Petrolina: Moradores do Serrote do Urubu denunciam desperdício de água potável

Os moradores enviaram fotos a redação do blog Waldiney Passos informando que há dias dois canos estão estourados e jorrando água potável no meio dessa rua do povoado do Serrote do Urubu.

Segundo os denunciantes, a Compesa já foi acionada mas até o momento não resolveu o problema. Nesta quarta-feira (3), o blog Waldiney Passos também contactou a Companhia Pernambucana de Saneamento, mas por enquanto, sem notícia de solução do problema apresentado pela comunidade.

Juazeiro: família de paciente que veio a óbito e testou positivo a covid-19 relata sequência de erros no atendimento ao idoso

Família relata descaso no atendimento recebido por idoso (Foto: Ascom/PMJ)

Juazeiro (BA) registrou na segunda-feira (1°) o quinto óbito pelo novo coronavírus. O paciente é um idoso de 75 anos, hipertenso e diabético. Mas segundo a família da vítima,o que houve foi uma sequência erros os quais agravaram o quadro e resultaram na morte do idoso.

O Blog Waldiney Passos conversou com o filho da vítima, que preferiu fazer uma denúncia anônima a respeito do tratamento recebido pelo paciente. No começo da semana passada ele começou a sentir um problema na bexiga, foi atendido por um médico urologista na rede particular. Esse profissional teria receitado uma medicação contraindicada já que o paciente também tinha Chagas.

Os efeitos colaterais começaram a surgir e na quarta-feira (27) o idoso foi encaminhado ao Hospital Promatre de Juazeiro que atende pacientes do Planserv e também é especializado em casos do coração. Apesar de o filho mostrar a carteira do plano e relatar o histórico do paciente, nada disso adiantou. “Ele foi transferido pro Regional sem regulação, sem SAMU e como ele estava com falta de ar e dor na barriga resolvemos levar por conta própria. A médica do Regional disse que ele não poderia ter sido transferido assim, tinha ter sido pelo menos regulado”, conta o filho do paciente.

Transferência ao Hospital Regional

O filho acompanhou o pai na Promatre e relatou que idoso chegou ao Regional com uma mancha no peito, rosto inchado e muita dor na barriga, indícios de uma reação à medicação receitada pelo urologista da Promatre. “O coração dele era ruim por causa da doença de chagas, depois ele teve um colateral com um remédio que não podia usar e começou tudo isso”, explica.

No Regional o paciente foi submetido a um teste de covid-19 e recebeu oxigênio, porém, não da forma correta. “A médica mandou botar 8 no balão de oxigênio, a enfermeira chegou e baixou pra 5. Ele ficou desesperado, eu briguei com ela, subi de novo e ela diminuiu. A gente discutiu, ela foi chamar a médica e meu pai deu a primeira parada. Reanimaram, mas ele teve a segunda e morreu. Foram duas paradas, ela me disse que não suspeitava de covid, inclusive ela estava na sala vermelha com ele sem proteção do covid. Creio q ele pegou covid lá“, relembra o filho.

Óbito e atendimento à família

SESAU de Juazeiro (Foto: ASCOM)

O paciente veio a óbito ainda na tarde do dia 27. O sangue coletado foi encaminhado a Salvador onde no dia 30 de maio o LACEN confirmou covid-19. Contudo, a família tem uma série de questionamentos ainda sem resposta aos envolvidos. “O exame do meu pai deu entrada no dia 28 e saiu no dia 31, muito rápido. Tem gente esperando no mínimo sete dias”, ressalta.

Ainda de acordo com o filho, a Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro não informou a família do óbito por covid. Eles ficaram sabendo através de uma mensagem no WhatsApp contendo o boletim do dia 1° de junho. Outra falha da SESAU é que até hoje os familiares do paciente não foram submetidos a testagem do coronavírus. “Pediram nome dos sintomáticos, passei nome, CPF e depois disso não responderam mais“, relata o filho.

Sem respostas dos envolvidos

Diante dos fatos narrados na matéria, o Blog entrou em contato com o Hospital Promatre para questionar o atendimento prestado ao paciente naquela manhã. A Direção respondeu apenas que o “atendimento médico foi adequado, rápido e realizado por profissionais habilitados para tal”.

Até o momento o Hospital Regional de Juazeiro e a SESAU não se pronunciaram. O Blog segue aberto aos esclarecimentos e aguarda uma explicação de ambas as partes.

Em plena pandemia profissionais do Hospital Regional de Juazeiro sem salários

(Foto: Ascom)

Denúncias dão conta que os profissionais lotados no HRJ estão sem receber seus salários há dois meses.

Segundo informações além de não estarem recebendo seus salários os profissionais estariam trabalhando sem EPI’s e sem medicamentos.

O Regional de Juazeiro é responsável por atender pacientes oriundos de aproximadamente 55 municípios da região.

Com tantas dificuldades os profissionais se encontram em uma situação tão delicada quantos os pacientes que ali buscam a saída para seus problemas de saúde.

Leitor cobra resposta da Codevasf sobre pavimentação iniciada e não concluída no Dom Avelar

Serviço foi iniciado e deixado pela metade, afirma morador

Equipes contratadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) estiveram na Rua da Oração, no bairro Dom Avelar, em Petrolina para executar o serviço de pavimentação através de um convênio firmado com a Prefeitura.

Contudo, segundo um leitor, o serviço foi paralisado há três semanas e a pavimentação ficou pela metade. A empresa teria feito apenas uma camada do asfalto e abandonaram a obra. Outra queixa é que os meios fios também ficaram pela metade. “Estamos sem saber o fazer. A empresa fala que vem termina o serviço e não aparece ninguém. Você pode olhar na foto que só colocaram uma camada e foram embora“, contou o leitor que mora na rua.

Outro lado

Nossa equipe procurou a Codevasf na terça-feira (26) para solicitar uma resposta da Companhia acerca da denúncia apresentada na matéria, mas não obtivemos resposta. Deixamos o espaço do Blog aberto aos esclarecimentos.

Ex-funcionários da Joafra relatam demissões e cobram pagamento de direitos trabalhistas

Grupo relata demissões e débitos da empresa (Foto: Ilustração/Internet)

Um grupo de ex-funcionários da empresa Joafra Transportes emitiu uma carta nessa segunda-feira (25) para denunciar demissões ocorridas em maio. Eles relatam que 30 trabalhadores foram desligados das suas funções, mas até o momento não receberam seus direitos.

“A empresa juazeirense fez várias demissões sem cumprir as leis trabalhistas, deixando funcionários sem receber seus direitos tais como: Rescisão contratual, FGTS, Hora-extra, além dos salários e ticket alimentação dos meses de Março e Abril deste ano“, destaca a nota encaminhada pelo grupo.

Os ex-trabalhadores relatam dificuldades vividas por eles, já que além das demissões há a pandemia do novo coronavírus e eles não conseguem exercer novas atividades no mercado de trabalho. “Exigimos que a empresa Joafra transportes cumpra com a lei e garanta os diretos desses funcionários“, pedem.

Outro lado

O Blog Waldiney Passos procurou a empresa Joafra para dar o direito de resposta em relação às denúncias apresentadas. Contudo, até a conclusão dessa matéria ninguém retornou nossos questionamentos. O espaço segue aberto.

Leia a seguir a íntegra da carta assinada pelos ex-funcionários:

LEIA MAIS

Moradora chama atenção para aglomeração causada as 5 horas da manhã em frente ao mercado do produtor em Juazeiro

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Uma moradora de Juazeiro usou as redes sociais para desabafar. Segundo ela, as aglomerações em frente ao Mercado do Produtor nunca deixaram de acontecer, principalmente por volta, das cinco horas da manhã.

Segundo a senhora, que pediu para não ser identificada, não são apenas caminhoneiros que esperam o entreposto abrir. Existe pessoas que não trabalham no ambiente.

Ela fez críticas ao toque de recolher que não se preocupou com a questão do Mercado do Produtor, o maior do Vale do São Francisco que emprega milhares de pessoas e movimenta a agricultura da região.

Sindicato denuncia falta de EPIs e desvio de função dos vigilantes durante pandemia

Categoria quer melhores condições de trabalho (Foto: Blog Waldiney Passos/Arquivo)

Os vigilantes são trabalhadores considerados essenciais. Eles estão responsáveis pela segurança em agências bancárias e hospitais. Contudo, apesar de serem fundamentais para que a normalidade prevaleça em meio a pandemia, essa categoria está sendo obrigada a atuar em outras funções e ainda por cima, sem os EPIs necessários.

A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Vigilantes do Sertão de Pernambuco (Sindivig), que além de Petrolina abrange outras cidades do Sertão. Segundo o presidente Laécio Vasconcelos, falta sensibilidade das empresas. “Temos vigilantes em dois hospitais do Sertão e eles estão fazendo serviço de maqueiro, de colocar balão de oxigênio”, destacou.

As irregularidades não param. Há ainda profissionais atuando com carga horária acima do permitido, sem receber hora-extra; o vale refeição teve o valor diminuído e faltam os EPIs. Diante dessa situação o Sindvig apresentou uma notificação às unidades hospitalares e não descarta acionar a Justiça trabalhista.

Morador critica falta de fiscalização em Juazeiro durante pandemia: “É uma terra sem lei”

Falta fiscalização em Juazeiro durane isolamento social

Enquanto uns adotam as medidas necessárias e respeitam o isolamento social, há pessoas em Juazeiro (BA) ignorando a recomendação de ficar em casa. No bairro Cajueiro, um leitor denunciou a realização dos famosos “babas” em um campo localizado em frente a um condomínio.

Não bastasse o grupo se aglomerar para jogar futebol, aos finais de semana eles promovem churrasco com bebidas e som alto, atrapalhando o sossego da comunidade. “Já fiz denúncia na polícia e na Prefeitura, a gente não tem respaldo nenhum. Eles estão jogando bola, é uma terra sem lei nesse campinho. Liguei na Prefeitura e falaram que está tendo muito baba e não estão dando conta“, contou o leitor que será mantido em sigilo.

Problema é antigo

Indignado com a insistência dos moradores em descumprir o isolamento, ele desabafou. “Esses caras estão brincando com a minha vida e com a sua. Dia de domingo tem o jogo e churrasco, até agora ninguém toma providência. E isso não é de hoje”, afirmou.

Outro lado

Diante do relato do leitor o Blog procurou a Prefeitura de Juazeiro pedindo esclarecimentos sobre a falta de fiscalização no bairro, mas até o encerramento da matéria ninguém nos retornou. Deixamos o espaço aberto ao Governo Municipal.

Leitor flagra cavalos soltos no bairro Cajueiro, em Juazeiro

Imagine sair de casa logo cedo e encontrar vários cavalos soltos. Foi essa cena que o leitor Nilson Rodrigues flagrou às 5h40 dessa terça-feira (21), na Avenida Jaime Martins, no bairro Cajueiro, em Juazeiro. A situação demonstra o desrespeito dos proprietários dos cavalos e a falta de fiscalização municipal.

“Flagrei estes animais circulando livremente aqui próximo ao antigo tiro de guerra hoje pela manhã, em pleno feriado. Não adianta reclamar [com a Prefeitura] porque eles não vão fazer nada“, contou o leitor.

Nossa Produção procurou a Prefeitura de Juazeiro em busca de informações sobre que tipo de punição o dono dos animais pode receber e como é feita a fiscalização municipal. Todavia, até a conclusão da matéria ninguém retornou os nossos questionamentos.

Trindade: população se aglomera em filas e leitora pede ações mais duras da Prefeitura durante pandemia

População desrespeita decreto para sacar benefícios

Os casos confirmados de coronavírus em Pernambuco superaram a marca de 1.500 e surpreende os índices de contaminação no interior. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), isso é reflexo do descumprimento da quarentena.

Uma moradora de Trindade, região do Araripe, enviou a foto que ilustra essa matéria. A imagem foi registrada na manhã de quinta-feira (16) e mostra várias pessoas na fila de uma casa lotérica. A situação se agrava porque entre os que aguardam o saque do auxílio emergencial há moradores de Ipubi (PE), onde já há casos confirmados de covid-19. “Aqui o isolamento não está sendo feito como deveria, quase todo comércio está aberto“, contou.

Desde ontem a equipe do Blog Waldiney Passos tenta contato com a Prefeitura de Trindade, para questionar as ações de limpeza e preventivas adotadas pela gestão. Contudo, até a conclusão da matéria ninguém havia retornado nosso email. O espaço está aberto aos esclarecimentos.

Prefeitura de Petrolina responde a apelo de moradores do bairro Pedra Linda

(Foto: Whatsapp)

Nesta terça-feira (24) moradores do bairro Pedra Linda, em Petrolina, entraram em contato com o blog Waldiney Passos, pedindo providências em relações a outros dois moradores da rua 12, que alimentam e dão banho em animais de grande porte, como jumentos, em cima das calçadas de suas residências.

Segundo os denunciantes, os infratores são dois homens, um por nome de José Rodrigues Filho, cujo apelido é Neguim da Carroça, e o outro é conhecido apenas por Bruno.

Segundo os vizinhos, essas atitudes têm causado mal cheiro, proliferação de moscas e sujeira na rua. Os moradores informaram que procuraram resolver a situação através do diálogo, mas os donos dos animais gritam que quem manda lá são eles e que os funcionários da Vigilância Sanitária são todos amigos e que não se importam com o que eles fazem.

Nós procuramos a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Município, que informou o seguinte:

Nota da Secretaria de Saúde

“A Prefeitura de Petrolina informa que as pessoas podem registrar denúncias de criação irregular de animais na Agência Municipal de Vigilância Sanitária, através da Ouvidoria Municipal, no número 156. É importante destacar que, devido à pandemia do coronavírus, as equipes da Vigilância estão desenvolvendo um importante trabalho de fiscalização, junto a outros órgãos municipais e o atendimento pode não acontecer imediatamente. Ressalta-se, no entanto, que a formalização da denúncia é fundamental para as ações de fiscalização no município.”

Moradores do bairro Pedra Linda, em Petrolina, alimentam e banham animais na calçada de casa e ação incomoda vizinhos

(Foto: Whatsapp)

Moradores do bairro Pedra Linda, em Petrolina, entraram em contato com o blog Waldiney Passos pedindo providências em relações a outros dois moradores da rua 12. Segundo os denunciantes, dois homens, um por nome de José Rodrigues Filho, cujo apelido é Neguim da Carroça, e o outro conhecido apenas por Bruno estão causando mal-estar na vizinhança.

De acordo com informações, os dois homens alimentam e dão banho em seus jumentos em cima da calçada de suas residências. Segundo o vizinhos, essas atitudes tem causado mal cheiro, proliferação de moscas e sujeira na rua.

Os moradores alegam que procuraram resolver a situação através do diálogo, mas os donos dos animais gritam que quem manda lá são eles e que os funcionários da Vigilância Sanitária são todos amigos e que não se importam com o que eles fazem.

Nossa produção tentou contato com a Vigilância Sanitária na tarde desta terça-feira (24), mas não obtivemos êxito. Porém, a prefeitura disponibiliza o número 156 para denúncias.

Após denúncia da prefeitura, MPPE classifica fake news de petrolinense sobre infecção do coranavírus como criminosa

As notícias falsas sobre o Coronavírus (Covid-19) em Petrolina (PE) chegaram ao conhecimento do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do Ministério Público Federal (MPF). Estão sendo divulgadas, nas redes sociais Whatsapp e Instagram, fake news que inventam casos inverídicos de pessoas infectadas pelo vírus e que estariam sendo ocultados pelas autoridades locais.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Petrolina desmente informação sobre confirmação de coronavírus na cidade

A promotora de Justiça Ana Paula Cardoso alerta que não há caso algum de infecção por coronavírus confirmado no município e que as fake news só geram pânico na população. “O MPPE e o MPF mantêm contato diário com a Secretaria Municipal de Saúde, acompanhando os boletins epidemiológicos locais. Até então, não foi confirmado qualquer caso do Covid-19”, salientou.

LEIA MAIS

Descaso: homem cai de ponte e população juazeirense chama a atenção para falta de infraestrutura e ocorrência de acidentes na BR-407

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Um acidente ocorrido na noite do último sábado (14), na rodovia Lomanto Júnior, trecho da BR-407, em Juazeiro (BA), deixou um ciclista ferido. Segundo informações de testemunhas, o homem teria caído da ponte que corta o canal do bairro Alto do Alencar.

“O rapaz quase morre afogado, muito mato, inseto. A malhada que corta o Alto do Alencar não tem iluminação, a ponte não tem guard rail, assim como a ponte do canal. Sem falar na situação dos canais, estão largados, onde concentra mais população, a obra não começa por aqui, começa por onde tem pouca gente”, disse um denunciante.

LEIA MAIS

Candidata aprovada em seleção da Educação não consegue assumir vaga; Prefeitura de Petrolina explica situação

Ela foi aprovada, convocada e quer sua vaga (Foto: Ascom/PMP)

O Blog foi procurado por uma leitora, que preferiu não ser identificada, para averiguar uma demanda da Educação. Ela fez a última seleção simplificada para o preenchimento das vagas nas unidades CMEIs e Novas Sementes de Petrolina. Aprovada e convocada, ela no entanto, não conseguiu assumir seu posto por conta do período de resguardo.

A convocação saiu oito dias após ela ter dado à luz. Mesmo com pouco tempo, ela procurou o setor de Recursos Humanos da Secretaria de Educação com o intuito de assumir a vaga. “Perguntei como ficaria porque ainda estava de resguardo, eles falaram que eu teria direito a minha vaga e tiraria quatro meses de licença e precisava assinar um documento comprovando que estava de licença pra garantir minha vaga. Com três dias depois me ligaram dizendo que eu não teria mas direito e que teriam colocado outra pessoa no meu lugar”, contou.

Unidade está sem profissional

Ela conta ainda que, apesar da resposta dada pelo setor competente de que alguém assumiu sua função, a unidade – localizada na zona rural – está com profissionais em falta, resultado inclusive na liberação mais cedo dos estudantes. “Passei, a vaga era minha, fui chamada pela convocação. Estou disposta a a trabalhar“, desabafou.

Em nota, a Prefeitura de Petrolina informou que busca solucionar essa demanda o mais rápido possível. “A Secretaria Municipal de Educação orienta que a profissional retorne ao setor competente para que o caso seja solucionado o mais breve possível. O órgão ressalta que o edital da seleção temporária previa comparecimento imediato dos candidatos convocados pela SEDUCE para início das atividades em unidades da sede e interior do Município, conforme a necessidade da Administração Pública”, pontua a nota.