Petrolina registra mais 119 casos de Covid-19

O boletim de quinta-feira (14) registra 119 novos casos de covid-19 em Petrolina. Com essa atualização, o município soma 38.814 pacientes infectados, dos quais 36.917 estão totalmente recuperados. As mortes permanecem em 618.

Ainda segundo a Prefeitura de Petrolina, o município tem 1.279 casos ativos. Em relação à taxa de ocupação dos leitos de UTI na Rede PEBA, dos 120 leitos, 54 continuam ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação permanece em 45%.

Petrolina registra mais 94 casos de covid e confirma mais dois óbitos


O boletim de quarta-feira (12) registra mais 94 casos de covid-19 e dois novos óbitos. Agora, o município soma 38.695 pacientes infectados, dos quais 36.816 estão recuperados. Há ainda 618 mortes em decorrência da doença.

As mortes são de uma mulher de 41 anos, com comorbidades; e um feto de apenas 36 semanas de vida. O primeiro ocorreu na rede pública, em 10/01/22 e o segundo, em 05/04/2021. “A secretaria só recebeu a confirmação nessa quarta-feira (12)”, diz o Boletim.

Sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI, dos 120 disponíveis na Rede PEBA, 54 estão ocupados. Dessa forma, a taxa está em 45%.

Covid: Brasil recebe primeiras doses de vacinas para crianças

O primeiro lote com vacinas paras as crianças de 5 a 11 anos, que irão se imunizar contra a Covid-19, chegou ao Brasil. O avião desembarcou na madrugada desta quinta-feira (13), em São Paulo. Agora o Ministério da Saúde fará o envio das doses da Pfizer/BioNTech aos estados.

A previsão é que o Brasil receba em janeiro um total de 4,3 milhões de doses da vacina. A remessa é a primeira de três que serão enviadas ao país. A divisão para os estados será feita com base no percentual da população infantil. No Nordeste, há 28,43% delas.

A distribuição será feita na seguinte proporção:

  • Alagoas – 1,77%
  • Bahia – 7,07%
  • Ceará – 4,42%
  • Maranhão – 4,02%
  • Paraíba – 1,89%
  • Pernambuco – 4,80%
  • Piauí – 1,62%
  • Rio Grande do Norte – 1,67%
  • Sergipe – 1,17%

Boletim não registra novos óbitos por covid em Petrolina

(Foto: Ascom PMP)

Petrolina registrou mais 82 casos de covid-19 no boletim de terça-feira (11). A cidade soma agora 38.601 casos confirmados, dos quais 36.716 estão recuperados e as mortes permanecem em 616, pois não houve novos registros.

Sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA, dos 120 – dois a menos que na segunda-feira – 49 estão ocupados. Isso representa uma taxa de ocupaçao de 41%.

Síndromes gripais: Profissionais de saúde de Juazeiro participam de capacitação 

Os profissionais da Secretaria de Saúde de Juazeiro participaram na manhã desta terça-feira (11) de uma capacitação sobre síndromes gripais no cenário da pandemia da Covid-19 e epidemia de Influenza. Participaram gerentes da rede de Atenção Básica, tanto da zona rural quanto da zona urbana, e coordenadores da Rede Especializada do município.

O encontro, realizado pela Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde e Laboratório Central, foi motivado pelo cenário atual que, não apenas Juazeiro, mas outros municípios do país estão enfrentando. “Decidimos realizar essa orientação para reiterar os fluxos e as normas técnicas que existem no Ministério da Saúde e dentro do estado da Bahia e reforçar o fluxo de atendimento no município”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Caroline Morgado.

LEIA MAIS

Mesmo com restrições do Estado, organização afirma que manterá tradicional feijoada em Juazeiro


Mesmo com as restrições anunciadas pelo Governo da Bahia nesta semana, a Feijoada do Dadau versão de Carnaval está mantida para 30 de janeiro. A decisão foi confirmada pela organização, na tarde de terça-feira (11), nas redes sociais (confira aqui).

Em nota, a organização informou que limitará o público para três mil pessoas. A principal mudança é a não participação do grupo musical que se apresentaria. Ainda de acordo com a nota, o evento será realizado seguindo todos os protocolos sanitários exigidos.

Vacinação contra covid: doses para crianças devem chegar a Pernambuco ainda nesta semana

Os secretários estaduais de Saúde, André Longo; e de Turismo, Rodrigo Novaes, participam neste momento de uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (11), para detalhar as novas restrições em Pernambuco, por conta do avanço da contaminação da Covid-19 e da epidemia da Influenza A (H3N2).

LEIA TAMBÉM

Governo de Pernambuco anuncia ações para conter avanço da Influenza e da Covid-19

Longo também informou que as primeiras doses das vacinas para crianças chegarão a Pernambuco ainda nesta semana. “A expectativa é que a gente receba, durante o final de semana, pode ser que chegue na sexta ou no sábado, vai depender da logística do Ministério da Saúde. Muito provavelmente a gente vai ter as primeiras crianças vacinadas no começo da próxima semana”, pontuou.

LEIA MAIS

Governo reduz para 7 dias isolamento de pacientes com covid-19

O Ministério da Saúde decidiu reduzir de dez para sete dias o período recomendado de isolamento para pacientes com covid-19. Em entrevista coletiva dada no início da noite de ontem (10), o ministro Marcelo Queiroga anunciou a nova recomendação do governo. Segundo a atualização do guia de vigilância epidemiológica para a covid-19 da pasta, caso não haja mais sintomas no sétimo dia, a pessoa pode sair do isolamento.

Existe ainda uma possibilidade de encurtar ainda mais o tempo de isolamento. Caso no quinto dia o paciente não tenha mais nenhum sintoma respiratório, não apresente febre e esteja há 24 horas sem usar medicamento antitérmico, ele pode fazer um teste rápido de covid-19. Se o teste der negativo para o vírus, ele também está liberado.

Se, no entanto, o teste der positivo, o paciente deve aguardar até o fim dos dez dias de isolamento. Para quem chegou ao sétimo dia e ainda tiver com sintomas do vírus, a recomendação é manter o isolamento, no mínimo, até o décimo dia e sair apenas quando os sintomas acabarem.

LEIA MAIS

Saúde reduz de 10 para 5 dias o isolamento por covid

(Foto: Divulgação/SES-PE)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta 2ª feira (10.jan.2022) que pessoas infectadas com o coronavírus que tenham o teste negativo e que estejam sem sintomas só vão precisar se isolar por 5 dias.

Antes, o tempo recomendado era entre 10 e 14 dias. Os 5 dias anunciados são para os pacientes que estão sem febre há 24h (sem o uso de medicamentos) e que tenham resultado negativo para o teste PCR ou de antígeno.

LEIA MAIS

Covid-19: Após aumento de casos Rui Costa (PT) reduz público em eventos

Rui Costa, governador da Bahia.

Com o aumento nos casos de Covid-19 na Bahia, o Governador Rui Costa (PT) reduziu de 5 para 3 mil o número de pessoas permitidas em eventos no estado. O decreto estadual que estabelece as normas será atualizado com a nova versão publicada no Diário Oficial desta terça-feira (11).

A medida vale para eventos, cinemas, teatros e qualquer outro espaço. Além disso, de acordo com o governador, a medida vale também para eventos esportivos em estádios.

Não haverá limitação para bares e restaurantes, mas haverá a cobrança do comprovante de vacinação. O governador ainda destacou que o atual número de casos ativos, acima de 4 mil, está abaixo da realidade. “Considerando que temos muita subnotificação, esse número de 4.440 ativos ainda está subnotificado. Essas medidas valem por 15 dias”, disse o governador ao G1 Bahia.

LEIA MAIS

HU passa a exigir comprovante vacinal para acompanhantes e visitantes

(Foto: Ascom)

A partir de hoje (10) para entrar no Hospital Universitário de Petrolina, seja como acompanhante ou como visitante, será obrigatório apresentar o comprovante vacinal contra Covid-19. A medida foi anunciada pela Ebserh, responsável pela administração da unidade.

“A medida foi adotada em função do aumento no número de casos de síndromes gripais na região e visa resguardar a segurança da comunidade hospitalar“, explica o HU.

Será aceito o comprovante vacinal impresso ou digital, de quem tomou pelo menos duas doses das vacinas ofertadas. “É importante ressaltar que aqueles que apresentarem sintomas gripais não poderão permanecer no hospital para acompanhar ou visitar pacientes. Além disso, os demais cuidados devem ser garantidos, como o uso de máscara e higienização das mãos“, orienta a unidade.

Ministério da Saúde cria protocolo para reabilitação de pacientes com sequela pós-covid

O ano começou com novidades na reabilitação dos pacientes com sequelas da Covid-19. O Ministério da Saúde elaborou um protocolo de atendimento a esse grupo, para que os brasileiros consigam se livrar dos problemas ocasionados pelo vírus.

A pasta lançou uma portaria, incluindo orientações na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM) do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as medidas estão o atendimento mensal para as ações necessárias para reabilitação de pacientes que após infecção pelo coronavírus apresentarem alterações funcionais, nutricionais, neurológicas, musculoesqueléticas ou sensoriais que impactam nas atividades da vida diária.

“Os serviços compreendem reabilitação cardiorrespiratória, visual, intelectual, física e auditiva, além de atenção fonoaudiológica e fisioterapêutica”, explica o Ministério.

Juazeiro inicia semana com mais nove casos de covid-19

O boletim deste domingo (9) registra nove casos de Covid-19 em Juazeiro. Desta forma, o município baiano inicia a semana com 19.969 pacientes infectados.

Desse total, 19.286 estão recuperados e há ainda 420 mortes. Os casos ativos somam 263.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na Rede PEBA é de 39%, cm 73 leitos vagos. Já na rede municipal a taxa é de 70%, com apenas duas vagas na UTI.

Petrolina registra mais 61 casos de Covid-19

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de sexta-feira (7) reporta mais 61 casos de Covid-19 em Petrolina. Após a atualização de ontem, já são 38.442 pacientes infectados, dos quais 36.506 estão recuperados. Há ainda 614 mortes em decorrência da doença.

A Secretaria de Saúde não detalhou faixa etária e sexo dos novos pacientes. Há ainda 1.322 casos ativos da Covid em Petrolina.

Em relação à taxa de ocupação dos leitos de UTI, dos 122 leitos disponíveis para a Rede PEBA, 47 estão ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação se mantém em 38,5%.

Carro da Vacina estará na zona rural de Petrolina neste final de semana

O Carro da Vacina volta ao interior de Petrolina neste primeiro final de semana de 2022. Hoje (8), o veículo ficará o dia todo nas comunidades do N4 I e II. No domingo (9), será a vez do Assentamento Mandacaru, Terras da Liberdade e Sítio Porteiras serem contempladas.

O veículo levará a primeira, segunda e terceira dose de todas as vacinas disponíveis no município, que são a AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer.

Para se vacinar, basta apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência e o Cartão de Vacinação (para 1ª dose) ou documento com foto e o cartão de vacina (2ª e 3ª dose). Os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.