Equipe técnica da Secretaria de Saúde de Juazeiro discute atual cenário epidemiológico em reunião com Comitê Covid-19

Nesta quarta-feira (2), a equipe técnica da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) discutiu durante a reunião do Comitê Covid-19 o atual cenário da pandemia. A reunião, realizada desde o início de 2021, teve a participação de representantes da sociedade civil, Conselho Municipal de Saúde e de secretarias da Prefeitura de Juazeiro.

Foi apresentado aos participantes, o cenário epidemiológico no contexto da Covid-19 e das síndromes gripais pela Vigilância em Saúde, como o número de casos e óbitos por complicações da doença desde o início da pandemia até a quarta semana de 2022, além de ocupação de leitos, número de casos ativos, testagem para detecção da Covid-19, entre outros referentes à pandemia.

LEIA MAIS

SES-PE atualiza protocolo de isolamento para pacientes com covid

(Foto: Divulgação)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) atualizou, na segunda-feira (31), o protocolo de isolamento para pacientes com ou suspeita de Covid-19. A determinação veio após reunião com os representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação.

No caso de positivação, com ou sem sintomas, a nova recomendação é manter isolamento por sete dias e retornar às atividades no oitavo, observando-se a presença ou não dos sintomas e febre.

“Importante destacar que a decisão do Comitê Técnico se baseia em ações adotadas em outros países do mundo e com aval dos especialistas membros do grupo, que constantemente analisam o cenário da pandemia em nosso Estado“, disse a SES.

Petrolina soma mais de 760 casos de covid na segunda-feira

O boletim de segunda-feira (31) registrou 764 novos casos de covid-19 em Petrolina, algo inédito na cidade. O número expressivo, segundo a Prefeitura, é resultado do grande número de testes realizados ontem. Foram cerca de 1.800 petrolinenses testados, dos quais 43% tiveram diagnóstico positivo.

Agora a cidade soma 42.194 pacientes infectados. Deste total, 38.204 estão recuperados. Ontem também foram computados mais dois óbitos, elevando para 625 o número de vítimas fatais.

LEIA MAIS

UBS da Cohab VI fica sem atendimento após teste positivo de Covid-19 de médicos e enfermeiros

(Foto: Google Maps)

A Secretaria de Saúde de Petrolina está com uma Unidade Básica de Saúde sem médicos e enfermeiros em virtude de testagem positiva para a COVID-19 e/ou com sintomas gripais. Assim, pelos próximos dias, a UBS Beatriz Rocha, no bairro Cohab VI, ficará sem atendimento desses dois profissionais. A farmácia e a vacinação vão continuar funcionando normalmente.

Para quem busca assistência médica em virtude de sintomas gripais, a orientação da Secretaria de Saúde é buscar o acesso remoto que é feito de forma online pelo Atende em Casa, disponibilizado pelo Governo de Pernambuco para assistir pessoas com sintomas. A assistência em casos de urgência e emergência clínica pode acontecer em qualquer unidade de saúde mais próxima.

Médicos da maior UTI de Covid do país falam de arrependimento de pacientes antivacina que veem quadro se agravar

A Ômicron gerou pandemias dentro da pandemia. A primeira é uma onda que tem contaminado muita gente, mas, graças às vacinas, a maioria dos casos se desenvolve sem gravidade. A segunda pandemia é com as pessoas não vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto. Para elas, a Ômicron se mostra tão devastadora quanto as variantes anteriores do vírus.

A face agressiva da Ômicron é visível nos leitos de UTI do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte do Rio, onde a equipe do EXTRA passou um dia acompanhando a rotina. Ela está expressa nos rostos dos pacientes intubados e ligados a máquinas. Está estampada na angústia daqueles fora do tubo, mas prostrados, sem forças para reagir e cientes da gravidade de seu estado.

LEIA MAIS

Gripe ou covid? Saiba mais sobre como diferenciar e se proteger das doenças

(Foto: Ilustração)

Para distinguir as doenças é necessário estar atento aos sintomas e a duração deles

Nos últimos dias observa-se um aumento dos casos de gripe e covid-19, o que tem gerado uma grande preocupação na população, pois as doenças possuem sintomas parecidos. Com o avanço da vacinação contra covid-19, os sintomas causados pelo coronavírus são mais leves e podem ser facilmente confundidos com a gripe. Confira dicas de como se proteger e diferenciar as doenças.

Uma dúvida recorrente é como diferenciar as duas infecções já que os sintomas são parecidos. Para distinguir as doenças é necessário estar atento aos sintomas e a duração deles. “Geralmente, a gripe começa com febre repentina e alta, acompanhada de dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor nas articulações. Este quadro dura de 3 a 7 dias. Já a covid-19 começa com febre mais baixa, garganta “arranhando”, falta de olfato e paladar, espirros, dor de cabeça, que pioram na segunda semana de doença que é quando pode surgir a dificuldade para respirar, nesse caso a ajuda médica é essencial”, explica a infectologista do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca.

Para a infectologista, a telemedicina é uma importante aliada no combate às síndromes gripais, pois essa ferramenta evita a exposição ao ambiente hospitalar e a aglomeração. “ A telemedicina se tornou uma grande aliada neste cenário e está disponível em redes públicas e privadas de saúde. A população só deve procurar assistência médica presencial em casos de falta de ar, tonturas e febre que não cede. Em casos de idosos, crianças pequenas, pessoas com problemas de coração, pulmão e rins, pessoas em tratamento de câncer e que utilizam medicamentos que baixam a imunidade,  a assistência médica presencial é indispensável. Esses pacientes podem ter um atendimento diferente em casos de gripe e apresentar pioras mais rápidas com a covid-19,”, explica a médica.

Com o número de pessoas infectadas pela gripe e covid-19 crescendo, as medidas protetivas  voltaram à tona. As recomendações  já são conhecidas por todos e é preciso reforçar ainda mais esses cuidados como o uso máscaras, lavar frequentemente as mãos, praticar o distanciamento social, não compartilhar objetos pessoais e evitar ambientes  hospitalares em casos de sintomas leves. “Com o relaxamento no uso de máscaras e distanciamento social por conta das festas de fim de ano, observamos uma disseminação mais rápida da gripe e do coronavírus. É importante continuar reforçando as medidas preventivas contra essas doenças,” completa a infectologista.

Fiocruz aponta piora na ocupação de leitos de UTI por covid-19 no SUS

A ocupação de leitos públicos de unidade de terapia intensiva (UTI) para adultos com covid-19 está piorando com a rápida disseminação da variante Ômicron, avaliaram pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no boletim do Observatório Covid-19 divulgado hoje (26).

“Não se pode ignorar que o quadro está piorando, apesar de estar claro que o cenário com a vacinação é muito diferente daquele observado em momentos anteriores mais críticos da pandemia, nos quais se dispunha de muito mais leitos”, diz o boletim, que pondera que pessoas totalmente imunizadas são pouco suscetíveis a essas internações, mas comorbidades graves ou idade avançada podem deixá-las vulneráveis.

LEIA MAIS

Prédio da Prefeitura de Petrolina estará fechado nesta quarta-feira para serviço de desinfecção 

Os petrolinenses que precisam buscar algum atendimento presencial na sede da Prefeitura de Petrolina devem ficar atentos: o expediente no prédio da Administração Municipal estará suspenso nesta quarta-feira (26) devido ao serviço de desinfecção.

A medida sanitária faz parte de uma série de ações que estão sendo tomadas como prevenção ao coronavírus em todos os órgãos municipais de atendimento ao público.

Ao Blog Waldiney Passos, a assessoria de comunicação da prefeitura esclareceu que o fato do prefeito Miguel Coelho ter testado positivo para Covid -19, nesta segunda -feira (24), não tem relação direta com a desinfecção. A assessoria ressaltou que essa é um medida de prevenção que vinha sendo tomada periodicamente.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde altera ponto de testagem em Petrolina

A Secretaria de Saúde informa que, a partir desta terça-feira (25), o ponto de testagem que funcionava na Unidade Básica de Saúde do bairro Cohab VI estará instalado na unidade do Nova Petrolina. A medida visa atender com mais conforto os pacientes com sintomas gripais há mais de três dias.

A secretaria reforça que a testagem está sendo priorizada em pacientes que estejam com sintomas há no mínimo três dias ou em pacientes que tiveram contato com um caso positivo há cinco dias. A testagem é feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, testa positivo para Covid-19

(Foto: Ascom PMP)

O Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), foi diagnosticado nesta segunda-feira (24) com Covid-19. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o resultado positivo veio após testagem de rotina feita pelo gestor.

Ainda de acordo com a assessoria, Miguel Coelho não tem sintomas da doença, mas ficará em isolamento até receber liberação dos médicos. Nas redes sociais, o prefeito destacou a importância da vacinação.

“Estou bem, não tenho sintomas da doença e, graças a Deus e à Ciência, isso se deve à vacinação”.

A nota da assessoria de comunicação ainda informa que “o prefeito de Petrolina continuará trabalhando com reuniões e despachos virtuais durante o período de afastamento das atividades externas”.

Em um ano de vacinação contra a Covid-19, mais de 533 mil doses já foram aplicadas

(Foto: @Kaio)

No dia 19 de janeiro de 2021 Petrolina aplicava a primeira dose do imuno contra a COVID-19. Ao longo desse um ano de vacinação, mais de 270 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina, deste total, mais de 93% estão com o esquema vacinal completo, ou seja, receberam as duas doses.

Para que essa marca fosse alcançada, inúmeras estratégias tiveram que ser montadas pela Secretaria de Saúde para atender as demandas e vacinar o mais breve possível os públicos preconizados.

Dentro das medidas adotadas, foram seguidos os critérios de prioridade de vacinação, iniciado com profissionais de saúde, idosos em abrigos, passando pela população em geral seguindo a faixa etária, chegando até o público de 12 anos. Esta semana, desde a última segunda-feira (17), um novo grupo foi inserido na vacinação, agora crianças de 5 a 11 anos também já podem ser imunizadas.

Durante os 365 dias de imunização, a Secretaria de Saúde não mediu esforços para proporcionar a vacinação a todos os petrolinenses. Visando atingir o maior número de pessoas, foram implantados diversos pontos fixos e de drive-thru. No mês de setembro, o município realizou a Virada Vacinal, que contou com 24 horas ininterruptas de imunização.

LEIA MAIS

Juazeiro completa um ano de vacinação contra Covid-19

A data de 19 de janeiro tem um significado especial para os moradores de Juazeiro. Há um ano, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (Sesau), estava realizando a vacinação da primeira pessoa contra a Covid-19, um novo tempo de esperança em meio a uma pandemia que tem abalado o mundo. Nesses 365 dias, Juazeiro já aplicou mais de 341 mil doses da vacina.

Os dados do vacinômetro dessa quarta-feira (19) indicam que 97% da população com 12 anos ou mais já tomaram a primeira dose da vacina, 82% já receberam a segunda dose e 16% já tomaram a dose de reforço. Juazeiro já iniciou a vacinação de crianças que integram o grupo prioritário e nesta quinta-feira (20) vai começar a vacinar crianças de 11 anos que não fazem parte das prioridades.

LEIA MAIS

Covid-19: Taxa de ocupação de leitos em Petrolina se aproxima dos 50%

(Foto: @Kaio)

O boletim epidemiológico desta terça-feira (18) informa que dos 120 leitos de UTI disponíveis para a Rede PEBA, 58 estão ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação está em 48,3%.

O boletim apresenta 124 novos casos, assim, Petrolina está com 39.173 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 37.229 já estão recuperadas, isso representa 95% de cura clínica. O município está com 1.425 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Petrolina atualiza boletim com dados sobre a COVID-19

O boletim epidemiológico dessa segunda-feira (17) informa que dos 120 leitos de UTI disponíveis para a Rede PEBA, 58 estão ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação está em 48,3%.

O boletim apresenta 114 novos casos, assim, Petrolina está com 39.049 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 37.129 já estão recuperadas, isso representa 95,1% de cura clínica. O município está com 1.302 casos ativos do novo coronavírus.

Não há registro de óbitos, com isso, o município se mantém com 618 óbitos em decorrência do novo coronavírus. Outras informações sobre a pandemia estão disponíveis no site da prefeitura.

Juazeiro não registra óbitos por Covid-19 nesta segunda

Juazeiro não registrou óbito por complicações da Covid-19 nesta segunda-feira (17). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Com isso, o município permanece com 423 mortes provocadas pela doença.

Não foram confirmados novos casos neste boletim. De acordo com o levantamento, 20.088 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 19.526 já estão recuperados. Os casos descartados somam 37.236. Juazeiro tem 139 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS