Padre da Diocese de Salgueiro é transferido para UTI em Araripina por causa de complicações da Covid-19

O Padre José de Barros, da Diocese de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, foi transferido nesta segunda-feira (5), para um leito de UTI do Hospital  Santa Maria, na cidade de Araripina, também em Pernambuco, por causa de complicações causadas pela Covid-19.

O religioso, natural do município de Verdejante, mas que trabalha na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Ipubi, outra cidade pernambucana, apresentava sintomas da doença há mais de 10 dias. Por causa da gravidade dos sintomas, ele e o irmão foram internados em Salgueiro.

Nesta segunda, a Diocese de Salgueiro divulgou nota informando que Padre José Barros não apresentou melhoras e precisou ser transferido para uma UTI na cidade de Araripina. O estado de saúde do mesmo é considerado estável.

Governo da Bahia volta a decretar estado de calamidade pública por conta da covid-19

O Governo da Bahia publicou um novo decreto, nesta terça-feira (6), declarando estado de calamidade pública em todo território, em decorrência da covid-19. Este foi o terceiro desde o início da pandemia e autoriza a mobilização dos órgãos estaduais, no âmbito de suas competências, para enfrentar a doença.

De acordo com o Estado, a publicação do decreto obedece uma normativa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Além disso, possibilita10 a liberação de recursos por parte do Governo Federal “para que sejam aplicados nas medidas de prevenção, controle, contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença”.

Petrolina confirma mais 180 casos de covid e duas novas mortes

Petrolina confirmou mais 180 casos de covid-19 na segunda-feira (5). De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde nesta manhã de terça-feira (6), também foram registradas mais duas mortes em decorrência da doença.

Novos casos

Com os casos de ontem, Petrolina soma 20.506 pacientes infectados, dos quais 18.469 estão recuperados. Há ainda 287 mortes. 72 dos pacientes confirmados ontem são do sexo masculino e 108 do feminino. Eles têm entre seis meses e 89 anos.

Óbitos

Os pacientes que morreram são um homem de 42 anos e uma mulher, de 47 anos. Ela tinha histórico de comorbidades e estava internada na rede particular. O óbito foi registrado no dia 02/04. Ele estava internado na rede pública e morreu ontem.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação leitos de UTI ficou em 95,1%. Dos 82 leitos, 78 estão ocupados. 55 pacientes são de Petrolina e 23 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.416 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 18 são pretos, 135 pardos, quatro amarelos, 19 brancos e quatro não declararam raça;
  • Casos descartados: Até agora, 83.056 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.750 casos ativos do novo coronavírus.

Luto: morre Raimunda Sol Posto, ex-vereadora de Petrolina

Ex-vereadora morreu nesta terça-feira (Foto: Jean Brito/Ascom CMP)

A covid-19 fez mais uma vítima fatal em Petrolina. A ex-vereadora Raimunda Sol Posto morreu nesta terça-feira (6), por complicações da doença. Ela estava internada no Hospital HGU Saúde há alguns dias, mas não resistiu.

A informação foi confirmada pela equipe do Blog. Até o momento não há mais detalhes sobre o sepultamento da ex-vereadora. A última participação de Raimunda Sol Posto na Câmara de Vereadores foi na legislatura passada, quando ela assumiu brevemente uma cadeira, após Major Enfermeiro ter se licenciado.

Comoção

Imediatamente após a confirmação do óbito, diversas lideranças e cidadãos comuns lamentaram a morte da ex-vereadora. “Lamentamos o falecimento da nossa vereadora”, escreveu Pedro Caldas, atualmente ouvidor da ARMUP.

Muitas das mensagens publicadas nos grupos e redes sociais lembravam da postura de Raimunda em ajudar os mais necessitados, independente de cor e posicionamento político.

Fome atinge 19 milhões de brasileiros durante a pandemia, diz pesquisa

Dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, conduzido pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), mostram que a insegurança alimentar atingiu 11,1% das casas chefiadas por mulheres e 7,7% por homens.

Cerca de 19 milhões de brasileiros estão passando fome desde o início da pandemia em 2020. Eles estão entre as 116,8 milhões de pessoas que conviveram com algum grau de insegurança alimentar no Brasil nos últimos meses do ano, o que corresponde a 55,2% dos domicílios.

LEIA MAIS

Dois óbitos e mais 58 novos casos da Covid-19 foram registrados em Juazeiro nas últimas 24 horas

(Foto: Arquivo)

Os números registrados no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (5), informam que o município confirmou mais 2 óbitos em decorrência da Covid-19 e mais  58 novos casos da doença.

Agora são 11.834 moradores que foram infectados desde o início da pandemia. Desse total, 10.959 já estão recuperados, mas Juazeiro ainda tem 668 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Curaçá avança no Plano de Imunização e começa a vacinar idosos com 60 anos

(Foto: Internet)

A prefeitura municipal de Curaçá, cidade do norte da Bahia, avança no Plano Nacional de Imunização e já começa a vacinar nesta terça-feira (6), idosos com idade a partir de 60 anos.

Para agilizar o processo e evitar aglomeração, será realizado um drive thru, a partir das 8h da manhã, na Avenida Dr. Pedro Santos Torres, em frente a antiga Secretaria de Saúde.

Para tomar a vacina, o idoso precisa apresentar o cartão do SUS, RG, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação.

Número de novos casos de Covid-19 diminui em Pernambuco nesta segunda-feira

(Foto: Internet)

Diante de tanta notícia ruim, uma informação animadora trouxe esperança para os pernambucanos neste início de semana. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta segunda-feira (5), o Estado registrou 709 novos casos da Covid-19. Um número bem abaixo dos que foram confirmados semana passada.

LEIA MAIS

Petrolina registra mais três óbitos por covid; ocupação dos leitos segue acima de 90%

Petrolina registrou apenas um caso no domingo (4) e três novos óbitos em decorrência da covid-19. O município começa a semana com ocupação dos leitos de UTI acima de 95% e permanece em alerta. Confira os dados completos do boletim a seguir.

Novos casos

O único caso de domingo é de uma adolescente de 18 anos. Ela foi submetida a exame laboratorial, que confirmou a contaminação. Já as mortes são de dois homens e uma mulher. Eles tinha 51 e 84 anos e estavam internados na rede pública. Os óbitos aconteceram nos dias 3 e 4 de abril.

Já a mulher tinha 68 anos e possuía outras doenças. Ela também estava internada na rede pública e morreu no sábado (3). Petrolina soma 20.326 pacientes infectados, 18.256 recuperados e 285 óbitos.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação leitos de UTI fechou em 95,1%. Dos 82 leitos, 78 estão ocupados. 56 pacientes são de Petrolina e 22 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.375 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas.
  • Casos por raça/cor: A nova infectada é parda.
  • Casos descartados: Até agora, 82.238 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.
  • Casos ativos: O município tem 1.785 casos ativos do novo coronavírus.

Juazeiro começa a vacinar idosos acima de 64 anos contra a Covid-19 nesta segunda-feira

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A Prefeitura de Juazeiro começa nesta segunda-feira (5) a vacinar idosos acima de 64 anos contra a Covid-19. Pela quantidade reduzida de vacina, o dia será para atender exclusivamente esse público-alvo com a distribuição de 100 fichas por posto de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) fará um novo calendário, a partir das novas remessas de vacina que deverão ser enviadas pelo Governo do Estado, ainda sem data prevista.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 43 novos casos da Covid-19 neste domingo; Taxa de ocupação de leitos de UTI continua alta

(Foto: Ascom)

Quarente e três novos casos de Covid-19 foram registrados em Juazeiro, de ontem para hoje, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) deste domingo (4). Com esse novo dado, o município soma agora 11.776 moradores que já foram infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia em março de 2020.

Desse total, 10.886 pacientes já estão recuperados, mas outras 865 pessoas ainda estão em tratamento. São os chamados casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Mais de 600 idosos com idade a partir de 63 anos de idade foram vacinados em Petrolina neste sábado

Com um sábado de vacinação dedicado ao drive thru, a Secretaria de Saúde de Petrolina vacinou mais de 600 idosos, com idade a partir de 63 anos de idade. Segundo a prefeitura, essa é uma das estratégias que a prefeitura está utilizando para organizar o fluxo de vacinação, além de garantir maior controle e transparência do número de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para receber a vacina contra a COVID-19.

A vacinação continua nesta segunda-feira (5), as equipes da secretaria de saúde estarão atendendo em quatro polos fixos, das 8h às 17h. Confira os locais acessando o link abaixo.

LEIA TAMBÉM

Idosos com 63 anos continuarão sendo vacinados nesta segunda-feira em Petrolina

LEIA MAIS

O Centro de Petrolina é o bairro com maior número de casos de Covid-19

(Foto: Divulgação)

974 casos de Covid-19. É o saldo de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Centro de Petrolina. O bairro tem o maior número de pessoas que contraíram a doença. O mais novo relatório da Secretaria de Saúde traz ainda os bairros Areia Branca, José e Maria e João de Deus como o mais ativos em relação a novos casos na pandemia.

Confira abaixo a situação em todos o bairros de Petrolina.

Lista De Bairros Casos COVID (3)

Taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19, em Petrolina, continua acima de 95%

A realidade está estampada no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na manhã deste domingo (4). De acordo com os números, a taxa de ocupação dos leitos de UTI deste sábado (03), está em 95,1%, em Petrolina. Dos 82 leitos, 78 estão ocupados. 58 pacientes são de Petrolina e 20 de outras cidades da região.

Não foram registrados novos casos da Covid-19. O número de infectados pelo novo coronavírus permanece em 20.325. O total de pacientes curados é de 18.256, isso representa 89,8% do total. 1.395 pessoas estão sendo monitoradas, porque há possibilidade delas estarem infectadas e outras 1.787 estão se tratando da doença. Por isso, são chamadas de casos ativos.

LEIA MAIS

Comércio em geral e academias voltam a funcionar em Juazeiro e demais cidades baianas nesta segunda-feira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Depois de se reunir com prefeitos, o governador da Bahia, Rui Costa, publicou novo Decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) na última sexta-feira (2) trazendo novidades sobre as medidas restritivas para combater o novo coronavírus. Uma delas é a redução do toque de recolher, que passa a valer das 20h às 5h, em todo o estado, no período de 5 a 12 de abril.

Veja outras regras que devem ser seguidas de acordo com o novo Decreto Estadual:

Academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas podem funcionar, de 5 de abril até 12 de abril, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos;

LEIA MAIS