Nadador Ryan Lochte pede desculpas após falso relato de assalto

ryan eua nadador

Em seu pedido de desculpas, Ryan Lochte disse que a experiência foi “traumática”./

O medalhista olímpico norte-americano Ryan Lochte divulgou hoje (19) pelas redes sociais um pedido de desculpas “por não ser mais cuidadoso e sincero” ao explicar o que ocorreu no domingo passado (14) após participar dos Jogos Rio 2016.

Lochte e mais três nadadores da equipe dos Estados Unidos haviam dito que tinham sofrido um assalto no Rio. Porém, ontem (18), a Polícia Civil informou que os atletas não foram assaltados e se envolveram em uma confusão em um posto de gasolina. 

LEIA MAIS

Nadadores mentiram e devem pedido de desculpas a cariocas, diz chefe de polícia

Os nadadores poderão responder judicialmente por falsa comunicação de crime e dano ao patrimônio. / Foto: Agência Brasil

Os nadadores poderão responder judicialmente por falsa comunicação de crime e dano ao patrimônio. / Foto: Agência Brasil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou hoje (18) que os quatro nadadores norte-americanos mentiram sobre terem sofrido um assalto à mão armada em um posto de gasolina na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, no último domingo (14).

A versão inicial do assalto foi dada pelo atleta Ryan Lochte a um jornal norte-americano. Segundo o relato, ele e os colegas Gunnar Bentz, Jack Conger e James Feigen saíram de uma festa na Lagoa, zona sul, foram abordados em uma falsa blitz e assaltados por homens armados.

LEIA MAIS

Nadadores norte-americanos vão depor por condução coercitiva

na noite de ontem policiais da Deat impediram a saída do país dos nadadores da equipe olímpica norte-americana ./ Foto: G1

Na noite de ontem policiais da Deat impediram a saída do país dos nadadores da equipe olímpica norte-americana ./ Foto: G1

A Polícia Civil divulgou nota hoje (18) em que afirma que os nadadores norte-americanos Jack Conger e Gunnar Bentz, envolvidos em uma suposta falsa comunicação de crime, serão conduzidos coercitivamente para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido na madrugada do último domingo (14), quando supostamente foram rendidos e assaltados por pessoas que se identificaram como policiais.

A nota foi divulgada pela Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat). Nela, o delegado Alexandre Braga esclarece que “representou pela medida cautelar de proibição de ausentar-se do país no tocante aos dois nadadores e pela expedição de mandado de condução coercitiva, medidas que foram deferidas pelo Juizado de Apoio ao Torcedor e dos Grandes Eventos”.

LEIA MAIS

Larissa e Talita estreiam com vitória fácil no vôlei de praia

larissa e talita

As duas vão enfrentar os Estados Unidos na próxima terça-feira./ Foto: internet

As brasileiras Larissa Franca e Talita Rocha estrearam em grande estilo na disputa do vôlei de praia feminino. A dupla ganhou das russas Ekaterina Birlova e Evgenia Ukolova por 2 sets a 0 na Arena do Vôlei, na Praia de Copacabana.

A dupla brasileira se manteve superior durante todo o jogo, com poucos erros e belos pontos de bloqueio de Talita. Os saques de Larissa também fizeram a diferença e garantiram vantagem para as duas. Larissa e Talita ganharam por 21 a 14 no primeiro set, e 21 a 16 no segundo, concluindo o jogo em 36 minutos.

As duas vão enfrentar os Estados Unidos na próxima terça-feira (9) e ainda a Polônia na primeira fase da disputa do vôlei de praia olímpico. A dupla brasileira está entre as favoritas para o ouro olímpico pela alta experiência e currículo impecável, que inclui medalhas olímpicas e panamericanas, entre outras.

Chile e Argentina repetem final da Copa América 2015

Na esquerda, Vargas em ação pelo Chile. Na direita, Messi, um dos melhores jogadores do mundo, jogando pela Argentina (Foto: JovemPan)

Na esquerda, Vargas em ação pelo Chile. Na direita, Messi, um dos melhores jogadores do mundo, jogando pela Argentina (Foto: JovemPan)

Após quase um ano, Chile e Argentina irão se reencontra em uma final de Copa América. Em 2015 o Chile levou a melhor e faturou a sua primeira conquista da competição, dessa vez os argentinos esperam vencer o confronto e acabar com um jejum de 23 anos sem vencer uma competição. O Chile conta com a melhor seleção da sua história e vai em busca de mais um título para os seus torcedores.

Messi, o principal jogador da seleção, ainda não comemorou um título com a camisa argentina. Os “hermanos”, como são conhecidos, contam com uma campanha impecável na Copa, até agora só somaram vitórias, a última foi contra os anfitriões, por um placar de 4 x 0, com grande atuação de Lionel Messi.

A seleções mudaram um pouco desde o último embate na final em 2015, porém seguem como as melhores seleções da América, comprovando o belo momento com mais essa final. O jogo acontece no próximo domingo (26), às 21h, horário de Brasília.

Intercâmbio para Estados Unidos será tema de palestra

brasil eua

A palestra é aberta ao público e está direcionada, especialmente, aos estudantes da região que têm interesse em participar de programas de mobilidade estudantil nos Estados Unidos

“Intercâmbio para os Estados Unidos: Informações Importantes” será tema de palestra na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), nesta sexta-feira (3). O evento acontecerá das 13h às 14h30, no Miniauditório do Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro. A palestra é aberta ao público e está direcionada, especialmente, aos estudantes da região que têm interesse em participar de programas de mobilidade estudantil nos Estados Unidos.

A palestra contará com a presença do chefe da seção consular, Michael Cathey, do Consulado dos Estados Unidos no Recife (PE), que irá falar sobre como solicitar o visto de estudante. O objetivo do evento é informar os participantes sobre os trâmites legais para quem deseja realizar intercâmbio naquele país. “Como temos alunos em programas de mobilidade é interessante que eles saibam quais os documentos necessários e as etapas para entrar nos Estados Unidos”, diz Célia Virgínia de Souza, assistente de Relações Internacionais da Univasf.

Célia destaca que ações como esta contribuem para estreitar as relações da Universidade com outros países. O evento é realizado pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Univasf em parceria com o Consulado dos Estados Unidos.

Com informações de Ascom

Pagos pela Câmara, deputados vão aos EUA rebater Dilma

Camara deputados

Expectativa é que presença de parlamentares iniba presidente de citar “golpe” em discurso na ONU

Para evitar que “o mundo escute a versão errada do que está acontecendo no Brasil”, a Câmara custeou a viagem de dois deputados para Nova York.

Segundo Luiz Lauro Filho (PSB-SP), ele e José Carlos Aleluia (DEM-BA) terão a missão de se contrapor a Dilma Rousseff, que planeja usar parte de seu discurso de até cinco minutos numa conferência da ONU, nesta sexta (22), para se dizer vítima de um “golpe de Estado”.

“Fomos informados que a presidente, até de forma errônea a meu ver, pegaria o tempo dela numa convenção para falar de acordo climático [Acordo de Paris] para mais uma vez tentar dizer ao mundo que seu processo de impeachment é um golpe. Não é, ela teve amplo direito de defesa. Dilma tem batido nessa tecla de maneira insistente e chata”, diz o deputado paulista à reportagem.

Presidente do DEM baiano, Aleluia espera que a presença da dupla “iniba” Dilma. “Se ela não tratar do assunto [na ONU], estará respeitando as instituições brasileiras.”

LEIA MAIS

EUA usa famoso bombardeiro B-52 contra Estado Islâmico

Segundo porta-voz das forças americanas, o uso dos B-52 não implica um maior risco de baixas civis, já que o avião está armado apenas com bombas teleguiadas

Segundo porta-voz das forças americanas, o uso dos B-52 não implica um maior risco de baixas civis, já que o avião está armado apenas com bombas teleguiadas

A Força Aérea dos Estados Unidos começou a usar seus bombardeiros B-52 contra o grupo Estado Islâmicono Iraque e na Síria, mas a enorme aeronave fará apenas ataques “cirúrgicos” – anunciou um porta-voz militar nesta quarta-feira (20).

Originalmente projetado na década de 1950, o B-52 Stratofortress se transformou em um símbolo dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. O avião foi usado, por exemplo, para bombardear o  Vietnã, matando milhares de civis.

O porta-voz das forças americanas em Bagdá, coronel Steve Warren, afirmou que um B-52 foi usado nesta segunda em uma missão para destruir um armazém de armas na cidade iraquiana de Qayara, 60 quilômetros ao sul de Mossul.

Warren ressaltou que o uso dos B-52 não implica um maior risco de baixas civis, já que o avião está armado apenas com bombas teleguiadas.

 

Presidente Obama inicia hoje viagem histórica a Cuba

obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicia hoje (20) viagem histórica para Cuba. A agenda do presidente norte-americano inclui, após o desembarque na capital cubana, visita cultural a Havana Velha e um encontro com o cardeal Jaime Ortega, líder católico que trabalhou com o papa Francisco no esforço para trazer os dois países à mesa de negociações visando ao restabelecimento das relações diplomáticas.

A viagem do presidente Obama é uma “boa notícia” porque encerra, no âmbito das Américas, o último capítulo da guerra fria na política externa dos Estados Unidos, disse o diretor do Instituto Brasil, Paulo Sotero. O Instituto Brasil é ligado ao Centro Internacional de Woodrow Wilson, sediado em Washington, entidade que realiza estudos sobre a democracia e o desenvolvimento econômico em vários países.

Segundo Paulo Sotero, a viagem do presidente Barack Obama desafia as forças norte-americanas que ainda se opõem à suspensão do embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos, em 1962, com o objetivo de isolar Cuba do mundo. “No lugar de isolar Cuba, a política isolou os Estados Unidos na região”, disse Sotero.

De acordo com Sotero, a aproximação norte-americana com Havana (capital cubana) pode também trazer benefícios para o Brasil, que sempre teve uma política externa de normalidade com Cuba.

O professor da Universidade do Texas, em Austin, James Galbraith, disse que a viagem do presidente Obama “coloca um ponto final a um período longo, totalmente desnecessário, de hostilidade” dos Estados Unidos em relação a Cuba. “É correto dizer que, fora de um pequeno segmento da classe política, a população norte-americana está totalmente favorável a Obama na ideia de que o melhor caminho a seguir é ter relações normais com Cuba.”

Raúl Castro

O presidente Obama, que viaja com a esposa Michelle, e com as filhas Malia e Sasha, terá um encontro amanhã (21) com o presidente Raúl Castro. Entre os temas a serem discutidos estão os direitos humanos, o estímulo ao comércio entre Cuba e Estados Unidos e o desenvolvimento da iniciativa privada em solo cubano.

A viagem – a primeira de um presidente norte-americano à ilha cubana em quase 90 anos – prosseguirá na terça-feira (22). Nesse dia, o presidente Obama fará um discurso dirigido ao povo cubano. Em seguida, participará de reunião com integrantes da sociedade civil cubana, incluindo ativistas de direitos humanos e representantes da oposição.

Depois desses encontros, o presidente Obama vai participar do jogo de beisebol entre o Tampa Bay Rays e a equipe nacional cubana. O beisebol é um esporte muito popular tanto nos Estados Unidos quanto em Cuba. O Tampa Bay Rays é um time de beisebol da Florida, que joga na liga profissional norte-americana.

Prefeito pede autorização para sair do país em março

PREFEITO JULIO LOSSIO

Foi dado entrada nesta quinta-feira (03) na Casa Plínio Amorim em Petrolina, sertão de Pernambuco, o pedido de saída do país do prefeito do município, Júlio Lossio (PMDB), para apresentar o programa do governo nos Estados Unidos.

O ofício de número 048, pede a autorização para se ausentar do país entre os dias 11 a 19 de março. O curso de “Liderança Executiva de Primeira Infância” será realizado entre os dias 13 e 18 deste mês, na Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos da América. O prefeito deve apresentar o programa “Nova Semente” na universidade. Por 13 à 0, foi aprovado o requerimento.

Durante este período, quem responde pela cidade de Petrolina será o vice Guilherme Coelho (PSDB).

Filho de brasileiros no caminho para ser o novo presidente dos Estados Unidos

candidato presidente eua

Embora a disputa pela Casa Branca se restrinja na prática ao duelo histórico entre o partido Republicano e o Democrata, quase 200 pessoas tentam chegar ao posto mais poderoso do mundo como candidatos presidenciais independentes, levantando bandeiras que em muitos casos passam ao largo das tradicionalmente debatidas: terrorismo, emprego e política externa. O filho de brasileiros Rod Silva é um desses candidatos. Fluente em um português carregado de “erres”, ele explica que pretende fazer o americano trocar o bacon pelo peito de frango, apostando em uma campanha que defende a melhoria na qualidade da alimentação dos americanos.

Em 2012, 143 candidatos independentes disputaram a presidência. Em 2016, até agora, de acordo com o site especializado Politics1, são 197 pretendentes. Dono da rede de franquias Muscle Maker Grill, fundada em 1995, Rod, 43 anos, serve em mais de 60 unidades pratos que fogem do cardápio carregado de gordura. O empreendedor exibe músculos proeminentes, pele bronzeada e dentes que parecem recém-saídos de uma sessão de clareamento. “Mas aqui é tudo natural”, garante.

A missão declarada dele é livrar os clientes de futuras pontes de safena, problemas com a obesidade e com o coração. Questões que não dominam os grandes debates, mas que preocupam a população. De cada três americanos, um é obeso, segundo estudo do Instituto Gallup divulgado em 2014. O número só cresce: em 2008, um quarto deles estava nessa situação. “Foi a morte do meu pai (natural de Santos, em São Paulo) por ataque cardíaco que me fez dar mais atenção a isso”, afirma ele.

Para o empresário, embora os assuntos mais discutidos nessa eleição sejam a desigualdade de renda e a evolução da economia, é justamente a falta de uma alimentação equilibrada que precisa ser defendida para todas as faixas etárias. “Cuidar disso é olhar também para economia. A população doente torna a economia vulnerável.” Rod diminui o tom da voz, suspira, como se estivesse preparando o anúncio da cartada decisiva que fará dele o 45º presidente do Estados Unidos: “Eu comecei há 20 anos com uma grelha, não tinha mais nada e cresci. Sei administrar na dificuldade e fazer crescer uma empresa, assim como farei com o país.” Dessa forma, coloca-se como a real personificação do american dream (sonho americano).

Pai de dois filhos e casado com uma americana, o candidato marombado defende ainda uma economia em que o Estado esteja menos presente na vida das pessoas, embora não se declare nem liberal nem conservador. Sobre uma das maiores polêmicas dessas eleições, a entrada e permanência de imigrantes, ele sustenta que as leis sejam cumpridas, sendo respeitados os direitos de pessoas que, assim como o pai dele, chegaram lá legalmente e ajudaram na construção da América.

Com informações de JC Online

Estratégias de controle de mosquitos adotadas pela Flórida serão usadas no Brasil pela Moscamed do Vale

Distrito da Fl--rida (1)

Após desenvolver o Projeto Aedes Transgênico – PAT que utiliza uma linhagem geneticamente modificado para controle e erradicação do mosquito, o presidente da biofábrica, Dr. Jair Virgínio e a pesquisadora ICB/USP, professora Margareth Capurro, coordenadora do PAT, visitaram o Distrito da Flórida de Controle de Mosquitos.

A visita aconteceu entre os dias 25 e 29 de janeiro e teve o objetivo de conhecer as estratégias de controle adotadas pela Flórida (EUA).

Defendemos uma abordagem baseada em monitoramento de qualidade, permitindo a aplicação de medidas com base na real situação de campo. A estratégia é aplicar o manejo integrado do mosquito, atacando o mosquito tanto na fase imatura (larva e pupa) quanto na fase adulta, utilizando todas as tecnologias disponíveis.  Inclusive a que temos. Não existe uma ferramenta que sozinha dará conta do controle do mosquito”, avaliou Virgínio.

Primeira biofábrica de mosquitos no mundo e que até dezembro de 2015, de acordo com pesquisas, com maior produção de insetos em larga escala. A Moscamed foi estabelecida em abril de 2005 e está sediada na cidade de Juazeiro, na região norte da Bahia, sendo reconhecida pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério da Saúde (MS) e pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Nova Semente de Petrolina será apresentado por prefeito Julio nos Estados Unidos

Consul_EUA

O programa Nova Semente, instituído em Petrolina na gestão do prefeito Julio Lossio, vai ganhar o mundo. Isto porque o gestor municipal viaja para os Estado Unidos, em março, para apresentar o programa em um congresso internacional de Educação Infantil, realizado naquele país. “O Nova Semente atende mais de 7 mil crianças de 06 meses a 5 anos de idade, oferecendo educação e alimentação em tempo integral. É sem dúvida um case de sucesso, na área da educação infantil, que precisa ser apresentado para outras culturas”, destaca o chefe do executivo.

Para discutir mais profundamente a viagem e debater outros temas, Lossio se reuniu com o cônsul dos EUA no Brasil, Richar Riter, nesta terça-feira (19), na sede do consulado americano,  em Recife.  Ainda durante o encontro, o prefeito recebeu de Riter o convite para visitar a região da Califórnia, que é comumente comparada a Petrolina pelo seu potencial em áreas irrigadas e desenvolvimento de projetos destinados a energia renováveis, como a solar e eólica.

Artista petrolinense participa de programa de mentoria nos EUA

ranilson viana 1

Foram mais de 900 inscritos para apenas 15 selecionados e o artista plástico petrolinense, Ranilson Viana, conseguiu entra nessa disputada e almejada lista. A seleção diz respeito a um treinamento internacional em mentoria com o bilionário Carlos Wizard conhecido como Legado Milionário, ministrado em Orlando, na Flórida, Estados Unidos.

“Tomei conhecimento do processo de seleção durante participação de um evento em São Paulo, um curso de marketing digital conhecido como Fórmula de Lançamento. Na oportunidade estive com o mentor do programa Carlos Wizard que onde lançou o desafio a mais de 2500 pessoas na oportunidade. Como sou de enfrentar desafios, aceitei e o resultado, foi estar entre um dos 15 selecionados. Uma grande conquista para a minha vida em todos os sentidos”, declarou o artista.

Ranilson conta que para participar da disputada seleção, tinha que cumprir algumas etapas. Primeiro, gravou um vídeo de 3 minutos contanto sua história pessoal e do projeto que apresentou para a seleção. Um dos critérios exigidos era que esse projeto fizesse a diferença no seu país.

 “Eu tinha que apresentar no vídeo com uma ação que realmente tivesse conteúdo capaz de mudar uma realidade e de mudar meu país de uma certa forma. O meu vídeo tratou de transformação interior, utilizando técnicas de modelagem tradicional, da minha arte. O nome do meu projeto é EMVIDAS – Esculpindo e Modelando Vidas, onde esculpir é retirar coisas ruins de dentro e modelar é colocar coisas boas para o interior. Acreditei que estaria entre os selecionados porque acredito muito nesse projeto”, explicou o artista plástico petrolinense.

 Mentoria

 É um fenômeno muito antigo e muito importante para o desenvolvimento das pessoas e das empresas. Um Mentor é um profissional que o apoiou ou apoia na sua vida pessoal e ou empresarial.

Brasil foi terceiro maior comprador de armas em 2014, diz relatório dos EUA

AVIÃO

As vendas de armamento pelos EUA saltaram quase US$ 10 bilhões em 2014, ou 35%, mesmo com a estabilização do mercado internacional de Defesa e o aumento da competição entre diferentes fornecedores, mostra um novo estudo do Congresso.

As receitas americanas com venda de armas subiram para US$ 36,2 bilhões em 2014, contra US$ 26,7 bilhões no ano anterior, impulsionadas por acordos multibilionários com o Qatar, a Arábia Saudita e a Coreia do Sul.

Esses e outros acordos asseguraram que os EUA continuasse a ser o maior fornecedor de armas no mundo, com mais de 50% do mercado.

A Rússia aparece em seguida, com US$ 10,2 bilhões em vendas, comparado a US$ 10,3 bilhões em 2013. A Suécia foi a terceira, com US$ 5,5 bilhões, seguida pela França —US$ 4,4 bilhões— e a China, com US$ 2,2 bilhões.

A Coreia do Sul, um aliado-chave dos EUA, foi o principal comprador de armas do mundo em 2014, com US$ 7,8 bilhões em contratos. O país enfrenta contínua tensão com a vizinha Coreia do Norte relacionada programa de armas nucleares norte-coreano e outras provocações.

O grosso das compras da Coreia do Sul, mais de US$ 7 bilhões, vieram dos EUA, incluindo helicópteros de transporte e material de apoio, bem como veículos de vigilância aérea não tripulados.

O Iraque aparece em segundo, com US$ 7,3 bilhões em compras para reconstruir suas Forças Armadas após a retirada dos militares americanos do país.

O Brasil, outro país em desenvolvimento que constrói sua força militar, ficou em terceiro, com US$ 6,5 bilhões em contratos, sobretudo com a Suécia, que vendeu caças ao país.

789