Alepe abre discussão sobre retorno das aulas presenciais em Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou nesta quinta-feira (6) a primeira reunião plenária do segundo semestre, após o período de autoconvocação realizado no mês de julho. Na retomada das sessões ordinárias, ainda pelo sistema remoto de trabalho, a Alepe já se pautou por um tema de grande interesse dos pernambucanos: a retomada das aulas presenciais nas escolas e universidades públicas e privadas do Estado.

O presidente da Comissão de Educação da Casa, deputado Romário Dias (PSD), anunciou a realização de uma videoconferência, na próxima quarta-feira (12), às 16h30, para discutir o tema. “Trataremos de um dos temas mais discutidos nos últimos tempos, buscando uma decisão acordada no colegiado. Por isso, é tão importante a participação dos parlamentares”, pontuou Romário Dias. Pelo atual protocolo estabelecido pelo Governo do Estado, as atividades escolares presenciais estão suspensas até 15 de agosto.

LEIA MAIS

Número de óbitos por Covid-19 vem caindo na Bahia, diz Secretaria de Saúde

O quantitativo de óbitos de pacientes com diagnóstico positivo para a covid-19) vem caindo na Bahia. Esta é a análise da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ao observar a data de ocorrência, ou seja, o dia em que efetivamente houve o falecimento, ao invés do dia em que ocorreu a notificação para os sistemas oficiais.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a discrepância entre a data de ocorrência e a notificação é fruto de diversas situações.

“A existência de registros tardios ou acúmulo de casos deve-se à sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus”, explica Vilas-Boas.

Outro aspecto é a taxa de letalidade, cujo índice é calculado tendo como base o número de óbitos em comparação com a quantidade de casos confirmados de infecção pela Covid-19. A Bahia possui uma das menores taxas de letalidade do Brasil, ocupando a 22ª colocação dentre todos os estados do país, abaixo até da média nacional, segundo a Sesab. Também é o menor indicador dentre os estados nordestinos.

Por sua vez, o número total de leitos de UTI Covid ocupados em toda a Bahia vem reduzindo progressivamente. Os dados completos estão disponíveis nos boletins epidemiológicos, em saude.ba.gov.br/coronavirus. Os interessados também podem fazer o download da base de dados completa no link bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Bares, restaurantes e academias voltam a funcionar a partir de segunda-feira (10) em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Após cinco meses fechados em virtude da pandemia da Covid-19, bares, restaurantes, lanchonetes e academias de Juazeiro, no Norte da Bahia, voltarão a funcionar com atendimento presencial a partir da próxima segunda-feira (10), seguindo os critérios de segurança sanitária estabelecidos pelo município. Esta é a segunda fase de reabertura das atividades econômicas da cidade.

O plano de retomada da economia se baseia nos indicadores de baixo índice de óbitos, além do aumento da oferta de leitos de UTI e de enfermaria no Hospital Regional e também com a instalação, em estágio avançado da obra, do Hospital de Campanha bancado pela gestão municipal, de acordo com a prefeitura.

LEIA MAIS

Veja a taxa de ocupação nos hospitais com pacientes de Juazeiro com Covid-19

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, Juazeiro registrou até agora 12.571 testes de Covid-19, sendo 9.531 resultados negativos para a doença, sendo considerados descartados.

Das 3.040 pessoas que tiveram resultado positivo para a Covid-19, um total de 1.662 são do sexo feminino e 1.378 são do sexo masculino, sendo 213 profissionais de saúde.

Um total de 1.625 pessoas em isolamento domiciliar, 23 internados, sendo 16 em leitos de UTI e 07 em leitos intermediários. Acesse aqui a lista completa.

Juazeiro registrou 53 novos casos e mais 26 curas da Covid-9 nesta quinta-feira (06)

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta quinta-feira (06), a Secretaria da Saúde de Juazeiro registra no boletim mais 53 novos casos da Covid-19, sendo 29 pessoas do sexo feminino, 24 do sexo masculino e, destes, quatro são profissionais de saúde. A faixa etária dos novos casos é de 13 a 72 anos.

Dos resultados obtidos 49 foram por meio do teste rápido e 04 pelo LACEN de Salvador, 51 pacientes dos novos casos estão em isolamento domiciliar e 02 internados. Juazeiro chega a 3.040 pessoas que já contraíram a doença.

A SESAU registra ainda a recuperações de mais 26 pacientes somando agora 1.327 pessoas clinicamente curadas. Isso significa que aproximadamente 44% das pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus já estão recuperadas. Juazeiro ainda tem o registro de 65 óbitos ocasionados pela-Covid-19.

Pernambuco atinge triste marca de mais de 100 mil casos de coronavírus

(Foto: Ilustração)

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) dessa quarta-feira (5), mostrou que o Estado atingiu a marca 100.321 casos confirmados do coronavírus e 6.758 vidas pedidas para o vírus. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.488 novos casos e 41 mortes.

A Secretaria faz questão de ressaltar que o aumento de casos no informe dessa quarta, em comparação ao da terça-feira (4) é motivado pelo atraso e acumulo de notificações pelos municípios.

Entre os casos confirmados dessa quarta, 84 (5,6%) são graves e se enquadram na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Já os outros 1.404 (94,4%) são leves, ou seja, pacientes que não demandam internamento hospitalar e já estavam curados ou na fase final da doença.

LEIA MAIS

Casa Nova: Recuperados atingem maior nível desde início da pandemia

Com 79,0 % de todos os pacientes infectados já recuperados, o município de Casa Nova mostra que é possível manter sob controle a pandemia com medidas preventivas e com a colaboração da população.

Para o prefeito Wilker Torres, o grande diferencial “foi que saímos na frente”: “Editamos decretos determinando restrições, detectamos as áreas com maior incidência e promovemos ações preventivas diferenciadas, muitas vezes mais rígidas, como transporte de trabalhadores e suspensão de feiras livres. Estamos em plena pandemia, mas contamos com a colaboração da população e o resultado já começamos a perceber” – diz comemorando o percentual.

“Ainda estamos em plena pandemia! ” – Alerta o Secretário de Saúde do Município, Jozimar Silva, fazendo coro com o prefeito Wilker Torres – ‘continuam em validade todos os itens dos decretos, a flexibilização está ocorrendo cuidadosamente e vamos nos manter alerta e vigilantes”.

O Boletim desta quarta-feira, 05 de agosto de 2020, traz os seguintes números: São 3.149 notificações; descartados 2.867. Dos 282 casos confirmados 50 ainda estão com vírus ativo e destes, 2 permanecem internados e 48 em isolamento domiciliar, acompanhados pelas nossas equipes de saúde.

“Infelizmente esse Boletim registra 9 óbitos” – lamenta o Secretário de Saúde – “Representando 3,19 % de mortandade, um índice preocupante, que com todos os equipamentos, com o hospital de campanha para pronto atendimento, com a continuidade dos testes, queremos que se reduza para menos da metade”.

“É uma batalha que vamos vencer” – encerra o Prefeito Wilker Torres.

Covid 19: Petrolina registra mais um óbito e 35 curados

O boletim epidemiológico da Prefeitura de Petrolina desta quarta-feira (5) mostra que o município tem mais 35 curados da covid-19, totalizando 1.715. Os dados também mostram que mais 416 pessoas foram testadas para a covid-19, com 65 novos positivados: 33 pessoas do sexo feminino com idades entre 01 a 64 anos, e 32 do sexo masculino, entre 08 a 65 anos. O boletim ainda traz 5 resultados positivos de exames laboratoriais. São 3 pessoas do sexo masculino, entre 33 a 80 anos, e 2 do sexo feminino, de 33 e 36 anos.

Com esses 70 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 3.133 casos do novo coronavírus. São 2.506 casos confirmados por testes rápidos da prefeitura e 627 diagnosticados através de exames laboratoriais.

Petrolina tem mais um óbito por covid-19, totalizando 58. Era um homem de 54 anos, com histórico de comorbidades, que faleceu nesta quarta-feira, em uma unidade de saúde da rede pública da cidade.

A prefeitura aguarda o resultado da análise do material biológico que foi coletado de uma idosa de 62 anos, sem informações de comorbidades, que faleceu em casa, nesta quarta. O óbito foi notificado como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Internamentos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 52%. Dos 50 leitos disponíveis, 26 estão ocupados, sendo que 8 pacientes são de Petrolina e 18 de outras cidades da região. Os dados completos seguem em anexo.

Taxa De Ocupação De Leitos 05 De Agosto

Pernambuco confirma 1.488 novos casos e 41 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta quarta-feira (05), 1.488 novos casos da Covid-19. É importante mais uma vez destacar que o aumento no número de casos no informe de hoje, em comparação ao de ontem, é motivado pelo atraso, e consequente acúmulo de notificações, pelos municípios.

Para se ter ideia, entre os confirmados hoje, apenas 84 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Todos os outros 1.404 são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que já estavam curados, ou na fase final da doença.

Agora, Pernambuco totaliza 100.321 casos confirmados, sendo 23.955 graves e 76.366 leves.

Também foram confirmados 41 óbitos, ocorridos desde o dia 21 de maio. Do total de mortes do informe de hoje, apenas 11 ocorreram nos últimos três dias, sendo 5 mortes registradas no dia de ontem (terça, 04/08), 3 mortes em 03/08 e 3 em 02/08. Os outros 30 óbitos ocorrem entre os dias 21/05 e 1º/08.

Com isso, o Estado totaliza 6.758 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Confira a taxa de ocupação de leitos para pacientes de Juazeiro com a Covid-19

Segundo dados da Secretaria da Saúde, Juazeiro já realizou 12.470 testes e, destes, 9.483 tiveram resultado negativo para a doença, sendo considerados descartados.

Das 2.987 pessoas que tiveram resultado positivo para a Covid-19, um total de 1.633 são do sexo feminino e 1.354 são do sexo masculino, sendo 209 profissionais de saúde.

Um total de 1.597 pessoas estão em isolamento domiciliar, 21 internados, sendo 16 em leitos de UTI e oito em leitos intermediários.

Clique aqui e confira a lista completa de internamentos.

Juazeiro registra 86 novos casos, 44 recuperações e mais uma morte pela Covid-19 nesta quarta-feira (5)

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta quarta-feira (05), a Secretaria da Saúde de Juazeiro (BA) – SESAU- registra 86 novos casos da Covid-19, sendo 46 pessoas do sexo feminino, 40 do sexo masculino e, destes, 03 são profissionais de saúde. A faixa etária dos novos casos é de 08 meses a 79 anos, 85 resultados foram obtidos por meio do teste rápido e 01 pelo LACEN de Salvador.

Fora o óbito, as demais 85 pessoas estão em isolamento domiciliar. Com estes novos casos, Juazeiro chega a 2.987 pessoas que já contraíram a doença.

Nesta atualização, a SESAU registra ainda a recuperações de mais 44 pacientes somando agora 1.301 pessoas clinicamente curadas. Isso significa que 43% das pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus já estão recuperadas.

O município registra ainda mais um óbito ocorrido nesta terça-feira (04) no Hospital Regional de Juazeiro. O paciente era do sexo masculino, tinha 65 anos e como comorbidades tinha Alzheimer e Parkinson. Com este dado, Juazeiro chega a 65 óbitos ocasionados pela Covid-19. Neste boletim há o registro de 12.470 testes e, destes, 9.483 tiveram resultado negativo para a doença, sendo considerados descartados.

Paulo Câmara anuncia investimento de R$ 23 milhões para garantir internet gratuita aos estudantes da rede estadual

(Foto: Heudes Regis/SEI)

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quarta-feira (05.08), um investimento de R$ 23 milhões para garantir internet gratuita aos estudantes da rede estadual de ensino, neste ano letivo de 2020, diretamente afetado pela pandemia da Covid-19.

O programa, denominado “Conecta Aí”, vai beneficiar cerca de 500 mil alunos de escolas públicas estaduais, patrocinando pacotes de dados de internet para acesso gratuito ao material da Plataforma Educa-PE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e do Google Classroom.

LEIA MAIS

Ouricuri e Araripina terão lockdown a partir de sexta-feira

Após o avanço dos casos do novo coronavírus (covid-19), dois municípios localizados no polo gesseiro do Estado recuarão no Plano de Convivência com a Covid-19 , estabelecido pelo Governo de Pernambuco. A partir de sexta-feira (7), os municípios de Ouricuri e Araripina, no Sertão do Araripe, adotarão medidas de isolamento mais rígidas para combater a disseminação do vírus, a exemplo do que já foi feito em cidades da Região Metropolitana do Recife e do Agreste pernambucano.

O lockdown se estenderá até o dia 16 de agosto. Os municípios, que estavam na Etapa 4 do plano, voltarão para a Etapa 2, em que apenas os serviços considerados essenciais têm autorização para funcionar.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a 4ª Macrorregião, da qual faz parte o Sertão do Araripe, tem liderado a requisição de leitos de UTI para o combate à covid-19. De acordo com André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco, dos 134 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) registrados na localidade na semana passada, 77 estão na 9ª Gerência Regional de Saúde (Geres), que compreende os dos municípios. “Com relação aos casos na semana passada, foram 134 ocorrências de SRAG, sendo quase 60% na nona Geres, que compreende os municípios do Araripe”, explicou Longo. Juntas, as duas cidades concentram 70% de todos os casos da regional, com 52 confirmações na última semana.

O isolamento social mais rígido já foi adotado em outras cidades do Estado, em outros momentos da pandemia. “Ficar em casa e adotar atitudes de prevenção são as orientações para aquela região. As medidas rígidas de isolamento provaram sua eficiência tanto no Grande Recife quanto no Agreste. Tenho certeza de que em Araripina e Ouricuri o engajamento da sociedade não será diferente”, apostou Longo. O secretário também destacou que existem 82 leitos dedicados à covid-19 nesses dois municípios, sendo 20 de terapia intensiva.

Em nota, a prefeitura de Araripina informou que cumprirá as determinações do Governo do Estado. O comunicado diz que as medidas anunciadas “coincidem com outras adotadas desde sexta-feira passada (31), quando a prefeitura determinou medidas mais restritivas como o toque de recolher após as 21h, a proibição de venda de bebida alcoólica e intensificação na fiscalização dos estabelecimentos.” A nota alerta ainda para a alta taxa de ocupação de leitos intermediários para Srag e dos leitos de UTI instalados no Hospital Santa Maria, mas não detalha os números. Até esta terça-feira (4), Araripina tinha 768 casos confirmados da doença, outros 139 em investigação e 16 óbitos.

A reportagem procurou a Prefeitura de Ouricuri na noite desta terça-feira, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. De acordo com o último boletim divulgado pelo município, Ouricuri tem 265 casos confirmados , 157 recuperados e 8 óbitos por covid-19.

Petrolina tem mais um óbito por covid-19, totalizando 57

Mais 219 pessoas foram testadas para a covid-19 em Petrolina, nesta terça-feira (4). Desse total, 75 positivaram para o novo coronavírus: são 47 pessoas do sexo feminino com idades entre 02 a 88 anos, e 28 do sexo masculino, entre 01 a 106 anos. O boletim desta terça ainda traz 4 resultados positivos de exames laboratoriais. São 4 pessoas do sexo feminino, entre 01 a 66 anos.

Com esses 79 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 3.073 casos do novo coronavírus. São 2.441 casos confirmados por testes rápidos da prefeitura e 622 diagnosticados através de exames laboratoriais. As curas clínicas aumentaram para 1.680.

Petrolina tem mais um óbito por covid-19, totalizando 57. Era uma idosa de 88 anos, com histórico de comorbidades, que faleceu nesta terça-feira, em uma unidade de saúde da rede pública da cidade.

A prefeitura aguarda o resultado da análise do material biológico que foi coletado de um bebê de um dia de vida, que faleceu nesta terça, em uma unidade de saúde da rede pública de Petrolina. O óbito foi notificado como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Internamentos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 60%. Dos 50 leitos disponíveis, 30 estão ocupados, sendo que 9 pacientes são de Petrolina e 21 de outras cidades da região. Os dados completos seguem em anexo.

Taxa De Ocupação De Leitos 04 De Agosto

Bahia registra 3.998 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 h; mortes somam 3.678

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Bahia registrou nas últimas 24 horas 3.998 casos dz Covid-19. Já o número de mortes chegou a 3.678, com o acréscimo de 54 novos óbtitos nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim divulgado pela secretaria de saúde da Bahia, nesta terça-feira (4).

Dos 175.389 casos confirmados desde o início da pandemia, 159.247 já são considerados curados, 12.464 encontram-se ativos e 3.678 tiveram óbito confirmado para Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 409 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (33,81%).