.

Presente em ato de filiação do PSB, Julio Lóssio fala em “unir forças” pelo Brasil

Ex-prefeito se aproximou dos socialistas (Foto: Blog Waldiney Passos)

Julio Lóssio (PSD) marcou presença no ato de filiação de alguns prefeitos ao PSB, realizado na noite de sexta-feira (14), em Petrolina. O ato contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Lóssio disse ter prestigiado o colega Lucas Ramos, deputado estadual pelos socialistas, que fez o convite e também era o aniversariante do dia.

LEIA TAMBÉM

“O futuro tem como base uma educação pública de qualidade”, afirma Paulo Câmara

Durante visita de Paulo Câmara, Miguel Coelho discorda de discurso sobre Compesa e rebate críticas de Lucas Ramos

Ponte de Bodocó deve estar pronta em março, segundo Paulo Câmara

Em Petrolina, Paulo Câmara destaca investimentos do Governo do Estado na educação

Essa aproximação do ex-prefeito de Petrolina com o PSB esquenta ainda mais as conversas de bastidores: a oposição vai unida ou cada partido irá com candidaturas próprias? Segundo Lóssio uma aliança é o caminho, em especial para combater as ações do Governo Federal.

LEIA MAIS

Projeto da reforma administrativa será encaminhada ao Congresso Nacional na próxima semana, garante Bolsonaro

(Foto: Internet)

Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu encaminhar a proposta da reforma administrativa ao Congresso Nacional na próxima semana. O presidente da República, no entanto, afirmou que as mudanças passarão a valer apenas aos novos servidores públicos. “Pretendo encaminhar na semana que vem. Se não tiver nenhuma marola até lá, pretendo encaminhar. Não será mexido nos direitos atuais dos servidores, inclusive a questão da estabilidade. Quem é servidor continua com a estabilidade, sem problema nenhum”, disse.

A reforma já foi prometida em outras ocasiões, mas até o momento o presidente não encaminhou o projeto. Segundo o Correio Braziliense, a intenção do governo é fatiar a matéria, deixando temas polêmicos para depois das eleições de outubro.

O presidente não deixou claro se enviará um projeto próprio ou vai utilizar algum texto que já tramita no parlamento. “Algumas categorias teriam estabilidade, alguma diferenciação, porque tem que ter: a Polícia Rodoviária, a Polícia Federal, as Forças Armadas, a Receita Federal“, concluiu o presidente.

Pernambuco: Kaio Maniçoba assume Superintendência do INCRA

Florestano comandará INCRA (Foto: Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados)

O comando do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Pernambuco tem um novo nome. O ex-deputado federal Kaio Maniçoba (SD) foi nomeado pela ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

Ele assume a função de Superintendente Regional, após ser escolhido pelo Governo Federal via Portaria nº 47/2020, publicada no Diário Oficial da União, nessa quarta-feira (12).

Kaio tem 36 anos, é de Floresta (PE) e é filho da ex-prefeita do município Rorró Maniçoba (PSB). Ele já atuou por quase um ano como secretário de Habitação de Pernambuco durante o governo Paulo Câmara (PSB) e agora assume esse novo desafio.

Coronavírus: brasileiros que estavam na China já estão em Goiás

Grupo ficará em observação (Foto: Sílvio Túlio/G1)

Os brasileiros que estavam na cidade de Wuhan, epicentro do coronavírus na China já estão em Anápolis (GO). Eles desembarcaram no início da manhã desse domingo (9) na Base Aérea do município, em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Ministério da Defesa informou que todos os passageiros estão bem de saúde e assintomáticos. Eles ficarão em quarentena por 18 dias. No grupo de 34 pessoas há brasileiros, cônjuges chineses e estrangeiros. Os passageiros desceram usando máscaras cirúrgicas e foram direto para um ônibus.

“Não há nenhum sintoma de nenhum tipo de dificuldade. Eles seguem agora para os seus apartamentos, onde a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás irá fazer os exames. Depois, eles vão entrar na rotina diária de quarentena, quando três vezes ao dia farão uma consulta com os médicos“, disse ao G1 o general Manoel Pafiadache, secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa.

Quatro chineses casados com brasileiros, sete crianças com idades entre 2 e 12 anos, 23 brasileiros adultos, 14 médicos, oito tripulantes e dois jornalistas estão em observação. Os estrangeiros que pegaram carona na aeronave desembarcaram na Polônia.

Professores participam da abertura do ano letivo e Prefeitura anuncia novidades na Educação de Petrolina

Petrolina ganhará novas unidades de CMEI (Foto: Jonas Santos/Ascom)

Os professores da rede municipal de ensino de Petrolina participaram da solenidade de abertura do ano letivo. Mais de três mil profissionais participaram da festa, realizada no Iate Clube, na noite de terça-feira (4). A intenção é motivar os educadores para mais uma etapa de trabalho nas escolas e creches.

Durante o evento o prefeito Miguel Coelho (MDB) aproveitou para anunciar novidades. Cinco novos Centros de Educação Infantil (CMEIS) vão estar prontos esse ano, gerando mais 1.500 vagas para crianças e mais unidades serão construídas, em parceria com o Governo Federal. A climatização das salas de aula também está perto de acontecer.

“Petrolina tem a melhor educação de Pernambuco. Porém, ainda dá para melhorar muito, por isso, que vamos investir forte. Novas escolas, creches, incentivo aos profissionais da rede e outras tantas ações são um investimento no futuro. E tudo isso será garantido por cada pessoa envolvida na educação“, discursou Miguel na abertura do ano letivo.

IBGE deve contratar 192 profissionais para Censo Demográfico de 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá contratar 192 profissionais por tempo indeterminado para atuar no Censo Demográfico 2020. A autorização veio através do Diário Oficial da União, nessa terça-feira (4) e consta na portaria da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

Pela determinação, os profissionais devem ser contratados a partir de julho, mediante processo seletivo simplificado. “As contratações somente serão formalizadas mediante disponibilidade de dotações orçamentárias específicas, observando-se os demais requisitos previstos na Lei nº 8.745, de 1993”, cita a portaria.

A remuneração salarial ainda será definida, mas o contrato de trabalho deverá ser de até um ano, podendo ser prorrogável pelo mesmo período, desde que justificada a necessidade de conclusão das atividades. “O prazo para publicação do edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será de até 6 (seis) meses, contado a partir da publicação desta portaria”, diz a publicação.

FBC e Fernando Filho são cotados para ministérios de Bolsonaro

Pai e filho devem ganhar força no Governo Federal (Foto: Internet)

Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho está sendo cotado para assumir um ministério na equipe de Jair Bolsonaro (sem partido). Além dele, o deputado federal Fernando Filho (DEM) também é um dos nomes analisados pela presidência. Uma matéria do Jornal do Commércio publicada hoje (1º) afirma ainda que outra opção é deslocar o senador para comandar a articulação política na Casa Civil.

Nos bastidores corre a informação de que a mudança busca solucionar a crise em torno do nome de Onyx Lorenzoni (DEM). Isso porque o esvaziamento das funções da Casa Civil e a demissão de assessores da pasta anunciados nessa semana por Bolsonaro são tidos como “fim da linha” de Onyx.

À frente de FBC está o nome de Jorge Oliveira, atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, que estaria demonstrando resistência em assumir a Casa Civil. Já Fernando Filho já vinha tendo seu nome ventilado para assumir a pasta de Minas e Energias, o que ganhou força nos últimos dias.