Fernando Filho acredita na prorrogação do Auxílio Emergencial: “É quase uma unanimidade”

Junho será o mês decisivo sobre o futuro do Auxílio Emergencial e de acordo com o deputado federal Fernando Filho (DEM), já se debate nos bastidores da Câmara dos Deputados a prorrogação do benefício criado para ajudar os brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus.

Contudo, o valor a ser pago ainda é incerto. “Já há discussões na Câmara sobre a prorrogação do auxílio emergencial, e a decisão deve ser tomada em junho. Ainda não se sabe o valor e o período, mas é quase uma unanimidade a decisão de se prorrogar por mais um tempo”, disse em uma live nas redes sociais na quarta-feira (27).

Ele lembrou que mais de 55 milhões de pessoas  receberam o auxílio federal. O deputado petrolinense também destacou o impacto do coronavírus na economia nacional. “Passado esse primeiro momento da crise da saúde, teremos o segundo momento tão crítico quanto, que é a crise econômica que vamos enfrentar. A nossa expectativa é que, no segundo semestre, o governo possa lançar um programa de habitação popular para reaquecer a economia”, explicou.

Com mais sete casos, Juazeiro atinge marca de 68 contaminados pela covid-19

São 68 casos positivos e quatro mortes pela covid-19 (Foto: ASCOM)

Após anunciar a retomada gradual do comércio, a Prefeitura de Juazeiro (BA) confirmou mais sete casos positivos do novo coronavírus. Com isso a cidade salta para 68 pacientes contaminados, dos quais 23 já estão recuperados, de acordo com o boletim dessa quinta-feira (28).

LEIA TAMBÉM

Paulo Bomfim autoriza retomada do comércio em Juazeiro a partir de 1° de junho

Os novos pacientes são quatro homens com 36, 43 e dois com 45 anos, além de três mulheres com 35, 36 e 56 anos. Dois foram submetidos a testagem no LACEN os demais na testagem rápida municipal. Todos estão em isolamento domiciliar e não apresentam gravidade.

Até hoje Juazeiro tem 616 notificações da covid-19, das quais 428 foram descartadas. Há ainda 120 pacientes em investigação. O município também soma quatro óbitos. Para H1N1 os números são os mesmos: 73 notificações, com 18 testes positivos e duas mortes.

Pernambuco contabiliza mais 794 casos de covid-19

Pernambuco tem 30.713 casos e 2.566 mortes (Foto: Internet)

O boletim dessa quinta-feira (28) divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) aponta mais 794 casos do novo coronavírus. Desse total, 268 pacientes foram classificados como graves e 526 como leves. Com isso o Estado tem 30.713 pacientes contaminados.

O número de vítimas fatais também foi atualizado. Com mais 98 óbitos, Pernambuco soma 2.566. O número de recuperados e os detalhes do boletim serão divulgados ao final do dia.

Grupo de empresários organiza mais uma carreata para cobrar reabertura do comércio em Petrolina

Um grupo de empresários e lojistas de Petrolina está organizando mais uma carreata pedindo a reabertura do comércio durante a pandemia do coronavírus. A concentração está marcada para 9h desta sexta-feira (29), no Pátio de Eventos Ana das Carrancas.

LEIA TAMBÉM

Ministérios públicos se manifestam sobre carreatas e cobram cumprimento de decreto do Governo do Estado

Manifestantes vão às ruas cobrar reabertura do comércio de Petrolina

A expectativa é que o grupo faça o mesmo percurso da última manifestação, registrada na semana passada. A orientação dos organizadores é que todos permanecem em seus carros a fim de evitar aglomerações.

Diante da pandemia da covid-19, a Prefeitura seguiu os decretos do Governo do Estado e decretou o fechamento do comércio não essencial. Tal medida está em vigor há dois meses.

Por conta da pandemia, Prefeitura suspende Feira do Bode em Casa Nova

O prefeito Wilker Torres (PSB) de Casa Nova (BA) suspendeu a realização da Feira do Bode desta sexta-feira (29). A decisão foi anunciada através do Decreto 698/2020, publicado no Diário Oficial de quarta-feira (27) e tomada diante do cenário da covid-19 na cidade.

“Se fazem necessário prevenir a saúde dos nossos Produtores de Rebanho, considerando as medidas protetivas adotadas pelas Equipes de Vigilância em Saúde que intensificam a suspensão de atividades com aglomerações em todo território municipal“, justificou a Prefeitura.

Pelo decreto, quem desobedecer a recomendação municipal poderá ser punido, podendo ser detido e multado. Até ontem Casa Nova tinha 20 casos confirmados do novo coronavírus.

Bolsonaro sanciona lei de ajuda a estados e municípios, mas veta reajuste de servidores

A tão esperada ajuda federal aos estados e municípios no valor de R$ 60 bilhões foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) nessa quinta-feira (28). A lei vem com veto e proíbe o reajuste dos servidores até o final de 2021.

Dessa forma os funcionários públicos continuarão com o mesmo salário por quase dois anos. A ajuda aos Estados, ao Distrito Federal e municípios será paga em quatro parcelas mensais e iguais. O recurso deverá ser aplicado nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

De acordo com a Lei Complementar nº 173/2020, Pernambuco receberá ajuda de R$ 1.077.577.764,30. A Bahia ficará com R$ 1.668.493.276,83.

Com mais quatro casos, Sobradinho chega a 18 pacientes contaminados pela covid-19

Três pacientes são mulheres (Foto: Agência CH)

Os casos do novo coronavírus também tiveram um aumento na Bahia. Sobradinho, na região Norte do Estado, confirmou na quarta-feira (27) mais quatro registros da doença, subindo para 18 números no município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os casos de ontem são uma mulher de 48 anos e um homem de 34, ambos submetidos a testagem rápida; e duas mulheres com 34 e 81 anos, submetidas a testes no LACEN-BA. Há ainda uma morte, duas pessoas recuperadas e outras duas em investigação.

Também foi confirmada a infecção de um profissional de Saúde da rede municipal, contudo ele é residente em outra cidade e não entrará no boletim local. Com transmissão comunitária declarada, Sobradinho tem registros da covid-19 nos seguintes locais: Vila Santana, Quadra S 19, Portelinha, S13, S09, N18, Loteamento Paulo Pacheco e Quadras 1 e 3 na Vila São Francisco.

Araripina, Dormentes, Ouricuri e Trindade confirmam mais casos positivos de covid-19

Dormentes, no Sertão do São Francisco, confirmou mais quatro casos positivos do novo coronavírus na quarta-feira (27). Agora são 21 pacientes contaminados pela doença, dos quais cinco já se recuperaram. De acordo com o boletim, mais 58 pessoas estão em investigação.

Dormentes teve um salto nos casos entre o dia 20, quando foi registrado o primeiro paciente positivado até ontem. Por outro lado, a cidade não tem, até o momento, mortes registradas pela covid-19.

Casos sobem no Araripe

A região do Araripe também teve aumento nos casos. Araripina confirmou mais quatro contaminações. No total são 44 registros positivos, 23 recuperados, duas mortes e mais nove pacientes em investigação.

Na vizinha Trindade são 53 casos positivos, 32 recuperados, quatro óbitos e mais 28 investigados. De terça para quarta foram confirmados mais três contaminações.

Em Ouricuri também houve alta nos casos positivos: são 19 (dois a mais que terça), 11 recuperados, uma morte e quatro pessoas sendo investigadas por apresentarem sintomas da doença.

Salgueiro registra mais uma morte pelo coronavírus

O boletim divulgado pela Prefeitura de Salgueiro (PE) na noite de quarta-feira (27) trouxe mais uma morte confirmada pela covid-19. A oitava vítima fatal da doença é um homem de 53 anos, com histórico de comorbidades e que estava internado em Petrolina.

Ele faleceu na terça-feira (26), mas a causa da morte apenas foi confirmada ontem após exame laboratorial. Por ser de Salgueiro, o paciente entra nas estatísticas desse município. Ainda ontem a Secretaria de Saúde confirmou mais três casos positivos do coronavírus.

São dois homens e uma mulher. Eles estão em isolamento domiciliar e encontram-se em bom estado. A boa notícia é que mais duas pessoas se curaram. Dessa forma Salgueiro tem 72 casos positivos, oito óbitos, sete pacientes em investigação e 27 curas clínicas.

Petrolinense lança sistema que fiscalizará os gastos públicos no combate ao CoronaVírus em 7 cidades do sertão

O pesquisador Alan da Silveira lançou nesta quarta-feira (27) o projeto “Fiscaliza Sertão” que busca acompanhar os gastos públicos no combate ao Corona Vírus em 7 cidades do sertão pernambucano.

O projeto Fiscaliza Sertão tem quatro objetivos:

1-Incentivar a fiscalização pela população das contas dos municípios sertanejos;
2-Combater a corrupção e as irregularidades nas medidas contra a pandemia;
3-Evitar uma precarização do serviço de saúde na região;
4- Denunciar todas as irregularidades comprovadas ao MPPE;

Alan detalha que o objetivo principal é “vamos acompanhar gastos e denunciar possíveis irregularidades nas compras e serviços sob a responsabilidade das 7 cidades sertanejas que estão na região de saúde de Petrolina.”

O Projeto que focará nas cidades de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó contará com um sistema online onde a população também poderá fazer denúncias de irregularidades que estão vendo nas suas cidades.

“O que nós queremos, além de fiscalizar esses gastos, é trazer a população para o projeto. Eles também devem agir como fiscais do governo” afirma Alan ao apresentar a iniciativa única na região.

No sistema onde o cidadão denuncia deverá ser colocado imagens e documentos que possam comprovar as irregularidades e tudo deverá ser descrito da forma mais detalhada possível. Alan explica que isso é exigido pois será avaliado por uma equipe jurídica.

“Junto com uma equipe jurídica, vamos verificar as informações, avaliá-las e, caso confirmado, denunciaremos aos órgãos competentes.” Explica o pesquisador.

 “Seremos implacáveis no combate a corrupção e irresponsabilidade nas cidades que nos rodeia e não permitiremos de forma alguma que nossa região caia nesses desmandos. Em momentos de crise o bem público precisa ser tratado de maneira correta e a sociedade deve ajudar nisso”, diz Alan.

O sistema já está online no site alandasilveira.com/fiscaliza-sertao e a equipe já tem analisado as cidades, semanalmente relatórios serão publicados nos sites e as denúncias analisadas para serem levadas o MPPE e autoridades competentes.

Brasil passa de 411 mil casos e 25 mil mortes por Covid-19

Depois de quase uma semana, o Brasil voltou a registrar mais de 20 mil novos casos (20.599) de Covid-19 em apenas um dia, o que não acontecia desde o dia 22. O boletim desta quarta-feira (27) do Ministério da Saúde também aponta o segundo registro seguido de mais de mil novas mortes (ao todo, 1.086 mortes).

Com os novos números, o país registra 411.821 casos confirmados e 25.598 mortes. As mortes registradas no boletim diário se referem às confirmações das últimas 24 horas, independentemente da data em que tenham ocorrido.

O Brasil é o segundo país com mais casos confirmados da doença, segundo a Universidade Johns Hopkins, atrás apenas dos Estados Unidos (1,6 milhão). Em relação às mortes, o número registrado é o sexto maior do mundo, atrás de Estados Unidos, Reino Unido, Itália, França e Espanha.

O Ministério da Saúde informa que 166 mil brasileiros já se recuperaram após contraírem a doença do novo coronavírus, mas pondera que esta é uma estimativa sob revisão. Outras 4.108 mortes estão em investigação para a possibilidade de relação com a Covid-19.

O estado de São Paulo é o que reúne o maior número de casos (89.483) e mortes (6.712). Na sequência, aparecem o Rio de Janeiro (42.398 casos e 4.605 mortes) e o Ceará (37.275 casos e 2.671 mortes). O Amazonas tem 33.508 casos e 1.891 mortes, o Pará tem 31.033 casos e 2.545 mortes e Pernambuco, 29.919 casos e 2.468 mortes.

A região Norte segue sendo aquela com o maior índice proporcional de casos e mortes por habitantes. São, em média, 471 casos e 27,3 mortes a cada 100 mil habitantes. A média nacional é de 196 casos e 12,2 mortes a cada 100 mil habitantes.

Petrolina confirma 13 novos casos da covid-19, total de infectados sobe para 228

Petrolina tem mais 13 casos positivos da covid-19. As confirmações saíram após a realização de 329 testes rápidos e o recebimento de 7 exames analisados laboratorialmente. Dez pessoas positivaram por meio dos testes rápidos e as outras três através de exames analisados laboratorialmente, sendo duas pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e outra por laboratório particular.

Os pacientes dos testes rápidos são 7 mulheres com idades entre 35 e 53 anos e 3 homens com idades entre 33 e 76 anos. Já os pacientes que positivaram através de análise do Lacen-PE são 1 homem de  25 anos e uma mulher de 31 anos em isolamento domiciliar e do laboratório particular é uma mulher de 38 anos internada em hospital privado.

Com isso, Petrolina chegou a 228 infectados pela covid-19. São 164 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 64 diagnosticados através de exame laboratorial. A boa notícia é que as curas clínicas aumentaram para 89. Sete mortes foram registradas.

Hospital de campanha

O hospital de campanha da prefeitura recebeu seu primeiro paciente na noite desta terça-feira (26). Trata-se de um homem de 68 anos, que ainda é suspeito de contágio pelo novo coronavírus e aguarda o resultado de exame. Ele foi atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) com quadro de tosse seca associada à febre e desconforto respiratório.  O estado de saúde estável do paciente é estável, e ele segue recebendo os cuidados da equipe multidisciplinar do hospital.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que são 60 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Covid-19: Orocó registra mais um caso positivo

Na tarde desta quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde de Orocó confirmou que um dos casos que estava em investigação no município para a Covid-19, testou positivo.

O paciente, do sexo masculino, 40 anos de idade, residente no município de Orocó, foi notificado no dia 05 de Maio, quando o mesmo se encontrava na cidade do Recife para tratamento de outras patologias, onde se encontra até o presente momento.

O resultado do exame se deu pelo Lacen, nesta quarta-feira (27).

Com mais esse caso confirmado, o município de Orocó conta com 3 casos do novo Coronavírus, sendo um caso recuperado e um óbito.

A Secretaria de Saúde reforça a necessidade do isolamento social, a fim de conter a proliferação do novo Coronavírus, e se realmente precisar sair de casa, use máscara.

Ponto de coleta da Covid-19 realiza quase 200 testes rápidos em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

Instalado há pouco mais de duas semanas em Juazeiro, o ponto de coleta da Covid-19 localizado na Escola Municipal Judite Leal Costa, bairro Maria Gorete já realizou o teste rápido para o novo coronavírus em 199 pessoas. Todas foram notificadas pelas Unidades Básicas de Saúde ou pelo Call Center, estavam no 10º dia de início dos sintomas e há pelo menos 3 dias sem apresentar nenhum sintoma como febre, coriza, entre outros sinais que direcionam à suspeita da Covid-19.

Dos 199 testes realizados, 10 pessoas testaram positivas para o novo coronavírus e todos estes dados já constam no boletim diário divulgado pela Secretaria de Saúde do município. O ponto de coleta não é serviço de porta aberta, todos os pacientes notificados têm seu agendamento realizado pela equipe da Vigilância em Saúde e só devem ir ao local os pacientes agendados nos dias e horários marcados. Essa medida foi adotada para evitar aglomerações no ambiente.

LEIA MAIS

Veículos com 25 infectados com o novo coronavírus são detidos em São Raimundo Nonato (PI)

Na madrugada desta quarta-feira (27), circulou um áudio nas redes sociais de São Raimundo Nonato, de uma suposta funcionária da Empresa Andrade Gutierrez que tem obras nos municípios de Dirceu Arcoverde e Dom Inocêncio, ambos o município no Piauí e também em um município da Bahia que fica próximo a divisa com o Piauí, Pilão Arcado.

Segundo informações do blog portal sertão, foram interceptados um HB20, uma Fiat Spin, um Gol e um caminhão trazendo cerca de 25 trabalhadores infectados.

No áudio, ela explica ao Prefeito do município de Dirceu Arcoverde que está encaminhando funcionários da empresa que foram diagnosticados com o vírus para o município de São Raimundo Nonato para uma casa/hotel em que estes trabalhadores cumpririam quarentena. A alegação é de que o município teria um suporte maior de atendimento a saúde pública. Escute o áudio.

Coronavírus_ Vigilância Sanitária e Polícia Militar interceptam veículos com 25 infectados em São Raimundo Nonato

Estes trabalhadores estariam vindo da localidade Nova Holanda, que fica no município de Pilão Arcado (BA). Ao chegar nos ouvidos das autoridades sanitárias e de saúde de São Raimundo Nonato, a Polícia Militar foi acionada para dar cobertura aos agentes de vigilância sanitária para barrarem o transporte. A operação aconteceu em frente ao Hotel Serra da Capivara, local onde estes trabalhadores “cumpririam quarentena”.

Cerca de cinco funcionários chegaram a ficar no Hotel, pois hospedaram-se antes da denúncia chegar aos ouvidos das autoridades. O caminhão e demais veículos foram deslocados até a saída do município para que retornassem ao seu lugar de origem.

Em contato com o Capitão Ivanaldo, ele afirma que destinou quatro viaturas para dar cobertura a ação. “Fui acionado pelo Irmão Rogério Castro, Deputado Hélio Isaías, Secretário Jussival para que pudéssemos dar cobertura na ação. Seria um caos, pessoas utilizando de horários estratégicos para adentrarem em nosso município podendo causar um verdadeiro caos de disseminação do vírus. Prontamente agimos para evitar maiores danos a população”, disse.

Em reportagem recente, no Portal Professor Thiago.Com, traz um dado preocupante em relação a estes funcionários Consórcio Linhão – unidade de Nova Holanda (Pilão Arcado), onde um infectado morreu após internação no município de Buritiram (BA). “Após, se sentir mal o homem de 35 anos, foi levado para o Hospital mais próximo, localizado na cidade vizinha de Buritirama a cerca de 90 quilômetros de Nova Holanda. Ao dar entrada no Hospital Maternidade Nossa Senhora da Luz, foi realizado a internação do paciente, o quadro clínico do mesmo se agravou e em poucas horas ele não resistiu e faleceu“.